SóProvas


ID
1342444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os aerodispersoides podem causar uma infinidade de problemas à saúde do trabalhador.

A atividade de trabalho que gera o aerodispersoide classificado como poeira é o(a)

Alternativas
Comentários

  • trabalho com fundição de metais ---> Fumos

    peneiramento de minérios  ---> Poeiras

    processo de solda por acetileno ---> Fumos

    pintura a spray ---> Névoas

    aplicação de agrotóxico na plantação ---> Névoas


  • Dependendo de sua origem, os aerodispersóides são classificados em: 

    • Névoas 

    • Neblinas 

    • Poeiras 

    • Fumos 

    - Névoas: Particulados líquidos gerados pela ruptura mecânica de um líquido: imaginem a queda de uma cachoeira; a névoa é formada por partículas líquidas geradas pela ruptura mecânica da água ao sofrer a queda. Em um ambiente de trabalho um exemplo é a névoa de tinta (formação de spray), gerada pela pintura com uso de revolver pneumático ou ainda a névoa formada pela aplicação de agrotóxicos utilizando-se nebulizadores. 

    - Poeira: Particulados sólidos formados pela quebra de um sólido, resultante de operações como escavações, serviços de lixamento, explosões, perfurações, limpeza abrasiva, etc. As poeiras podem ser vegetais ou minerais. 

    - Fumos metálicos: A liberação de um fumo metálico inicia-se quando um metal é aquecido, como por exemplo, nos processos de soldagem. Este aquecimento gera um vapor que, ao entrar em contato com o ar, se condensa e forma o fumo. 

    - Neblina: É a suspensão de partículas líquidas no ar por condensação do vapor de um líquido volátil ou que tenha sido aquecido em processo industrial. Nas indústrias, a ocorrência da neblina de um agente químico é rara.