SóProvas



Questões de Dietas


ID
130894
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dietas cardioprotetoras são aquelas que se mostram efetivas na redução de eventos cardiovasculares em indivíduos de alto risco e são constituídas por alimentos como:

Alternativas
Comentários

ID
520609
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem orientou trabalhadores, agendados para realização de exames, a fazerem uso de uma dieta com pouco resíduo, sem frituras e com vegetais cozidos. Trata-se da dieta classificada como

Alternativas
Comentários
  • A dieta Branda deve ter de 5 a 6 refeições diárias com alimentos como saladas cozidas, carnes frescas cozidas, assadas ou grelhadas, vegetais cozidos no forno, água, vapor e refogados, ovo frutas, torradas, biscoitos e sopas. Porém, é necessário evitar alimentos como cereais e derivados integrais, frituras em gera, doces concentrados, condimentos fortes e picantes, queijos duros e fortes.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/52145/dieta-branda#ixzz3pIMbs8TY

  • A dieta geral (livre ou normal) é indicada para pacientes que não têm restrição de nutrientes, por isso a quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) é normal, ou seja, normoglicídica, normoprotéica e normolipídica. A dieta branda é utilizada tanto para pacientes com problemas mecânicos de mastigação e deglutição quanto para facilitar a digestão de pacientes no período pós-operatório ou pode ser recomendada como transição para a dieta geral. É normoglicídica, normoprotéica, normolipídica. Porém, a consistência da dieta é mais macia. São permitidos pedaços de legumes, vegetais, carnes, não sendo obrigatório que o alimento seja triturado ou moído. São evitadas frituras e condimentos fortes. Esta dieta pode ser usada como transição para a dieta geral. A dieta leve é usada em casos de pacientes com problemas mecânicos de mastigação, naqueles que apresentam função gastrintestinal moderadamente alterada, no preparo de exames, cirurgias e nos períodos pré e pós-operatório. Portanto, sua consistência deve ser semilíquida, além de hiperglicídica, normoprotéica e hipolipídica. Essa dieta é usada por períodos curtos. A dieta líquida é necessária quando há restrição na função digestiva, problemas mecânicos de mastigação e deglutição, no preparo para exames e no pré e pós-operatório. Também é utilizada por curtos períodos. Sua consistência é líquida, hiperglicídica, normoprotéica e hipolipídica, sendo de baixo teor calórico e de fácil absorção. A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade de deglutição, digestão, que necessitem de repouso gastrintestinal e em alguns pós-operatórios. A consistência da dieta é abrandada pela cocção e processos mecânicos, com alimentos moídos, liquidificados, em formas de purês. A composição deve ser normoglicídica, normoprotéica e normolipídica. A dieta modificada é destinada para pacientes com porblemas de saúde específicos, que necessitam de alteração na dieta, por exemplo, pacientes hipertensos utiliza-se dieta hipossódica, desnutridos dieta hipercalórica e assim por diante dependendo da patologia apresentada. Logo, uma dieta com pouco resíduo, sem frituras e com vegetais cozidos, trata-se da dieta classificada como branda.

    Resposta C.

    Bibliografia

    Krause : alimentos, nutrição e dietoterapia / L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump, Janice L. Raymond; [tradução Claudia Coana... et al.]. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2012.

ID
566770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas orientações a um trabalhador com prescrição de dieta leve, em decorrência de um procedimento diagnóstico, devem ser ressaltadas alteração e modificação no preparo de

Alternativas
Comentários
  • Letra D
  • como os comentarios da colega acima são relevantes.....kkkk


    foco,fé e força....
  • odiei a questão .... Resolvi por lógica (tento de tudo...)


    Escrevi num canto todas as alternativas e percebi que uma parte são pratos/estão prontos (grupo 1) e outros o alimento puro (grupo 2).

    grupo 1 - suco, caldo , salada

    grupo 2 - legume, cereais, vegetais, carne, frutas

    Então se você vai orientar o preparo será do grupo 2 ex consumir a carne ou o legume na forma de caldo, frutas sem casca, salada  de frutas, salada de vegetais, suco de frutas, suco de vegetais, etc.. Dai fui eliminando todas as alternativas que apresentavam algo do grupo 1, restou a letra D.  

  • Para uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. A dieta leve é usada em casos de pacientes com problemas mecânicos de mastigação, naqueles que apresentam função gastrintestinal moderadamente alterada, no preparo de exames, cirurgias e nos períodos pré e pós-operatório. Portanto, sua consistência deve ser semilíquida, além de hiperglicídica, normoprotéica e hipolipídica. Essa dieta é usada por períodos curtos já que a sua utilização prolongada pode levar a carência de nutrientes. Alimentos permitidos: caldos, sopas, carnes, verduras, legumes (bem cozidos e em forma de purê), arroz, frutas macias, gelatinas e pudins. Principalmente frutas, vegetais e carnes devem estar bem macios, a carne e os vegetais bem cozidos.

    Resposta D.

    Bibliografia

    Krause : alimentos, nutrição e dietoterapia / L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump, Janice L. Raymond; [tradução Claudia Coana... et al.]. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2012.
  • Eu fico imaginando, cá com meus botões, o que seria um moderada, ou melhor, uma dieta pesada! kkkkkk


ID
638782
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Poço Redondo - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O escorbuto pode ser evitado pelo fornecimento de alimentos que contenham quantidades adequadas da seguinte vitamina:

Alternativas
Comentários
  • Doença aguda ou crônica devida a uma carência de vitamina C, caracterizada por hemorragias, alteração das gengivas e queda da resistência às infecções.


ID
725632
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O alimento com nível significativo de nitritos e nitratos e o motivo pelo qual se indica comer com moderação, é

Alternativas
Comentários
  • A utilização dos sais nitrito e nitrato tem por finalidade conferir cor e sabor aos produtos, além de funcionar como agente antimicrobiano e antioxidante. É secular o emprego de sais de nitrito e nitrato de sódio ou potássio em produtos embutidos de carne como a salsicha. Esses sais podem se transformar em N-nitroso (nitrosaminas), indutores do câncer, de metagêneses e teratogênese. Os nitratos representam grave problema para a segurança alimentar, principalmente porque podem se transformar em nitritos — quer durante a conservação dos alimentos entre a colheita e o consumo, quer dentro do aparelho digestivo. No trato gastrintestinal, o nitrato pode ser convertido em nitrito pela ação de bactérias redutoras e este pode ser transformado em nitrosaminas no estômago. A ingestão de altas doses de nitratos e nitritos pode causar câncer do estômago e do esôfago.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Clemente F, et al. Verificação do teor de nitrito e nitrato em salsichas tipo hot dog em função dos métodos de cocção. Revista Analytica, Outubro/Novembro, 73, 2014.

ID
731983
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os ácidos graxos utilizados na alimentação têm efeito sobre as lipoproteínas denominadas colesterol e que, combinado ao índice de massa corpórea (IMC), podem exercer influência nas comorbidades associadas à obesidade. Os tipos de ácidos graxos, as principais fontes e os efeitos benéficos sobre as lipoproteínas estão corretamente descritos em:

Alternativas
Comentários
  • As gorduras podem ser saturadas ou insaturadas. As gorduras insaturadas dividem-se em dois tipos: monoinsaturadas e poli-insaturadas. Ácidos graxos monoinsaturados as principais fontes são azeite de oliva, óleos vegetais (girassol, canola e arroz), azeitona, abacate e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas). Ácidos graxos poli-insaturados, algumas gorduras poliinsaturadas são essenciais para manutenção da saúde e da própria vida. As principais fontes são os óleos vegetais (óleos de algodão, milho, soja, girassol e de linhaça) e óleo de peixe. Quanto aos polinsaturados, podem ser classificados como ômega-3 (eicosapentaenóico, docosahexaenóico e linolênico), ou ômega-6 (linolêico) de acordo com presença da primeira dupla ligação entre os carbonos, a partir do grupo hidroxila. Os ácido graxos polinsaturados promovem redução dos triglicérides plasmáticos pela diminuição da síntese hepática de LDL e aumentam o HDL, podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares, como redução da viscosidade do sangue, maior relaxamento do endotélio e também efeitos anti-arrítmicos. Ácidos graxos trans um tipo de gordura obtido principalmente do processo de industrialização de alimentos, a partir da hidrogenação de óleos vegetais. As lipoproteínas de baixa densidade (LDL) é nocivo, enquanto que altos níveis da lipoproteína de alta densidade (HDL) estão associados a menores riscos de desenvolvimento de doença coronariana.

    Resposta A

    Bibliografia

    Sposito Andrei C., Caramelli Bruno, Fonseca Francisco A. H., Bertolami Marcelo C., Afiune Neto Abrahão, Souza Aguinaldo David et al . IV Diretriz Brasileira sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose: Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq. Bras. Cardiol. 2007 Apr; 88( Suppl 1 ): 2-19. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

ID
851005
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As dietas hospitalares são classificadas quanto ao teor de nutrientes que devem ser excluídos, reduzidos ou aumentados na alimentação do paciente.
A dieta para reduzir o potássio denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Correta, letra C

    A Dieta Hipocalêmica é caracterizada por ser uma dieta pobre em potássio, geralmente prescrita para pacientes com um nível elevado de potássio (K+) no sangue.


ID
929524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.

Quando o paciente pode comer qualquer tipo de alimento, sua dieta é denominada livre ou normal.

