SóProvas


ID
1346584
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 1 – ANTES QUE A FONTE SEQUE

José Carlos Tórtima, O Globo, 04/10/2014

Na deslumbrada primeira visão da nossa terra, Pero Vaz de Caminha, o empolgado escrivão da frota de Cabral, não conteria a euforia ao anunciar, em sua célebre epístola ao rei Dom Manuel, que as águas da nova colônia eram não só muitas, mas “infindas”. Só não imaginava Caminha que com sua bela carta de apresentação da ambicionada Índia Ocidental aos nossos ancestrais lusitanos poderia estar lançando as sementes da arraigada e onipresente cultura de esbanjamento do precioso líquido e do mito de sua inesgotabilidade. Cultura esta que até hoje se faz presente nas cenas de desperdício explícito nas cidades e no campo. E também na timidez de políticas públicas direcionadas à preservação e ao bom uso das reservas do mineral.

Ainda que só tenhamos o primeiro parágrafo do texto 1, pelo que nele vai escrito e por sua veiculação em jornal de prestígio, podemos inferir que sua finalidade maior é:

Alternativas
Comentários
  • alguem comenta ai rsrs


  • Fiquei em dúvida entra a letra B e a E. Acabei marcando a B. Mas, se lermos a última frase do parágrafo, realmente o que o autor deseja é que medidas de preservação da água sejam implementadas. 

  • eu vi entender depois que errei ... mas e muito dificl essa interpretacao


  • Na verdade não entendi este gabarito, para mim a alternativa correta ainda é a letra "B"...

    Embora a alternativa "E" também possa ser vista como uma possível finalidade do autor ao descrever o texto, não podemos inferir que esta é a sua "finalidade maior" como questiona o enunciado, até mesmo porque, tal interpretação só pode ser extraída da ultima linha em uma única frase (e não do texto como um todo). "Alertar para a falta de água nas cidades e no campo" (alternativa D) também poderia ser uma possível finalidade do autor, já que este entendimento pode ser extraído da penúltima frase do texto, entretanto, pelo mesmo motivo, não pode ser considerado uma "finalidade maior".

    Talvez, aconselhar medidas de preservação da água, realmente tenha sido o principal objetivo do autor, mas se considerado o texto em sua integralidade. No trecho transcrito pela banca examinadora, não podemos deduzir esta conclusão. 

  • Foi pedido para alterar gabarito. A FGV é difícil de fazer isso, mas TODAS as correções que vi de professores renomados, como o Marcelo Rosenthal, apontaram a B como gabarito. O próprio Marcelo falou que não tem lógica ser a E...

  • Letra E 

    Na deslumbrada primeira visão da nossa terra, Pero Vaz de Caminha, o empolgado escrivão da frota de Cabral, não conteria a euforia ao anunciar, em sua célebre epístola ao rei Dom Manuel, que as águas da nova colônia eram não só muitas, mas “infindas”. Só não imaginava Caminha que com sua bela carta de apresentação da ambicionada Índia Ocidental aos nossos ancestrais lusitanos poderia estar lançando as sementes da arraigada e onipresente cultura de esbanjamento do precioso líquido e do mito de sua inesgotabilidade. Cultura esta que até hoje se faz presente nas cenas de desperdício explícito nas cidades e no campo. E também na timidez de políticas públicas direcionadas à preservação e ao bom uso das reservas do mineral. 

  • B  ,  com certeza!!!

  • Mas eu creio que seja letra E mesmo. Pois temos que ficar ligado no enunciado, pois ele pede para "inferirmos" do texto, ou seja, algo que vai além do texto. A letra B está correta mesmo, entretanto não é inferência isso, pois denunciar o desperdício está no texto. Realmente eu posso concluir(mesma coisa que inferir) que o objetivo ou a finalidade do autor é aconselhar medidas de preservação. 

  • Pessoal,

    a questão, na minha opinião, apresenta 2 respostas corretas: alternativa B (Justificativa: "Cultura esta que até hoje se faz presente nas cenas de desperdício explícito nas cidades e no campo") e E (Justificativa: "E também na timidez de políticas públicas direcionadas à preservação e ao bom uso das reservas do mineral"). Essas questões de interpretação de texto da FGV...

  • Depois de fazer várias questões de português de interpretação de texto da banca da FGV e levar uma "surra", uma coisa eu aprendi quando no enunciado da questão tiver a palavra  "INFERIR" ela quer saber o que se conclui do texto e encontrará  em algumas das alternativas  o objetivo do texto como na letra b, (que é a casca de banana), mas ela quer saber o que se conclui, se há desperdício de água no pais, conclui que devemos  preservar a água.

    veja a questão do TJ/GO 2014 - Q439400 - tem o mesmo conceito, pede para inferir do texto.



