SóProvas



Questões de Inspeção e Manutenção Predial


ID
76081
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No âmbito da manutenção predial, o processo pelo qual os edifícios perdem as características originais de desempenho, ou seja, sua qualidades funcionais e estéticas, devido ao uso e à ação dos agentes atmosféricos, é denominado

Alternativas
Comentários
  • s.f. Ato ou efeito de degenerar(-se); degeneração.
  • Manutenbilidade - é a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos.

    Degenerescência - Ato ou efeito de degenerar(-se); degeneração.

    Morfose - ação de aquirir ou atribuir forma. Formação

    Deglabração - ausência de pêlos numa região do corpo animal

    Degressividade - que vai diminuindo sucessivamente.


ID
225358
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A classificação quanto à complexidade da vistoria e à elaboração de seu relatório final, de acordo com a necessidade do número de profissionais envolvidos e a profundidade na constatação dos fatos, observando a necessidade do cliente e os estados de conservação, é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Nivel 1 - Servirá para identificação das anomalias e falhas aparentes e deverá ser elaborada por profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto)

    Nível 2 - Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxílio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

    Nível 3 - É praticamente a mesma coisa do nível 2, acrescida de auditoria técnica conjunta ou isolada de aspectos técnicos, de uso ou de manutenção predial empregada no empreendimento, além de orientações para a melhoria e ajuste dos procedimentos existentes no plano de manutenção.

    Fonte: @dicasdearq


ID
225361
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O conjunto de atividades e recursos que garanta o melhor desempenho da edificação para atender às necessidades dos usuários, com confiabilidade e disponibilidade, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gomide et al. (2006) ,estabelece que a manutenção predial pode ser definida, em linhas gerais, como “o conjunto de atividades e recursos que garanta o melhor desempenho da edificação para atender às necessidades dos usuários, com confiabilidade e disponibilidade, ao menor custo possível”.

    GOMIDE, Tito L. F., PUJADAS, Flávia Z. A., NETO, Jerônimo C. P. F. Técnicas de inspeção e manutenção predial: vistorias técnicas, check-up predial, normas comentadas, manutenção X valorização patrimonial, análise de risco. São Paulo, Editora PINI, 2006.

    LETRA E


ID
229735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A inspeção predial tem contribuído na sistematização de vistorias em edificações e no desenvolvimento de vários conceitos, como anomalias e falhas. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  R: Letra A

    Letra B.

     O Laudo de Inspeção Predial de Manutenção, portanto, é a ferramenta básica e inicial para a implantação do plano de manutenção que visa o
    aprimoramento técnico da edificação. Tratando-se de serviço com finalidade exclusivamente técnica, sem qualquer compromisso com as causas dos
    problemas apurados, o Laudo de Inspeção Predial de Manutenção não se presta para finalidade judicial.

    Letra C.

    As anomalias e falhas das edificações são originárias de fatores endógenos, exógenos, naturais e funcionais.

    Letra D.

    Os fatores exógenos ou externos, provenientes da intervenção de terceiros na edificação, tais como os danos causados por obra vizinha, choques
    de veículos em partes da edificação, vandalismos etc., podem ameaçar seriamente o prédio, sugerindo-se a imediata correção desses danos.

    Os fatores endógenos ou internos são provenientes de irregularidades, de projeto ou de execução, ou dos materiais utilizados, ou ainda, da combina-
    ção dessas etapas.

    Letra E.

    Os fatores naturais provenientes da imprevisível ação da natureza, tais como as excessivas descargas atmosféricas, as enchentes, os tremores de
    terra e outros, podem causar danos que coloquem em risco a edificação, sendo conveniente a realização de vistoria técnica e orçamento, que consignem a extensão dos problemas e respectivos valores reparadores, visando receber o pagamento correto do sinistro pela seguradora do prédio.

  • Qual a norma dessa questão?

  • Questão da FGV aponta exatamente esse item A como incorreto.


ID
229738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos tipos de manutenção, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: Letra A

    . Manutencao Corretiva: acontece APÓS a falha, se algo estraga sera consertado.

    . Manutencao Preventiva: acontece ANTES da falha, é uma relacao de probabilidade, uma manutencao programada para que se evite falhas posteriores.

    .Manutencao Preditiva: como a preventiva, tb acontece ANTES da falha, mas alem de evitar falhas posteriores, deseja melhorar o desempenho.


    A manutenção corretiva é simples e direta: quando uma máquina quebraconserte-a. Este método ( “Se não está quebrada, não conserte” ) de manutenção de maquinaria fabril tem representado uma grande parte das operações de manutenção da planta industrial, desde que a primeira fábrica foi construída e, por cima, parece razoável. Uma planta industrial usando gerência por manutenção corretiva não gasta qualquer dinheiro com manutenção, até que uma máquina ou sistema falhe em operar. É uma técnica de gerência reativa que espera pela falha da máquina ou equipamento, antes que seja tomada qualquer ação de manutenção.  Também é o método mais caro de gerência de manutenção. 


    manutenção Preventiva é programada e ocorre em um horário pré-determinado, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos de produção e das máquinas, reduzindo a quantidade de retrabalhos e garantindo a disponibilidade dos equipamentos, o que evita as interrupções na produção. Permite a identificação precoce de problemas e aumenta significativamente o ciclo de vida dos equipamentos, além disso, reduz as necessidades de despesas de capital e permite um melhor planejamento dos orçamentos. Pode-se dizer que os dados coletados por este método tornam-se a base de construção para manutenção preditiva.

    Manutenção Preditiva tem seus benefícios especialmente em um cenário desfavorável às empresas em termos econômicos, porque esse tipo de manutenção pode ser menos trabalhoso do que a manutenção preventiva. Os programas de manutenção preditiva são baseados no estado real do equipamento e da determinação de quando a manutenção deve ser realizada para minimizar os custos.
    A implantação de novas técnicas e equipamentos como ultra-som, câmeras termográficas e testes de análise de vibração fazem a manutenção preditiva ser uma alternativa viável em determinadas circunstâncias. No entanto, para a maioria dos equipamentos onde seja necessário contar com métricas complexas, o ideal é aplicar osmétodos preventivos de manutenção.

    Em programas preventivos ou corretivos, a decisão final sobre os programas de reparo ou de recondicionamento se baseia na intuição e experiência pessoal do gerente de manutenção. A adição de um programa de gerência preditiva abrangente pode fornecer dados sobre a condição mecânica real de cada máquina e o rendimento operacional de cada sistema de processo. Estes dados habilitarão o gerente de manutenção a programar atividades de manutenção muito mais efetivamente em termos de custo. 

  • a) A manutenção de edificações envolve vários aspectos, incluindo os ambientais. (INCLUI ASPECTOS FUNCIONAIS, AMBIENTAIS, DE CONSTRUÇÃO E INFLUÊNCIAS VIZINHAS)

    b) A manutenção PREVENTIVA é aquela que atua antecipadamente para evitar a reparação.

    c) A reparação está relacionada com as atividades corretivas realizadas ANTES do edifício ou alguns de seus elementos atingirem níveis inferiores ao nível de qualidade mínima aceitável.

    d) A manutenção corretiva é também denominada engenharia de manutenção ou manutenção proativa. (NADA A VER).

    e) A manutenção ROTINEIRA é relacionada às atividades de conservação da edificação, tais como limpeza, entre outras.


ID
229741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a influência da gestão da manutenção predial na determinação do valor do imóvel, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    "...A gestão de manutenção predial tem, portanto, importância significativa no valor total do imóvel e, também, nas condições de uso, influenciando na segurança, conforto e demais condições de habitabilidade do imóvel, devendo ser considerada nas análises econômicas de carteira imobiliária..."

    Fonte: http://revista.construcaomercado.com.br/negocios-incorporacao-construcao/89/imprime120529.asp




     

  • a) A variação do valor imobiliário intrínseco é inversamente DIRETAMENTE proporcional à qualidade da edificação e à gestão da manutenção predial.

    b) O acompanhamento da variação do valor da edificação ao longo de sua vida útil, em função do resultado do sistema de manutenção, é de fácil DIFÍCIL apuração.

    c) Nas análises econômicas de carteira imobiliária, recomenda-se considerar a gestão da manutenção predial.

    d) A avaliação imobiliária é a determinação do valor total do imóvel com base exclusivamente no seu valor extrínseco E NO SEU VALOR INTRÍNSECO, ditado pelo mercado.

    e) A boa gestão da manutenção predial não considera o investimento necessário para se obter os benefícios decorrentes da operação do imóvel.
    A adequabilidade na gestão da manutenção predial redunda no equilíbrio entre o grau de investimento da manutenção predial e sua confiabilidade, inclusive do bom desempenho do valor intrínseco, com conseqüente valorização.

ID
229744
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando a influência da manutenção no desempenho da edificação, bem como os vários conceitos inerentes a essa questão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  R: Letra B

    . Letra A :  segundo Lei de Sitter ( tb conhecida como Lei dos 5) , adiar a manutencao significar aumentar os custos em razao de progessao geometrica em 5 anos

    . Letra C:  O uso da matriz GUT contribui para tomada de decisao, de classificacao e priorizacao das necessidades. Sao parametros tomados para estabelecer prioridades na eliminacao de problemas. Por isso 'e perfeitamente viavel e recomendada para atingir boa qualidade na manutencao.

    . Letra D :  a Vida util total = vida util de projeto + vida util residual + sobrevida

    Vida util de Projeto = é o período em que o componente ou elemento de instalação atende aos critérios da norma. Ou seja 'e o tempo pre-estabelecido na etapa de projeto, exigido pelas normas.

    Vida util Residual = é aquele tempo após a vida útil de projeto, em que há decréscimo do desempenho e para retomar os níveis de exigência adequados há necessidade de manutenção e reformas mais dispendiosas.

    Sobrevida = na qual passa a existir a possibilidade de que os níveis de segurança comecem a ser perigosamente afetados.

    A norma de desempenho esclarece que vida útil é o período de tempo durante o qual o produto pode ser utilizado sobre condições satisfatórias de segurança, saúde e higiene.

    . Letra E Prazo de garantia =  é o período de tempo em que é elevada a probabilidade de que eventuais defeitos embutidos no produto em estado de novo venham a se manifestar.


     


ID
778258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre estudos, avaliações, relatórios e documentação em geral relacionados a construções, julgue os itens seguintes.

Croquis ilustrativos podem ser anexados em laudos de perícia técnica para auxiliar na descrição do objeto periciado, bem como dos problemas observados no transcorrer dos trabalhos periciais.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA

    segundo a norma 13752:

    4.3.3.3 A qualidade do trabalho pericial deve estar assegurada quanto à:
    a) inclusão de um número ampliado de fotografias, garantindo maior detalhamento por bem periciado;
    b) descrição detalhada dos bens nos seus aspectos físicos, dimensões, áreas, utilidades, materiais construtivos, etc.;
    c) apresentação de plantas individualizadas dos bens, que podem ser obtidas sob forma de croqui;
    d) indicação e perfeita caracterização de eventuais danos e/ou eventos encontrados, com planta de articulação das fotos perfeitamente numeradas;
    e) análise dos danos e/ou  eventos encontrados, apontando as prováveis causas e conseqüências;
    f) juntada de orçamento detalhado e comprovante de ensaios laboratoriais, quando se fizerem necessários.

    5.2.6 Plantas do prédio
    Sempre que possível, devem ser obtidas plantas ou elabo-rados croqui do terreno, do prédio e das instalações, inclu-sive de detalhes, de acordo com a natureza e objetivo da perícia.
  • Não só podem, como devem!