Alternativas
Comentários
  • A dieta livre ou normal é indicada em situações em que a condição clínica e nutricional não justifica restrições e/ou modificações dietéticas. Tem a função de manter o estado nutricional do paciente, é uma dieta suficiente, harmônica, de consistência normal, distribuição e quantidade normal de todos os nutrientes, ou seja, normoglicídica, normoproteica, normolipidica, balanceada e completa.

    Resposta CERTO


    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

  • Aos não assinantes: GABARITO: CERTO


ID
929527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.

A dieta que permite a ingestão, pelo paciente, de alimentos cozidos, sem gordura e com pouco resíduo, é chamada de dieta branda.

Alternativas
Comentários
  •         TIPOS DE DIETA
    dieta geral é indicada para pacientes que não têm restrição de nutrientes, por isso a quantidade de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) é normal, ou seja, normoglicídica, normoprotéica e normolipídica.

    dieta branda é utilizada tanto para pacientes com problemas mecânicos de mastigação e deglutição quanto para facilitar a digestão de pacientes no período pós-operatório ou pode ser recomendada como transição para a dieta geral. Portanto, a dieta branda é idêntica à geral em relação à distribuição dos macronutrientes, sendo normoglicídica, normoprotéica, normolipídica. Porém, a consistência da dieta é mais macia. São permitidos pedaços de legumes, vegetais, carnes, não sendo obrigatório que o alimento seja triturado ou moído. São evitadas frituras e condimentos fortes.

    dieta leve é usada em casos de pacientes com problemas mecânicos de mastigação, naqueles que apresentam função gastrintestinal moderadamente alterada, no preparo de exames, cirurgias e nos períodos pré e pós-operatório. Portanto, sua consistência deve ser semilíquida, além de hiperglicídica, normoprotéica e hipolipídica. Como pode ocorrer deficiência de nutrientes com seu uso prolongado, podendo levar à desnutrição, essa dieta é usada por períodos curtos.

    dieta líquida é necessária quando há restrição na função digestiva, problemas mecânicos de mastigação e deglutição, no preparo para exames e no pré e pós-operatório. Também é utilizada por curtos períodos. Sua consistência é líquida, hiperglicídica, normoprotéica e hipolipídica, sendo de baixo teor calórico e de fácil absorção.

    A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade de deglutição, digestão, que necessitem de repouso gastrintestinal e em alguns pós-operatórios. A consistência da dieta é abrandada pela cocção e processos mecânicos, com alimentos moídos, liquidificados, em formas de purês. A composição deve ser normoglicídica, normoprotéica e normolipídica. A papa I é utilizada para pacientes idosos, naqueles com dificuldade de deglutição, estreitamento esofágico e nos períodos pré e pós-operatório de esôfago ou otorrinolaringologia. É semelhante à dieta líquida, porém é hiperprotéica. A papa II é indicada para pacientes idosos, com dificuldade de deglutição, no período pós-operatório de cabeça e pescoço, em alterações neurológicas e em risco respiratório. É semelhante à dieta leve, porém é hiperprotéica.

    FONTE: 
    http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=339
  • A dieta branda é utilizada tanto para pacientes com problemas mecânicos de mastigação e deglutição quanto para facilitar a digestão de pacientes no período pós-operatório ou pode ser recomendada como transição para a dieta geral. É normoglicídica, normoprotéica, normolipídica. Porém, a consistência da dieta é mais macia. São permitidos pedaços de legumes, vegetais, carnes, não sendo obrigatório que o alimento seja triturado ou moído. São evitadas frituras, condimentos fortes, gorduras e com pouco resíduos.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Krause : alimentos, nutrição e dietoterapia / L. Kathleen Mahan, Sylvia Escott-Stump, Janice L. Raymond; [tradução Claudia Coana... et al.]. - Rio de Janeiro : Elsevier, 2012.

ID
929530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.

Dieta líquida é aquela em que o paciente pode ingerir líquidos sem gordura e com pouca quantidade de sal.

Alternativas

ID
929533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição adequada é uma medida de prevenção e proteção da saúde
do trabalhador; em alguns casos, o paciente deve seguir uma dieta
apropriada para sua recuperação. Acerca das dietas, julgue os itens
subseqüentes.

A dieta leve deve ser oferecida para pacientes que apresentem dificuldade de mastigar.

Alternativas
Comentários
  • "A dieta leve é usado pelos os pacientes com problemas mecânicos da mastigação..."

    Site :www.nutritotal.com.br
  • Pastosa


ID
1134961
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O quadro de constipação intestinal é comum em muitas pessoas, em especial em trabalhadores com atividade sedentária.
Diante de quadro com esse diagnóstico, a enfermeira pode ter ação na reeducação intestinal, orientando a ingestão de

Alternativas
Comentários
  • Como eu eliminei: 

    a) A "a" foi uma boa pegadinha!! Mas a palavrinha refinada entregou o jogo. Ainda que a fibra refinada tenha alguma fibra, a recomendação nesse caso é sempre substituir alguma pela natural ou integral (já que tem muito mais fibras e nutrientes) e claro, tem que falar para a pessoa beber mais água. 

    b) Com esse verão ... além de constipação a pessoa vai ficar desidratada 

    c) Suco de frutas é bem mais seguro para marcar, já que os sucos artificiais não são chamados de suco de frutas pelos profissionais de saúde, são tratados como suco artificiais mesmo ou preparado para suco, suco colorido e aromatizado artificialmente, etc  E se for de cajú??

    d) Que arroz??? 

    e) quem vai ver a necessidade de medicamentos laxativos é o médico, a enfermagem deve orientar a não usar sem prescrição médica. 


    Dai eu pensei: Não tem jeito .. é o suco, se  for de caju pelo menos tem água e vitamina C!  

     

  • kkk adorei seu raciocínio da questão Alana Helmer. Ótimas colocações.

  • Arroz é alimento obstipante.


ID
1287103
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um trabalhador que apresenta diarreia simples deverá ser orientado a consumir alimentos que reduzam o peristaltismo e a velocidade do trânsito intestinal.

Recomenda-se que esse trabalhador dê preferência a carnes brancas, evitando frituras, e inclua, em sua alimentação:

Alternativas
Comentários
  • Achei sacaninha essa questão pois quando pensamos em diarreia logo em seguida vem na cabeça repor a flora (iogurte, fibras etc) mas felizmente a questão quer apenas os "alimentos que reduzam o peristaltismo'. Letra B.


ID
1342756
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São recomendações dietéticas para a prevenção de cálculos renais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra "B"

    Os pacientes com essa doença devem ser orientados a:

    - Aumentar a ingestão de líquidos para no mínimo 2,5 l ao dia. Além da água, chá de ervas e flores e sucos de frutas podem ser consumidos. Chás mate e preto devem ser evitados por conterem oxalato. Sucos de limão e laranja devem ser consumidos por serem ricos em citratos (considerados inibidores da formação de cálculos).

    - Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Estas bebidas são ricas em purinas, que devem ser evitadas por pacientes com hiperexcreção de ácido úrico.

    - Não restringir da dieta alimentos ricos em cálcio, como leites, queijos e iogurtes. Os pacientes devem ser orientados a consumi-los de acordo com a recomendação para a população em geral. Vegetais verdes escuros também devem ser consumidos, pois além do cálcio, são ricos em citratos e potássio.

    - Aumentar o consumo de hortaliças e frutas. Uma pesquisa realizada por Curhan e col. demonstrou que a baixa ingestão de potássio é fator de risco para litíase renal.

    - Diminuir o consumo de produtos industrializados, em conserva e embutidos. O sódio compete com o cálcio na reabsorção tubular renal e o excesso de sódio aumenta a excreção urinária de cálcio.

    - Evitar a ingestão de carboidratos simples. A glicose diminui a absorção de fosfato resultando em hipofosfatemia e conseqüente hipercalciúria, uma das causas de cálculo renal formado por oxalato de cálcio.

    - Adequar a ingestão protéica de acordo com a DRI (Dietary Reference Intakes).Com o excesso de proteínas de origem animal, presentes principalmente nas carne vermelha, vísceras e miúdos, ocorre sobrecarga de purinas, contribuindo para a hiperuricosúria. Também ocorre maior reabsorção tubular de citrato resultando em hipocitratúria.

    - Incluir na dieta alimentos ricos em fitatos, como cereais integrais, leguminosas e oleaginosas. O fitato destes alimentos quela (forma um complexo) o cálcio, desfazendo sua ligação no rim com o oxalato e diminuindo o risco de formação de cálculos.

    - Evitar suplemento de vitamina C. O ácido ascórbico, após sua metabolização, resulta em ácido oxálico, que pode elevar o risco de formação de cálculos, por aumentar a excreção de oxalato.



ID
1360072
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As dietas hospitalares são classificadas de acordo com o seu componente químico nutricional.

A dieta em que se oferecem, preferencialmente, saladas cruas com óleo, feijão, leite, mamão, manga, laranja, ameixa e caqui é dieta classificada como

Alternativas
Comentários
  • ​Os alimentos com efeito laxante como mamão, ameixa e abóbora, são ricos em fibras e água e por isso ajudam a soltar o intestino. Estes alimentos devem ser consumidos diariamente, como uma rotina, para mobilizar o bolo fecal, combatendo a prisão de ventre.

  • Laxativa


ID
1518976
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dieta rica em fibras, abstendo-se da ingestão de carne vermelha, aves, peixes, nabos e rábano picante por 48 a 72 horas é um preparo para qual tipo de exame?

