SóProvas


ID
1341631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No Brasil, o orçamento público deve.

abrigar os investimentos das empresas nas quais o poder público é titular da maioria do capital votante, bem como discriminar as receitas que financiam esses investimentos.

Alternativas
Comentários
  • OI -  orçamento de investimento nas estatais.

  • II – Orçamento de investimento das empresas estatais: empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

  • É característica do processo orçamentário federal brasileiro:

    # dificultar a conexão entre planos de longo prazo e orçamento.

    # a fiscalização dupla da sua execução: interna e externa.

    # permitir a afetação da receita de impostos exclusivamente por lei complementar.

    # a autonomia orçamentária dos poderes e dos entes federativos.

    # a periodicidade bianual.

    # abrigar os investimentos das empresas nas quais o poder público é titular da maioria do capital votante, bem como discriminar as receitas que financiam esses investimentos.(CERTA)

    https://www.passeidireto.com/arquivo/19306537/professor-paulo-lacerda-afo-em-exercicios-comentados-final

  • QUESTÃO CORRETA.


    Conforme o art. 165, § 5º, inciso II da CF/88 .que se refere ao princípio da UNIVERSALIDADE quando o constituinte prevê a abrangência da LOA:


    A lei orçamentária anual compreenderá:


    I - O orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.

    II - O orçamento de investimento das empresas que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

    III- O orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público.

  • A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e da despesa, de forma a evidenciar a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

  • "Abrigar os investimentos das empresas nas quais o poder público é titular da maioria do capital votante, bem como discriminar as receitas que financiam esses investimentos."

    Não seria "DESPESAS que financiam"?

  • Eduardo, investimentos são despesas, assim são necessárias receitas para financia-los.