SóProvas


ID
1346602
Banca
FGV
Órgão
TJ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 2 - LAR DO DESPERDÍCIO

     De acordo com as Nações Unidas, crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras.
     O banheiro é onde há mais desperdício. A simples descarga de um vaso sanitário pode gastar até 30 litros de água, dependendo da tecnologia adotada. Uma das mais econômicas consiste numa caixa d'água com capacidade para apenas seis litros, acoplada ao vaso sanitário. Sua vantagem é tanta que a prefeitura da Cidade do México lançou um programa de conservação hídrica que substituiu 350 mil vasos por modelos mais econômicos. As substituições reduziram de tal forma o consumo que seria possível abastecer 250 mil pessoas a mais. No entanto, muitas casas no Brasil têm descargas embutidas na parede, que costuma ter um altíssimo nível de consumo. O ideal é substituí-las por outros modelos.
     O banho é outro problema. Quem opta por uma ducha gasta até 3 vezes mais do que quem usa um chuveiro convencional. São gastos, em média, 30 litros a cada cinco minutos de banho. O consumidor - doméstico, industrial ou agrícola - não é o único esbanjador. De acordo com a Agência Nacional de Águas, cerca de 40% da água captada e tratada para distribuição se perde no caminho até as torneiras, devido à falta de manutenção das redes, à falta de gestão adequada do recurso e ao roubo.
     Esse desperdício não é uma exclusividade nacional. Perdas acima de 30% são registradas em inúmeros países. Há estimativas de que as perdas registradas na Cidade do México poderiam abastecer a cidade de Roma tranquilamente. 

                                                                                                            (Ambientebrasil, outubro de 2014)

O título dado ao texto 2 – Lar do desperdício – se justifica pelo fato de:

Alternativas
Comentários
  • Qual o sentido de se comentar o gabarito sem justificar a resposta?

  • Letra (c)

    Fiquei com muita dúvida em relação as alternativas (a e c), pois o texto em si tem pequenos vestígios delas. No entanto, o título dado Lar do desperdício mostra situações variadas em todo o texto, pois diferentes casos em "cada canto do mundo".

  • Fabio, comentários com o gab ajudam quem tem acesso diário a poucas questões, sendo sempre bem aproveitados!! :)


  • No texto ele não afirma que o Brasil é um país de maior consumo, ele só fala que o brasil tem um grande indicio de desperdício.

    Até breve!

     

  • Para podermos considerar certo esse gabarito, temos que desconsiderar o trecho  - "cerca de 40% da água captada e tratada para distribuição se perde no caminho até as torneiras, devido à falta de manutenção das redes, à falta de gestão adequada do recurso e ao roubo." -

    Leio "lar do desperdício" como uma referência ao lugar onde ocorre (onde está, onde habita) o desperdício. Nesse sentido, não se pode dizer que o título se justifica pelo fato de os lares mostrarem situações variadas de desperdício, uma vez que quase metade da água "se perde no caminho até as torneiras", isso é, fora dos lares.


  • Essa é só mais uma de várias questões em que a FGV usa o título como fonte de pergunta e a resposta começa por ele, lógico:

    Lar do Desperdício: quer dizer o local onde o desperdício mora. Se eu digo: Lar da Adriana: é onde eu moro (combinaria melhor: "barraco" da Adriana, mas deixa pra lá!). Claro que ele está usando em sentido figurado. Mas, se o Desperdício tivesse um lar, como ele seria? 1) Um banheiro com uma descarga que gasta muito. Descargas embutidas na parede com gastos de alto volume de água. 2) Uma ducha que gasta três vezes mais. 3) Lavagens de quintais, carros e calçadas.

    Acho que já quase montamos uma casa, não? Para um ser humano pode ser que não, mas para o desperdício sim! É o Lar do Desperdício. Esse lar, se era do José, do João ou da Catarina, pode ter certeza, a muito deixou de ser deles para se tornar o LAR DO DESPERDÍCIO. Vamos ver que alternativa melhor se encaixa:

    a) INCORRETA. O Brasil ser um país de maior desperdício de água. O maior país em desperdício? Não há em momento algum essa informação no texto. Por esse texto é impossível qual o país mais desperdiça em nosso planeta.

    b) INCORRETA. "as habitações domésticas não terem aparelhagens modernas". Uma ducha é muito mais moderna que um chuveiro. É exatamente ao contrário! É pelas modernidades que algumas vezes os gastos se elevam. Há no texto ocorrências de situações antigas, como é o caso da descarga, mas assim, a frase fica incompleta para justificar o título. Teria que citar as duas opções: modernidades e antiguidades.