  • Se a resposta é a letra E, quais são as tais "medidas de preservação" aconselhadas pelo texto??

    Ainda que, como dito, inferir signifique concluir o q não está expresso no texto; não há como se concluir que o texto aconselhe qualquer medida de preservação.

  • O texto alerta para o desperdicio da agua, nao cita medida alguma de preservação. Absurdo ser a E, Letra B é a unica que resume as passagens do texto. Letra E é infundada devido ao texto não apresentar as tais medidas.

  • Não há "medidas de preservação" no texto!

    A alternativa "B" seria a mais adequada de acordo com o texto.

  • questão FDP... odeio esse tipo de banca a certa seria letra B

  • Pessoal, sou novo em estudo para concurso, percebi séria dificuldade nessa banca (FGV) com relação a Língua Portuguesa... mas, NESSA questão em especial, a resposta se dá pelo TÍTULO DO TEXTO

    Observem: "ANTES QUE A FONTE SEQUE", devemos fazer alguma coisa! Ou seja, do texto INFERE-SE que sua FINALIDADE é a Opção E: aconselhar medidas de preservação de água.

  • FGV: uma banca especial para as questões de língua portuguesa; uma banca RIDÍCULA que faz com que os alunos se sintam IMBECIS.

  • Fui de B como a maioria ( risos). Mas filosofei muito e vi que se ligarmos o titulo as duas possíveis conclusões a opção E  fica mais próxima da ideia do texto.

    É apenas minha opinião:

    * Para não secar ==> precisamos de medidas de preservação da água.

    * Se fosse a letra B, o titulo seria algo do tipo " A fonte secou"....

  • Uma das técnicas passíveis de uso com a FGV se firma na análise do título. Vou elencar os passos que utilizei para encontrar a resposta (independente de concordar com ela).

    A - INCORRETA. (sugiro que as análises sejam feitas antes de ir para as alternativas. Vou fazer junto delas, por uma questão de espaço).

    1º Passo: Título - ANTES QUE A FONTE SEQUE. Levando em consideração a palavra "ANTES", já podemos excluir a alternativa A. Se o autor pretendia criticar o ufanismo de Cabral, não teria perdido tempo em dar um título apelativo ao título como é o caso.

    B - INCORRETA. Redução

    Essa alternativa, assim como a "C", peca por redução de texto. Ex. "A questões políticas do Brasil estão em estado de alerta e a presidenta Dilma demonstra preocupação com o fato" (não sei o autor). Imagine que numa interpretação fosse dito que esse breve período veio tratar da preocupação da presidenta. Isso é redução. A amplitude (não é o caso da alternativa) seria dizer que: o período trata da  situação econômica do país e da precariedade das contas do brasileiro.

    C - INCORRETA.  Redução e Expansão

    Essa alternativa consegue fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Primeiro diz que a finalidade do texto é defender políticas públicas, ou seja, reduziu a quase nada o conteúdo. Segundo, colocou a palavra minerais no plural. Mas nós não estamos falando somente da água? Então! Expandiu demais, meu amigo!

    D - INCORRETA. Quando o autor se refere à cidade e ao campo, ele é claro em dizer: ambos praticam desperdícios. Não faz alerta, mas críticas.

    E - CORRETA. Sabe quando somos mais jovens e nossa mãe diz: "vai arrumar seu quarto ANTES QUE....". Olha aqui o segredo! "Antes que" sugere a presença de um? CONSELHO!

  • Muito bom Conselho

  • Cultura esta que até hoje se faz presente nas cenas de desperdício explícito nas cidades e no campo. E também na timidez de políticas públicas direcionadas à preservação e ao bom uso das reservas do mineral.  ´Para mim só pode estar alertando sobre o desperdício, qual conselho tem?

  • Kd o conselho?? Tá de brincadeira essa questão!

  • perdi 4 minutos da minha vida fazendo esta bem elaborada questão

  • O erro da E está na palavra "medidas" conforme disse o Prof Marcelo Rosenthal.

    O gabarito foi dado como letra E, mas a FGV é louca em NENHUM momento no texto conseguimos presenciar ele se referindo a Medidas.
    Quando a aconselhar a preservação da água seria até aceitável, mas, a palavra medidas torna a proposição incorreta.
    A única alternativa aceitável é a B. (Mesmo não estando 100% correta)
  • Letra E???

     Não entendi!!!  

  • Que raaaiva! Fui de B também.