Alternativas
Comentários

ID
1923001
Banca
Nosso Rumo
Órgão
Prefeitura de Mairinque - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Decorrente principalmente de carências nutricionais, a anemia é muito frequente em nosso meio. Para esse tipo de anemia, o tratamento está baseado no fornecimento de

Alternativas
Comentários
  • ácido fólico ou vitamina B6 tem funções como prevenir anemia, depressão, doenças cardíacas e depressão.

  • Ferro, vitamina b12, ácido folico


ID
1977388
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As principais complicações do suporte nutricional enteral (mecânicas e gastrointestinais) e parenteral (metabólicas, não metabólicas e hidroeletrolíticas) são passíveis de prevenção. O treinamento da equipe multiprofissional responsável por essas terapêuticas reduz significativamente a ocorrência de tais eventos. Com relação às complicações do suporte nutricional, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Diarreia por sobrecarga osmolar –Ocorre pela administração de solução hiperosmolar na luz intestinal (duodeno ou jejuno). A presença de solução hipertônica na luz intestinal puxa água para o interior do tubo digestivo, com a finalidade de diminuir a hipertonicidade. As dietas hiperosmolares devem ser infundidas preferencialmente no estômago. Logo, os sintomas é pela migração da água para o intestino e não para o estômago.

    A hipercapnia é a presença excessiva de dióxido de carbono ou CO2 contido no plasma do sangue. Hipercapnia pode ocorrer em dieta enteral pela hiperalimentação ou oferta excessiva de carboidratos em pacientes com disfunção respiratória.

    As dietas viscosas favorecem o entupimento da sonda, por isso opta-se mais fluidas.

    A infecção é uma complicação importante da nutrição parenteral e está relacionada a vários fatores, principalmente com o cateter. Deve de ter-se especial cuidado com a manipulação da via já que a alta concentração de açúcar na solução, acrescentado ao estado precário do doente, aumenta o risco de infeção. O principal sinal de infecção é febre e hiperemia na inserção do cateter.

    Resposta B

    Bibliografia

    Nunes ALB, Koterba E, Alves VGF, Abrahão V. Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral Associação Brasileira de Nutrologia. Terapia Nutricional no Paciente Grave. Projeto Diretrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2011.

    Vanessa Fuji; Lucimar A.B.N.S. Nogueira.  Terapia nutricional enteral em pacientes graves: revisão de literatura. Arq Ciênc Saúde 2007 out-dez;14(4):220-6.

  • Trecho copiado do livro Brunner e Sudarth, sobre letra A:

    "A osmolalidade é uma consideração importante para pacientes que recebem alimentações por sonda através do duodeno ou jejuno porque as fórmulas de alimentação com uma alta osmolalidade podem levar a efeitos indesejáveis. Quando uma solução concentrada de osmolalidade alta é ingerida em grandes volumes, a água se move rapidamente para o estômago e intestino a partir do líquido circunvizinho aos órgãos e do compartimento vascular. O paciente tem uma sensação de plenitude, náu seas e diarreias; isso pode causar desidratação, hipotensão e taquicardia, coletivamente chamadas de síndrome do esvaziamento"

    rápido (dumping).

    Pag: 1748


ID
2087644
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Cascavel - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estudos mostram que mesmo modestas reduções na quantidade ingerida de sal são, em geral, eficientes em reduzir a pressão arterial. O técnico em enfermagem, como integrante da equipe multiprofissional de saúde, deve estimular os pacientes hipertensos e aqueles que apresentam níveis de pressão arterial limítrofes quanto aos benefícios da redução no consumo de sódio na dieta. De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se que a quantidade máxima para a ingestão diária do sal de cozinha é de:

Alternativas
Comentários
  • O cloreto de sódio (NaCl) é uma mistura com 60% de cloreto e 40% de sódio. Portanto, 1 grama de sal de cozinha contém 400mg de sódio. A quantidade diária de sal recomendada pela Organização Mundial Saúde e Sociedade Brasileira de Hipertensão deve ser de 5 gramas, o que representa 2 gramas de sódio. Os produtos industrializados devem especificar, por lei, a quantidade de sódio presente em uma porção daquele alimento. Esta informação está presente na tabela de informação nutricional do rótulo.

    http://www.sbh.org.br/geral/atualidades-teor-de-sodio-na-alimentacao.asp

     

    A atual recomendação é o consumo máximo de 5g diárias de sal ou 2,0g de sódio (lembrando que 1g de sal contém 40% de sódio), o equivalente a uma colher de chá de sal

    Referencia: caderno n 37 do MS http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/caderno_37.pdf

  • Recomenda-se para invíduos hipertensos 4 g de sal por dia( uma colhe de chá), considerando todas as refeições.

  • Conforme a 7º Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial:

    "No Brasil, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), obtidos em 55.970 domicílios, mostraram disponibilidade domiciliar de 4,7 g de sódio/pessoa/dia (ajustado para consumo de 2.000 Kcal), excedendo em mais de duas vezes o consumo máximo recomendado (2 g/dia), menor na área urbana da região Sudeste, e maior nos domicílios rurais da região Norte.

    Portanto, a resposta deveria ser letra A


ID
2088853
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O nosso organismo também precisa dos reguladores que são as vitaminas e os sais minerais. As vitaminas e os sais minerais são necessários para o bom funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção de doenças e no crescimento do corpo. Encontramos as vitaminas e os sais minerais nos seguintes alimentos:

I - frutas e verduras.

II - leite, queijo, ovos.

III - pães e bolos.

IV - nozes, legumes grãos.

Dentre as afirmativas acima estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Os alimentos reguladores fornecem vitaminas e minerais. Além disso, também são ricos em fibras. Deve-se comer de 3 a 5 porções de vegetais e de 2 a 4 porções de frutas todos os dias. Os alimentos reguladores são ricos em vitaminas (A, B, C, D, E, K), sais minerais (ferro, cálcio, sódio, iodo, etc) e fibras. Alimentos fontes de vitaminas: carnes, ovos, cereais integrais, nozes, grãos, verduras, legumes e frutas. Alimentos fontes de minerais: verduras, legumes, frutas, leite, ovo, carnes, cereais integrais e grãos. Não podemos esquecer que para fazer pões e bolos utilizamos leite e ovos, logo também são alimentos fonte de vitaminas e sais minerais.

    Resposta D


    Bibliografia Banco de Alimentos e Colheita Urbana: Noções básicas sobre alimentação e nutrição. Rio de Janeiro: SESC/DN, 2003. 20 pág. (Mesa Brasil SESC. - Segurança Alimentar e Nutricional). Programa Alimentos Seguros. Convênio CNC/CNI/SENAI/ANVISA/SESI/SEBRAE . Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008.
  • Gab D,

     

    Encontramos as vitaminas e os sais minerais nos seguintes alimentos:

    I - frutas e verduras.

    II - leite, queijo, ovos.

    III - pães e bolos.

    IV - nozes, legumes grãos.


ID
2088871
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O que são alimentos?

Alternativas
Comentários
  • A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

    Os nutrientes são substâncias que formam e compõem os alimentos. Desempenham no organismo funções como produção de energia (glicídios, lipídeos e proteínas), constru- ção de tecidos (proteínas), além disso, os minerais e a água, junto às vitaminas, têm ação reguladora de funções orgânicas.

    Enfim, os alimentos são substâncias que visam promover o crescimento e a produção de energia necessária para as diversas funções do organismo.

    Resposta A

    Bibliografia

    Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.

    Vilarta R, et al. Alimentação saudável e atividade física para a qualidade de vida / Roberto Vilarta (organizador); Roberto Vilarta et. al. - Campinas, IPES Editorial, 2007.

  • A correta e a letra: A


ID
2088874
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O que são nutrientes?

Alternativas
Comentários
  • A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

    Os nutrientes são substâncias que formam e compõem os alimentos. Desempenham no organismo funções como produção de energia (glicídios, lipídeos e proteínas), constru- ção de tecidos (proteínas), além disso, os minerais e a água, junto às vitaminas, têm ação reguladora de funções orgânicas.

    Enfim, os nutrientes são substâncias que estão presentes nos alimentos, os nutrientes são as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.

    Vilarta R, et al. Alimentação saudável e atividade física para a qualidade de vida / Roberto Vilarta (organizador); Roberto Vilarta et. al. - Campinas, IPES Editorial, 2007.

  • A alimentação adequada e saudável é um direito humano básico que envolve a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais do indivíduo e que deve estar em acordo com as necessidades alimentares especiais; ser referenciada pela cultura alimentar e pelas dimensões de gênero, raça e etnia; acessível do ponto de vista físico e financeiro; harmônica em quantidade e qualidade, atendendo aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis.

    Os nutrientes são substâncias que formam e compõem os alimentos. Desempenham no organismo funções como produção de energia (glicídios, lipídeos e proteínas), constru- ção de tecidos (proteínas), além disso, os minerais e a água, junto às vitaminas, têm ação reguladora de funções orgânicas.

    Enfim, os nutrientes são substâncias que estão presentes nos alimentos, os nutrientes são as proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.

    Vilarta R, et al. Alimentação saudável e atividade física para a qualidade de vida / Roberto Vilarta (organizador); Roberto Vilarta et. al. - Campinas, IPES Editorial, 2007.


ID
2088877
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As proteínas são encontradas nos seguintes alimentos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As proteínas são nutrientes necessários para a formação de células e tecidos. São as proteínas que permitem o crescimento e desenvolvimento do corpo, e estão presentes nos músculos, ossos, cabelos, sangue, pele, entre outros.

    Alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos, mas não contêm fibra e podem apresentar elevada quantidade de calorias por grama e teor excessivo de gorduras não saudáveis (chamadas gorduras saturadas), características que podem favorecer o risco de obesidade, de doenças do coração e de outras doenças crônicas.

    Alimentos de origem vegetal que contem proteína são feijão, soja, lentilha, grão de bico, ervilha.

    Biscoito de água e sal é fonte de carboidrato e não de proteína.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.

    Vilarta R, et al. Alimentação saudável e atividade física para a qualidade de vida / Roberto Vilarta (organizador); Roberto Vilarta et. al. - Campinas, IPES Editorial, 2007.


ID
2088880
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os alimentos ricos em carboidratos fornecem energia para o nosso corpo poder realizar as atividades do dia-a-dia. Em quais alimentos encontramos os carboidratos?
I - bolo, batatas, açúcar.
II - couve, ovos.
III - cereais, pães, massas.
IV - óleo, sal.
Dentre as afirmativas acima estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Os glicídios ou carboidratos são nutrientes combustíveis do nosso corpo, pois produzem energia e calor, efetuando todos os processos biológicos. Estão presentes em abundância na alimentação e podem ser armazenados pelo organismo, podendo ser utilizados quando houver necessidade. Podem ser encontrados no açúcar, farinhas (pães, macarrão), batata, cereais, leguminosas, vegetais, frutas e arroz. Todo carboidrato depois de ingerido é transformado em glicose. A glicose sanguínea mantém o cérebro e o organismo em funcionamento.

    A couve é um legume rico em fibra, vitamina D e cálcio, o ovo é rico em proteína. Ou seja, a segunda afirmativa não contém alimento com carboidrato.

    Óleo faz parte dos lipídeos (gorduras) e o sal também não e carboidrato e deve ser evitado o seu uso na comida, já que, o consumo irregular pode aumentar a pressão arterial. Ou seja, a quarta afirmativa também é falsa.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : ministério da saúde, 2014.

    Vilarta R, et al. Alimentação saudável e atividade física para a qualidade de vida / Roberto Vilarta (organizador); Roberto Vilarta et. al. - Campinas, IPES Editorial, 2007.

  • Gab A,

     

     Em quais alimentos encontramos os carboidratos?

    I - bolo, batatas, açúcar.

    II - couve, ovos.

    III - cereais, pães, massas.

    IV - óleo, sal.


ID
2142328
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os cuidados de enfermagem relacionados à sonda nasogástrica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Apenas a dieta não oferece a quantidade de água suficiente, é importante dar água para o paciente pela sonda, cerca de 1,5 a 2 litros ao longo do dia e não utilizar a água apenas para lavar a sonda.

    Depois de ser determinada a porá„o da sonda que ser· introduzida, umedecê-la com água. Após verificar se o paciente tem alguma obstrução nasal, selecionar a narina; observar, também, se existe desvio de septo, o que poder· dificultar a passagem da sonda. A introdução da sonda deve ser feita com a extremidade aberta para a identificação do conteúdo gástrico. 

    Para passagem da sonda deve-se colocar o paciente sentado ou deitado com a cabeceira do leito elevada a 45º graus.

    Deve-se limpar a região da narina onde está fixada a sonda nasogástrica de um paciente. A limpeza dos orifícios nasais do paciente, pelo menos uma vez ao dia, retira as crostas que se acumulam ao redor da sonda; visando prevenir ulcerações, o profissional de enfermagem deve inspecionar o local e mantendo a sonda livre de pressão sobre a mucosa nasal.

    A falta de higiene oral (HO) favorece o aparecimento e manutenção das bactérias na cavidade oral, uma vez que estas se proliferam quando a microbiota se altera em decorrência do acúmulo do biofilme e do desenvolvimento da doença periodontal. A HO então, objetiva diminuir essa colonização bucal, prevenir e controlar infecções, manter a integridade da mucosa além de proporcionar conforto, independentemente da pessoa estar se alimentando ou não, estar sondada ou não.

    Resposta B

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013.


  • Gab B,

     

    A dieta normalmente já oferece a hidratação necessária ao paciente, e a administração de água pela sonda deve ser evitada. 

    A introdução da sonda deve ser feita com a extremidade aberta para a identificação do conteúdo gástrico.

    A passagem da sonda e a administração da dieta devem ser feitas com o paciente em decúbito dorsal horizontal.

    A sonda nasogástrica deve ser lubrificada com solução lipossolúvel antes de sua introdução, como, por exemplo, a vaselina.  

    No paciente com sonda nasogástrica aberta, a higiene oral torna-se desnecessária, pois ele estará em jejum.


ID
2142334
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A nutrição enteral tem por objetivo fornecer alimento em forma líquida aos pacientes incapazes de deglutir. Sobre este procedimento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab B,

     

    A medição do volume residual gástrico não é necessária em adultos.

    As dietas em frascos devem ser administradas à temperatura ambiente. 

    O paciente deve permanecer deitado sem elevação da cabeceira. 

    Em caso de diarreia, a dieta deve ser suspensa imediatamente

    Por tratar-se de atividade de rotina, não é necessário registro detalhado, apenas checagem do horário. 

  • UE, SE A PESSOA TIVER DIARREIA PODE CONTINUAR ADMINISTRANDO

    ?

  • e se a pessoa estiver com diarreira? mantém a alimentação?


ID
2147431
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Parnarama - MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Algumas patologias exigem um acompanhamento nutricional rigoroso, uma alimentação especial e diferenciada para proporcionar melhora da qualidade de vida e reabilitação orgânica. Em sua unidade de internação encontra-se um paciente com ICC descompensada que necessita de uma dieta do tipo:

Alternativas

ID
2296714
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as sondas de alimentação, que são indicadas para pacientes que são incapazes de ingerir alimentos adequadamente, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao inserir uma sonda nasoenteral, se for encontrado resistência à passagem, a sonda deve ser forçada para que o procedimento não seja demorado e não cause maior desconforto ao paciente.

II. Em pacientes com suspeita de fratura de base de crânio, a sonda deve ser introduzida por via oral.

III. A ausculta de fluxos de ar na região epigástrica, enquanto se injeta ar na sonda, garante o seu posicionamento adequado.

IV. A intubação endotraqueal ou traqueostomia predispõe à má colocação da sonda e consequentes complicações pulmonares.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gab c.

     

    I. Ao inserir uma sonda nasoenteral, se for encontrado resistência à passagem, a sonda deve ser forçada para que o procedimento não seja demorado e não cause maior desconforto ao paciente.

    II. Em pacientes com suspeita de fratura de base de crânio, a sonda deve ser introduzida por via oral.

    III. A ausculta de fluxos de ar na região epigástrica, enquanto se injeta ar na sonda, garante o seu posicionamento adequado.

    IV. A intubação endotraqueal ou traqueostomia predispõe à má colocação da sonda e consequentes complicações pulmonares.


ID
2495404
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A orientação nutricional é de suma importância na prevenção e no retardo das complicações associadas às condições das doenças crônicas. Trata-se de uma das medidas previstas nas ações de autocuidado e da educação em saúde, pois a alimentação está relacionada diretamente a alguns fatores que interferem na prevenção e/ou no controle das doenças crônicas e seus agravos. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta os fatores de interferência.

Alternativas

ID
2505508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base nas recomendações do Ministério da Saúde, julgue os itens a seguir, acerca das orientações nutricionais a serem repassadas por um técnico em enfermagem a uma paciente em gestação de baixo risco, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de anemia ferropriva.


I A paciente deve consumir diariamente alimentos de origem animal ou vegetal ricos em ferro.

II É recomendado à gestante o consumo frequente de sal de cozinha, que, no Brasil, é enriquecido com ferro.

III A partir da oitava semana de gestação, a paciente deve buscar o serviço de saúde para receber suplementação de ferro.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com o CAB nº 32 Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco.Brasília-DF.2012

     

     

    Item I-Correto.

     

    O ferro nos alimentos de origem animal é absorvido de forma melhor pelo organismo do que o ferro dos alimentos vegetais.

     

    Para aproveitar melhor o ferro dos alimentos de origem vegetal, a gestante deve consumir, logo após as refeições, meio copo de suco de fruta natural ou a própria fruta que seja fonte de vitamina C, como acerola, laranja, caju e limão, entre outras.

     

     

    Item II- Errado.

     

    Ela também deve ser informada de que as farinhas de trigo e milho comercializadas no Brasil são enriquecidas com ferro e ácido fólico, para ajudar na prevenção e no controle da anemia.

     

     

    Item III- Errado.

     

    Programa Nacional de Suplementação de Ferro consiste na suplementação medicamentosa de sulfato ferroso para:

     

     todas as crianças de 6 a 18 meses de idade,

     

    gestantes a partir da 20ª semana

     

    e mulheres até o 3º mês pós-parto

  • De acordo com o CAB nº 32 Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco.Brasília-DF.2012

     

    Complementando o Item II:

     

    A quantidade de sal por dia deve ser de, no máximo, uma colher de chá rasa (5g), por pessoa, distribuída em todas as refeições. O consumo excessivo de sódio (presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados) aumenta o risco de pressão alta, doenças do coração e rins, além de causar ou agravar o edema comum na gravidez.

    A maioria das mortes maternas no Brasil ocorre por complicações da pressão alta durante a gravidez.

     

    É importante que a gestante seja orientada e incentivada a:

    • Utilizar temperos naturais, como cheiro verde, alho, cebola, ervas frescas ou secas e suco de frutas, como limão, para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos e, com isso, reduzir a quantidade de sal.

