-
Victor Vroom definiu alguns pressupostos sobre os comportamentos dos indivíduos nas organizações. São eles:
● O Comportamento é motivado por uma combinação de fatores do indivíduo e do ambiente;
● Os indivíduos tomam decisões sobre seu comportamento na organização;
● Os indivíduos têm necessidades, desejos e objetivos diferentes;
● Os indivíduos decidem entre alternativas de comportamentos baseados em suas expectativas de quando um determinado comportamento levará a um resultado desejado.
Partindo desse pressupostos, Vroom descreveu três relações importantes que explicam o processo motivacional:
a) Valência ( relação entre recompensa e metas pessoas; grau de atração) [...];
b) Instrumentalidade ( relação entre desempenho e recompensa ou compensação( [...];
c) Expectativa, expectância ou probalidade subjetiva (relação entre esforço e desempenho) [...];
Conclusão opinativa:
Portanto, entendo que o item "III" não seja uma hipótese governado por escolhas, mas sim, orientado por resultados: as pessoas fazem coisas esperando algo em troca.
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. pág 212 e 213.
[Gab. D]
bons estudos
-
Indiquem para cometário.
-
LETRA D
Encontrei a resposta desta questão no livro do Chiavenato, pg. 538, "Teoria Geral da Administração"
I. Está baseado em objetivos gradativos, ou seja, em caminhos e objetivos (path-goal). (Correto, é baseado em objetivos gradativos para o alcance do objetivo final)
II. Parte da ideia de que a motivação é um processo que orienta opções de comportamento. (Correto, a motivação é um processo governado escolhas por comportamentos).
III. Está baseado na hipótese de que a motivação é um processo governado por escolha (Errado, a motivação é um processo governado escolhas POR COMPORTAMENTOS).
Espero ter ajudado, bons estudos.
-
1. Relação esforço-desempenho (Expectância): trata-se da crença do funcionário de que seu esforço gerará o desempenho esperado e que esse resultado será percebido pela organização em sua avaliação de desempenho;
2. Relação desempenho-recompensa (Instrumentalidade): trata-se da crença de que ao atingir os objetivos fixados para si, o funcionário receberá recompensas da organização, como remuneração variável, bônus, folgas, etc.;
3. Relação recompensa-metas pessoais (Valência): trata-se do grau em que as recompensas que o funcionário recebe da organização servem para que ele possa atingir suas próprias metas pessoais.
Gabarito: D
-
De acordo com a teoria da expetância ou expectativa, a motivação seria o resultado de uma espécie de equação composta por três variáveis básicas: Expectância, Instrumentalidade e Valência.
Expectância: corresponde à crença de que o esforço levará ao desempenho desejado.
Instrumentalidade: corresponde à crença de que o desempenho está relacionado com as recompensas desejadas.
Valência: valor/importância atribuída a uma recompensa específica.
Esses três fatores determinam a motivação do indivíduo para produzir em quaisquer circunstâncias em que se encontre.
Vamos analisar as afirmativas.
I. Certo. Quando a pessoa deseja alcançar um objetivo individual (resultado final) ela o busca por meio do alcance de vários resultados intermediários que funcionam como
objetivos gradativos (path-goal) para o alcance do objetivo final.
II. Certo. O modelo parte da hipótese de que a motivação é um processo que orienta opções de comportamento (resultados intermediários) para alcançar um determinado resultado final.
III. Errado. O modelo parte da hipótese de que a motivação é um processo que orienta opções de comportamento (resultados intermediários) para alcançar um determinado resultado final.
Portanto, alternativa D está correta.
GABARITO: D