-
Resumão!
-
isso é direito financeiro, não política fiscal.
-
Questão tirada de Artigo postado no site do Tesouro Nacional. Não mudaram se quer uma virgula. Acesse: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/sobre-politica-fiscal.
Questão: CORRETA.
-
Isso é só todo o assunto de Política Fiscal. Mais especificamente em Finanças Públicas.
Atualmente as bancas fazem referência ao Direito Financeiro como Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Finanças Públicas é uma matéria fora de AFO (Direito Financeiro).
-
"visa assegurar a distribuição equitativa da renda" é dose.
-
Política Fiscal (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/sobre-politica-fiscal).
Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. A função estabilizadora consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços. A função redistributiva visa assegurar a distribuição equitativa da renda. Por fim, a função alocativa consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado.
Os resultados da política fiscal podem ser avaliados sob diferentes ângulos, que podem focar na mensuração da qualidade do gasto público bem como identificar os impactos da política fiscal no bem-estar dos cidadãos. Para tanto podem ser utilizados diversos indicadores para análise fiscal, em particular os de fluxos (resultados primário e nominal) e estoques (dívidas líquida e bruta). A saber, estes indicadores se relacionam entre si, pois os estoques são formados por meio dos fluxos. Assim, por exemplo, o resultado nominal apurado em certo período afeta o estoque de dívida bruta.
Resultado fiscal primário é a diferença entre as receitas primárias e as despesas primárias durante um determinado período. O resultado fiscal nominal, por sua vez, é o resultado primário acrescido do pagamento líquido de juros. Assim, fala-se que o Governo obtém superávit fiscal quando as receitas excedem as despesas em dado período; por outro lado, há déficit quando as receitas são menores do que as despesas.
No Brasil, a política fiscal é conduzida com alto grau de responsabilidade fiscal. O uso equilibrado dos recursos públicos visa a redução gradual da dívida líquida como percentual do PIB, de forma a contribuir com a estabilidade, o crescimento e o desenvolvimento econômico do país. Mais especificamente, a política fiscal busca a criação de empregos, o aumento dos investimentos públicos e a ampliação da rede de seguridade social, com ênfase na redução da pobreza e da desigualdade.
-
POLÍTICA FISCAL:
ESTABILIZAÇÃO
REDISTRIBUIÇÃO
ALOCAÇÃO
-
FINANÇAS PÚBLICAS E SUAS FUNÇÕES: princípios e processos financeiros por meio dos quais os governos federal, estadual distrital e municipal desempenham suas funções:
ALOCATIVA : GOVERNO ALOCA RECURSOS P/ UTILIZAÇÃO NO SETOR PÚBLICO E PRIVADO;
DISTRIBUTIVA: DISTRIBUIÇÃO, POR PARTE DO GOVERNO, DE RENDAS E RIQUEZAS, BUSCANDO ASSEGURAR UMA ADEQUAÇÃO DAQUILO QUE A SOCIEDADE CONSIDERA JUSTO;
ESTABILIZADORA: APLICAÇÃO DE DIVERSAS POLÍTICAS ECONÔMICAS, PELO GOVERNO, COM INTUITO DE PROMOVER O EMPREGO, O DESENVOLVIMENTO E A ESTABILIDADE.
-
Estranho a função alocativa "compensar falhas de mercado",
Já que essa função se aplica apenas a bens e serviços não providos pela iniciativa privada.
-
Tô aplaudindo com os pés pq minhas mãos estão ocupadas digitando esse comentário.
QUE QUESTÃO AULA!!!!!! Perfeita para revisar