     

    • Ler o rótulo, ao comprar produtos industrializados, e escolher aqueles com menor quantidade de sódio. Deve lembrar que o sal também pode apresentar-se na lista de ingredientes com o nome de cloreto de sódio.

     

    • Utilizar somente sal iodado. O iodo é um importante mineral para o corpo humano e, por isso, recomenda-se o uso do sal iodado. Deve-se evitar o uso de sal destinado ao consumo animal, porque este sal não tem iodo. A falta do citado mineral durante a gestação está associada a uma série de riscos, como aborto, baixo peso da criança ao nascer, retardamento mental e físico ou risco de apresentar dificuldades de aprendizado.

     

    • Em casa, guardar o sal sempre em local fresco e ventilado, longe do calor do sol, do forno ou fogão.

     

    • Para evitar a anemia, consumir diariamente alimentos que são fontes de ferro, como carnes, vísceras, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais e castanhas, entre outros. Deve-se consumir, juntamente com esses alimentos, aqueles que são fontes de vitamina C, como acerola, laranja, caju e limão, entre outros.

  • Gab A.

     

    I A paciente deve consumir diariamente alimentos de origem animal ou vegetal ricos em ferro.

    • Para evitar a anemia, consumir diariamente alimentos que são fontes de ferro, como carnes, vísceras, feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, folhas verde-escuras, grãos integrais e castanhas, entre outros. Deve-se consumir, juntamente com esses alimentos, aqueles que são fontes de vitamina C, como acerola, laranja, caju e limão, entre outros

     

    II É recomendado à gestante o consumo frequente de sal de cozinha, que, no Brasil, é enriquecido com ferro.Falsa

    III A partir da oitava semana de gestação, a paciente deve buscar o serviço de saúde para receber suplementação de ferro.Falsa


ID
2519833
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tratamento da doença celíaca consiste na dieta

Alternativas
Comentários
  • A doença celíaca (intolerância a gliadina do glúten) merece atenção porque, normalmente, tem suas manifestações clínicas atenuadas durante a adolescência. Os casos suspeitos devem sempre ser referenciados a unidades de saúde de média ou alta complexidade. Os cuidados terapêuticos específi cos devem ser enfatizados, devido ao risco elevado de surgimento de linfomas intestinais e das evidências de que o melhor controle clínico desta doença contribui para a diminuição deste risco.

     

    F.: Saúde do Adolescente:
    competências e habilidades

  • Alternativa correta: D

     

    A Doença Celíaca (DC) é uma enteropatia crônica do intestino delgado, de caráter autoimune, desencadeada pela exposição ao glúten (principal fração proteica presente no trigo, centeio e cevada) em indivíduos geneticamente predispostos.

    Portanto, justifica-se a prescrição de dieta totalmente isenta de glúten, por toda a vida a todos os indivíduos com DC, independentemente das manifestações clínicas. A adoção da dieta isenta de glúten deve ser rigorosa, pois transgressões sucessivas a ela poderão desencadear um estado de refratariedade ao tratamento.

     

    Fonte: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/fevereiro/05/Doen--a-Cel--aca---PCDT-Formatado---port1449-2015.pdf


ID
2519866
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma paciente em tratamento ambulatorial há um ano por transtorno alimentar, relatou à equipe de saúde que nos últimos 3 meses tem apresentado episódios de autoindução de vômito e uso indevido de laxantes e diuréticos. Este quadro se caracteriza por um tipo de compulsão alimentar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com A PRÁTICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL nos transtornos alimentares e obesidade.2016

     

     

     

    Há dois tipos de AN ( Anorexia Nervosa ): tipo restritivo , caracterizado por não haver episódios recorrentes de compulsão alimentar ou comportamentos purgativos ou compensatório, tais como vômitos e uso de laxantes e diuréticos de forma induzida e indevida. A redução do peso está associado à dieta, jejum ou realização de exercícios físicos excessivos.

     

    O outro tipo é o compulsão alimentar purgativa , em que há a presença de episódios recorrentes de compulsão alimentar purgativa (ou seja, após a compulsão alimentar, lança mão de vômitos ou outras substâncias que incitam a eliminação calórica do alimento).


ID
2529850
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um trabalhador, durante uma consulta de exame admissional, refere ser portador de válvula cardíaca mecânica e que faz uso regularmente do medicamento varfarina oral, a fim de evitar a formação de trombos.


Um técnico de enfermagem, preocupado com os alimentos que podem interagir com a eficácia do medicamento, inibindo sua ação, deve orientá-lo a evitar a ingestão de alimentos ricos em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com o artigo Vitamina K: Metabolismo, Fontes e Interação com o Anticoagulante Varfarina

     

     

     

    A vitamina K é lipossolúvel, principalmente, na coagulação sanguínea. Se apresenta sob as formas de filoquinona (K1 -predominante), dihidrofiloquinona (dK), menaquinona (K2 ) e menadiona (K3 ).

     

    Os fatores que interferem em sua absorção são: má absorção gastrintestinal, secreção biliar, ingestão insuficiente e uso de anticoagulantes, entre outros.

     

    Os alimentos folhosos verde escuro, os preparados à base de óleo, oleaginosas e frutas como o kiwi, abacate, uva, ameixa e figo contêm teores significantes de vitamina K, enquanto que os cereais, grãos, pães e laticínios possuem teores discretos. A ingestão diária de aproximadamente 1µg por quilo de peso é considerada a mais segura, inclusive para a utilização de anticoagulantes orais, em que a concentração estável da vitamina proporciona a eficácia no tratamento.

     

    A droga anticoagulante oral geralmente utilizada é a varfarina, administrada como profilática e para tratamento de fenômenos tromboembólicos. Essa intervenção medicamentosa é monitorada pelo tempo de protrombina expresso pela razão normalizada internacional, tendo como objetivo estabelecer a faixa terapêutica entre 2 e 3, minimizando o risco de hemorragias.

     

    O efeito anticoagulante pode ser reduzido por fatores como ganho de peso, diarréia, vômito, idade menor que 40 anos e consumo excessivo de vitamina K na dieta alimentar.

     

     

  • Lembrando a cascata de coagulacao: 

    No processo de hemostasia, logo após a lesão vascular, ocorre vasoconstrição reflexa local, o que reduz instantaneamente o fluxo de sangue no local. Em seguida, as plaquetas interagem com o local da lesão, formando o tampão plaquetário primário, caracterizando a fase primária da hemostasia. Este tampão inicialmente é frouxo, porém, geralmente satisfatório para o controle da hemorragia se a lesão vascular for pequena. A ativação da cascata da coagulação resulta na formação de fibrina que estabiliza o tampão plaquetário primário, promovendo a formação do coágulo. A cascata da coagulação consiste na via intrínseca e na via extrínseca que convergem numa via comum a qual termina na formação do complexo denominado ativador da protrombina. Este, em presença de quantidade suficiente de Ca++ iônico, promove a conversão da protrombina em trombina. A trombina converte o fibrinogênio em monômeros de fibrina, que envolvem as plaquetas, as células sangüíneas e o plasma, para formar o coágulo, caracterizando a fase secundária da hemostasia .

    fonte: Valores de referência do tempo de protrombina (TP) e tempo de tromboplastina parcial ativada (TTPa) em cães

  • ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA K


    Acelga (100g = 830mcg) Espinafre (100g = 482,9mcg) Brócolis cozido (100g = 141,1mcg) Couve (100g = 145mcg) Couve-de-bruxelas cozida (100g = 140,3mcg) Alface (60g = 120mcg) Aspargos (100g = 41,6mcg) Couve-flor cozida (100g = 13,8mcg) Cenoura (100g = 13,2mcg) Ovo cozido (100g = 5,6mcg)


  • Segundo a Dra. Luciana, alguns nutrientes merecem atenção, como a vitamina K: "Ela é responsável pela coagulação e pode deixar o sangue mais grosso. Diminuir os alimentos ricos em vitamina K se torna importante caso a pessoa possua tendência a formar trombos ou já faça algum tratamento para a trombose. Ela não deve ser retirada da alimentação, mas deve-se evitar ou diminuir o consumo de grandes fontes de vitamina K como os vegetais verde escuros e os miúdos", destaca a profissional.


ID
2568919
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nutrir adequadamente, com o objetivo de proporcionar ao RN prematuro crescimento semelhante ao crescimento fetal, é um dos grandes desafios da neonatologia. A importância da nutrição adequada para a sobrevida, o crescimento e o desenvolvimento dos RNs é tão grande que tem sido reconhecida como uma emergência neonatal. Com relação à nutrição enteral, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  Gab D.

    Com relação à nutrição enteral ?

     

    Deve-se administrar a nutrição enteral, mesmo em RN com má perfusão periférica.

    Deve-se administrar a nutrição enteral, mesmo em RN hipotensos necessitando de medicação vasopressora.

     Deve-se evitar a nutrição enteral em RN intubado ou com cateter umbilical.

    Deve-se evitar a nutrição enteral em RN com asfixia.

    A nutrição do RN é uma emergência neonatal e por isso a nutrição enteral deve ser iniciada, mesmo se o RN não estiver hemodinamicamente estável.


ID
2568925
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O programa nacional de suplementação de vitamina Abusca reduzir e controlara deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 a 9 meses de idade. Tal deficiência é a principal causa de:

Alternativas
Comentários
  • Suplementação de vitamina A, busca reduzir e controlara deficiência nutricional de vitamina A ?