  • 1º Ele não faz uma denúncia, e sim um alerta. Gerado como objetividade. Que venha a piorar futuramente.
    2º Pede-se a finalidade maior da questão! Que foi aconselhar. Notemos na segunda parte onde: -  "E também na timidez de políticas públicas direcionadas à preservação e ao bom uso das reservas do mineral. "

    Ou seja, ele complementa o alerta. Mas, não chega a ser uma DENÚNCIA! A palavra denúncia recai sobre crime. Denunciar ilegalidade, alguma tipicidade. Não havia crime algum sobre o anunciado.
    Algo foi iniciado sem que houvesse conhecimento da proporção que alcançaria. Uma carta dizendo que havia avistado expressiva quantidade de água. Ou, seja, não é denúncia, uma vez que não é, e nem era crime em época ou atualmente. Apontar "quantidades de água! Mas, o crime poderá ocorrer.
    Futuramente.

  • Só acertou essa questão quem não entendeu o texto. O gabarito oficial ficou esse? Ou foi alterada ou anulada?

  • Galera, até concordo que, forçando muuuuiito, dá para aceitar a letra E como resposta baseando-se no título do texto. Porém, a justificativa que a banca deu (eu fiz esse concurso e recebi a justificativa para meu recurso interposto), sequer cita o título do texto. Vejam: 

    ARGUMENTAÇÃO DA BANCA:

    O gabarito oficial foi mantido: o texto está estruturado evolutivamente de uma referência à carta de Caminha, passando à denúncia do esbanjamento de água e culminando na indicação de timidez de políticas públicas direcionadas à preservação e ao bom uso das reservas de água. Ora, por essa estruturação, o texto pretende, como um bom texto informativo o faz sempre, não só denunciar algo errado, mas também indicar o caminho para a solução do problema, aqui representado pelo oposto do que é dito, ou seja, as politicas públicas devem dirigir-se à preservação da água. A referência ao veículo do texto encaminha a resposta oficial.

    Gente, pelo amor de Deus, onde foi que a banca viu alguma indicação de caminho no texto?????


  • com minha singela opinião discordo do gabarito

  • é uma subjetividade que me faz crer em questão correta no gabarito por mera política: "Vamos eliminar muitos por meio da inquestionável subjetividade". E você que passa anos estudando? FERRE-SE! :(

  • Meus amigos, acho uma verdadeira sacanagem uma banca fazer isso com os concurseiros. Por que é tão difícil admitir que errou e com isso anular a questão? Ao invés disso, tenta sustentar (impor) sua vontade absurda de considerar a letra "E" como correta. Infelizmente essa não foi a primeira nem será a última vez que nós concurseiros nos depararemos com absurdos como esse. Só nos resta denunciar e, aqueles que forem mais prejudicados, procurar a devida justiça, se é que ela existe neste nosso país.

  • vamos solicitar comentários ao professor. 

  • Com as questões da FGV aprendi o seguinte: Sempre leia o título do texto. Pelo título: "Antes que a fonte seque" supõe-se que o autor aconselhará alguma medida para a preservação de água, para que a fonte não seque.

  • Galera! Sempre temos que nos atentar ao que a FGV está pedindo, lendo e relendo o enunciado antes de partir para a resposta... De primeira nossa conduta seria a de procurar a finalidade DO TEXTO não é?! Mas pensemos bem: o enunciado dispõe: "pelo que nele vai escrito e por sua veiculação em jornal de prestígio, podemos inferir que sua finalidade maior é". Ou seja, a banca quer saber qual a finalidade deste texto LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO o fato de estar em um jornal e pelo que nele está escrito. Oras, nos sobra a finalidade de denunciar ou aconselhar, mas para quê o jornal denunciaria algo tão amplamente conhecido, que é o desperdício da água? Só nos resta a finalidade de conselho, para quem leia não desperdiçar água. Avante!

  • Complementando: "podemos inferir que sua finalidade maior é:(...)"

    Sugere que há mais de uma finalidade e há uma maior; mais importante; além do que está expresso.
    #fgvsofilosofando
  • seria uma espécie de "Vamos preservar" antes que a fonte seque

  • Interessante o que a FGV disse para manter o gabarito como resposta ao recurso de L. Santos. Vejam só:

    "O gabarito oficial foi mantido: o texto está estruturado evolutivamente de uma referência à carta de Caminha, passando à denúncia do esbanjamento de água e culminando na indicação de timidez de políticas públicas direcionadas à preservação e ao bom uso das reservas de água. Ora, por essa estruturação, O TEXTO PRETENDE, como um bom texto informativo o faz sempre, NÃO SÓ DENUNCIAR ALGO ERRADO, mas também indicar o caminho para a solução do problema, aqui representado pelo oposto do que é dito, ou seja, as politicas públicas devem dirigir-se à preservação da água. A referência ao veículo do texto encaminha a resposta oficial".


