SóProvas


ID
134290
Banca
FCC
Órgão
PGE-RJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito da invalidação e da convalidação do ato administrativo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • LETRA C.Em certas circnstâncias especiais, poderão surgir situações que acabem por conduzir a Administração a manter o ato inválido.Uma das limitações ao dever de invalidação ocorrerá quando as consequências jurídicas do ato gerarem tal consolidação fática que a manutenção do ato atendera mais ao interesse público do que a invalidação. "Com base em tais atos certas situações terão sido instauradas e na dinâmica da realidade podem converter-se em situações merecedoras de proteção, seja porque encontrarão em seu apoio alguma regra específica, seja porque estarão abrigadas por algum princípio do direito".Nesses casos, é de se considerar o surgimento de inafastável barreira ao dever de invalidar da administração, certo que o exercício desse dever provocaria agravos maiores ao direito do que aceitar a subsistência do ato e de seus efeitos na ordem jurídica.Manual de Direito Administrativo- Carvalho Filho
  • a) Errado. O ato será inexistente, logo, não admite convalidação (o saneamento é uma das formas de convalidação).

    b) Errado. Inexiste previsão neste sentido.

    c) CORRETO. É possível a convalidação do ato viciado quando houver interesse público lastreado na proporcionalidade e na boa-fé.

    d) Errado. Nulidade e anulabilidade seguem regimes jurídicos distintos, a ver:
    Ato nulo:
    - vício nos elementos finalidade, motivo e objeto;
    - não admite convalidação;
    - admite conversão em certas situações.

    Ato anulável:
    - vício nos elementos competência e forma;
    - admite convalidação, facultativa, com efeitos ex tunc.

    e) Errado. A revogação é prerrogativa da Administração, mas a invalidação pode ser decretada tanto pela Administração (autotutela) quanto pelo Judiciário.
  • c) CORRETO. É possível a convalidação do ato viciado quando houver interesse público lastreado na proporcionalidade e na boa-fé.
  • A manutenção de atos viciados encontra guarida na segurança jurídica e no principio da boa-fé...encontramos inúmeros exemplos na doutrina de atos viciados que "devem" ser convalidados pela Adm...como por exemplo, autenticação de certidão atestado por servidor público incompetente....
  • Sobre a letra d)

    o regime jurídico correspondente é idêntico, tanto para os atos administrativos nulos, como para aqueles ditos anuláveis.

    ( ERRADO )

    Ato nulos - São atos ilegais de efeitos insanáveis.

    Atos anuláveis - São atos ilegais de efeitos sanáveis, ou seja podem ser convalidados!

    Para maioria da doutrina : Vício no FOCO

    Forma

    Competência.