     

    Gab a,

    cegueira evitável.


ID
2592703
Banca
FAU
Órgão
Prefeitura de Ivaiporã - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Como é denominado o profissional que deve orientar e supervisionar diretamente o(a) Agente Operacional de Apoio Hospitalar quanto ao preparo de refeições de pacientes com dieta alimentar restrita?

Alternativas
Comentários
  •  Dieta alimentar restrita, quem orienta é o ? 

     

    Nutricionista.


ID
2772184
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terapia nutricional desempenha um papel importante na prevenção dos cálculos renais (Dudek, 2006). Uma dieta com pouca ou nenhuma ingestão de espinafre, morangos, chocolate e farelo de trigo, dentre outros, está indicada aos pacientes portadores de cálculos renais de

Alternativas

ID
2806315
Banca
CEPUERJ
Órgão
UERJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A atuação do técnico de enfermagem na administração das dietas é de fundamental importância, visto que ocorrem influências diversas em sua absorção. Assim sendo, sobre o procedimento, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Qual a referencia bibliográfica da alternativa A?

  • Dieta em DL?


ID
2894440
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os distúrbios na alimentação, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    De acordo com o artigo Epidemiologia, curso e evolução dos transtornos alimentares. Rev. Psiq. Clin. 

    letra D- Errada

    A bulimia é mais prevalente em mulheres jovens, e, acontece com frequência no início da adolescência. O (a) paciente pode ser eutrófico (a) ou até mesmo apresentar sobrepeso. Sintomas depressivos acompanham a bulimia.

    Nielsen, em extensa revisão de estudos epidemiológicos, estima que, entre mulheres, a incidência de anorexia (AN) é de aproximadamente 8 por 100 mil indivíduos e, em homens, seria de menos de 0,5 por 100 mil indivíduos por ano.

  • A bulimia é mais comum em mulheres jovens. E seu inicio com frequência acontece no final da adolescência. A paciente pode ser eutrófica ou até mesmo apresentar sobrepeso. Sintomas depressivos acompanham a bulimia. Apresentam risco de vida durante estes surtos devido aos distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos desencadeados pelos vômitos, uso de laxantes e diuréticos. Portanto a alternativa D está errada. As demais alternativas estão corretamente descrevendo os transtornos alimentares da anorexia e bulimia.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.



ID
2906470
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os pacientes impossibilitados de alimentarem-se sozinhos devem ser assistidos pela enfermagem, a qual deve providenciar os cuidados necessários de acordo com o grau de dependência existente. Quanto a esse tema, assinale a alternativa que corresponde ao dispositivo indicado para administração de dietas enterais.

Alternativas
Comentários
  • Jejunostomia

  • O QUE É A JEJUNOSTOMIA? É uma abertura no intestino, também realizada pelo médico no centro cirúrgico, quando o paciente apresenta alguma dificuldade no estômago impossibilitando a alimentação via oral e pela gastrostomia

  • A banca não sabe a diferença entre dispositivo e procedimento cirúrgico.

  • jejunostomia: operação que consiste em criar uma boca no jejuno para alimentar o paciente com retração do estômago.

  •  

    LETRA : C

     

    De acordo com o artigo: GASTROSTOMIA E JEJUNOSTOMIA VIDEOASSISTIDAS COM DOIS PORTAIS: SIMPLIFICAÇÃO TÉCNICA E RESULTADOS CLÍNICOS

     

    As gastrostomias e jejunostomias são procedimentos largamente utilizados e de fácil execução. Têm indicação quando há necessidade de estabelecimento de via para alimentação enteral prolongada, que pode ser provisória ou definitiva. Podem ser realizadas através de laparotomia, endoscopia, radiologia, laparoscopia exclusiva ou combinada e por via laparoscópica videoassistida. Têm grande durabilidade, não causam desconforto para vias aéreas, apresentam boa tolerância e aceitabilidade social.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/abcd/v28n1/pt_0102-6720-abcd-28-01-00057.pdf

  • O uso do balão de Sengstaken-Blakemore é indicado em casos de hemorragia persistente em pacientes com varizes esofagogástricas causadas pela hipertensão portal.


ID
2906473
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A localização da sonda nasogástrica (SNG) no interior do estômago deve ser certificada por meio de testes de aspiração de suco gástrico e ausculta do ruído estomacal. Para certificar-se de que a SNG está devidamente posicionada no estômago, deve-se insuflar 10 mL de ar pela sonda e posicionar o estetoscópio para ausculta na região abdominal denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com Procedimentos de Enfermagem - Guia Prático - 2ª Ed. 2017.Carmagnani,Maria Isabel Sampaio - Guanabara Koogan

     

     

     

    Descrição e sequência dos passos

     

    Injete 20 mℓ de ar pela sonda, mantendo o estetoscópio no quadrante superior esquerdo e ausculte o ruído de ar no estômago (som de borbulho). Se houver retorno de líquido gástrico e o resultado do teste do pH for menor que 6, não faça esse teste.

  • isto não está em desuso
  • Essa forma contém alto grau de Imprecisão .. Atualmente é feito Raio X, já que a ponta da sonsa é Radiopaca .

  • Atualmente o melhor método de confirmação é o raio x. Porém, nada impede que realizemos a ausculta, contanto que seja realizado o raio x.

  • Paulla Ramos e Elisa Baggio, a confirmação da localização da sonda por Raio-X é realizado na Sonda Nasoentenral (SNE) que possui fio guia para determinada função, na Sonda Nasogastrica (SNG) que é a a sonda descrita na questão não é realizado Raio-X.

  • GABARITO LETRA:D


ID
2980222
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ourém - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentro do Programa de Saúde da Criança do Ministério da Saúde, há um conjunto de orientações denominadas "Dez Passos para uma Alimentação Saudável”. Neste programa, recomenda-se dar somente leite materno à criança até os:

Alternativas

ID
3005335
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione os nutrientes apresentados a seguir às suas respectivas características.


1. Lipídeos

2. Proteínas

3. Vitaminas

4. Carboidratos


( ) Principais fontes de energia necessária para o homem se movimentar, trabalhar e viver.

( ) Substâncias em maior quantidade no corpo humano depois da água.

( ) Termo genérico que engloba um grupo heterogêneo de componentes, incluindo os ácidos graxos.

( ) Substâncias orgânicas, que não são sintetizadas pelo corpo e dividem-se em lipossolúveis e hidrossolúveis.


Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Alternativas
Comentários
  • 4, 2, 1 e 3.

  • LIPÍDEOS = Termo genérico que engloba um grupo heterogêneo de componentes, incluindo os ácidos graxos

    PROTEÍNAS = Substâncias em maior quantidade no corpo humano depois da água

    VITAMINAS = Substâncias orgânicas, que não são sintetizadas pelo corpo e dividem-se em lipossolúveis e hidrossolúveis

    CARBOIDRATOS = Principais fontes de energia necessária para o homem se movimentar, trabalhar e viver


ID
3235795
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio a sua alimentação” (Hipócrates). Em relação aos princípios de uma alimentação adequada, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3305569
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante do diagnóstico de sobrepeso e obesidade durante a gestação, o enfermeiro deve fornecer orientação nutricional com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis e ganho de peso adequado para esse período. Sabendo que para o segundo e o terceiro trimestres de gestação o ganho de peso deve ser estimado por semana, a recomendação do Ministério da Saúde do ganho de peso semanal médio para gestantes com sobrepeso deve ser de até:

Alternativas
Comentários
  • Baixo peso (<18,5kg/m²)=> Recomendação de ganho de peso (kg) semanal médio no 2º e 3º trim* 0,5 (0,44 – 0,58)

    Adequado (18,5 – 24,9kg/m²)=> Recomendação de ganho de peso (kg) semanal médio no 2º e 3º trim* 0,4 (0,35 – 0,50)

    Sobrepeso (25,0 – 29,9kg/m²)=> Recomendação de ganho de peso (kg) semanal médio no 2º e 3º trim* 0,3 (0,23 – 0,33)

    Obesidade (≥ 30kg/m²)=> Recomendação de ganho de peso (kg) semanal médio no 2º e 3º trim* 0,2 (0,17 – 0,27)

    Fonte: (INSTITUTE.., 1990; WHO, 1995b).

    *OBS.: Ganho de peso no primeiro trimestre entre 0,5 – 2,0kg

    OBS2.: Sobrepeso e obesidade (S e O): investigue a obesidade pré-gestacional, casos de edema, polidrâmnio, macrossomia e gravidez múltipla. Dê orientação nutricional à gestante, visando à promoção do peso adequado e de hábitos alimentares saudáveis, ressaltando que, no período gestacional, não se deve perder peso, pois é desejável mantê-lo. Remarque a consulta em intervalo menor do que o fixado no calendário habitual. Caso necessário, é interessante discutir o caso com os profissionais do Nasf.

    FONTE: CADERNO PRE-NATAL DE BAIXO RISCO MS

    TEORICAMENTE A RESPOSTA DE 300g TAMBEM ESTARIA CORRETA JÁ QUE NA TABELA PRESENTE NO CADERNO DO MS ELE COLOCA 0,3KG COMO RECOMENDAÇÃO DE GANHO DE PESO SEMANAL MÉDIO NO 2º E 3º TRIMESTRE. NA QUESTÃO A RESPOSTA 280 GRAMAS SERIA OBTIDO SOMANDO 0,23KG + 0,33KG E DIVIDIDO O RESULTADO POR 2 PARA DAR A MEDIA DE 2,8KG [280g])

  • no caderno 32 tem que é 300g!!!!! pag. 77!!!