ID
1344583
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O nível de inspeção predial, equivalente à vistoria, que identifica anomalias e falhas aparentes ou identificadas por equipamentos, elaborada por profissionais habilitados, é o de

Alternativas
Comentários
  • As vistorias de vizinhança podem ser classificadas em três níveis, em conformidade com definições estabelecidas pelo profissional, pelo contratante e pela própria finalidade do trabalho. O nível de vistoria está diretamente ligado ao raio de influência considerado e com o grau de detalhamento das observações feitas e registradas nos imóveis vistoriados.O nível 1 é aplicável às vistorias de grandes canteiros quando o número de imóveis existentes na área de influência da obra seja muito elevado. Nesses casos, podem se admitidas apenas as caracterizações externas com indicação de eventuais sinais de fragilidade e risco. O nível 2 deve contemplar uma descrição básica e objetiva do objeto vistoriado, das anomalias e falhas constatadas e uma ilustração fotográfica suficiente para caracterizar: • Tipologia • Padrão Construtivo • Estado de Conservação • Anomalias e falhas existentes . O raio de vistoria pode ser limitado à área de influência do canteiro de obra.O nível 3 deve contemplar todos os elementos relacionados no Nível 2 e também apresentar uma completa caracterização de revestimentos de piso, parede e forro, esquadrias e elementos aderidos que sejam significativos, além de todos os elementos construtivos que possam ser relevantes para uma completa descrição do imóvel. O raio de vistoria está relacionado à influência da obra, levando em consideração a expertise do profissional, sendo considerado inclusive os o fluxo de veículos pesados e número de subsolos da obra a ser executada. 

    http://www.ibape-sp.org.br/util/arquivos/norma_de_vistoria_de_vizinhanca.pdf
  • O número de profissionais envolvidos na Inspeção

    Predial e a complexidade da edificação definem o nível de inspeção a ser realizada, que pode ser classifi cada em:

    Nível 1: para edificações mais simples, normalmente sem a necessidade de equipe multidisciplinar. Por exemplo: casas, galpões, edifícios até 3 pavimentos, lojas etc.

    Nível 2: para edifícios multifamiliares, edifícios comerciais sem sistemas construtivos mais complexos como climatização, automação etc. Normalmente envolve equipe multidisciplinar com engenheiros civis ou arquiteto, mais engenheiros eletricistas.

    Nível 3: para edificações complexas, onde há sistema de manutenção implantado conforme a ABNT NBR 5674. Sempre realizada por equipe multidisciplinar, envolvendo: engenheiro civil ou arquiteto, engenheiro eletricista e engenheiro mecânico.

    Poderia ser o nível 2 ou 3... a questão deveria ser mais específica! Pra mim deveria ser anulada.

  • NÍVEL DE INSPEÇÃO PREDIAL. 

    Nivel 1 - Servirá para identificação das anomalias e falhas aparentes e deverá ser elaborada por profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto)

    Nível 2 - Vistoria para a identificação de anomalias e falhas aparentes eventualmente identificadas com o auxílio de equipamentos e/ou aparelhos, bem como análises de documentos técnicos específicos, consoante à complexidade dos sistemas construtivos existentes. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

    Nível 3 - É praticamente a mesma coisa do nível 2, acrescida de auditoria técnica conjunta ou isolada de aspectos técnicos, de uso ou de manutenção predial empregada no empreendimento, além de orientações para a melhoria e ajuste dos procedimentos existentes no plano de manutenção.

    Fonte: Norma de Inspeção Predial do IBAPE/SP 

    Instagram @dicasdearq


ID
1344586
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O laudo de Inspeção Predial representa o “retrato” da edificação, consoante seu estado de conservação geral, na data da vistoria.
Com relação a este tipo de laudo, analise as afirmativas a seguir.

I. O laudo possui três itens principais: a classificação das anomalias e falhas quanto ao risco, ás orientações técnicas e à classificação do estado de manutenção e uso da edificação.

II. A constatação de anomalias e falhas para uma inspeção predial deverá ser feita e registrada coletivamente, a fim de facilitar sua classificação quanto ao grau de risco e seu cadastramento no laudo, o que evita as prioridades.

III. As orientações técnicas, com base na classificação quanto ao grau de risco, devem ser distribuídas do menos crítico ao mais crítico, a fim de instruir o plano de manutenção ou reparos e a organização dos dados e seus registros.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - errado O Laudo de Inspeção Predial possui três itens principais, conforme já mencionado: a classificação das anomalias quanto ao grau de risco, as orientações técnicas e a classificação do estado de manutenção e uso da edificação.

    II - errado A constatação de anomalias e falhas para uma inspeção predial deverá ser feita e registrada individualmente. Por exemplo: foto de fachada mostrando um vidro quebrado e um pilar com armadura exposta. Essas duas anomalias são distintas e não possuem interligação. As causas que motivaram a exposição da armadura do pilar são completamente diferentes daquelas que provocaram a quebra do vidro da esquadria.
  • GABARITO : C

  • Questão deveria ser anulada, o correto é do mais crítico ao menos crítico.


ID
1401661
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O grau de risco de uma inspeção predial é um critério que consiste na:

Alternativas
Comentários
  • O grau de risco de uma inspeção predial é baseado no critério de classificação das anomalias e falhas.

    Pode ser:

    Mínimo (baixo ou nenhum comprometimento de valor)

    Regular (perda pontual de desempenho e pequena desvalorização)

    Crítico (perda excessiva de desempenho e desvalorização acentuada)

    Instagram @dicasdearq


ID
1504924
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Inspeção predial consta, além da inspeção física, da análise de documentos relativos às edificações. Estes documentos devem ser solicitados pelo profissional responsável pela inspeção quando do início dos trabalhos.
Assinale a opção que indica o documento que se enquadra tipicamente como um documento técnico.

Alternativas
Comentários
  • As Letras "A", "B" e "D" apresentam documentos de valor legal.

    A letra "E" apresenta um documento desnecessário, dado que o ensaio hidrostático tem data gravada no próprio extintor, atestando sua validade.

    A letra "C" apresenta um documento técnico, gabarito da questão.

  • A documentação que deverá ser analisada na inspeção predial se divide em três: documentos administrativos, os técnicos e os de manutenção e operação.

    Exemplos de administrativos:

    • Regimento Interno do Condomínio;
    • Auto de Conclusão;
    • IPTU
    • Certificado de Manutenção - Ficha de cadastro de Manutenção (FICAM)
    • Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)
    • Alvará de funcionamento;

    Exemplos de técnicos:

    • Projeto executivo;
    • Projeto de estruturas;
    • Projeto de Instalações Prediais:
    • Instalações Hidráulico-sanitárias, e de água pluviais;
    • Instalações de gás;

    Exemplos de manutenção e operação:

    • Manual de Uso, Operação e Manutenção da edificação, 
    • Selos dos Extintores
    • Relatório de Inspeção Anual de Elevadores;...

    A lista é grande, mas da pra ter uma noção onde encaixar as categorias...


ID
1504930
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A inspeção predial avalia todas as partes de uma construção de modo a identificar o estado geral da edificação e se seus sistemas construtivos.
A respeito da inspeção predial, analise as afirmativas a seguir.

I. As deficiências em uma edificação restringem-se aos aspectos construtivos e funcionais.
II. O grau de risco encontrado em uma edificação pode ser classificado em mínimo, regular e crítico.
III. A multidisciplinaridade dos profissionais envolvidos em uma inspeção predial independe da complexidade da edificação.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • 4.4. GRAU DE RISCO Critério de classificação das anomalias e falhas existente na edificação, e constatadas em uma inspeção predial, considerado o risco oferecido aos usuários, ao meio ambiente e ao patrimônio, dentro dos limites da inspeção predial. As anomalias e falhas são classificadas nos seguintes graus de risco:

    4.4.1 CRÍTICO: Risco de provocar danos contra a saúde e segurança das pessoas e do meio ambiente; perda excessiva de desempenho e funcionalidade causando possíveis paralisações; aumento excessivo de custo de manutenção e recuperação; comprometimento sensível de vida útil.

    4.4.2 MÉDIO: Risco de provocar a perda parcial de desempenho e funcionalidade da edificação sem prejuízo à operação direta de sistemas, e deterioração precoce.

    4.4.3 MÍNIMO: Risco de causar pequenos prejuízos à estética ou atividade programável e planejada, sem incidência ou sem a probabilidade de ocorrência dos riscos críticos e regulares, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor imobiliário.

  • 6. CLASSIFICAÇÃO DAS INSPEÇÕES PREDIAIS 6.1. QUANTO AO NÍVEL DA INSPEÇÃO A Inspeção Predial é classificada quanto a sua complexidade e elaboração de laudo, consideradas as características técnicas da edificação, manutenção e operação existentes e necessidade de formação de equipe multidisciplinar para execução dos trabalhos. Os níveis de inspeção predial podem ser classificados em nível 1, nível 2 e nível 3.

    6.1.1 NÍVEL 1 Inspeção Predial realizada em edificações com baixa complexidade técnica, de manutenção e de operação de seus elementos e sistemas construtivos. Normalmente empregada em edificações com planos de manutenção muito simples ou inexistentes. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma especialidade.

    6.1.2 NÍVEL 2 Inspeção Predial realizada em edificações com média complexidade técnica, de manutenção e de operação de seus elementos e sistemas construtivos, de padrões construtivos médios e com sistemas convencionais. Normalmente empregada em edificações com vários pavimentos, com ou sem plano de manutenção, mas com empresas terceirizadas contratadas para execução de atividades específicas como: manutenção de bombas, portões, reservatórios de água, dentre outros. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados em uma ou mais especialidades.

    6.1.3 NÍVEL 3 Inspeção Predial realizada em edificações com alta complexidade técnica, de manutenção e operação de seus elementos e sistemas construtivos, de padrões construtivos superiores e com sistemas mais sofisticados. Normalmente empregada em edificações com vários pavimentos ou com sistemas construtivos com automação. Nesse nível de inspeção predial, obrigatoriamente, é executado na edificação um Manutenção com base na ABNT NBR 5674. Possui, ainda, profissional habilitado responsável técnico, plano de manutenção com atividades planejadas e procedimentos detalhados, softwear de gerenciamento, e outras ferramentas de gestão do sistema de manutenção existente. A Inspeção Predial nesse nível é elaborada por profissionais habilitados e de mais de uma especialidade. Nesse nível de inspeção, o trabalho poderá ser intitulado como de Auditoria Técnica.


ID
1669054
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O programa de manutenção para o edifício do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, inaugurado em 2008, deve atender aos requisitos para o sistema de gestão de manutenção da edificação estabelecidos pela NBR 5674, válida a partir de agosto de 2012. Segundo a Norma, por ser a edificação existente anterior à vigência desta, deve

Alternativas
Comentários
  • 1. Escopo

    Esta Norma estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações.A gestão do sistema de manutenção inclui meios para:

    a)preservar as características originais da edificação;

    b)prevenir a perda de desempenho decorrente da degradação dos seus sistemas,

     

    Edificações existentes antes da vigência desta Norma devem se adequar ou criar os seus programas de manutenção atendendo ao apresentado nesta Norma.

     

    Os anexos desta Norma apresentam exemplos de modelos não restritivos ou exaustivos aserem adaptados em função das características específicas da edificação.


ID
1695277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação à gestão de manutenção predial e de ativos patrimoniais, julgue o item seguinte. 

São exemplos de manutenção preventiva a medição de temperatura em quadros elétricos, a medição de vibração em mancais de motores elétricos e o levantamento de curvas de desempenho de bombas; verificada alguma anormalidade, realiza-se a manutenção corretiva.


Alternativas
Comentários
  • Definição de manutenção preventiva: "é toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos". Acredito que a resposta correta seria CERTO.

  • Dá pra confundir fácil manutenção preventiva e PREDITIVA. No caso refere-se à manutenção preditiva:

     

    "MANUTENÇÃO PREDITIVA


    Manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se de um processo que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições para que esse tempo de vida seja bem aproveitado. Assim, atua-se com base na modificação de parâmetro de condição ou desempenho do equipamento, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A manutenção preditiva pode ser comparada a uma inspeção sistemática para o acompanhamento das condições dos equipamentos.
    Quando é necessária a intervenção da manutenção no equipamento, a empresa estará realizando uma manutenção corretiva planejada. Os objetivos da manutenção preditiva são:

     

    Determinar, antecipadamente, a necessidade de serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento;

    Eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção;

    Aumentar o tempo de disponibilidade dos equipamentos;

    Reduzir o trabalho de emergência não planejado;

    Impedir o aumento dos danos;

    Aproveitar a vida útil total dos componentes e de um equipamento;

    Aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção;

    Determinar previamente as interrupções de fabricação para cuidar dos equipamentos que precisam de manutenção.

