SóProvas


ID
1343758
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tratamento com a insulinoterapia demanda cuidados especiais do Enfermeiro para evitar complicações, como hiperglicemia matinal, lipodistrofia e reações alérgicas locais e sistêmicas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Brunner (2009), volume 3, página 1178, diz:

    São complicações da Terapia com Insulina: Reações alérgicas locais, sistêmicas, lipodistrofia por insulina, resistência à insulina injetável e hiperglicemia matinal. 

  • Diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose no sangue que ocorre quando o pâncreas deixa de produzir ou produz uma quantidade insuficiente de insulina

     O uso de insulina pode ocasionar algumas reações adversas, como eritema e edema nos locais de aplicação, lipodistrofia insulínica e lipo-hipertrofia que é a presença de massas subcutâneas, discretamente hipoestésica, formadas de gordura e de tecido fibroso nos locais de aplicação de insulina. Em alguns usuários, podem aparecer nódulos endurecidos resultantes de traumas com as agulhas, muitas vezes acompanhados de hematomas, fibroses e calcificações.

    O uso de insulina pode ocasionar complicações como hipoglicemia ou hiperglicemia dependendo da dose que o paciente ingeriu, dose maior ou menor que o necessário, hora da aplicação, alimentação não balanceada ou fora de hora e realização de exercícios físicos.

    A hiperglicemia matinal ou fenômeno do amanhecer ocorre por deficiência de insulina, agravada pela secreção de hormônios contrarreguladores (insulina) de madrugada.

    Frente ao exposto o enfermeiro deve estar apto a agir frente a essas situações especiais.


    Resposta CERTO


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.