SóProvas


ID
1344583
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O nível de inspeção predial, equivalente à vistoria, que identifica anomalias e falhas aparentes ou identificadas por equipamentos, elaborada por profissionais habilitados, é o de

Alternativas
Comentários
  • As vistorias de vizinhança podem ser classificadas em três níveis, em conformidade com definições estabelecidas pelo profissional, pelo contratante e pela própria finalidade do trabalho. O nível de vistoria está diretamente ligado ao raio de influência considerado e com o grau de detalhamento das observações feitas e registradas nos imóveis vistoriados.O nível 1 é aplicável às vistorias de grandes canteiros quando o número de imóveis existentes na área de influência da obra seja muito elevado. Nesses casos, podem se admitidas apenas as caracterizações externas com indicação de eventuais sinais de fragilidade e risco. O nível 2 deve contemplar uma descrição básica e objetiva do objeto vistoriado, das anomalias e falhas constatadas e uma ilustração fotográfica suficiente para caracterizar: • Tipologia • Padrão Construtivo • Estado de Conservação • Anomalias e falhas existentes . O raio de vistoria pode ser limitado à área de influência do canteiro de obra.O nível 3 deve contemplar todos os elementos relacionados no Nível 2 e também apresentar uma completa caracterização de revestimentos de piso, parede e forro, esquadrias e elementos aderidos que sejam significativos, além de todos os elementos construtivos que possam ser relevantes para uma completa descrição do imóvel. O raio de vistoria está relacionado à influência da obra, levando em consideração a expertise do profissional, sendo considerado inclusive os o fluxo de veículos pesados e número de subsolos da obra a ser executada. 

    http://www.ibape-sp.org.br/util/arquivos/norma_de_vistoria_de_vizinhanca.pdf
  • O número de profissionais envolvidos na Inspeção

    Predial e a complexidade da edificação definem o nível de inspeção a ser realizada, que pode ser classifi cada em:

    Nível 1: para edificações mais simples, normalmente sem a necessidade de equipe multidisciplinar. Por exemplo: casas, galpões, edifícios até 3 pavimentos, lojas etc.

    Nível 2: para edifícios multifamiliares, edifícios comerciais sem sistemas construtivos mais complexos como climatização, automação etc. Normalmente envolve equipe multidisciplinar com engenheiros civis ou arquiteto, mais engenheiros eletricistas.

    Nível 3: para edificações complexas, onde há sistema de manutenção implantado conforme a ABNT NBR 5674. Sempre realizada por equipe multidisciplinar, envolvendo: engenheiro civil ou arquiteto, engenheiro eletricista e engenheiro mecânico.

    Poderia ser o nível 2 ou 3... a questão deveria ser mais específica! Pra mim deveria ser anulada.

  • NÍVEL DE INSPEÇÃO PREDIAL. 

    Nivel 1 - Servirá para identificação das anomalias e falhas aparentes e deverá ser elaborada por profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto)

    Nível 2 - Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxílio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

    Nível 3 - É praticamente a mesma coisa do nível 2, acrescida de auditoria técnica conjunta ou isolada de aspectos técnicos, de uso ou de manutenção predial empregada no empreendimento, além de orientações para a melhoria e ajuste dos procedimentos existentes no plano de manutenção.

    Fonte: Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP 

    Instagram @dicasdearq