O número de profissionais envolvidos na Inspeção
Predial e a complexidade da edificação definem o nível de inspeção a ser realizada, que pode ser classifi cada em:
Nível 1: para edificações mais simples, normalmente sem a necessidade de equipe multidisciplinar. Por exemplo: casas, galpões, edifícios até 3 pavimentos, lojas etc.
Nível 2: para edifícios multifamiliares, edifícios comerciais sem sistemas construtivos mais complexos como climatização, automação etc. Normalmente envolve equipe multidisciplinar com engenheiros civis ou arquiteto, mais engenheiros eletricistas.
Nível 3: para edificações complexas, onde há sistema de manutenção implantado conforme a ABNT NBR 5674. Sempre realizada por equipe multidisciplinar, envolvendo: engenheiro civil ou arquiteto, engenheiro eletricista e engenheiro mecânico.
Poderia ser o nível 2 ou 3... a questão deveria ser mais específica! Pra mim deveria ser anulada.
NÍVEL DE INSPEÇÃO PREDIAL.
Nivel 1 - Servirá para identificação das anomalias e falhas aparentes e deverá ser elaborada por profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto)
Nível 2 - Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxílio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.
Nível 3 - É praticamente a mesma coisa do nível 2, acrescida de auditoria técnica conjunta ou isolada de aspectos técnicos, de uso ou de manutenção predial empregada no empreendimento, além de orientações para a melhoria e ajuste dos procedimentos existentes no plano de manutenção.
Fonte: Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP
Instagram @dicasdearq