-
d-O prazo decandencial para a administração pública anular seus atos ilegais é de 5 anos, salvo comprovação de má-fé. Lembrando que o STF já decidiu pela inaplicabilidade do art. 54, da Lei 9.784/99a atos administrativos que contrariem flagrantemente a Cf.
-
Letra c) O ato anulatório tem natureza vinculada, sendo insuscetível de revogação.
-
Questão muito mal formulada. A alternativa A está correta.
A revogação de ato administrativo pode ser realizada pela própria Administração (Sim ) ou pelo Poder Judiciário (Sim, pode revogar seus próprios atos inconvenientes ou inoportunos).
-
A revogação de ato administrativo não pode ser realizada pelo poder judiciário! Alternativa A esta incorreta!
-
Reitero minha afirmação.
-
a) A revogação de ato administrativo pode ser realizada pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário. Revogação somente pela Administração
b) A revogação de ato administrativo se sujeita a prazo decadencial de 5 anos. O correto aqui e A anulação de ato administrativo se sujeita a prazo decadencial de 5 anos.
c) Não se admite a revogação da anulação de ato administrativo. GABARITO
d) A anulação de ato administrativo pelo Poder Judiciário não se sujeita a prazo prescricional. O correto e A anulação de ato administrativo pelo Poder Judiciário se sujeita a prazo prescricional.
-
Em suma, é cabível a anulação da anulação (efeito ex tunc),
anulação da revogação (efeito ex tunc)
e revogação da revogação (ex nunc), mas não é cabível a revogação da anulação, pois este é um ato vinculado.
-
Ricardo Borges, a letra A não está correta. É lógico que o Poder Judiciário pode revogar seus PRÓPRiOS atos (internos) inoportunos e inconvenientes, mas faz isso como órgão que é, não exercendo sua função jurisdicional. O poder judiciário não pode revogar atos inoportunos e inconvenientes dos demais órgãos da Administração Pública somente podendo anular os .ilegais.
-
GAB: C
Não é possível a revogação da anulação pois este é um ato vinculado, ou seja, ato ilegal (aquele é passível de anulação) deve ser anulado imediatamente sem abertura para discricionaridades.