    c) CORRETA. "os lares mostrarem situações variadas de desperdícios". Sim! Desperdiçamos água em: lavagens de quintais, de carros, calçadas. Banhos demorados, duchas que gastam três vezes mais, descargas ultrapassadas....

    d) INCORRETA. "as perdas de água ocorrem em todo o nosso planeta, nosso lar". Nossa! Quase chorei! Será como é o desperdício lá no Saara? E desde quando o planeta se resume em México, Brasil e mundo desenvolvido? Portugal, Índia e Alasca foram para Marte? (isso para não falar no resto).

    e) INCORRETA. "Todas as classes sociais concorrem para o desperdício". Não discordo dessa afirmativa, mas não é por isso o motivo do título. Afirmativa típica para nos levar ao erro. Ela está certa, mas o que isso tem haver com o título?

  • Concordo com o Fabio, mas fazer o quê!


  • Adriana, obrigada! Seus comentários realmente são demais!! 

  • Também adoreia a explicação da Adriana, eu errei a questão, mas essa explicação me ajudou a compreender o prq do gabarito ser a letra C. Essa FGV é demais.

  • De um ponto de vista analítico, partindo, o mundo é o lar do desperdício. Os seres humanos desperdiçam água, e generalizando, a maioria dos países ainda nem sequer adotou tecnologia suficiente para utilizar água potável de forma racional. Isso significa que, mesmo adotando tecnologias, muitas pessoas que ali vivem ainda farão desperdício, pois a consciência da economia e importância desta, ainda não alcançou a todos. Em relação a lugares que não têm água, como o SAARA, veja bem: Só é possível haver desperdício quando há água, se não há água, logo não há consumo. Como o desperdício pode chegar ao mundo todo desta forma? acho que vou tomar maracugina. (só neste aspecto um ser vivente conseguiria acertar a questão, com ressalvas).

    Questão, no MÍ-NI-MO ambígua.

  •  Parabéns pela didática nas explicações de suas questões Adriana!

  • TITULO = SINTESE DAS IDEIAS PRINCIPAIS DO TEXTO 

    TEXTO 2 - LAR DO DESPERDÍCIO 

     A PARTE MAIS IMPORTANTE DO TEXTO É A PARTE INTRODUTÓRIA (TESE)  - IDEIA PRINCIPAL - FRASE AFIRMATIVA - 
     

     De acordo com as Nações Unidas  crianças nascidas no mundo desenvolvido consomem de 30 a 50 vezes mais água que as dos países pobres. (ARGUMENTO - FONTES CONCRETAS). 

    Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras. (APESAR DE SUBDESENVOLVIDO, GASTA COMO OS PAÍSES DESENVOLVIDOS)  TESE 

     c) os lares mostrarem situações variadas de desperdício;

      

  • Mas as camadas mais ricas da população brasileira têm índices de desperdício semelhantes, associados a hábitos como longos banhos ou lavagem de quintais, calçadas e carros com mangueiras. 

    LAR DO DESPERDÍCIO: é onde mora o desperdício! Tudo que fazemos em nossas casas. Várias ações (situações) habituais que se realiza em um lar. 

  • PQ DIABOS ENTÃO COLOCAR UMA MERDA DE UMA INFORMAÇÃO A NIVEL MUNDIAL E A NIVEL BRASIL SE QUER FALAR DE OUTRA COISA? SEJA OBJETIVA, BANCA ESTA FICANDO SEM PRESTÍGIO!

  • Achei a questão absurda porque a letra D é absolutamente compatível com o que é pedido na pergunta. Veja:

    Pergunta:

    O título dado ao texto 2 – Lar do desperdício – se justifica pelo fato de:

    D) "as perdas de água ocorrerem em todo o planeta, nosso lar;"

    No último parágrafo do texto o autor nos informa que "Esse desperdício não é uma exclusividade nacional. Perdas acima de 30% são registradas em inúmeros países." Ora, se o desperdício de água ocorre em diversos países, porque não considerar que a perda de água está ocorrendo em todo o planeta? Nosso planeta não é formado por inúmeros países? Ou estou enganado? Alguns países podem ter um índice maior de desperdício se comparado a outros, porém o fenomeno da perda de água é algo universal e que está acontecendo em muitos países. Por isso achei o gabarito duvidoso.

  • Acontecer em inúmeros países não significa que é em todo o planeta. Há uma extrapolação nessa interpretação.

  • c) os lares mostrarem situações variadas de desperdício; CORRETA

    "Os lares" está se referindo a todos os lugares onde o desperdício ocorre, isto é, nos lares, no Brasil, nos inúmeros países (mas não todos) e no caminho até as torneiras.

    Na opção D, quando é mencionado planeta, trata-se de extrapolação, pois "inúmeros países" é diferente de todos os países.

  • A FGV e sua ambiguidade