SóProvas


ID
1341688
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quando o administrador impõe, de cima para baixo, um esquema de trabalho, que controla o comportamento dos subordinados, está adotando o estilo de administração traçado na

Alternativas
Comentários
  • "Reflete um estilo de administração duro, rígido e autocrático, que muito se aproxima do estilo da Administração Científica:

    »» Faz as pessoas trabalharem dentro de padrões previamente planejados e organizados pela direção;

    »» Visa ao alcance dos objetivos da organização;

    »» Acredita que as pessoas são motivadas exclusivamente por incentivos econômicos, e utiliza da remuneração como recompensa ou punição;

    »» As pessoas são meros recursos de produção.


    A Teoria X força as pessoas a fazerem o que a empresa espera delas, independente de suas opiniões ou objetivos pessoais. Quando o Administrador impõe de cima para baixo um esquema de trabalho e controla o comportamento dos subordinados, ele está agindo de acordo com a Teoria X."

  • A teoria X acredita que as pessoas são naturalmente preguiçosas e por isso tem que implantar modelos de gestão de cima para baixo.

  • Os princípios básicos da Teoria X são:

    centralização

    Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;

    Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização;

    O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, tem ambições e, acima de tudo, deseja sua própria segurança.

     

     

    Os princípios básicos da Teoria Y são:

    descentralização

    O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;

    O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;

    O indivíduo comum não só aceita a responsabilidade do trabalho, como também as procura.

    Os indivíduos são criativos e inventivos, buscam sempre a solução para os problemas da empresa;

    Os trabalhadores tem a capacidade de se auto-gerirem nas tarefas que visam atingir objetivos pessoais e estratégicos da organização. Sem a necessidade de ameaças ou punições;

  • Gabarito: D

  • Comentário:

    Povo lindo, a questão nos descreve uma situação de controle rígido sobre as ações dos subordinados. Isso nos dá dicas de que ele quer nos mostrar características da Teoria X, vista com maiores detalhes na aula sobre motivação. Nesta teoria, McGregor descreve que o homem tem aversão ao trabalho, laborando apenas pela retribuição financeira. Odeia assumir responsabilidades e evita o trabalho, tendo que ser controlado rigidamente pelo chefe. Portanto, resposta letra d).

    Gabarito: D

  • De acordo com o enunciado, o administrador impõe esquemas de trabalho para controlar o comportamento dos subordinados. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. As teorias de decisão procuram explicar e prever como as pessoas realmente tomam decisões, portanto, errado.

    Alternativa B. Errado. A Teoria da eficácia gerencial (teoria 3D) de Willian Reddin caracteriza-se por propor um framework delimitando os quatro estilos básicos de atuação do administrador: integrado, dedicado, separado e relacionado. Esses estilos descrevem posturas distintas em relação a duas dimensões: orientação para tarefas e orientação para relacionamento.

    Alternativa C. Errado. Na Teoria Y, percebe-se o indivíduo de maneira positiva, ou seja, como uma pessoa disposta a assumir responsabilidades e a se autocontrolar.

    Alternativa D. Certo. De acordo com a Teoria X, as pessoas têm aversão ao trabalho e precisam ser coagidos, controlados e ameaçados para que possam se esforçar e produzir. Além disso, o ser humano prefere ser dirigido, não gosta de assumir responsabilidades, não tem ambição e privilegia a segurança.

    Alternativa E. Errado. A teoria estruturalista faz parte das teorias da administração e não tem relação com os objetivos das teorias motivacionais.

    GABARITO: D