SóProvas


ID
1343593
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um processador de dois núcleos (dual-core), rodando a 3,2 GHz, equivale a um processador de um
único núcleo (single-core) de 6,4 GHz.

Alternativas
Comentários
  • Explicação

    UM PROCESSADOR SINGLE CORE DE 1GHZ (1 gigahetz):
    O processador SingleCore de 1GHZ possui apenas um núcleo e não consegue virtualizar outro núcleo para que trabalhe simultâneo a fim de dividir as tarefas para não pesar o processamento. Desse modo os processadores Single Core se tornam inferior ao Dual Core.
    UM PROCESSADOR DUAL CORE DE 1GHZ (1gigahetz):
    O processador DualCore de 1GHZ tem a capacidade de virtualizar outro processador tornando assim como se fosse dois núcleos. Porém, esse núcleo virtual não fica ativo o tempo todo. Ele só tem um núcleo físico, e com a capacidade de criar um outro núcleo virtual de 1GHZ. Isso acontece quando você está executando uma tarefa, e quando vai executar outra tarefa pesada o núcleo virtual é ativado para dividir a tarefa e não pesar o processamento, melhorando assim o desempenho e a velocidade.

    CONCLUINDO, A DIFERENÇA ENTRE UM PROCESSADOR SINGLE CORE E UM DUAL CORE, É QUE O SINGLE CORE POSSUI UM NÚCLEO, E O DUAL CORE TAMBÉM POSSUI UM NÚCLEO, PORÉM O DUAL CORE CONSEGUE VIRTUALIZAR OUTRO NÚCLEO PARA NÃO PESAR O PROCESSAMENTO.

    NO CASO DOS PROCESSADORES QUAD CORE:
    O processador QuadCore possui dois núcleos físicos e virtualizam mais dois, causando assim o mesmo efeito do DualCore, porém com o dobro de processamento.
    ATENÇÃO: OS PROCESSADORES DUAL CORE E/OU QUAD CORE, QUANDO VIRTUALIZADOS PODEM NÃO CHEGAR AO DOBRO DO PROCESSAMENTO. NORMALMENTE NÃO CHEGAM AO DOBRO DO PROCESSAMENTO, MAS O EFEITO É QUASE O MESMO.

    fonte: http://www.bombatela.com.br/2013/07/processadores-dualcore-e-singlecore.html
  • Concurso Público, meu amigo, nunca li tanta besteira. Cheque as suas fontes rs...

  • ERRO  (single-core) de 6,4 GHz.

    O certo seria (quad-core) de 6,4 GHz.


  • Coitados dos enfermeiros que fizeram essa prova! Rssss

  • Alguém elucida com maestria?

  • Assisti aulas de informática e nunca ouvi um prof falar isso = assertiva errada = acertei! Às vezes, funciona. o.o

    É um processador melhor, é claro, mas não é só porque tem dois "cérebros" que se pode afirmar que a velocidade dobra.

    Elucidada com maestria! x.x

  • Bom pessoal, essa questão é na verdade bem polêmica, pois andei pesquisando a respeito disso. Alguns sites dizem que a velocidade dobra e outros dizem que não. Muitos comparam como se fossem funcionários trabalhando "single --> um funcionário para executar todas as tarefas e o multi --> vários funcionários dividindo as tarefas para executa-las e depois de prontas fazem a união". No ponto de  vista lógico seria correto dizer que dobra, mas quem somos nós pra dizer isso. ENTÃO PESSOAL OLHA O QUE A BANCA DIZ E GUARDA NO TEU SSD. Vamos que vamos pra frente que pra traz não dá mais.

  • (dual core) um nucleo  simula 2   

    ao contrario do que afirma 

     

  • Ok, vamos lá a mais uma lição do mestre João Antônio!

    (...) "A melhor forma de aumentar o poder de processamento de uma CPU foi tirada, pasme leitor, de um ditado muito conhecido: 'duas cabeças pensam melhor do que uma'! Ou seja, a solução encontrada consiste em aumentar o número de cérebros do processador-- ou números de núcleos.

    Todo processador tem um conjunto central de circuitos eletrônicos microscópicos, chamado núcleo de execução ( ou simplesmente core --fala-se 'cór'). É nesse núcleo que são processadas (calculadas) as instruções dos programas que são executados no computador. Em outras palavras, é justamente no core que os programas (como o Windows, o Word e o Excel) realizam suas tarefas. Portanto, não é de se admirar que muitos digam que os dois núcleos são , na verdade, dois processadores (embora esse não seja o entendimento mais popular).

    A brigra por processadores multicore começou com os processadores dual core (com dois núcleos). Tanto a intel quando a AMD já fabricam processaores dual core há alguns anos.(...) 

    FONTE: ANTONIO, João. Informática para Concursos (Teoria e Questões). 5º Edição, capítulo 2.

     

    Questão Errada.

  • Cada core é uma unidade de processamento separada capaz de lidar com tarefas independentes, mas aumentar a quantidade de núcleos traz somente uma parcela de aumento de desempenho. Por exemplo, um processador de 2 núcleos rodando a 3,2 GHz não é o mesmo que um single-core de 6,4 GHz, assim como um quad-core rodando a 2,0 GHz não é o mesmo que um single-core de 8 GHz.

     

    Pode parecer contraintuitivo, mas é isso mesmo. Raros são os programas que utilizam todos os núcleos ao mesmo tempo, e o motivo de percebermos que as nossas máquinas ficam mais rápidas quando fazemos um upgrade de um single-core para um dual-core não é necessariamente que os programas estão tirando benefício de todos os núcleos, mas sim que um sistema operacional moderno tem tantos processos rodando ao mesmo tempo que o segundo núcleo acaba lidando com outras tarefas, aliviando o processador principal.

     

    Esse ganho é conhecido como multitarefa, percebido apenas por quem utiliza vários programas ao mesmo tempo como navegar na internet enquanto escuta uma música, baixa alguns programas e converte algum vídeo. Para estes usuários, compensa mais um número maior de núcleos do que um clock mais alto não só no multitarefa, mas também em programas capazes de dividir seu funcionamento em vários processos separados, como o Internet Explorer e Google Chrome.


     

    Matéria completa:

    https://canaltech.com.br/o-que-e/processador/o-que-e-um-processador-dual-core-ou-quad-core/

     

  • Errado

    Um processador de dois núcleos que opera em 3,2GHz, pode ser composto por núcleos individuais de 1,6GHz ou mais.

  • Kelly, sua resposta ta equivocada, 800 não é metade de 2400.

  • Kelly, sua resposta ta equivocada, 800 não é metade de 2400.