SóProvas


ID
134407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação aos atos administrativos, aos poderes e ao controle
da administração, julgue os próximos itens.

Existe liberdade de opção para a autoridade administrativa quanto ao resultado que a administração quer alcançar com a prática do ato.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!A questão aborda, em especial, um dos elementos que compõe o ATO ADMINISTRATIVO, a saber, a FINALIDADE como resultado que se quer alcançar com a prática do ato. Para tanto, em sentido amplo, todo ato administrativo deve resultar em ATENDIMENTO AO INTERESSE PÚBLICO! não existindo liberdade de opção quanto a esse resultado.Excelentes estudos,;)
  • A questão fala sobre um dos requisitos do ATO ADMINISTRATIVO - A FINALIDADE.A finalidade é um requisito SEMPRE VINCULADO, ou seja, o fim almejado por qualquer ato administrativo é o fim de interesse público. Dessa forma NÃO existe liberdade de opção para a autoridade administrativa quanto ao resultado que a administração quer alcançar com a prática do ato, o que torna a assertiva ERRADA.Bons estudos!!!
  • A liberdade reside nos meios e não nos resultados, ainda assim essa liberdade não é ampla e irrestrita, mas sim amparada pelos ditames legais.
  • A finalidade do ato - seja a mediata ou imediata - é sempre vinculada pela lei.
  • **--motivo e objeto que são elementos que possuem em atos discricionários a certa liberdade apresentada na questão.--finalidade, assim como competência e forma SEMPRE vinculados;
  • resultado = finalidade

  • O Ato Administrativo é composto pelos seguintes elementos:

    Finalidade - Forma - Competência Objeto Motivo

    macete: FF.COM

    Ocorre que, dentre uma das classificações dos atos podemos classificá-los em DISCRICIONÁRIOS E VINCULADOS.

    Discricionários: conferem uma margem de atuação ao agente público, assim, o FFC é intangível (vinculado), entretanto o OM (objeto e motivo) são discricionários.

    Vinculados: Não há liberdade, não há margem de vontade. FF.COM - todos os elementos vinculados. 

    Bom estudos! :)

  • Hely Lopes Meirelles - Os fins da Administração pública se resumem num único objetivo: o bem comum da coletividade administrada. Toda atividade do administrador público deve ser orientada para esse objetivo. Se ele o administrador se afasta ou desvia, trai o mandato de que está investido, porque a comunidade não instituiu a Administração senão como meio de atingir o bem-estar social. Ilícito e imoral será todo ato administrativo que não for praticado no interesse da coletividade”.

  • A autoridade administrativa SEMPRE deve visar o INTERESSE PÚBLICO na prática dos seus atos.

  • ERRADO.

    Toda vez que se falar em resultado advindo da prática de um ato administrativo, deve-se lembrar da finalidadepressuposto de validade do ato que sempre será vinculado.

    A finalidade é o resultado que a Administração Pública pretende alcançar com a prática do ato; de forma ampla, a finalidade deve ser sempre o atendimento ao interesse público.

  • Esse tipo de questão é daqueles que privilegiam o decoreba e não o raciocínio. O CESPE fala uma coisa e pratica outra.

    Uma autoridade pode praticar um ato administrativo optando por um resultado ou outro, ambos atendendo à finalidade do interesse público.

  • ERRADA

    Quanto ao resultado ou FINALIDADE o ato administrativo será sempre VINCULADO.

    Aliás, quanto aos elementos ou requisitos o ato será sempre vinculado em relação a:

    - COMPETÊNCIA
    - FINALIDADE

    - FORMA

  • Os fins da Administração pública se resumem num único objetivo: o bem comum da coletividade administrada. Toda atividade do administrador público deve ser orientada para esse objetivo. Se ele o administrador se afasta ou desvia, trai o mandato de que está investido, porque a comunidade não instituiu a Administração senão como meio de atingir o bem-estar social. Ilícito e imoral será todo ato administrativo que não for praticado no interesse da coletividade”.

