-
Gabarito E. Segundo Rennó:
5.1.3. Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração e uma das que mais se presta a “pegadinhas” de bancas de concurso. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, daí o nome da teoria: dois fatores!
Fique atento: Para Herzberg, nem dinheiro nem pessoas motivam os trabalhadores.
Os fatores motivacionais seriam os relacionados a necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Herzberg disse que quando esses fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando esses fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Já os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Entre esses fatores estão relacionadas: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisto: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.
-
Herzberg sempre atualizado !!!! Até hoje o mundo corporativo ainda não aprendeu nem aplicou sua teoria.....
-
TEORIA MOTIVACIONAL DE HERZBERG (TEORIA DOS DOIS FATORES)
Essa teoria divide os fatores motivacionais em dois grupos (conhecida como teoria dos dois fatores). São eles:
1- Fatores Higiênicos ou Extrínsecos (externos): são relacionados ao ambiente de trabalho no qual o funcionário está inserido. Aqui entram salário, benefícios e remuneração, que são os mais cobrados e a gente vai ver o porquê.
De acordo com seus estudos, Herzberg percebeu que os fatores higiênicos - aqueles relacionados ao ambiente de trabalho - não geram motivação ou satisfação. Eles apenas evitam, quando presentes, que os funcionários fiquem insatisfeitos.
Obs: salário e benefícios não geram satisfação, e assim a fgv cobra.
Exemplos de fatores higiênicos: o salário, os benefícios sociais, o tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, as condições físicas e ambientais de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa, o clima de relações entre a empresa e as pessoas que nela trabalham, os regulamentos internos
2 - Fatores Motivacionais ou Intrínsecos (internos): são aqueles relacionados ao conteúdo interno do cargo e às suas tarefas. Aqui entram as coisas que colocam no funcionário um sentimento de crescimento individual, de reconhecimento, de possibilidade de ascensão e tomada de responsabilidades. Essas coisas, sim, geram satisfação.
Exemplos: reconhecimento pela realização da tarefa, natureza da tarefa, responsabilidade, desafios, promoção profissional...
-----
Thiago
-
A teoria dos dois fatores propõe que existem dois fatores no processo de motivação individual: os intrínsecos, relacionados com a satisfação com o trabalho, e os extrínsecos, relacionados com a insatisfação.
Dessa forma, o autor concluiu que a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores.
Os fatores motivacionais são fatores intrinsecamente recompensadores, como a responsabilidade, o reconhecimento e a autonomia, que influenciam a satisfação com o trabalho.
Já os fatores higiênicos são fatores que, quando adequados, tranquilizam os trabalhadores e que garantem que não ficarão insatisfeitas.
Vamos analisar as afirmativas.
I. Certo. Os fatores motivacionais influenciam na satisfação com o trabalho positivamente.
II. Certo. Relações interpessoais é um fator higiênico (extrínseco).
III. Certo. A motivação ocorrerá apenas se fatores motivacionais estiverem presentes. E se eles não estiverem presentes, temos a neutralidade, ou seja, a ausência de fatores motivacionais não gera desmotivação, gera apenas uma indiferença pelo empregado.
Todas as afirmativas estão corretas, portanto, gabarito letra E.
GABARITO: E