SóProvas


ID
1344274
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na abordagem sobre a discussão das dimensões técnico-operativas da profissão, torna-se fundamental a problematização sobre a concepção de instrumentos e técnicas do Serviço Social. Desta forma:

Alternativas
Comentários
  • vamos tentar resumir assim: Instrumentos - Conjuntos de Recursos (entrevistas, visitas domiciliares, etc) / Técnicas - Habilidades para usar esses recursos

  • Fiquei entre a letra a e letra b. Gostaria de saber se alguém consegue me explicar o que está errado na letra A.

  • Marcos, a questão é que o instrumento por si só não particulariza o exercício profissional. Essa racionalidade instrumental que permeia não só a percepção dos outros profissionais, mas também a dos próprios assistentes sociais, submete o exercício profissional ao tecnicismo. É como se o exercício profissional, tomado por essa racionalidade, por si só fosse autoexplicativo e autorreferenciado, dispensando um aporte teórico-metodológico que subsidie a análise da realidade social e as respostas profissionais a serem construídas. Um exercício profissional destituído de mediações, que não consegue construir a relação teoria-prática, porque não nega, não tensiona, não denuncia, não problematiza a realidade. Desta forma, a dimensão técnico-operativa que materializa as ações profissionais e não o simples instrumental...

     

     

    "Bendizei ao Senhor tds as suas obras..." 

  • A questão está vazia, não referencia autores, deixa uma porta aberta pra duplas interpretações. 

    Mas, quem fala dessa questão é a Martinelli (2000): 

    O uso dos instrumentais técnico-operativos pode ser visto como uma estratégia para a realização de uma ação na prática profissional, como nos revela MARTINELLI (2000), onde o instrumental e a técnica estão relacionados em uma “unidade dialética”, refletindo o uso criativo do instrumental com o uso da habilidade técnica. O instrumental “abrange não só o campo das técnicas como também dos conhecimentos e habilidades” (p. 138).

    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/os-instrumentais-tecnico-operativos-na-pratica-profissional-do-servico-social/36921/#ixzz4kMPIgKL6

  • Achei a referência dessa questão:

    "O conceito de técnica está marcado por uma complexidade e uma amplitude que podem ser verificadas na diversidade de conceituações e classificações a ele atribuído . Aqui, tomamos a técnica associada aos instrumentos: enquanto estes são compreendidos como elementos mediadores e potencializadores do trabalho, a técnica pode ser definida no sentido de ser a “habilidade humana de fabricar, construir e utilizar instrumentos” (Vargas, 1994, p.15). Dessa forma, falaremos do instrumental técnicooperativo como a articulação entre instrumentos e técnicas, pois expressam a conexão entre um elemento constitutivo dos meios de trabalho (os instrumentos de trabalho) e o seu desdobramento - qualitativamente diferenciado - ocorrido ao longo do desenvolvimento das forças produtivas (as técnicas). Portanto, as técnicas se aprimoram a partir da utilização dos instrumentos, diante da necessidade de sua adequação às exigências de transformação dos objetos, visando o atendimento das mais variadas necessidades humanas. A técnica pode ser tomada, então, como uma qualidade atribuída ao instrumento para que ele se torne o mais utilizável possível, em sintonia com a realidade do objeto de trabalho"

     

    TRINDADE, Rosa Lúcia Prédes. Desvendando as determinações sócio-históricas do instrumental técnico-operativo do Serviço Social na articulação entre demandas sociais e projetos profissionais. Revista Temporalis nº04, Ano II, julho a dezembro de 2001. Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Brasília: ABEPSS,Grafline.

     

  • os instrumentos são elementos potencializadores da ação, consistindo no conjunto de recursos ou meios que permitem a operacionalização da ação profissional. A técnica refere-se à habilidade exercida no uso dos instrumentos, atribuindo a estes uma qualidade.