ID
3305572
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O estado nutricional da gestante deve ser determinado por meio da classificação do IMC por semana gestacional. Para calcular a semana gestacional sabendo da data da última menstruação (DUM), em mulheres com ciclos menstruais regulares sem uso de métodos anticoncepcionais hormonais, é correto afirmar que a conduta para o cálculo com calendário é de:

Alternativas
Comentários
  • I. Quando a data da última menstruação (DUM) é conhecida e certa:

    Uso do calendário: some o número de dias do intervalo entre a DUM e a data da consulta,

    dividindo o total por sete (resultado em semanas);

    II. Quando a data da última menstruação é desconhecida, mas se conhece o período do mês

    em que ela ocorreu:

    Se o período foi no início, meio ou fim do mês, considere como data da última menstruação

    os dias 5, 15 e 25, respectivamente. Proceda, então, à utilização de um dos métodos descritos .


ID
3320947
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos cuidados na administração de nutrição enteral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Lavar a sonda com 20 ml de água, filtrada, antes e após a dieta e medicações.

ID
3332554
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Amparo - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as vitaminas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3344398
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O senhor Antônio Ferreira, de 65 anos, fazia tratamento terapêutico em um hospital de referência em oncologia gástrica durante sua internação. Após a ressecção de um tumor gástrico, passou a receber alimentação por sonda nasogástica. Um dos cuidados de enfermagem voltados para a ingestão da dieta prescrita por esta via é

Alternativas
Comentários
  • Aspirar e observar o conteúdo da ultima dieta administrada. Se > de 200 ml em 2 verificações, suspeita-se de retenção gástrica, e solicita-se avaliação médica.

    Fonte: Potter e Perry (2013)

  • Aspirar e observar o conteúdo da ultima dieta administrada. Se >

    de 250 ml em 2 verificações, suspeita-se de retenção gástrica, e solicita-se avaliação

    médica (POTTER; PERRY, 2018). Ademais, a sonda não pode ficar aberta e não pode

    ser inserida água destilada após alimentação.


ID
3365209
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Adotar um plano alimentar saudável é imprescindível para o controle da pressão arterial. Acerca deste assunto,assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3425278
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Barão de Cocais - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere que há a necessidade de orientar um paciente adulto portador de gastrostomia sobre os cuidados com a dieta a ser administrada pela sonda no domicílio.

Nesse caso, o técnico de enfermagem deve orientar ao paciente que

Alternativas
Comentários
  • Gastrostomia é um procedimento no qual um tubo é colocado no estômago para dar suporte nutricional.

    Após o preparo da dieta caseira, esta deverá ser guardada na geladeira e retirada somente a quantidade que for utilizar, 40 minutos antes do horário estabelecido. A dieta, portanto, deverá ser oferecida ao paciente em temperatura ambiente; 

    Não aquecer a dieta em banho-maria ou em microondas;

    Após administrar cada frasco da dieta, correr pela sonda cerca de 20 ml de água filtrada ou fervida (temperatura ambiente) para evitar acúmulo de resíduos e entupimento da sonda;

    Manter o paciente sentado ou com travesseiros nas costas para receber a dieta. Nunca administre a dieta com o paciente deitado para evitar vômitos e o risco de pneumonia. O paciente deverá estar em postura mais elevada durante toda a infusão da dieta e 30 minutos após termino;


ID
3506773
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta que apresenta um cuidado a ser realizado ao administrar dieta por sonda nasogástrica.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Potter e Perry (2018), o retardo no esvaziamento gástrico é

    preocupante se restar 250ml ou mais no estômago do paciente em duas avaliações

    consecutivas (1 hora de intervalo) ou em caso de uma medida única superior a 500ml.

    Há uma falta de consenso nas recomendações para interrupção da alimentação; as

    decisões de interromper devem considerar a avaliação da condição do paciente.


ID
3585880
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2017
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a afirmação correta sobre a terapia nutricional de pacientes hospitalizados. 

Alternativas

ID
3586720
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Nova Santa Bárbara - PR
Ano
2016
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Todas as alternativas seguintes podem ser sinais de má alimentação, EXCETO:


Alternativas

ID
3599038
Banca
FUNDEPES
Órgão
HRTN - MG
Ano
2013
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as modificações na dieta para situações especiais intra-hospitalares, é CORRETO afirmar

Alternativas

ID
3611350
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Geralmente alimentos ricos em gordura vegetal é possível prever que geralmente apresentam:

Alternativas

ID
3661462
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2016
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Adotar um plano alimentar saudável é imprescindível para o controle da pressão arterial. Acerca deste assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Percebi que várias pessoas responderam a letra B. O erro da letra B é que o chá verde não causa hipertensao, apenas o café.

  • INGESTÃO RECOMENDADA 5G DE SAL, 2.000 MG DE SÓDIO

    CHÁ VERDE NAO CAUSA HIPERTENSÃO

    AVEIA AJUDA A NÃO RETENÇÃO DE LIQUIDOS


ID
3675427
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2014
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os tipos de dietas existentes, dizemos que uma dieta com pouco resíduo, onde não se utilizam frituras, nem alimentos ricos em gorduras ou sobremesas cremosas é denominada ____________. Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna.

Alternativas

ID
3691267
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2013
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A terapia nutricional desempenha um papel importante na prevenção dos cálculos renais (Dudek, 2006). Uma dieta com pouca ou nenhuma ingestão de espinafre, morangos, chocolate e farelo de trigo, dentre outros, está indicada aos pacientes portadores de cálculos renais de

Alternativas
Comentários
  • alimentos ricos em oxalato: amendoim, ruibarbo, espinafre, beterraba, chocolate, chá preto, batata doce, café e refrigerantes à base de cola


ID
3770710
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) no Sistema Único de Saúde tem como um dos seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem no processo nutricional e a promoção da alimentação adequada e saudável (PAAS) no Sistema Único de Saúde.

    A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) tem por objetivo apoiar Estados e municípios brasileiros no desenvolvimento da promoção e proteção à saúde da população, possibilitando um pleno potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania. Além disso, reflete a preocupação com a prevenção e com o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição como a prevenção das carências nutricionais específicas, desnutrição e contribui para a redução da prevalência do sobrepeso e obesidade (letra C) e das doenças crônicas não transmissíveis, além de contemplar necessidades alimentares especiais tais como doença falciforme, hipertensão, diabetes, câncer, doença celíaca, entre outras.

    A política não promove o consumo de: alimentos baratos e com baixo teor de carboidratos (letra A), proteínas que é a única substância que nutre o organismo (letra B). 

    D) Incorreto. Previne doenças crônicas não transmissíveis e consegue atuar na prevenção de doença falciforme e câncer.  

    E) Incorreto. Previne a obesidade e outras doenças como hipertensão, diabetes, câncer e doença celíaca. 

    Resposta do Professor: C.
  • Alguém que vai fazer o concurso da prefeitura de Sítio Novo MA?


ID
3950293
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O guia alimentar para a população brasileira (2014) se constitui em uma das estratégias para implementação da diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável. Instituiu um padrão para as categorias alimentares são elas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Alguém que vai fazer o concurso da prefeitura de Sítio Novo MA?

  • Quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com

    o tipo de processamento empregado na sua produção, são

    abrangidas pelas recomendações deste capítulo.

    A primeira reúne alimentos in natura ou minimamente

    processados. Alimentos in natura são aqueles obtidos

    diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos

    ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham

    sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

    Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações

    mínimas. Exemplos incluem grãos secos, polidos e empacotados ou

    moídos na forma de farinhas, raízes e tubérculos lavados, cortes de

    carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.

    A segunda categoria corresponde a produtos extraídos de alimentos

    in natura ou diretamente da natureza e usados pelas pessoas para

    temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

    Exemplos desses produtos são: óleos, gorduras, açúcar e sal.

    A terceira categoria corresponde a produtos fabricados

    essencialmente com a adição de sal ou açúcar a um alimento in

    natura ou minimamente processado, como legumes em conserva,

    frutas em calda, queijos e pães.

    A quarta categoria corresponde a produtos cuja fabricação envolve

    diversas etapas e técnicas de processamento e vários ingredientes,

    muitos deles de uso exclusivamente industrial. Exemplos incluem

    refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão

    instantâneo”. 

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf


ID
3972442
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A suplementação de vitamina A em crianças protege a visão, diminui o risco de diarreia e infecções respiratórias bem como ajuda no desenvolvimento e crescimento. Essa suplementação tem como público alvo crianças de faixa etária, em meses, entre

Alternativas
Comentários
  • Só a efeito de aprendizado.

    6-11 meses: uma dose de 100.000UI (Amarela)

    12-59 meses: uma dose de 200.000UI (Vermelha) a cada 6 meses

    Puérpera: uma dose 200.000UI no pós parto imediato, antes da alta.


