SóProvas


ID
1342756
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São recomendações dietéticas para a prevenção de cálculos renais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "B"

    Os pacientes com essa doença devem ser orientados a:

    - Aumentar a ingestão de líquidos para no mínimo 2,5 l ao dia. Além da água, chá de ervas e flores e sucos de frutas podem ser consumidos. Chás mate e preto devem ser evitados por conterem oxalato. Sucos de limão e laranja devem ser consumidos por serem ricos em citratos (considerados inibidores da formação de cálculos).

    - Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Estas bebidas são ricas em purinas, que devem ser evitadas por pacientes com hiperexcreção de ácido úrico.

    - Não restringir da dieta alimentos ricos em cálcio, como leites, queijos e iogurtes. Os pacientes devem ser orientados a consumi-los de acordo com a recomendação para a população em geral. Vegetais verdes escuros também devem ser consumidos, pois além do cálcio, são ricos em citratos e potássio.

    - Aumentar o consumo de hortaliças e frutas. Uma pesquisa realizada por Curhan e col. demonstrou que a baixa ingestão de potássio é fator de risco para litíase renal.

    - Diminuir o consumo de produtos industrializados, em conserva e embutidos. O sódio compete com o cálcio na reabsorção tubular renal e o excesso de sódio aumenta a excreção urinária de cálcio.

    - Evitar a ingestão de carboidratos simples. A glicose diminui a absorção de fosfato resultando em hipofosfatemia e conseqüente hipercalciúria, uma das causas de cálculo renal formado por oxalato de cálcio.

    - Adequar a ingestão protéica de acordo com a DRI (Dietary Reference Intakes).Com o excesso de proteínas de origem animal, presentes principalmente nas carne vermelha, vísceras e miúdos, ocorre sobrecarga de purinas, contribuindo para a hiperuricosúria. Também ocorre maior reabsorção tubular de citrato resultando em hipocitratúria.

    - Incluir na dieta alimentos ricos em fitatos, como cereais integrais, leguminosas e oleaginosas. O fitato destes alimentos quela (forma um complexo) o cálcio, desfazendo sua ligação no rim com o oxalato e diminuindo o risco de formação de cálculos.

    - Evitar suplemento de vitamina C. O ácido ascórbico, após sua metabolização, resulta em ácido oxálico, que pode elevar o risco de formação de cálculos, por aumentar a excreção de oxalato.