     

     

     
  •  outro macete: CON.FI.FOR.M.OB

    os 3 primeiros sempre serão vinculados - competência, finalidade, forma

    os 2 últimos serão vinculados só nos atos vinculados - motivo, objeto

  • Macete passado pelo mazza:

    S EM  - SUJEITO (VINCULADO)

    O          OBJETO (DISCRICIONÁRIO)

    F AUSTÃO   FORMA (VINCULADO)

    M ORRERIA  - MOTIVO (DISCRICIONÁRIO)

    F ELIZ             - OBJETO (VINCULADO)

     

    Notem que há alternânica entre discricionario e vinculado.

    Espero que sirva pra alguma coisa!! heheheheh

     

  • Há mais de uma dezena de comentários concordando com o mesmo fato de que a finalidade do ato administrativo é vinculada e que o objetivo a ser alcançado é o interesse público. Já até decorei isso, aliás, até mesmo antes de ler a questão.

    A questão, no entanto, refere-se ao resultado do ato. Este, no meu entendimento, pode ser de livre escolha do administrador.

    Exemplo: Um administrador tendo uma verba para gastar com educação, pode escolher em aplicá-la na construção de uma escola para curso profissionalizante ou então para construir cantinas em escolas de população frequentada por estudantes de baixa renda. Terão, certamente, resultados diferentes conforme a escolha do administrador em aplicar os recursos. O que precisa estar configurado em ambos os casos é a finalidade de alcançar o bem público.

    Considero, portanto, certa a questão.

  • Caro amigo bigbang... A resposta para a sua dúvida em relação ao que todos estão concordando é que, mesmo o recebimento de verbas sendo para uma função genérica, exemplo: educação; esta não possuirá vinculação orçamentária, o que, outrossim, configuraria uma inconstitucionalidade.

    Porém a lei orçamentária anual já prevê os feitos a serem realizados no exercício, logo o ato a ter um resultado em questão, não é o recebimento da receita, mas sim a construção da escola que estará prevista na lei orçamentária anual. Além disso, a aplicação da verba recebida em outros feitos, senão ligados à função da receita configuraria um desvio de finalidade, como foi destacado pelos demais comentários.

    Logo a afirmativa é Errada!

  • Caro aldo carvalho cavalcante, obrigado pelo comentário.

    Desculpe "esticar" o assunto, mas penso que o entendimento cristalino das questões nos ajuda elaborar respostas para questões mais complexas.
    O meu exemplo não foi adequado, pois não pode haver vinculações genéricas no orçamento. Deixe, porém, ir adiante nesse raciocínio para que se torne clara a questão.
    Digamos então que haja uma verba orçamentária para a construção de um canal com a finalidade de escoar a água de chuva que está causando transtorno aos moradores da periferia de uma determinada cidade.
    No projeto executivo, o engenheiro verificou que as paredes deixarão o canal mais eficiente se forem construídas com a inclinação de 75 graus ao invés de 90, como no projeto básico. Simplificando os trâmites, para um melhor entendimento da questão, o engenheiro levará essa informação ao prefeito que então autorizará a construção do canal com a nova inclinação das paredes, tendo finalmente um resultado diferente do planejado no começo. Mas, tudo isso, feito com a finalidade pública.
    A questão fala sobre o resultado que o administrador quer alcançar.
    Paredes do canal com inclinação 75 graus --> Resultado X (melhor)
    Paredes do canal com inclinação 90 graus --> Resultado Y (pior)
    O administrador irá escolher a opção do resultado X e não do Y.
    Portanto, teimo (ainda) em dizer que a afirmativa é Certa!

  • UMA CORREÇÃO NO COMENTÁRIO ABAIXO, NÃO É OBJETO, MAS SIM FINALIDADE

     

    Comentado por Carolina Moreira Campos há 2 meses.