     

    Por meio desses objetivos, pode-se deduzir que eles estão direcionados a uma finalidade maior e importante: redução de custos de manutenção e aumento da produtividade. Para ser executada, a manutenção preditiva exige a utilização de aparelhos adequados, capazes de registrar vários fenômenos vibrações das máquinas; pressão; temperatura; desempenho; e aceleração."

     

    http://www.sesmt.com.br/Blog/Artigo/sesmt-diferenca-entre-manutencaoo-preventiva-corretiva-preditiva-detectiva

  • Têm razão, Rachel. Obrigado pela correção.


ID
1695280
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação à gestão de manutenção predial e de ativos patrimoniais, julgue o item seguinte. 

Segundo a NBR 5674/1999, as previsões orçamentárias de manutenção devem ser elaboradas considerando o estado da edificação verificado no relatório de inspeção, os custos decorrentes da não realização dos serviços de manutenção no prazo previsto e os recursos disponíveis. 


Alternativas
Comentários
  • GAB: CERTO

     

    NBR 5674:1999 - pág 5

    "9.4 As previsões orçamentárias devem ser elaboradas considerando:

    a) as condições da edificação demonstradas no relatório de inspeção e nas solicitações dos usuários;

    b) os custos decorrentes da não realização dos serviços de manutenção no prazo previsto;

    c) os recursos disponíveis."

  • NBR 5674/2012 - a norma foi atualizada

    5.2 Previsão orçamentária anual

    O sistema de manutenção deve possuir mecanismos capazes de prever os recursos financeiros necessários para a realização dos serviços de manutenção em período futuro definido.

    As previsões orçamentárias devem incluir uma reserva de recursos destinada à realização de serviços de manutenção corretiva.

    As previsões orçamentárias devem ser flexíveis, de modo a assimilar uma margem de erro em estimativas físicas, de custos.

    As previsões orçamentárias devem expressar claramente a relação custo x benefício dos serviços de manutenção, devendo constar em ata as deliberações sobre a realização ou não destas intervenções.

  • NBR 5674/2012 - a norma foi atualizada

    5.2 Previsão orçamentária anual

    O sistema de manutenção deve possuir mecanismos capazes de prever os recursos financeiros necessários para a realização dos serviços de manutenção em período futuro definido.

    As previsões orçamentárias devem incluir uma reserva de recursos destinada à realização de serviços de manutenção corretiva.

    As previsões orçamentárias devem ser flexíveis, de modo a assimilar uma margem de erro em estimativas físicas, de custos.

    As previsões orçamentárias devem expressar claramente a relação custo x benefício dos serviços de manutenção, devendo constar em ata as deliberações sobre a realização ou não destas intervenções.


ID
1695283
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação à gestão de manutenção predial e de ativos patrimoniais, julgue o item seguinte. 

A manutenção de edificações inclui os serviços realizados para prevenir ou corrigir a perda de desempenho decorrente da deterioração de seus componentes, ou de atualizações nas necessidades de seus usuários, mas não inclui serviços realizados para alterar a destinação original da edificação.


Alternativas

ID
1695577
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos últimos anos, foram editadas pela ABNT algumas normas técnicas que apresentam diretrizes para a elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação, além de outras normas que estabelecem níveis de desempenho e que destacam a importância do correto uso e da manutenção do imóvel. Com base nas disposições presentes nas normas técnicas que tratam de manutenção predial, julgue o item que se segue.

O não atendimento dos programas definidos no manual de uso, operação e manutenção pode reduzir tanto o tempo de vida útil quanto o prazo de garantia contratual da edificação. 

Alternativas
Comentários
  • Questão que derruba os mais distraídos!!! Eu, por exemplo!!!!

    Não se "reduz" o prazo de garantia; perde-se a garantia!!!!!

  • Explicando alguns conceitos pra responder a questão: (NBR 15575)

    Vida útil (VU): Período de tempo durante o qual o edifício ou seus sistemas mantém o desempenho esperado, considerando a periodicidade e a correta manutenção.

    Vida útil de projeto (VUP): Período estimado de tempo, em que um sistema é projetado para atender aos requisitos de desempenho, quando cumprido o programa de manutenção previsto no manual de operação, uso e manutenção

    Prazo de garantia legal: período de tempo previsto em lei que o consumidor dispõe para reclamar dos vícios (defeitos) verificados na compra de produtos duráveis.

    Prazo de garantia certificada: período de tempo, acima do prazo de garantia legal, oferecido voluntariamente pelo fornecedor na forma de certificado ou termo de garantia ou contrato, para que o consumidor possa reclamar dos vícios (defeitos) de seu produto

    Dito isto, o não atendimento dos programas pode reduzir tempo de vida útil, mas o prazo de garantia de garantia contratual, tem que ser cumprido, afinal é um contrato e seu não atendimento implica em questões legais

  • Errei a questão sabendo a resposta


ID
1695583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos últimos anos, foram editadas pela ABNT algumas normas técnicas que apresentam diretrizes para a elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação, além de outras normas que estabelecem níveis de desempenho e que destacam a importância do correto uso e da manutenção do imóvel. Com base nas disposições presentes nas normas técnicas que tratam de manutenção predial, julgue o item que se segue.

A manutenção preventiva e a corretiva são programadas com antecedência a fim de se permitir a continuidade do uso de sistemas, elementos ou componentes das edificações.

Alternativas
Comentários
  • Somente a preventiva.

  • - Manutenção Preventiva: manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

    - Manutenção Corretiva: manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.


    - Manutenção controlada ou Manutenção preditiva: manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva. A manutenção preditiva é um aperfeiçoamento da preventiva, através de equipamentos, softwares e instrumentos, que permitem prever quando uma falha poderá ocorrer.

  • A CORRETIVA NÃO É PLANEJADA COM ANTECEDÊNCIA.


ID
1695586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nos últimos anos, foram editadas pela ABNT algumas normas técnicas que apresentam diretrizes para a elaboração dos manuais e do sistema de gestão de manutenção da edificação, além de outras normas que estabelecem níveis de desempenho e que destacam a importância do correto uso e da manutenção do imóvel. Com base nas disposições presentes nas normas técnicas que tratam de manutenção predial, julgue o item que se segue.

Com relação à manutenção preditiva, as técnicas comuns mais utilizadas são a análise de vibração, o ultrassom e a inspeção visual.

Alternativas
Comentários
  • Um programa abrangente de manutenção preditiva utiliza uma combinação de técnicas não-destrutivas (monitoramento de vibração, monitoramento de parâmetro de processo, termografia, tribologia e inspeção visual) que permite identificar problemas em máquinas e sistemas antes que se tornem sérios, já que a maioria dos problemas podem ser minimizados se forem detectados e reparados com antecedência.

ID
1696837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um engenheiro responsável pela gestão de manutenção predial de um edifício sede de órgão federal constatou que as operações de manutenção no edifício eram feitas, via de regra, por demanda, isto é, as falhas e os defeitos eram corrigidos quando surgiam, pois não havia um plano de manutenção periódica. Os cuidados com o gerador eram uma exceção, visto que um contrato celebrado entre o órgão público e uma empresa especializada garantia o monitoramento sistemático do equipamento. Esse contrato previa também a medição de parâmetros de interesse para análises e diagnósticos, com a finalidade de planejar as intervenções necessárias de forma a possibilitar a operação contínua do gerador pelo maior tempo possível.
Tendo como referência essa situação hipotética e aspectos correlatos, julgue o item subsequente, relativo à manutenção predial.

As intervenções por demanda, executadas no edifício em questão, caracterizam-se por práticas de manutenção preditiva.

Alternativas
Comentários
  • As intervenções por demanda caracterizam como práticas de manutenção corretiva.
  • Manutenção Detectiva: consiste em métodos que garantem a segurança e a produtividade de equipamentos e instalações. Esse tipo de manutenção atua visando à viabilidade desses equipamentos em longo prazo, contribuindo para sua boa operação.

    Manutenção corretiva: Trata-se de um conjunto de procedimentos que visam corrigir, restaurar e recuperar a capacidade de produção de uma instalação ou equipamento que tenham sofrido alteração em seu funcionamento. A manutenção corretiva é uma técnica de gerência reativa que aguarda pela falha para, assim, determinar a ação de manutenção a ser realizada.

    Manutenção preventiva: Já as manutenções preventivas estimulam a possibilidade de falhas e programam reparos ou recondicionamentos das máquinas. Dessa forma, tais ferramentas reduzem a probabilidade de avarias ou degradação de serviços prestados. A manutenção preventiva é uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data possível do surgimento de uma falha.

    Manutenção preditiva:A manutenção preditiva é uma metodologia, isto é, trata-se de uma filosofia corporativa, conhecida como uma técnica de manutenção com base no estado do equipamento. A preditiva faz o acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O principal objetivo da preditiva é a verificação pontual dos equipamentos a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas.

    Fonte: https://www.manutencaopreditiva.com/manutencao/manutencao-preventiva-x-preditiva


ID
1696840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um engenheiro responsável pela gestão de manutenção predial de um edifício sede de órgão federal constatou que as operações de manutenção no edifício eram feitas, via de regra, por demanda, isto é, as falhas e os defeitos eram corrigidos quando surgiam, pois não havia um plano de manutenção periódica. Os cuidados com o gerador eram uma exceção, visto que um contrato celebrado entre o órgão público e uma empresa especializada garantia o monitoramento sistemático do equipamento. Esse contrato previa também a medição de parâmetros de interesse para análises e diagnósticos, com a finalidade de planejar as intervenções necessárias de forma a possibilitar a operação contínua do gerador pelo maior tempo possível.
Tendo como referência essa situação hipotética e aspectos correlatos, julgue o item subsequente, relativo à manutenção predial.

A manutenção do gerador é feita segundo ações ligadas ao tipo de manutenção chamada preditiva.

Alternativas
Comentários
  • Manutenção preditiva: Conjunto de programas especiais (Análise e Medição de Vibrações, Termografia, Análise de Óleo, etc.) orientados para o monitoramento de máquinas e equipamentos em serviço. Sua finalidade é predizer falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras ou estragos maiores.

    Os principais objetivos da manutenção preditiva são:

    Reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação;
    Eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;
    Impedir propagação dos danos;
    Maximizar a vida útil total dos componentes de um equipamento.

  • NBR 5462/1994:

    2.8.9 Manutenção controlada/Manutenção preditiva

    Manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.


ID
1696843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um engenheiro responsável pela gestão de manutenção predial de um edifício sede de órgão federal constatou que as operações de manutenção no edifício eram feitas, via de regra, por demanda, isto é, as falhas e os defeitos eram corrigidos quando surgiam, pois não havia um plano de manutenção periódica. Os cuidados com o gerador eram uma exceção, visto que um contrato celebrado entre o órgão público e uma empresa especializada garantia o monitoramento sistemático do equipamento. Esse contrato previa também a medição de parâmetros de interesse para análises e diagnósticos, com a finalidade de planejar as intervenções necessárias de forma a possibilitar a operação contínua do gerador pelo maior tempo possível.
Tendo como referência essa situação hipotética e aspectos correlatos, julgue o item subsequente, relativo à manutenção predial.

Por seu caráter pontual, as intervenções de manutenção feitas apenas quando há avaria ou falha de equipamentos do edifício resultam em economia de recursos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • - Manutenção predial (*Não abrange reformas)

    > Conjunto de atividades ... ao longo da vida total do edifício p/ conservar OU recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes (e elementos construtivos) p/ atender às necessidades e segurança dos seus usuários

    > Etapas: plano de manutenção > vistoria > diagnóstico > laudo técnico

    > Tipos (3): rotineira, preventiva e corretiva

    >> Vantagens da preventiva sobre a corretiva: economia e previsibilidade de custos e a programação de pagamentos

    *Embora a questão aborde a preditiva

    > Sob responsabilidade legal do proprietário ou síndico do edifício

    >> Mas delegável p/ terceiros

    Fonte: Arial 12


ID
1696846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um engenheiro responsável pela gestão de manutenção predial de um edifício sede de órgão federal constatou que as operações de manutenção no edifício eram feitas, via de regra, por demanda, isto é, as falhas e os defeitos eram corrigidos quando surgiam, pois não havia um plano de manutenção periódica. Os cuidados com o gerador eram uma exceção, visto que um contrato celebrado entre o órgão público e uma empresa especializada garantia o monitoramento sistemático do equipamento. Esse contrato previa também a medição de parâmetros de interesse para análises e diagnósticos, com a finalidade de planejar as intervenções necessárias de forma a possibilitar a operação contínua do gerador pelo maior tempo possível.
Tendo como referência essa situação hipotética e aspectos correlatos, julgue o item subsequente, relativo à manutenção predial.

