SóProvas


ID
1342489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma NBR 15219:2005 surgiu da necessidade de padronizar os planos de emergência contra incêndio através da adoção de padrões mínimos. Segundo as definições desta norma, existem profissionais habilitados com formação em prevenção, combate a incêndio e abandono de área; profissionais habilitados com formação de primeiros-socorros e profissionais habilitados com formação de análise de risco.

Qual a carga horária mínima desses profissionais, respectivamente, quando o risco envolvido é alto?

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

     

    3.10 profissional habilitado - Profissional com formação em:

     

     

    Prevenção, combate a incêndio e abandono de área, com carga horária mínima de:

     200 h para risco baixo;

    300 h para risco médio ou ;

    400 h para risco alto;

     

     

    Primeiros-socorros com carga horária mínima de: 

    60 h para risco baixo,

    120 h para risco médio ou,

    240 h para risco alto;

     

     

    Análise de risco com carga horária mínima de:

    60 h para risco baixo,

    100 h para risco médio ou;

    140 h para risco alto.

     

    Ou profissional que tenha elaborado planos de emergência contra incêndio nos últimos cinco anos, específicos para o risco baixo, médio ou alto, confirmados por atestado de capacitação técnica emitido por instituição ou empresa de notório reconhecimento no Brasil.

  • Observei que existem poucas questões atualizadas sobre a NBR 15219 - Plano de emergência contra incêndios.

  • Gabarito Letra D.

    3.10 profissional habilitado: Profissional com formação em prevenção, combate a incêndio e abandono de área, com carga horária mínima de 200 h para risco baixo, 300 h para risco médio ou 400 h para risco alto (decorar: começa com 200 e aumenta de 100 em 100) primeiros-socorros com carga horária mínima de 60 h para risco baixo, 120 h para risco médio ou 240 h para risco alto;(decorar: começa com 60 e varia em dobro) e análise de risco com carga horária mínima de 60 h para risco baixo, 100 h para risco médio ou 140 h para risco alto(decorar: começa no 60 e aumenta de 40 em 40). Ou profissional que tenha elaborado planos de emergência contra incêndio nos últimos cinco anos, específicos para o risco baixo, médio ou alto, confirmados por atestado de capacitação técnica emitido por instituição ou empresa de notório reconhecimento no Brasil.