SóProvas


ID
1345213
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto adiante é uma adaptação de trecho da Introdução do BALANÇO DE ATIVIDADES do primeiro ano de funcionamento da COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE (CNV), criada pela Lei Federal Nº12528/2011. Leia-o, atentamente, e responda a questão proposta.

Dada a especiicidade temática, a CNV ainda têm discutido formas para potencializar as ações já desenvolvidas pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) e a Comissão de Anistia (já foram contratados, por exemplo, consultores que ajudarão a CNV a mapear e sistematizar informações importantes contidas nos processos e acervos da Comissão de Anistia). Da mesma forma, o livro-relatório “Direito à Memória e à Verdade”, publicado em 2007, da CEMDP, e o livro “Habeas Corpus”, da SDH, são referências básicas para a CNV.

No que se refere à concordância verbal, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Usa-se o "TEM" (sem acento) quando o sujeito está no singular. Ex: “A falta de informação tem dificultado o acesso aos exames”.




    Usa-se o "TÊM" (com acento) quando o sujeito é composto ou está no plural. Ex: “Todos os shoppings têm lanchonetes”.




    GABARITO: B

  • Se é sujeito no plural, gabarito C né?

  • GABARITO B


    Emanuel Lucena, não é a letra C porque o sujeito da forma verbal "têm" é CNV e o verbo deveria estar no singular, visto que seu sujeito se encontra no singular. A alternativa C direciona o sujeito para "ações", ficando falsa por isso.


    Dada a especiicidade temática, a CNV ainda têm discutido formas para potencializar as ações já desenvolvidas pela [...]

    Quem ainda tem discutido? A CNV.


    bons estudos