Manutenção predial pode ser entendida como um conjunto de atividades a serem realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar e(ou) recuperar a capacidade funcional do edifício.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5674

    4.2 A manutenção de edificações inclui todos os serviços realizados para previnir ou corrigir a perda de desempenho decorrente da deteriorização dos seus componentes, ou de atualizações nas necessidades dos seus usuários.

    Manutenção predial pode ser entendida como um conjunto de atividades a serem realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar e(ou) recuperar a capacidade funcional do edifício.

    À quem possa ter entendido esse trecho (em azul) como reforma, o item 4.2 faz entender em corrigir a perda de desempenho que a assertiva está correta.


ID
1696849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere à engenharia de manutenção, julgue o próximo item.

O diagrama de Ishikawa, ferramenta de qualidade utilizada na engenharia, é um histograma que indica a frequência com que eventos de falha ocorreram em determinado período de tempo.

Alternativas
Comentários
  • O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe, é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial.

    RESPOSTA: ERRADO

  • Ishikawa = Histograma ==> AH, fala sério !

  • O diagrama de PARETO (curva ABC), ferramenta de qualidade utilizada na engenharia, é um histograma que indica a frequência com que eventos de falha ocorreram em determinado período de tempo


ID
1696852
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere à engenharia de manutenção, julgue o próximo item.

O indicador de performance “distribuição da atividade de manutenção pelo tipo” informa a percentagem de ocorrência dos principais tipos de manutenção, que são atualmente a manutenção demonstrativa, a manutenção preventiva e a manutenção preditiva.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de manutenção predial: corretiva, preditiva e preventiva.
  • Comletando a informação da Alessandra Lemos: Há tb a Manutenção Rotineira (NBR 5674)


ID
1696855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere à engenharia de manutenção, julgue o próximo item.

A nomeação de uma comissão de técnicos para realizar o inventário de falhas recorrentes, visando solucionar problemas crônicos em uma edificação, é uma medida que se alinha aos fins da engenharia de manutenção.

Alternativas

ID
1696858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Concluída a construção de um edifício público, a empresa encarregada entregou ao fiscal de obras, preposto da administração pública, um manual de uso, operação e manutenção da edificação. O fiscal constatou que o manual indicava a frequência com que a fachada deveria ser manutenida e informava que a vida útil do revestimento em argamassa dessa fachada seria diminuída se a manutenção não fosse feita na frequência indicada. Além disso, verificou que o manual não definia a vida útil (VU) real do piso cerâmico utilizado nas áreas internas, mas somente sua vida útil projetada (VUP), que era de cinco anos.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

A atribuição de responsabilidades aos usuários da edificação quanto ao controle da frequência da manutenção da fachada está de acordo com as normas referentes à gestão da manutenção predial e do desempenho de edificações.

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR 15575-1_2013
    Edificações Habitacionais — Desempenho
    Parte 1: Requisitos gerais

    5 Incumbências dos intervenientes

    5.5 Usuário
    Ao usuário ou seu preposto cabe realizar a manutenção, de acordo com o que estabelece a ABNT NBR 5674 e o
    manual de operação, uso e manutenção, ou documento similar (ver 3.18).

  • Gab. Certo

    Ao usuário ou seu preposto cabe realizar a manutenção, de acordo com o que estabelece a ABNT NBR 5674 e o manual de operação, uso e manutenção, ou documento similar.

    Ao construtor ou incorporador cabe elaborar o manual de operação uso e manutenção, ou documento similar (...)

  • NBR 15575

    Manual de operação, uso e manutenção

    Documento que reúne todas às informações necessárias p/orientar as atividades de operação, uso e manutenção da edificação.

    Manutenção

    Conjunto de atividades a serem realizada ao longo da vida total da edificação p/conservar ou recuperar a sua capacidade funcional.

    Vida útil de Projeto

    Período ESTIMADO de tempo para o qual um sistema é projetado a fim de ATENDER aos requisitos de desempenho.

    Vida útil

    Período de tempo que edifício ou sistema prestam às atividades p/quais foram projetadas e construídos.

    Não pode ser confundida com prazo de garantia legal e certificada.


ID
1696864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Concluída a construção de um edifício público, a empresa encarregada entregou ao fiscal de obras, preposto da administração pública, um manual de uso, operação e manutenção da edificação. O fiscal constatou que o manual indicava a frequência com que a fachada deveria ser manutenida e informava que a vida útil do revestimento em argamassa dessa fachada seria diminuída se a manutenção não fosse feita na frequência indicada. Além disso, verificou que o manual não definia a vida útil (VU) real do piso cerâmico utilizado nas áreas internas, mas somente sua vida útil projetada (VUP), que era de cinco anos.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item seguinte.

A VUP estabelecida no manual para o piso interno está adequada ao padrão mínimo previsto em norma

Alternativas
Comentários
  • Sistema___________VUP mínima (anos)

    Estrutura, maior ou igual a 50
    Vedação vertical externa, maior ou igual a 40

    Cobertura, maior ou igual a 20

    Vedação vertical interna, maior ou igual a 20
    Hidrossanitário, maior ou igual a 20

    Pisos internos, maior ou igual a 13

    Vida Útil de Projeto (VUP): Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado a fim de atender aos requisitos de desempenho  estabelecidos nesta norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e supondo o cumprimento da periodicidade e correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo Manual de Uso, Operação e Manutenção (a VUP não deve ser confundida com tempo de vida útil, durabilidade, prazo de garantia legal e certificada).
    Nota: A VUP é uma estimativa teórica de tempo que compõe o tempo de vida útil. O tempo de VU pode ou não ser confirmado em função da eficiência e registro das manutenções, de alterações no entorno da obra, fatores climáticos, etc.

  • gab. E

    vida útil do piso é entre 13 e 20 anos

    Vida Útil de Projeto mínima e superior (VUP):

    1º CASO) Pisos internos: 13 a 20 

    2º CASO) mnemônico: quando tiver na idade entre 20 e 30 (no meu caso) CO/HI (corre) que está ficando VElho (vedação vertical INTERNA - só vc sabe que está ficando velho)

    CObertura: 20 a 30 

    HIdrossanitário: 20 a 30 

    VEdação vertical interna: 20 a 30 

    3º CASO) VEdação VEertical externa: 40 a 60 (o "VE" aparece 2x, ou seja, velho em dobro: o tempo será contado o dobro do interno...a idade está batendo e ficando aparente, EXTERNO.

    4º CASO) Estrutura : 50 a 75 

    1. VUP

    • Pisos Internos > 13 anos

    • Cobertura > 20 anos

    • Hidrossanitário >20 anos

    • Vedação Vertical Interna > 20 anos

    • Vedação Vertical externa > 40 anos

    • Estrutura > 50 anos

ID
1697788
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em consonância com a Norma de Inspeção Predial 2007, do IBAPE-SP, a classificação quanto ao grau de risco de uma anomalia ou falha deve ser sempre fundamentada, considerando os limites e os níveis da inspeção predial realizada.

O impacto parcialmente recuperável relativo ao risco quanto à perda parcial de funcionalidade e desempenho, recomendando programação e intervenção a curto prazo, é classificado como risco

Alternativas
Comentários
  • 13.1. CRITICO Impacto irrecuperável, relativo ao risco contra a saúde, segurança do usuário e do meio ambiente bem como perda excessiva de desempenho, recomendando intervenção imediata.

    13.2. REGULAR Impacto parcialmente recuperável relativo ao risco quanto à perda parcial de funcionalidade e desempenho, recomendando programação e intervenção a curto prazo.

    13.3. MINIMO Impacto recuperável relativo a pequenos prejuízos, sem incidência ou a probabilidade de ocorrência dos riscos acima expostos recomendando programação e intervenção a médio prazo. 


ID
1697794
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O sistema de proteção dos edifícios contra a incidência de raios não impede a ocorrência das descargas elétricas, mas reduz significativamente os riscos decorrentes das descargas. As principais anomalia deste sistema podem estar relacionadas a problemas relacionados à questão de uso, operação e manutenção, a serem observados nas rotinas e vistorias periódicas. Inclui-se neste caso:

Alternativas

ID
1729423
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Nas condições exigíveis ao projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) de estruturas, as edificações com altura superior a 10 metros deverão possuir no subsistema de captação, um condutor periférico em forma de anel, contornando toda a cobertura e afastado da borda, no máximo, em metros,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Obs: SPDA é o que conhecemos como pára-raios.

    -----

    NBR 5419/2001 - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas


    5.1.1.3 Construção

    5.1.1.3.1 Para um SPDA isolado, a distância entre o subsistema captor e instalações metálicas do volume a proteger deve ser maior que 2 m.

    5.1.1.3.2 Para um SPDA não isolado do volume a proteger, o subsistema captor pode ser instalado diretamente sobre o teto ou a uma pequena distância, desde que a corrente de descarga não possa causar qualquer dano, o que pode ocorrer se o material for inflamável.

    5.1.1.3.3 No topo das estruturas, em especial naquelas com altura superior a 10 m, recomenda-se instalar um captor em forma de anel, disposto ao longo de todo perímetro. Este captor não deve estar situado a mais de 0,5 m da borda do perímetro superior da edificação. Esta recomendação é suplementar e não exclui a necessidade de outros captores, quando determinada pelo projeto.

  • Completando a informação da colega Renata, o SPDA pode ser composto por dois tipos de sistemas:

    • Para raio de franklin (edificações altas)
    • Gaiola de Faraday (edificações horizontais com pouca altitude)

ID
1730527
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em consonância com a Norma de Inspeção Predial 2007, do IBAPE-SP, a classificação quanto ao grau de risco de uma anomalia ou falha deve ser sempre fundamentada, considerando os limites e os níveis da inspeção predial realizada.
O impacto parcialmente recuperável relativo ao risco quanto à perda parcial de funcionalidade e desempenho, recomendando programação e intervenção a curto prazo, é classificado como risco: 

Alternativas
Comentários
  • Regular

  • CRITICO - PODE PROVOCAR DANOS CONTRA A SAUDE E SEGURANÇA DAS PESSOAS E MEIO AMBIENTE

    REGULAR - PROVOCA PERDE DE FUNCIONALIDADE

    MINIMO - CAUSA PEQUENOS PREJUIZOS A ESTETICA


ID
1789978
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção que indica uma propriedade da manutenção predial.

Alternativas
Comentários
  • a) correta

    b) Alterar características do projeto para definir sua conformação final. - reforma

    c) Dispensar a análise de custos devido ao seu caráter emergencial. - dispensar análise de custo é forçar a amizade, em.

    d) Coibir aspectos de modernização a fim de preservar as características construtivas. - WHATTT

    e) Alertar sobre modificações sem jamais propor estudos de intervenção. - necessário estudo pra intervir

  • - Manutenção predial                                                      *Não abrange reformas

    > Conjunto de atividades ... ao longo da vida total do edifício p/ conservar OU recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes (e elementos construtivos) p/ atender às necessidades e segurança dos seus usuários

    > Etapas: plano de manutenção > vistoria > diagnóstico > laudo técnico

    > Tipos (3): rotineira, preventiva e corretiva

    >> Vantagens da preventiva: previsibilidade de custos e a programação de pagamentos

    > Sob responsabilidade legal do proprietário ou síndico do edifício         >> Mas delegável p/ terceiros

    Fonte: Arial 12


ID
1927027
Banca
CAIP-IMES
Órgão
Câmara Municipal de São Caetano do Sul - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As tarefas rotineiras de manutenção predial exigem que o funcionário tome alguns cuidados antes da execução, tais como:

1 - Certificar-se de que não há passagem de tubulações de água, gás eletricidade e outras no local de perfurações nas paredes.
2 - Observar a existência de tomadas e interruptores ao lavar paredes revestidas com azulejos.
3 - Ao encostar armários na parede deixar um espaço entre a parede e o móvel para que possa haver ventilação, evitando bolor e fungos causados pela umidade.
4 - Ao instalar armários em paredes, confirmar se as fixações foram devidamente apertadas, evitando, assim, acidentes futuros.

