SóProvas


ID
1343965
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de São Carlos - SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em caso de urgência, é permitido, observados os requisi­tos legais, impetrar mandado de segurança por telegrama, radiograma, fax ou outro meio eletrônico de autenticidade comprovada. Dessa forma, o texto original da petição será apresentado no prazo de

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 12.016, DE 7 DE AGOSTO DE 2009.

    § 2o  O texto original da petição deverá ser apresentado nos 5 (cinco) dias úteis seguintes. 

  • GABARITO ====> LETRA C



    Art. 4o  Em caso de urgência, é permitido, observados os requisitos legais, impetrar mandado de segurança por telegrama, radiograma, fax ou outro meio eletrônico de autenticidade comprovada. 

    § 1o  Poderá o juiz, em caso de urgência, notificar a autoridade por telegrama, radiograma ou outro meio que assegure a autenticidade do documento e a imediata ciência pela autoridade. 

    § 2o  O texto original da petição deverá ser apresentado nos 5 DIAS úteis seguintes. 

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Ricardo Torques / Lei Nº 12.016, de 7 de agosto de 2009.

    Art. 4º Em caso de urgência, é permitido, observados os requisitos legais, impetrar mandado de segurança por  telegrama, radiograma, fax  ou outro meio eletrônico  de autenticidade comprovada.  

    § 1º Poderá o juiz, em caso de urgência, notificar a autoridade por telegrama, radiograma ou outro meio que assegure a autenticidade do documento e a imediata ciência pela autoridade.  

    § 2º O  texto original da petição deverá ser apresentado nos 5 (CINCO) DIAS ÚTEIS seguintes.  

    § 3º Para os fins deste artigo, em se tratando de documento eletrônico, serão observadas as regras da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. 

    ===

    OBS.: O art. 205, do CPC73, previa, entre as formas de comunicação urgente de atos processuais, a utilização do radiograma (espécie de telegrama enviado via rádio). Contudo, essa modalidade foi retirada e não consta no NCPC. Entre as possibilidades de comunicação do art. 264, do NCPC, está a utilização do meio eletrônico, do telefone ou, até mesmo, do telegrama.  

    Desse modo, não obstante a previsão na Lei do Mandado de Segurança da utilização do radiograma, entendemos que ela não é mais aplicada. Todavia, em uma questão literal de prova, se prevista, você deve marcar como correta.  

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q310103 - Q117247 - Q288209 - Q952574

  • MANDADO DE SEGURANÇA INDIVIDUAL - Art. 5, LXIX, CF + Lei 12.016/2009.

    Para a prova da FCC - ler a Lei do MS.

    Trata-se uma ação constitucional de natureza civil, com procedimento especial, e tem o intuito de proteger direito líquido e certo lesionado ou ameaçado de lesão, não amparado por habeas corpus ou por habeas data, em decorrência de ilegalidade ou abuso de poder praticado por autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições públicas, sendo, desta forma, verdadeira garantia fundamental, entre outras atinentes ao Estado Democrático de Direito.

    A Lei do MS não cai no TJ SP ESCREVENTE