SóProvas


ID
1342360
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para alcançar os objetivos organizacionais, a administração precisa constantemente tomar decisões com o intuito de realizar ações mais consistentes com as demandas ambientais. A qualidade na condução de uma organização está diretamente relacionada à qualidade das decisões tomadas por seus administradores. Nesse sentido, Herbert Simon entende que as decisões gerenciais estão sujeitas à racionalidade

Alternativas
Comentários
  • É questão que explora a teoria de Hebert Simon. Segundo RENNÓ (2013: pág. 303):  Para Simon, a racionalidade limitada espelha melhor as condições de tomada de decisão: as pessoas são racionais apenas até certo ponto, principalmente nos aspectos em que elas conseguem perceber ou interpretar. Ou seja, temos diversas limitações que nos impedem de utilizar o modelo racional. Desde  limitações no contexto do problema (como pouco tempo, informações imperfeitas ou variáveis demais para analisar) até limitações pessoais (como dificuldade de analisar muitos dados ao mesmo tempo, preconceitos etc.).

  • Racionalidade limitada - Estuda uma quantidade limitada de informações a fim de tomar uma decisão, independente da ação escolhida nunca saberemos se essa decisão traria o melhor resultado.

  •  A partir desse estudo Simon viu o problema como sendo uma questão de tomada de decisões humanas e de racionalidade limitada e em 1945 publicou Comportamento Administrativo, um estudo dos processos decisórios nas organizações administrativas, que têm suas raízes no estudo de Milwaukee.

     

    http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/gurus/193-herber-alexander-simon