São afirmações corretas:

Alternativas
Comentários
  • não se deixa espaço entre móveis e parede

  • Deixa-se sim. guarda roupa principalmente.

    https://www.hometeka.com.br/aprenda/armarios-embutidos-instalacao-cuidados-vantagens-e-inspiracoes/


ID
1941445
Banca
Marinha
Órgão
CEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Qual a definição de Vida Útil de uma edificação, segundo a NBR-15575 ? 

Alternativas

ID
2262385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a conceitos básicos sobre manutenção predial, julgue o item a seguir.

A manutenção predial visa prolongar a vida útil da edificação, mas não tem como finalidade a execução de serviços de reformas que podem ocorrer devido a necessidades funcionais ou em decorrência de acidentes no edifício.

Alternativas
Comentários
  • - Manutenção predial: recupera-se a capacidade funcional de sistemas e elementos construtivos

    > Conjunto de atividades ... ao longo da vida total do edifício p/ conservar OU recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes p/ atender às necessidades e segurança dos seus usuários

    > Etapas: plano de manutenção > vistoria > diagnóstico > laudo técnico

    > Tipos (3): rotineira, preventiva e corretiva       >> Vantagens da preventiva sobre a corretiva: previsibilidade de custos e a programação de pagamentos

    > Sob responsabilidade legal do proprietário ou síndico do edifício         >> Mas delegável p/ 3

    *Não abrange reformas

    Fonte: vozes que me atordoam


ID
2262388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a conceitos básicos sobre manutenção predial, julgue o item a seguir.

Manutenção preventiva é uma atividade programada baseada em critérios técnico-administrativos que é executada antes da ocorrência de falha de elementos ou componentes da edificação.

Alternativas

ID
2262391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a conceitos básicos sobre manutenção predial, julgue o item a seguir.

Manutenção preditiva é uma atividade de manutenção realizada após a ocorrência de falha, geralmente em caráter emergencial, em que os elementos ou componentes da edificação atingem níveis de desempenho abaixo do esperado.

Alternativas
Comentários
  • O relato condiz com a manutenção CORRETIVA.

  • Gab.: Errado

    Manutenção Preditiva: Refere-se à predição, ao ato de predizer, de dizer por antecipação, com antecedência; em que há previsão; prevista.

    Manutenção Corretiva: é uma atividade de manutenção realizada após a ocorrência de falha, geralmente em caráter emergencial, em que os elementos ou componentes da edificação atingem níveis de desempenho abaixo do esperado.

  • A QUESTÃO SE REFERE A MANUTENÇÃO CORRETIVA. CORRIGIR O QUE JÁ FALHOU


ID
2262394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a conceitos básicos sobre manutenção predial, julgue o item a seguir.

O caderno de encargos de serviços e obras de engenharia apresenta o planejamento das datas de inspeções periódicas que deverá ser utilizado para a elaboração do programa ou plano de manutenção de edificações.

Alternativas
Comentários
  • CADERNO DE ENCARGOS tem como objetivo a uniformização dos procedimentos para a execução de obras e serviços de engenharia.

  • Acredito que seja o Manual de Uso, Operação e Manutenção que apresenta o planejamento das datas de inspeções periódicas que deverá ser utilizado para a elaboração do programa ou plano de manutenção de edificações.

  • Podemos sintetizar dizendo que as funções de um caderno de encargo são:
     Padronizar projetos de forma a garantir uma identidade nas obras da empresa, melhorando a repetitividade;
     Disciplinar a atuação das empresas contratadas, que pautarão sua ação pelos termos estipulados no caderno;
     Praticidade operacional, porque evita que o órgão contratante tenha que explicar tudo nos mínimos detalhes a cada contratação - basta remeter ao caderno;
     Economia maciça de papel, pois a remissão ao caderno poupa espaço (e tempo).
    Alguns exemplos de caderno de encargos a que o leitor pode recorrer:
     Prefeitura da Unicamp
     Banco do Brasil
     DNIT
     Pini 

  • - Caderno de encargos: há definição detalhada do objeto da licitação e contrato; requisitos, condições e diretrizes técnicas e administração p/ a execução

    > Há detalhamento do método executivo de cada serviço do contratado p/ o acompanhamento e conferência da fiscalização

    > Define o relacionamento entre as partes, estabelecendo direitos e obrigações nas diversas fases da construção

    > Coletânea de orientações, de forma a uniformizar as condutas dos projetistas, construtores e fiscais de obra

    > Hierarquia da estrutura temática:

    >> Generalidades > Especificação de materiais e equipamentos > Procedimentos


ID
2268259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes, julgue o item a seguir, acerca de manutenção predial.

A adoção de inspeções formalizadas e relatórios detalhados depende do tamanho, da finalidade e da complexidade da instalação.

Alternativas

ID
2268262
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes, julgue o item a seguir, acerca de manutenção predial.

Qualquer modificação na instalação ocorrida durante a atividade de manutenção deve ser inspecionada, para a verificação de sua efetividade, e devidamente registrada.

Alternativas

ID
2268265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes, julgue o item a seguir, acerca de manutenção predial.

As diretrizes para situações de emergência em um edifício incluem a elaboração de um manual contendo os procedimentos que visem à segurança pessoal dos usuários em casos de falhas em instalações e equipamentos julgados críticos, como elevadores e tubulação de gás.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14037

    6.4 Instruções sobre procedimentos para situações de emergência
    O Manual deve conter instruções sobre procedimentos a serem adotados em casos típicos de emergências, como incêndios e vazamentos de gás, e em falhas de instalações e equipamentos julgados críticos ao funcionamento da edificação, como elevadores, instalações de ar condicionado, instalações hidráulicas e sanitárias, instalações elétricas, etc.

     

    GAB C


ID
2268268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes, julgue o item a seguir, acerca de manutenção predial.

O proprietário ou o síndico de um edifício, responsável legal pela gestão da manutenção da edificação, não pode delegar essa gestão a terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    O síndico pode, de fato, delegar essa gestão. No entanto, isto não o exime de sua responsabilidade legal.

    -

    “(...) Responsabilidade civil. Condomínio edilício. Síndico. Adequação do sistema de pára-raios. Contratação de pessoa física inabilitada para a obra. Posterior necessidade de reexecução. Responsabilidade tanto do prestador de serviços quanto do ex-administrador, dado o vício na contratação. Imperfeição dos serviços devidamente caracterizada. (....)” – TJSP – Apelação n. 990.10.357071-5


ID
2268271
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes, julgue o item a seguir, acerca de manutenção predial.

Em relação à manutenção corretiva, a manutenção preventiva apresenta como vantagens a previsibilidade de custos e a programação de pagamentos.

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR  5674:2012

    4.1.3 Na organização da gestão do sistema de manutenção deve ser prevista infraestruturamaterial, técnica, financeira e de recursos humanos, capaz de atender aos diferentes tipos de manutenção necessários, a saber:

    a)manutenção rotineira: caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns;

     

    b)manutenção corretiva: caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos oucomponentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/oupatrimoniais aos seus usuários ou proprietários; e

     

    c) manutenção preventiva: caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência,priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dossistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação.


ID
2268274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com as normas vigentes, julgue o item a seguir, acerca de manutenção predial.

Os procedimentos de manutenção predial devem ser elaborados e executados pelo administrador predial após a entrega do edifício.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5674

    8 Incumbências ou encargos

    8.3 O construtor ou incorporador deve entregar ao proprietário do imóvel o manual de uso,operação e manutenção da edificação que atende à ABNT NBR 14037.

  • Segundo a NBR 5674 5.1 a responsabilidade de manutenção é do proprietário/ condôminos. Mas confessor que achei uma questão bem confusa de entendimento ... 

  • Gabarito: ERRADO

    Os procedimentos de manutenção predial devem ser elaborados pelo construtor ou incorporador e devem ser executados pelo administrador predial após a entrega do edifício.


ID
2268277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à manutenção em instalações elétricas prediais.

O estado de isolação dos condutores e de seus elementos de conexão, fixação e suporte deve ser inspecionado com objetivo de detectar sinais de aquecimento excessivo, rachaduras e ressecamentos.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5410

    8.3.1 Condutores

    Deve ser inspecionado o estado da isolação dos condutores e de seus elementos de conexão, fixação e suporte, com vista a detectar sinais de aquecimento excessivo, rachaduras e ressecamentos, verificando-se também se a fixação, identificação e limpeza se encontram em boas condições.

  • Lembrando sempre que isolação ≠ isolamento


ID
2268319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos equipamentos de apoio à manutenção predial, julgue o item subsecutivo.

É permitido o uso de aparas de madeira, desde que em boas condições, na confecção e no reparo de andaimes.

Alternativas
Comentários
  • NR-18 
    Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção

    18.15.5.1. É proibida a utilização de aparas de madeira na confecção de andaimes. 


ID
2268322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos equipamentos de apoio à manutenção predial, julgue o item subsecutivo.

Em equipamentos de corte a quente, as mangueiras devem possuir mecanismos contra o retrocesso das chamas no comprimento médio da mangueira.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR18:

    18.11.6. As mangueiras devem possuir mecanismos contra o retrocesso das chamas na saída do cilindro e chegada do maçarico.


ID
2268325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos equipamentos de apoio à manutenção predial, julgue o item subsecutivo.

As inspeções de máquinas e equipamentos devem ser registradas em documento específico, no qual constem as datas e falhas observadas, as medidas corretivas adotadas e a indicação de pessoa, técnico ou empresa habilitada que as realizou.

Alternativas

ID
2328646
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São exemplos de manutenção preventiva em edificações:

Alternativas
Comentários
  • Segundo NBR 5674:2012

    4.1.3  Na  organização  da  gestão  do  sistema  de  manutenção  deve  ser prevista infraestrutura material, técnica, financeira e de recursos humanos, capaz de atender aos diferentes tipos de manutenção necessários, a saber: 
    a)  manutenção  rotineira,  caracterizada  por  um  fluxo  constante  de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e 
    lavagem de áreas comuns; 
    b) manutenção corretiva, caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos  ou  componentes  das  edificações,  ou  evitar  graves  riscos  ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários; e 
    c) manutenção preventiva, caracterizada por serviços cuja realização seja programada  com  antecedência,  priorizando  as  solicitações  dos  usuários, estimativas  da  durabilidade  esperada  dos  sistemas,  elementos  ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação. 

  • a) Reparo emergencial em bomba de recalque de água fria; aplicação de produtos químicos para desinsetização e desratização anual; lubrificação programada de dobradiças e maçanetas das portas corta-fogo.

     

    b) Lubrificação programada de dobradiças e maçanetas das portas corta-fogo; aplicação de produtos químicos para desinsetização e desratização anual; recarga periódica de extintores

     

    c) Lavagem diária de áreas comuns; recarga periódica de extintores; reparo emergencial em bomba de recalque de água fria. 

     

    d) Aplicação de produtos químicos para desinsetização e desratização anual; lavagem diária de áreas comuns; lubrificação programada de dobradiças e maçanetas das portas corta-fogo.

     

    e) Recarga periódica de extintores; lavagem diária de áreas comuns; lubrificação programada de dobradiças e maçanetas das portas corta-fogo.


ID
2328661
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à NBR-15575:2013, Edificações habitacionais − Desempenho, a capacidade da edificação ou de seus sistemas de desempenhar suas funções, ao longo do tempo e sob condições de uso e manutenção especificadas, corresponde ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    NBR-15575:2013

     

    a) GABARITO

    3.13 durabilidade - capacidade da edificação ou de seus sistemas de desempenhar suas funções, ao longo do tempo e sob condições de uso e manutenção especificadas.

     

     b) INCORRETA

    3.42 vida útil (VU) - período de tempo em que um edifício e/ou seus sistemas se prestam às atividades para as quais foram projetados e construídos considerando a periodicidade e correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo Manual de Uso

     

     c) INCORRETA

    3.35 prazo de garantia certificada -  período de tempo, acima do prazo de garantia legal, oferecido voluntariamente pelo fornecedor (incorporador, construtor ou fabricante) na forma de certificado ou termo de garantia ou contrato, para que o consumidor possa reclamar dos vícios (defeitos) verificados na compra de seu produto. Este prazo pode ser diferenciado para cada um dos componentes do produto a critério do fornecedor.