ID
3973876
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Águas de Santa Bárbara - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A manutenção da visão, crescimento esquelético, diferenciação celular, espermatogênese e desenvolvimento embrionário, estabilidade das membranas, integridade do sistema imune e ação oxidante, têm como ação a vitamina

Alternativas

ID
3973885
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Águas de Santa Bárbara - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se concerne dieta, além da classificação segundo a presença de nutrientes ou calorias, também é possível classificá-la de acordo com a consistência. Podem ser chamadas de:

Alternativas

ID
3990037
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma alimentação saudável é considerada a ingestão de alimentos adequados em quantidade e qualidade para suprir as necessidades nutricionais, permitindo um bom crescimento e desenvolvimento. Em relação à alimentação infantil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Os seguintes sinais são indicativos de técnica inadequada de amamentação:

    • Bochechas do bebê encovadas a cada sucção;

    • Ruídos da língua;

    • Mama aparentando estar esticada ou deformada durante a mamada;

    • Mamilos com estrias vermelhas ou áreas esbranquiçadas ou achatadas quando o bebê solta a mama;

    • Dor na amamentação; 

    CAD n°23 - SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar, MS.

  • DE ACORDO COM O MANUAL DO MS ESSA QUESTÃO ESTÁ INCORRETA


ID
4143232
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um item rico em gorduras monoinsaturadas que contribuem para a diminuição do colesterol fração-LDL e manutenção dos níveis do colesterol fração-HDL, ajudando assim a manter o equilíbrio entre estas duas frações.

Alternativas

ID
4825879
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À luz da legislação vigente, é obrigatório utilizar a mesma sala destinada à aplicação da quimioterapia em crianças também para os serviços de oncologia clínica e para a aplicação de quimioterapia em adultos.
II. Os macronutrientes carboidratos, proteínas e gorduras ou lipídios estão distribuídos nos alimentos e devem ser ingeridos diariamente para assegurar uma alimentação saudável.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A sala de aplicação da quimioterapia de adultos poderá ser a mesma do Serviço de Oncologia Clínica e a de crianças/adolescentes, a mesma do Serviço de Oncologia Pediátrica.

    NAO É OBRIGATORIAMENTE, PODE SER E PODE NAO SER.

  • Parágrafo único. A sala de aplicação da quimioterapia de adultos de que trata o inciso IX deste artigo poderá ser a mesma para os serviços de oncologia clínica e de hematologia, mas a sala de aplicação da quimioterapia de crianças e adolescente deverá ser distinta da sala de aplicação da quimioterapia de adultos.


ID
4825906
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O sistema endócrino humano é formado por glândulas endócrinas, que produzem hormônios e estão amplamente distribuídas pelo corpo. As glândulas endócrinas são glândulas sem ductos, isto é, elas secretam hormônios diretamente no interior de capilares (sanguíneos).
II. As proteínas são indispensáveis ao corpo humano, pois, além de contribuírem como fonte calórica, são fornecedoras dos aminoácidos, que servem de material construtor e renovador, isto é, são responsáveis pelo crescimento e pela manutenção do organismo.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

    • Exócrinas: Lançam os seus produtos para fora do corpo, através de ductos. São glândulas de secreção externa. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas.
    • Endócrinas: Lançam os seus produtos na corrente sanguínea. São glândulas de secreção interna. Não tem ductos.

    Força, Foco e Fé.

  • discordo um pouco do gabarito ao dizer que os hormônios são secretados diretamente no capilar sanguineo visto que a maioria dos hormônios primeiro passam para o líquido intersticial e depois para o capilar sanguineo ao meu ver o inciso I está errado e portanto o gabarito correto seria a letra C , mas a banca entendeu como letra A o que é um erro grosseiro com certeza caberia recurso bem fácil de ganhar


ID
4862605
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Princesa - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Responda verdadeiro (V) ou falso (F) com relação aos cuidados de enfermagem para pacientes portadores de dieta e assinale a alternativa que traz a sequência correta:


(__) - A fixação das sondas deve ser feita por fitas adesivas, quaisquer outros anexos (tais como cateteres, canudinhos, barbantes), devem ser utilizados juntamente com fitas adesivas;


(__) - A limpeza dos orifícios nasais do paciente, pelo menos uma vez ao dia, retira as crostas que se acumulam ao redor da sonda; visando prevenir ulcerações, o profissional de enfermagem deve inspecionar o local e mantenha a sonda livre de pressão sobre a mucosa nasal;


(__) - Se a sonda nasogástrica foi indicada para esvaziamento gástrico, deve ser mantida aberta e conectada a um sistema de drenagem.

Alternativas

ID
4991689
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A administração de dieta enteral a pacientes internados com sonda enteral pré ou pós-pilórica ou portadores de gastrotomia ou jejunostomia com prescrição médica de dieta é responsabilidade do profissional de enfermagem. Sobre os cuidados de enfermagem na administração de nutrição enteral, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • mais indicado e fidedigno é o Raio-X

  • o raio x vai confirmar o local certo.

  • Importa considerar que a região pré-pilórica está localizada ainda no estômago. Portanto, nesse caso, a alternativa B estaria correta, pois, ainda que não seja a única forma recomendada, o teste de ruído hidroaério na região epigástrica confirma o posicionamento da sonda nasogástrica. O raio X é padrão-ouro para confirmação do posicionamento da Dobbhoff (pós-pilórica).
  • para termos certeza do posicionamento correto sr

    ria o raio x

  • O mais indicado é a aspiração do conteúdo gástrico, visto que é uma sonda pré pilorica e a mais usada é a levine não tendo ponta radiopaca, logo o melhor método é feito.

    Aspirar 20ml de líquido gástrico e avaliar o ph, se o ph for menor que 7 é por que está no estomago.


ID
4998286
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O consumo de fibras é prejudicial à gestante, pois impede o funcionamento do seu intestino.

II. A realização de sexo anal sem camisinha não é um fator de risco para a transmissão do HIV.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5062303
Banca
URI - Santo Ângelo
Órgão
Prefeitura de Santo Ângelo - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A introdução de sonda nasogástrica (SNG) refere-se à inserção de sonda através da nasofaringe dentro do estômago. Dentre as finalidades e cuidados de enfermagem, está correta a afirmação da alternativa

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre assistência de enfermagem na colocação sonda nasogástrica (SNG) e as finalidades e cuidados de enfermagem nesse procedimento.


    A)
    Incorreto. A sonda será introduzida na narina por ser o acesso mais fácil; sua principal finalidade é a alimentação, podendo também ser utilizada para lavagem gastrointestinal.


    B)
    Correto. Tem como finalidade evitar e aliviar náuseas e vômitos após cirurgias ou eventos traumáticos pela descompressão do estômago, pois possibilita a saída de gases. Como cuidado de enfermagem, deve-se avaliar coloração, consistência e odor do conteúdo gástrico para identificar problemas o mais precocemente possível.


    C)
    Incorreto. Em pacientes inconscientes não é necessária a realização da sedação para introdução da SNG, pois o paciente não terá estímulos; como cuidado de enfermagem, sempre deve-se realizar o teste introduzindo água com uma seringa de 10ml e auscultar a chegada do liquido no estômago.

    D)
    Incorreto. Na suspeita de obstrução intestinal é necessário controlar a ingesta de alimentos, e possivelmente, poderá ser indicado a alimentação parenteral. Não há indicação  da sonda ser introduzida por via oral, uma vez que a sonda não chegará até o intestino; como cuidado de enfermagem, sempre deve-se verificar se há resíduos gástricos antes de introduzir a alimentação para evitar distensão abdominal.

     

    Resposta do Professor: B.


ID
5167942
Banca
Instituto Excelência
Órgão
FUNBEPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere a alternativa que indique cuidados de enfermagem INCORRETOS com relação ao preparo e administração da nutrição enteral:

Alternativas

ID
5203843
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Descanso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os cuidados de enfermagem durante a administração de nutrição enteral é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO. POIS A LAVAGEM DEVE SER FEITA COM 20 ML.

    Para evitar este problema o PROFISSIONAL deve injetar com uma seringa 20 ml de água filtrada ou fervida (já em temperatura ambiente) na sonda, antes e após a administração da dieta ou de medicamento, realizando a lavagem da sonda.

  • tendi foi nada.


ID
5208451
Banca
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere aos cuidados ao paciente em uso de nutrição enteral.

Alternativas
Comentários
  • ·      O uso de cateteres de poliuretano é mais compatível, diminuem o risco de erosões ou úlceras, reduzem risco de infecções, mais fácil para o manuseio, maior disponibilidade de diâmetros, mais fácil de identificar a posição e são mais duráveis.

    ·      Os cateteres de silicone apresentem algumas destas vantagens, mas há dificuldade de inserção e identificação no trato gastrointestinal, são mais fáceis de serem expelidas se o paciente apresenta vômitos e a facilidade de obstrução.

    ·      Os cateteres de polivinil são contraindicados por sua rigidez e dificuldade no manuseio, com elevada probabilidade de ocasionar erosões, perfurações e aspirações


ID
5506558
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As vitaminas são compostos químicos essenciais à vida e vitais à manutenção, saúde e crescimento do organismo humano. Referente às funções das vitaminas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Ácido fólico.

2. Vitamina K.

3. Vitamina B1.

4. Vitamina D.

5. Vitamina E.


Coluna 2

( ) Atua na coagulação do sangue.

( ) Influencia a função reprodutora.

( ) Atua como prevenção da anemia macrocítica da gravidez e lactação.

( ) Estabelece o equilíbrio nervoso.

( ) Influencia o equilíbrio do cálcio e fósforo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • 2 – 5 – 1 – 3 – 4.

ID
5641765
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sabe-se que alguns tipos de alimentos podem interagir com medicamentos causando uma ação indesejada. Dessa forma, deve-se orientar o paciente a não ingerir concomitantemente

Alternativas
Comentários
  • tetraciclina é um antibiótico, e o leite tem cálcio, o cálcio inibe a absorção de tetraciclinas.