    Macete passado pelo mazza:

    S EM - SUJEITO (VINCULADO)

    ...

    ...

    ...

     

    F ELIZ - OBJETO  FINALIDADE(VINCULADO)

     

    Notem que há alternânica entre discricionario e vinculado.

    Espero que sirva pra alguma coisa.

  • Aos rubronegros de plantão...

    Com                     -  COMPETÊNCIA           -  VINCULADO

    O                          -  OBJETO                         -  DISCRICIONÁRIO

    Flamengo            -  FORMA                          -  VINCULADO

    Morro                   -  MOTIVO                        - DISCRICIONÁRIO

    Feliz                     -  FINALIDADE                 - VINCULADO
  • Desculpa o camarada o framenguista, mas muito ruim essa forma de decorar! Acho que foi a pior de todas que já vi. Acho que até quem framenguista vai ter dificuldade! 

    Acho que esse todos já conhecem, mas vou colocar (COFIFOMOOB):

    CO
     mpetência
    FI nalidade
    FO rma

    MO tivo 
    OB bjeto

    Os dois últimos são discricionários: motivo e objeto.
  • Questão errada.

    CO
    FIFO = VINCULANTE.

    MO = DISCRICIONÁRIO.
  • ''Existe liberdade de opção para a autoridade administrativa quanto ao resultado, OU SEJA, QUANTO À FINALIDADE que a administração quer alcançar com a prática do ato.''



    ERRADO, POIS O ELEMENTO FINALIDADE SEEMPRE SERÁ VINCULADO. ISTO É, A AUTORIDADE COMPETENTE NÃO TERÁ OPÇÃO DE ESCOLHA, OU SEJA, NÃO TERÁ MARGEM DE LIBERDADE NA PRÁTICA DO ATO. 



    GABARITO ERRADO

  • COMPETÊNCIA (CO)        VINCULADO

    FINALIDADE (FI)               VINCULADO

    FORMA (FO)                     VINCULADO

    MOTIVO (MO)                   DISCRICIONÁRIO/VINCULADO

    OBJETO (OB)                   DISCRICIONÁRIO/VINCULADO 

    GABARITO E

  • Resultado tem a ver com a FINALIDADE, que é elemento sempre vinculado.

    TODO ATO ADMINISTRATIVO TEM UMA FINALIDADE INDICADA PELA LEI.

  • Esta baseado na CF Art°5 , II. A administração só faz o que está na lei, logo se ela quer o resultado X, não pode o administrador atender um resultado Y.

  • ERRADO!  Não existe margem de liberdade para que o administrador possa escolher a finalidade do ato administrativo.

    .

    Temos que a finalidade em sentido estrito é o resultado específico que o agente quer atingir, visto que para cada propóstio que a Administração pretende alcançar existe um ato definido em lei. Exemplo: não é possível remover um servidor com a finalidade de puni-lo, ainda que se trate de autoridade competente para praticar tanto a remoção, quanto a punição; o vício decorre do descumprimento da finalidade específica da remoção que não é punir, mas sim acomodar deficiências e necessidades do serviço público. 

    .

    Já a finalidade em sentido amplo se confunde com o interesse público, com o bem comum, qualquer que seja o resultado esperado pelo sujeito, a finalidade dele é a consecução do interesse público.

    .

    Fonte: Estratégia Concursos

  • RESULTADO do ato -》 sempre será INTERESSE PÚBLICO. Dessa forma:

    Administrador NÃO pode desviar dele.

  • Ao dizer : " resultado a ser alcançado " está se referindo a finalidade. Embora a finalidade possa dividir-se em primária e secundária, a finalidade dos atos , em regra, é o interesse público.

  • Pensa --> O único resultado que a Administração pode alcançar é um interesse público, só essa opção. ENTÃO NÃO EXISTE LIBERADE DE OPÇÃO (Na Finalidade).