     

     d) INCORRETA

    resistência.(Não encontrei a definição na norma, mas tem a ver com "propriedade de um corpo que reage contra a ação de outro corpo."

     

     e) INCORRETA

    3.29 manutenibilidade - grau de facilidade de um sistema, elemento ou componente de ser mantido ou recolocado no estado no qual
    possa executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sobre condições determinadas, procedimentos e meios prescritos

  • Gab. A

    Sempre quando faço questões sobre definições, destaco as palavras-chave.

    Durabilidade: Desempenho, a capacidade da edificação ou de seus sistemas de desempenhar suas funções, AO LONGO DO TEMPO e sob condições de uso e manutenção especificadas.

  • palavras chave:

    durabilidade - ao longo do tempo

    vida útil - mantém o desempenho

    vida útil projeto - período de tempo estimado

    Durabilidade: Capacidade do edifício ou de seus sistemas de desempenhar suas funções ao longo do tempo e sob condições de uso e manutenção, até um estado limite de utilização Está diretamente associada ao custo global do bem imóvel. A durabilidade de um produto se extingue quando ele deixa de cumprir as suas funções

    Vida útil (VU): Período de tempo durante o qual o edifício ou seus sistemas mantém o desempenho esperado, considerando a periodicidade e a correta manutenção.

    Vida útil de projeto (VUP): Período estimado de tempo, em que um sistema é projetado para atender aos requisitos de desempenho, quando cumprido o programa de manutenção previsto no manual de operação, uso e manutenção


ID
2350825
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O gás liquefeito de petróleo (GLP) tem requisitos mínimos para sua armazenagem em recipientes estacionários dentro de centrais de gás predial. Esses abrigos devem conter aberturas com área mínima de:

Alternativas
Comentários
  • NBR 15526

    Abrigo de medição e regulagem

    Acesso: área livre de passagem superior a 1,26 m²

    Vãos de acesso devem ter dimensões mínimas de 0,60 m largura e 1,20 m de altura;

    Área para ventilação deve ser no mínimo 1/10 da área da planta baixa de compartimento;


ID
2371018
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Ao arquiteto foi solicitada a elaboração do Laudo de Inspeção Predial de uma edificação, que tem como finalidade precípua servir de instrumento de gestão para a adequada manutenção predial.
O arquiteto deverá elaborar o Laudo na seguinte etapa sequencial da inspeção predial:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

  • ETAPAS DE INSPEÇÃO PREDIAL


    Anamnese - Histórico de Antecedentes e Levantamento de Dados
    Diagnóstico - Exame Visual e Ensaios Expeditos / Especiais
    Prognóstico – Tratamento e Ações de Intervenção

     

    Como o prognóstico é a ultima etapa da inspeção predial, o laudo será emetido após sua conclusão.

     

    http://ibape-nacional.com.br/biblioteca/wp-content/uploads/2015/11/Painel_InspecaoPredialInspecaoManutencao_Marcelo.pdf

     

  • Lembrando que falha é diferente de anomalia, e a questão fala em anomalia.

    A anomalia trata-se de vício construtivo e a falha trata-se de vício da manutenção.

  • 1º ANAMNESE - COLETA DE DADOS E HISTORICO

    2º DIAGNÓSTICO - VISTORIAS

    3º PROGNÓSTICO - LAUDOS E AÇÕES DE INTERVENÇÃO

    PARA COMPLEMENTAR.


ID
2371021
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Numa inspeção predial, o arquiteto observou no sistema de esquadrias anomalias associadas a problemas originários de fases distintas.
Uma das anomalias foi:

Alternativas
Comentários
  •  a) perda de mobilidade em função do desgaste das escovas e gaxetas;

    Significa que houve falha na manutenção, ou ausência de manutenção, deixou-se desgastar ou não fez a troca ao vencer o tempo de vida útil dessas peças. Logo há uma única fase: manutenção.

     

     b) deficiência de estanqueidade, decorrente da insuficiência de furação para a drenagem da água acumulada nos marcos; 

    A falta de furação, que deveria estar no projeto, não foi feita e isso gerou acúmulo de água levando a problemas de estanqueidade em outros pontos onde se começou a acumular água. Logo um problema no projeto gerou uma patologia de manutenção, agora será necessário fazer calafetação dessas áreas que não precisariam ser estanques, caso houvesse drenagem adequada. Fase do problema: projeto, patologia gerou problemas de manutenção, fases distintas!

     

     c) folga na fixação dos vidros, devido à deteriorização dos componentes de fixação;

    Problema de manutenção, a deterioração gerou folga na fixação, logo, dois problemas originários na mesma fase.

     

     d) escurecimento causado pelo ataque de substâncias ácidas na limpeza inadequada; 

    Fase de manutenção, limpeza inadequada e escurecimento da esquadria.

     

     e) deficiência na abertura e fechamento por descuido na lubrificação periódica das folhas móveis.

    Problema gerado por falta de manutenção, levou à deficiência da abertura, também fase de manutenção.

     

     

    De modo geral, as grandes fases são, Projeto, Execução e Manutenção, a patologia se manifestará a partir de uma falha em alguma dessas fases.

  • Lembre-se:

    Anomalias: vício de construção

    Falhas: vício por manutenção inadequada

    Ambas devem ser classificadas quanto a criticidade.

    Instagram @dicasdearq


ID
2373637
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A inspeção predial é atividade que possui norma e método próprios. Classifica as deficiências constatadas na edificação com visão sistêmica, aponta o grau de risco observado para cada uma delas e gera lista de prioridades técnicas com orientações ou recomendações para sua correção. (Disponível em:<http://www.ibape-sp.org.br/arquivos/CARTILHA>. Acesso em: 24 jan.2017).

São consideradas anomalias: vício, defeito, avaria, decrepitude, deterioração e mutilação. Por defeito entende-se a anomalia que:

Alternativas
Comentários
  • Vício: atinge a incolumidade econômica do consumidor, pode ser oriundo de falhas no projeto, execução ou informações inadequadas sobre manutenção, quando os vícios são ocultos denomina-se vícios redibitórios, que são aqueles que ensejariam o abatimento do preço ou inviabilizariam a compra caso fosse do conhecimento do adquirente.


    Defeito: causa danos a saúde ou ameaça a segurança do consumidor, há nele a responsabilidade pelo fato do produto ou serviço, que são os acidentes de consumo.


    Avaria: dano causado a qualquer bem, por defeito ou outra causa externa a ele.


    Decrepitude (tempo), deterioração (manutenção inadequada) e mutilação (retirada de componentes): tipos de depreciação de um bem.


    Gab: B



ID
2475961
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para melhorar a segurança das edificações, a NBR-6493 estabelece um padrão de cores com que devem ser pintadas as tubulações aparentes, com o objetivo de facilitar a identificação das redes prediais. Sobre o tema, numere a coluna da direita com base nas cores apresentadas na coluna da esquerda.


1. Azul.

2. Amarela.

3. Vermelha.

4. Verde.

5. Laranja.

6. Cinza escuro.


( ) Ar comprimido.

( ) Eletrodutos.

( ) Ácidos.

( ) Incêndio.

( ) Gás.

( ) Água fria.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Resposta B


    4.1 São adotadas as seguintes cores básicas na pintura das

    tubulações, aplicadas em toda a sua extensão, ou na seção

    média das faixas, quando divididas conforme o estabelecido

    em 4.2.2:

    a) alaranjado-segurança:

    - produtos químicos não gasosos;

    b) amarelo-segurança:

    - gases não liquefeitos;

    c) azul-segurança:

    - ar comprimido;

    d) branco:

    - vapor;

    e) cinza-claro:

    - vácuo;

    f) cinza-escuro:

    - eletroduto;

    g) cor-de-alumínio:

    - gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de

    baixa viscosidade (por exemplo: óleo Diesel,

    gasolina, querosene, óleo lubrificante, solventes);

    h) marrom-canalização:

    - materiais fragmentados (minérios), petróleo bruto;

    i) preto:

    - inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (por

    exemplo: óleo combustível, asfalto, alcatrão, piche);

    j) verde-emblema:

    - água, exceto a destinada a combater incêndio;

    l) vermelho-segurança:

    - água e outras substâncias destinadas a combater

    incêndio

  • 1 – 6 – 5 – 3 – 2 – 4.

  • A cor do ar comprimido é azul, sempre me lembro dos tubulões a ar comprimido e não esqueço.

  • 1 – 6 – 5 – 3 – 2 – 4.

    GABARITO B

  • comprimido, viagra, azulzinho...gravei


ID
2606296
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção que indica o item que o Inspetor Predial deve apresentar na etapa de campo para a elaboração do laudo.

Alternativas
Comentários
  • https://www.condominioemordem.com.br/laudo-vistoria-pericia-inspecao/

  • Vistoria: Processo de constatação, no local, do estado aparente de desempenho da edificação, por ocasião da data da vistoria. Durante a vistoria deve-se registrar a existência de falhas, anomalias ou manifestações patológicas que afetam o comportamento em uso (ou seja, o desempenho) da edificação e seus sistemas, elementos e componentes construtivos;

    Parecer técnico: Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade;

    Pericia: Igual à vistoria, acrescida de uma investigação em que são determinadas as causas e origens. Também pode ser utilizada extrajudicial ou judicial em ações de produção antecipada de provas.

    Laudo: Documento técnico elaborado por profissional habilitado no qual são relatadas constatações, análises e conclusões de perícias, exames, vistorias e avaliações.

  • VISTORIAConstatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.

    RELATÓRIO TÉCNICO - É realizado um levantamento completo da edificação, com inclusão de imagens e descritivos das condições do imóvel, pode ser realizado com formato antes/depois para identificar os trabalhos realizados.

    PARECER TÉCNICO - Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade

    PERÍCIA - Atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou asserção de direitos

    LAUDO - Peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentadamente, o valor de coisas ou direitos

    INSPEÇÃO PREDIAL - É a análise isolada ou combinada das condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação.


ID
2666203
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As edificações necessitam de manutenção constante. Conforme a especificidade do programa a ser atendido na elaboração do projeto, o arquiteto deve considerar vários aspectos para as instalações especiais, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • b

    Determinar a frequência de manutenção dos elevadores.

  • Questão lógica. Basta saber que o arquiteto dimensiona espaços, não sendo da competência dele influir sobre a manutenção de sistemas eletromecânicos como elevador. A Aninha já mostrou qual o item correto.

  • Creio que a determinação da frequência de manutenção é de responsabilidade do fabricante/fornecedor do produto ou equipamento.


ID
2762476
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere os itens abaixo.


I. Relação entre custo e tempo estimados e efetivamente realizados.

II. Preservação do valor da edificação ao longo de sua vida útil.

III. Meios que assegurem condições necessárias à realização segura dos serviços de manutenção.

IV. Sequência racional e duração das atividades.


Segundo a Norma Brasileira para Manutenção de Edificações, são indicadores gerenciais da eficiência recomendados para o sistema de gestão da manutenção predial, o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • NBR 5674 Manutenção de edificações

    15 Gestão da qualidade do sistema de manutenção

    Um sistema de manutenção deve possuir uma estrutura interna de gestão da qualidade, tendo por atribuição:

    a) elaborar ou compilar normas e procedimentos para o sistema de manutenção, incluindo documentação técnica para a execução dos serviços de manutenção;

    b) supervisionar a qualidade das atividades desenvolvidas no sistema de manutenção, incluindo as etapas de documentação e registro, coleta de informações, previsão orçamentária, planejamento, projeto e programação, orçamentação, contratação de serviços de terceiros e controle da execução;

    c) avaliar continuamente a eficiência do sistema de manutenção, considerando aspectos como:

    - tempo médio de resposta às solicitações dos usuários e intervenções de emergência;

    - relação entre custo e tempo estimados e efetivamente realizados;

    - taxa de sucesso das intervenções, medida pela incidência de retrabalho necessário;

    - satisfação dos usuários da edificação, medida por meio de pesquisas de opinião;

    - desempenho econômico do sistema;

    d) acompanhar a variação do valor da edificação ao longo de sua vida útil, em função do resultado do sistema de manutenção.