    A própria FGV diz que o texto quer denunciar algo errado. Se ela queria tanto manter o gabarito como E, o mais justo seria anular a questão, pois ela enxerga que o texto também denuncia algo. Cada vez mais me dou conta que grande parte das provas de Português dessa banca são estilo roleta-russa. Tem que adivinhar o que passa na cabeça, SUBJETIVÍSSIMA, do elaborador. Isso não mede, em nada, conhecimento de Português. (apenas minha indignação)

  • O título já é um conselho...

  • Tô procurando as medidas aconselhadas...

  • Pergunta retórica: Não seria o caso de processar a banca?

  • TAMBEM ACHO.... PROCESSAR.. KKK

    não achei essas medidas de preservação no texto, ja li e reli umas 20 vezes pra ter certeza.... da licença FGV

  • Essa foi a prova de Português da FGV mais difícil, das que eu já fiz até hoje.

  • O mais ridículo é que a banca tenta ser difícil mas não consegue, prova disso é que nessa questões você chega rapidamente no núcleo, sobram sempre duas questões corretas onde você tem que adivinhar ao estilo roleta russa o resultado escolhido pela banca. Não considero isso profissional. Isso não é ser difícil isso é apenas molecagem. Quem faz concurso estuda MUITO, pra vir a FGV e tirar um resultado do "orifício" e ainda mostrar seu amadorismo com sua birra de nunca anular essas piadas.
  • " Cultura esta que até hoje se faz presente nas cenas de desperdício explícito nas cidades e no campo. E também na timidez de políticas públicas direcionadas à preservação e ao bom uso das reservas do mineral." 

     

     

    Se isso não é considerado uma denúncia, putzz...

    tá é um conselho, tá bom...

    só se for um conselho para você guardar água, como diz o título do texto

     – ANTES QUE A FONTE SEQUE 
     

  • Eu estou cada vez mais certo de que só quem acerta as questões de português da FGV são os próprios autores.

  • Fico decepcionado com as bancas. Com questões desse tipo, o conhecimento não basta, também é preciso sorte.

  • queria entender o pensamento da banca    :'(

  • Sorte

  • Fui de B.  : (

    FGV -  mestre em subjetivismo !

  • O problema não está no 'conselho', está na 'medida'.  Não existem tais medidas no texto. Já o conselho, temos o título por si só. Eu prefiro achar que além desse texto o jornal aconselhou medidas, nesta mesma matéria, ao leitor; e eu tinha que adivinhar isso rs. 

  • Fui de B, não está explícito "medidas" nesse primeiro parágrafo...pega ratão...O cara tem que entrar na cabeça da FGV pra entender o que realmente está pedindo.

  • Não consigo entender o que a Banca realmente quer... está difícil.

  • fgv, banca  fumada. ta ficando sem prestigio por causa dessas merdas.

  • Marquei a letra B. A banca poderia ter dado como gabarito essa alternativa, e haveria muitas justificativas para ela. 

  • Fui de b

  • Marquei a alternativa B.

    Sinceramente não entendo essa Banca Maldita.

  • Gostaria que alguém me apontasse onde esta o conselho que o autor emite ? Entendo que a menos errada seria a B.

  • Todo colocou a letra B .. mas como essa banca fuma maconha pra ela é a letra E.

  • fui de B também...

  • E eu achando que só o CESPE sacaneava o candidato!

  • Sabemos da dificuldade da banca, mas querer que a resposta seja a B é muita forçação de barra, onde que o texto se propõe a DENUNCIAR alguma coisa?

    Gente, não adianta querer bater de frente com a banca, vamos tentar entendê-la e ponto.

  • Mauila, seguindo esse teu raciocínio: onde que o texto se propõe a ACONSELHAR alguma medida?

  • Por mais que os candidatos queiram justificar a letra E, a letra B não está incorreta. É o tipo de questão que merece anulação.

  • Pra denunciar é necessário acusar. Pensei assim e fui na letra E.

  • Leia o título do texto (Antes que...)

    A letra B também está correta porém podemos inferir que sua FINALIDADE MAIOR é: ACONSELHAR MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO.

  • Leia o título do texto (Antes que...)

    A letra B também está correta porém podemos inferir que sua FINALIDADE MAIOR é: ACONSELHAR MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO.

  • Fui de B, pq foquei como disse o enunciado no primeiro parágrafo e não no texto todo. Agora pra entender a banca só sendo vidente, rsrs

  • concordo

  • Eu também fui de B, acho que essa deveria ter sido anulada.

  • Li o texto todo 2 vezes e fui de letra B. Oh céus... oh vida!

  • Também achei que fosse a letra B

  • O texto não faz um denúncia propriamente dita, ele não tem esse caráter. E sim de notificar/ aconselhar o uso irresponsável da água.

  • Não está explicito o aconselhamento. Esta é uma questão muito complicada, tipo loteria.

  • Que questão horrorosa