    Não tá nada mole essas questões viu...


ID
2781241
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das atividades relacionadas à manutenção predial, julgue o seguinte item.


Manutenção é o conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes, para atender às necessidades e à segurança dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • A NBR 5674 define:

    Manutenção é o conjunto de atividades que devem ser realizadas ao longo da vida total da edificação para conservar ou recuperar a sua capacidade funcional e de seus sistemas constituintes para atender às necessidades e segurança dos seus usuários. "


ID
2781244
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das atividades relacionadas à manutenção predial, julgue o seguinte item.


As etapas da manutenção predial devem ser realizadas conforme a seguinte sequência: diagnóstico, vistoria, laudo técnico e plano de manutenção.

Alternativas
Comentários
  • plano de manutenção, vistoria, diagnóstico, laudo técnico;

  • Etapas: Anamnese, Diagnóstico e Prognóstico

  • NBR 13.752/1992 - Perícias de engenharia na construção civil:

    5 Condições específicas

    5.1 Atividades básicas

    Correspondem às seguintes etapas:

    a) vistoria e/ou exame do objeto da perícia;

    b) diagnóstico dos itens objeto da perícia;

    c) coleta de informações;

    d) escolha e justificativa dos métodos e critérios periciais;

    e) análise das ocorrências e elementos periciais;

    f) soluções e propostas, quando possível e/ou necessário;

    g) considerações finais e conclusões.

  • NBR 16.747 - Inspeção predial ― Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento:

    5.2 Etapas da metodologia da inspeção predial

    O processo de inspeção predial envolve as seguintes etapas:

    a) levantamento de dados e documentação;

    b) análise dos dados e documentação solicitados e disponibilizados;

    c) anamnese para a identificação de características construtivas da edificação, como idade, histórico de manutenção, intervenções, reformas e alterações de uso ocorridas;

    d) vistoria da edificação de forma sistêmica, considerando a complexidade das instalações existentes;

    e) classificação das irregularidades constatadas;

    f) recomendação das ações necessárias para restaurar ou preservar o desempenho dos sistemas, subsistemas e elementos construtivos da edificação afetados por falhas de uso operação ou manutenção, anomalias ou manifestações patológicas constatadas e/ou não conformidade com a documentação analisada (considerando, para tanto, o entendimento dos mecanismos de deterioração atuantes e as possíveis causas das falhas, anomalias e manifestações patológicas);

    g) organização das prioridades, em patamares de urgência, tendo em conta as recomendações apresentadas pelo inspetor predial;

    h) avaliação da manutenção, conforme a ABNT NBR 5674

    i) avaliação do uso;

    j) redação e emissão do laudo técnico de inspeção.

    O desenvolvimento das etapas deve ser planejado conforme o tipo da edificação, consideradas suas características construtivas, idade da construção, instalações e equipamentos e qualidade da documentação entregue ao profissional habilitado.


ID
2781247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das atividades relacionadas à manutenção predial, julgue o seguinte item.


O principal objetivo da inspeção predial em edificações de interesse sociocultural é determinar se a edificação deve ou não ser demolida para evitar riscos à vizinhança, aos usuários e à população em geral.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado

    Inspeção Predial trata-se de verificar qual é a real situação de uma construção e apontar as falhas e perigos a que todos estão sujeitos


ID
2781250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca das atividades relacionadas à manutenção predial, julgue o seguinte item.


A manutenção corretiva, atividade que visa à reparação, é caracterizada por serviços, planejados ou não, cuja finalidade é corrigir falhas detectadas em uma edificação e evitar o agravamento do dano e riscos aos usuários.

Alternativas
Comentários
  • - Manutenção Corretiva: manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida


    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
2815975
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A organização e administração do sistema de manutenção predial deve levar em consideração as características do universo de edificações objeto de atenção, tais como:


I. Tipo e uso das edificações.

II Tamanho e complexidade funcional das edificações.

III Número e dispersão geográfica das edificações.

IV Relações espaciais de vizinhança e implicações no entorno.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • NBR 5674


    6 Sistema de manutenção

    6.1 A organização do sistema de manutenção deve levar

    em consideração as características do universo de

    edificações objeto de atenção, tais como:

    a) tipo de uso das edificações;

    b) tamanho e complexidade funcional das edificações;

    c) número e dispersão geográfica das edificações;

    d) relações especiais de vizinhança e implicações

    no entorno.

  • I, II, III e IV. (certas)


ID
2820457
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na etapa de análises e finalização do laudo técnico referente a uma inspeção predial, o perito elabora:

Alternativas
Comentários
  • lista de orientações técnicas de acordo com cada deficiência;

  • Os itens mínimos que devem constar no Laudo são:

    1. Identificação do solicitante;

    2. Classificação do objeto da inspeção;

    3. Localização;

    4. Datas das vistorias e equipe;

    5. Descrição técnica do objeto:Tipologia e Padrão Construtivo

    Utilização e Ocupação

    Idade da Edificação

    6. Nível utilizado de inspeção (nível 1, 2 ou 3);

    7. Documentação analisada;

    8. Critério e Metodologia da Inspeção;

    9. Das informações:

    Lista de verificação dos elementos construtivos e equipamentos vistoriados com a descrição e

    localização das respectivas anomalias e falhas.

    Classificação e análise das anomalias e falhas quanto ao grau de risco (crítico, regular ou mínimo).

    10. Lista de prioridade;

    11. Classificação da qualidade de manutenção (atende, não atende ou atende parcialmente);

    11. Lista de recomendações técnicas;

    12. Lista de recomendações gerais e sustentabilidade;

    13. Relatório Fotográfico (pode ser anexo ao Laudo ou, ainda, junto de cada problema constatado e

    descrito no item 9);

    14. Recomendação do prazo para nova Inspeção Predial;

    15. Data do Laudo;

    16.Assinatura do(s) profissional(ais) responsável(eis), acompanhado do nº. do Crea e nº do Ibape;

    17. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), emitida pelo CREA.

    (Ibape SP, 2012)

  • ETAPAS DE INSPEÇÃO PREDIAL

    Anamnese - Histórico de Antecedentes e Levantamento de Dados

    Diagnóstico - Exame Visual e Ensaios Expeditos / Especiais /VISTORIAS

    Prognóstico – Tratamento e Ações de Intervenção / LAUDOS E AÇÕES DE INTERVENÇÃO

    A

    vistoria do imóvel ou edificação; Diagnóstico

    B

    lista de orientações técnicas de acordo com cada deficiência; Prognóstico

    C

    entrevista com gestor ou síndico do edifício; Anamnese

    D

    levantamento das anomalias e falhas existentes na edificação; Anamnese

    E

    entrega de questionário aos usuários da edificação. Anamnese

    A ÚNICA OPÇÃO QUE DESCREVE UMA AÇÃO/ TRATAMENT/ ORIENTAÇÃO É A ETAPA DE PROGNÓSTICO, PORTANTO LETRA B


ID
3079849
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que concerne à manutenção predial, quanto ao tipo da intervenção realizada, a

Alternativas
Comentários
  •  NBR 16636-1:2017

  •  NBR 16636-1:2017

    3.22 conservação conjunto de atividades realizadas ao longo da vida útil projetada da edificação e espaços construídos ou seus sistemas, para assegurar a continuidade dos parâmetros de desempenho, em conformidade com os requisitos do usuário

    3.109 restauro / restauração recuperação da unidade primitiva do edifício, monumento ou sítio, e suas artes integradas, por meio de atividades técnicas que consistem em recuperar, em partes ou integralmente, os elementos e componentes de um edifício, monumento, conjunto arquitetônico ou paisagístico, por meio da diversas formas de intervenção física, de caráter técnico e científico, que visem à sua preservação

  • A manutenção é definida pela Norma Brasileira ABNT NBR 5674/1999, que regulamenta Manutenção de edificações – Procedimento como “conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários". Para responder à questão proposta, faz-se necessário a análise dos itens a seguir:

    A. Item errado. Conservação é atividade de rotina, relacionada à serviços operação e limpeza dos edifícios. Não inclui atividades de correção, apenas prevenção.

    B. Item certo. Reparação é atividade de prevenção ou correção que deve ser realizada antes que o edifício atinja o nível de qualidade mínima aceitável.

    C. Item errado. Restauração é atividade corretiva.

    D. Item errado. Modernização é atividade preventiva e corretiva.

    E. Item errado. Inspeção predial é atividade preventiva, já que é um procedimento técnico de vistoria, realizada periodicamente por profissional especializado, que visa analisar as condições técnicas do uso, manutenção e anomalias das edificações e em suas estruturas.

    Portanto, a manutenção de edificações, segundo a NBR citada anteriormente, inclui todos esses serviços, realizados para prevenir ou corrigir a perda de desempenho decorrente da deterioração dos seus componentes, ou de atualizações nas necessidades dos seus usuários.

    GABARITO: Alternativa B. 


  • Gabarito: B

    "reparação é uma atividade preventiva ou corretiva"

    Alguém sabe de qual NBR ou livro tiraram isso?


ID
3244429
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A manutenção de edificações é um tema cuja importância supera, gradualmente, a cultura de se pensar o processo de construção limitado até o momento quando a edificação é entregue e entra em uso. As edificações são suporte físico para a realização direta ou indireta de todas as atividades produtivas e possuem, portanto, um valor social fundamental. Todavia, as edificações apresentam uma característica que as diferencia de outros produtos: elas são construídas para atender a seus usuários durante muitos anos, e ao longo deste tempo de serviço devem apresentar condições adequadas ao uso a que se destinam, resistindo aos agentes ambientais e de uso que alteram suas propriedades técnicas iniciais (NBR 5674/2012). De acordo com a NBR 5674/2012 “Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção” assinale o item CORRETO.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Recomenda-se que os indicadores de eficiência da gestão do sistema de manutenção sejam periodicamente avaliados e estabelecidos, de forma a contemplar alguns parâmetros a serem adaptados em função da complexidade do empreendimento, entre eles, o atendimento ao desempenho das edificações e de seus sistemas, conforme descrito na ABNT NBR 15575.

    A NBR 15575 é a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais. Ela foi criada com o propósito de demonstrar claramente como os produtos usados em uma construção se relacionam com a qualidade de uso do imóvel depois.

  • Em azul estão os trechos da NBR 5674/2012 Manutenção de edificações — Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.

    A - A manutenção rotineira é caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, trocas de revestimentos, reparos estruturais, pequenas reformas de até 40m², etc.

    "manutenção rotineira, caracterizada por um fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns" (p. 3)

    B - A manutenção corretiva é caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação.

    "manutenção corretiva, caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários" (p. 3)

    C - A manutenção preventiva é caracterizada por serviços que demandam ação para permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários.

    "manutenção preventiva, caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência, e relatórios de verificações periódicas sobre o seu estado de degradação" (p. 3)

    D - O programa de manutenção consiste na determinação das atividades essenciais de manutenção, sua periodicidade, responsáveis pela execução, documentos de referência, referências normativas e embora não abranja a questão dos recursos financeiros necessários, auxilia na estruturação dos orçamentos.

    "O programa consiste na determinação das atividades essenciais de manutenção, sua periodicidade, responsáveis pela execução, documentos de referência, referências normativas e recursos necessários (...)" (p. 4)

    E - Recomenda-se que os indicadores de eficiência da gestão do sistema de manutenção sejam periodicamente avaliados e estabelecidos, de forma a contemplar alguns parâmetros a serem adaptados em função da complexidade do empreendimento, entre eles, o atendimento ao desempenho das edificações e de seus sistemas, conforme descrito na ABNT NBR 15575.

    "Recomenda-se que os indicadores de eficiência da gestão do sistema de manutenção sejam periodicamente avaliados e estabelecidos, de forma a contemplar alguns parâmetros a serem adaptados em função da complexidade do empreendimento:

    a) atendimento ao desempenho das edificações e de seus sistemas, conforme descrito na ABNT NBR 15575 (Partes 1 a 6); (...)"

    insta: @revisa.arq


ID
3263290
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre o uso, operação e manutenção das edificações, a NBR 15575 prevê

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    a) manutenção preventiva ❌a ser realizada assim que algum problema se manifestar.

    Manutenção é corretiva.

    Se fosse preventiva, teria que ser antes do problema se manifestar

    b) manutenção preventiva❌ a fim de impedir que pequenas falhas gerem patologias maiores.

    Se já apresenta falhas, a manutenção é corretiva.

    c) intervenções periódicas de manutenção e correção conforme especificação dos fornecedores

    Manter a capacidade do edifício e de seus sistemas e permitir ou favorecer as inspeções prediais, bem como as intervenções de manutenção previstas no manual de operação, uso e manutenção.

    d) que as manutenções sejam realizadas em obediência ao manual de uso, operação e manutenção da edificação, elaborado pelo proprietário.

    Ao construtor ou incorporador cabe elaborar o manual de operação uso e manutenção, ou documento similar (...) que deve ser entregue ao proprietário da unidade quando da disponibilização da edificação para uso, cabendo também elaborar o manual das áreas comuns, que deve ser entregue ao condomínio.

    e) que os manuais de uso, operação e manutenção devem apresentar periodicidade, forma de realização e de registro das manutenções preventivas e corretivas. ✅ GABARITO

  • que os manuais de uso, operação e manutenção devem apresentar periodicidade, forma de realização e de registro das manutenções preventivas e corretivas.

    Acho meio impossível constar a periodicidade das manutenções corretivas no manual, mesmo pq, são manutenções emergenciais, que supostamente nem deveriam ocorrer!

  • que os manuais de uso, operação e manutenção devem apresentar periodicidade, forma de realização e de registro das manutenções preventivas e corretivas.

    Acho meio impossível constar a periodicidade das manutenções corretivas no manual, pq são manutenções emergenciais, que supostamente nem deveriam acontecer caso fossem realizadas as preventivas corretamente.

  • O referido manual (manual de uso e operação) para o sistema estrutural deve prever:

    - recomendações para prevenir falhas e acidentes devido a utilização inadequada;

    - periodicidade, forma de realização e forma de registro das inspeções prediais e manutenções;

    - técnicas, processos, equipamentos, especificação e previsão quantitativa para manutenção.

    Cabe ao construtor ou incorporador elaborar o manual!

    indo além...

    cabe ao projetista definir a VUP e caso ele não especifique, deve-se adotar as VUP mínimas estabelecidas na norma


ID
3286054
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A manutenção predial engloba atividades e serviços que garantem a segurança, a conservação e a confiabilidade da edificação. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

A manutenção predial corretiva é aquela que antecede o reparo e está ligada à elaboração de um planejamento das atividades que conservam a capacidade funcional do edifício. 

Alternativas
Comentários
  • manutenção predial corretiva se trata de um conjunto de serviços prestados para manter a conservação, a segurança e o bom funcionamento de estruturas prediais, corrigindo qualquer falha que tenha surgido (como infiltrações, rachaduras, pinturas de fachadas, pintura de demarcação de solo, pequenas edificações, instalação de portas e portões entre várias outras).

    NÃO É ANTES DO REPARO.

    GABARITO: Errado

  • ERRADO

    Questão refere-se a manutenção predial preventiva


ID
3286057
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A manutenção predial engloba atividades e serviços que garantem a segurança, a conservação e a confiabilidade da edificação. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

Ao contrário da manutenção predial preventiva, a manutenção corretiva serve para corrigir as falhas ou os desgastes em equipamentos e instalações.

Alternativas
Comentários
  • O plano de manutenção preventiva tem como objetivo efetuar reparos importantes nos equipamentos prediais, resolvendo possíveis defeitos e proporcionando, assim, uma durabilidade muito maior.

    A maioria dos problemas ocorre, geralmente, quando há necessidade de uso contínuo dos equipamentos como, por exemplo, boias das caixas d’água, bombas elétricas, saunas, piscinas, etc.

    Por isso a manutenção preventiva é tão importante. Ela evita uma possível falta de água que impacta diretamente todos os condôminos e consertos emergenciais que encarecem as taxas do condomínio.

    A manutenção corretiva, ao contrário da preventiva, como o próprio nome já diz, serve para corrigir os desgastes ou falhas nos equipamentos. Prevê, por exemplo, a substituição de peças de máquinas ou aplicação de uma série de procedimentos que visam corrigir, restaurar e recuperar tudo que tenha sofrido alteração em seu funcionamento.

    Trata-se de uma técnica de atuação reativa que aguarda pela falha, para aí sim determinar a ação de manutenção a ser seguida.

    Com isso, esse tipo de manutenção gera sempre maiores custos, pois demandam mais tempo de paralisação de uso, alto custo de material comprado em situação de emergência e relacionado à mão de obra urgente.

    Um exemplo que pode demandar a manutenção corretiva nos condomínios é a falta de lubrificação nos equipamentos, bem como  e vazamentos nas áreas úmidas.

    A impermeabilização também é um item bastante frequente de manutenção corretiva – a maioria dos condomínios só busca soluções depois das falhas ocorrerem. 

    GABARITO: Certo


ID
3286063
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A manutenção predial engloba atividades e serviços que garantem a segurança, a conservação e a confiabilidade da edificação. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

São exemplos de serviços de manutenção predial corretiva a impermeabilização de piso após detectada uma infiltração e a substituição de peça de elevador que parou de funcionar corretamente.

Alternativas
Comentários
  • manutenção predial corretiva se trata de um conjunto de serviços prestados para manter a conservação, a segurança e o bom funcionamento de estruturas prediais, corrigindo qualquer falha que tenha surgido (como infiltrações, rachaduras, pinturas de fachadas, pintura de demarcação de solo, pequenas edificações, instalação de portas e portões entre várias outras).

    Esse tipo de manutenção difere da manutenção preventiva e da preditiva por ser realizada apenas após o aparecimento de um problema no local. 

    Em geral a manutenção predial corretiva requer a interrupção de processos desenvolvidos no ambiente em que será realizada, embora a atuação de profissionais qualificados possa tornar esse hiato bem menor. É muito importante que a manutenção predial corretiva seja feita por uma equipe capacitada, e é indicada a contratação de uma empresa especializada na prestação desse tipo de serviço.

    GABARITO: Certo.

  • NBR 5674 / 2012 – MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES

    ANUTENÇÃO ROTINEIRA     (Limpeza geral)

    Caracterizada por fluxo constante de serviços, padronizados e cíclicos, citando-se, por exemplo, limpeza geral e lavagem de áreas comuns

    ·         MANUTENÇÃO CORRETIVA (EMERGENCIAL)

    Caracterizada por serviços que demandam ação ou intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso dos sistemas, elementos ou componentes das edificações, ou evitar graves riscos ou prejuízos pessoais e/ou patrimoniais aos seus usuários ou proprietários

    ·         MANUTENÇÃO PREVENTIVA  

    Caracterizada por serviços cuja realização seja programada com antecedência, priorizando as solicitações dos usuários, estimativas da durabilidade esperada dos sistemas, elementos ou componentes das edificações em uso, gravidade e urgência e relatórios de verificações periódicas sobre o estado de degradação


ID
3286066
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A manutenção predial engloba atividades e serviços que garantem a segurança, a conservação e a confiabilidade da edificação. Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.

A manutenção predial preditiva é baseada em uma técnica que considera o estado atual dos equipamentos e das instalações por meio de um acompanhamento periódico (monitoramento programado e inspeções de campo). Durante esse processo, os profissionais coletam dados para analisar o estado das coisas.

Alternativas
Comentários
  • "A manutenção predial é uma estratégia essencial para prédios e edifícios comerciais. Afinal, garante a segurança, a confiabilidade e a conservação das edificações.

    Entre os tipos de manutenção predial, vale destacar a preditiva, que busca analisar constantemente as estruturas para mantê-las funcionais.

    Essa manutenção é baseada na projeção do estado futuro dos sistemas e equipamentos por meio dos dados coletados.

    Dessa forma, é possível verificar as condições operacionais e analisar as variáveis das estruturas. O principal objetivo da manutenção preditiva é otimizar o funcionamento de instalações, sistemas e equipamentos."

    NBR 5674/2012:

    -ROTINEIRA

    -CORRETIVA

    -PREVENTIVA

    NBR 5462/1994:

    -PREDITIVA e outras.

    GABARITO: certo

  • A manutenção preditiva é uma técnica de manutenção com base específica no estado dos equipamentos ou das instalações. Trata-se de um acompanhamento periódico, baseado na análise de dados coletados por meio de monitoramentos programados ou inspeções de campo.

    É um tipo de manutenção que se beneficia especialmente por seus baixos custos, porque é menos trabalhoso do que a manutenção preventiva, por serem baseados no estado real dos equipamentos e instalações e da necessária determinação de quando a manutenção deve ser realizada para minimizar os custos.

    Manutenção preditiva X Manutenção Preventiva

    Ao contrário do que alguns pensam, a manutenção preditiva é diferente da preventiva. Enquanto ambas buscam encontrar possíveis problemas e se antecipar a eles, cada uma faz isso de um jeito. A manutenção preditiva vai além. A ideia é encontrar sinais de possíveis problemas a qualquer momento, mesmo fora dos prazos de inspeção programados. É como se a manutenção preditiva fosse uma espécie de patrulha constante que tem o objetivo de proteger o local de qualquer tipo de imprevisto.

  • NBR 5462/1994:

    2.8.9 Manutenção controlada/Manutenção preditiva

    Manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva.


ID
3286078
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um técnico em manutenção predial hidráulica muitas vezes lidará com problemas e deverá ter um conhecimento básico para tentar solucioná-los, especialmente quando se tratarem de bombas hidráulicas que garantem o fornecimento de água para todo o edifício. Sendo assim, julgue o item seguinte.

O excesso de ar na tubulação pode ser causado pela perda do escorvamento.

Alternativas
Comentários
  • 12. ESCORVA DA BOMBA - Eliminação do ar existente no interior da bomba e da tubulação de

    sucção. Esta operação consiste em preencher com o fluído a ser bombeado todo o interior da

    bomba e da tubulação de sucção, antes do acionamento da mesma. Nas bombas

    autoaspirantes basta eliminar o ar do interior da mesma pois, até 8 mca de sucção, a bomba

    eliminará o ar da tubulação automaticamente.

    fonte: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwi0sNnxtcLxAhUWCrkGHbrICc4QFjAIegQICxAD&url=https%3A%2F%2Fwiki.sj.ifsc.edu.br%2Fimages%2Fa%2Faf%2FScheneider.pdf&usg=AOvVaw3s5nF2S5blRgxutVwooRfe


ID
3286081
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um técnico em manutenção predial hidráulica muitas vezes lidará com problemas e deverá ter um conhecimento básico para tentar solucioná-los, especialmente quando se tratarem de bombas hidráulicas que garantem o fornecimento de água para todo o edifício. Sendo assim, julgue o item seguinte.

O superaquecimento do motor da bomba pode ser causado por atrito dos rotores nos estágios devido à má ajustagem.

Alternativas
Comentários
  • agente operacional, não arquiteto
  • Sra. Quadrix, excelente pergunta para testar os conhecimentos e a capaidade técnica de um profissional formado em arquitetura!!! parabéns...


ID
3572764
Banca
FUNCAB
Órgão
MJSP
Ano
2015
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Representa o tempo que uma equipe de manutenção deve trabalhar para concluir todos os serviços pendentes:

Alternativas

ID
5285158
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As edificações necessitam de manutenção constante. Conforme a especificidade do programa a ser atendido na elaboração do projeto, o arquiteto deve considerar vários aspectos para as instalações especiais, EXCETO:

Alternativas

ID
5527438
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a definição de Laudo de Inspeção Predial. 

Alternativas
Comentários
  • Avaliação - atividade que envolve a determinação técnica do valor quantitativo ou monetário de um bem ou de um empreendimento.

    Pericia - atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento, por profissional habilitado.

    Parecer técnico- conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade. 

    Arbitramento - relatório que envolve tomada de decisão ou posição entre as alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos. 

    Laudo - peça na qual o profissional habilitado relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentadamente, o valor de coisas e direitos.  

    Fonte: NBR 13752

    Gabarito: E