-
Gabarito C. Segundo CHIAVENATO (2009: PÁG. 244) — Pode-se perceber mais facilmente alguns aspectos da cultura organizacional, enquanto outros são menos visíveis e de difícil percepção. É como se estivéssemos observando um iceberg. A sua parte superior é perfeitamente visível, pois se encontra ria superfície acima das águas. Contudo, a sua parte inferior fica oculta sob as águas e totalmente
fora da visão das pessoas. Da mesma maneira, a cultura organizacional mostra aspectos formais e facilmente perceptíveis, como as políticas e diretrizes, os métodos e os procedimentos, os objetivos, a estrutura organizacional e a tecnologia adotada. Contudo, oculta alguns aspectos informais, tais como as percepções, os sentimentos, as atitudes, os valores, as interações informais, as normas grupais etc. Os aspectos ocultos da cultura organizacional são os mais difíceis não somente de compreender e interpretar, como também de mudar ou de sofrer transformações. Resumindo, a cultura constitui a maneira pela qual cada organização aprendeu a lidar com o seu ambiente. É uma complexa mistura de pressuposições, crenças, comportamentos, histórias, mitos, metáforas e outras idéias que, consideradas juntas, representam a maneira particular de uma organização funcionar e trabalhar. Na verdade, toda cultura existe em três diferentes níveis de apresentação: artefatos, valores compartilhados e pressuposições básicas.
-
Vanessa Gomes sua contribuição é fantástica! Ajuda-me muito nas revisões! Obrigada!
-
Iceberg Organizacional
-Aspectos formais e visíveis: estrutura organizacional, títulos, descrições de cargos, objetivos, políticas, diretrizes, métodos, procedimentos, tecnologias, práticas...
-Aspectos informais e invisíveis: valores, expectativas, padrões de influência e poder, sentimentos, normas dos grupos, afetividade, interações informais...
-
Organização formal
Dá-se o nome de organização formal à estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar a realização dos objetivos globais da organização. A organização formal é a organização oficialmente adotada e é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais de organização. Os principais aspectos apresentados pela organização formal são: Os órgãos, como departamentos, divisões, seções, setores etc.
- Os cargos, de diretores, de gerentes, se supervisores, de funcionários, de operários etc.
- A hierarquia de autoridade, como autoridade e responsabilidade previamente definidas.
- Os objetivos e os planos definidos para alcançá-los adequadamente.
- A tecnologia, que constitui o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
A organização formal espelha a maneira lógica e racional como a organização se estrutura a fim de coordenar e integrar os esforços de todos os membros.
Organização informal
As organizações, apesar de sua natureza lógica e racional, não são entidades totalmente mecânicas. Elas são dotadas de pessoas que, embora ocupem posições dentro da organização formal e realizem o trabalho através da tecnologia, desenvolvimento o que chamamos de organização informal. Existem padrões de comportamentos e relacionamentos que não constam no organograma. Existem amizades e antagonismos, indivíduos que se identificam com outros, grupos que se afastam de outros e uma grande variedade de relações no trabalho ou fora dele, que constituem a chamada organização informal.
A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal.
Em outras palavras, a organização informal compõe-se de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação as práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre grupos. Envolve uma complicada trama de processos espontâneos relativos ao campo comportamental que surge, desenvolve-se e predomina sobre as relações que teoricamente são formais. As principais características da organização informal são:
- Grupos informais que se desenvolvem de acordo com os interesses comuns e a identificação entre as pessoas. Podem ser blocos de interesses, círculos de amizades, "panelas" etc.
- Atitudes e comportamentos que manifestam percepções favoráveis ou desfavoráveis as práticas administrativas.
- Normas de trabalho que os diversos grupos estabelecem como padrão de desempenho aceitável nas suas atividades e que são impostas a todos os seus membros, independentemente das normas formais e oficiais da organização.
- Padrões de liderança que podem conferir autoridade informal e certas pessoas, independentemente de sua posição na organização formal.
-
E como fica quando as organizações tem valores expressos? Não passam a ser formais?
Exemplos:
http://www.cocacolabrasil.com.br/sobre-a-coca-cola-brasil/principios-e-valores
http://www2.natura.net/Web/Br/Inst/HResources/rh_crencas_valores.asp
A banca arriscou um pouco colocando essa opção (ou colocou exatamente para gerar uma dúvida). Acho que dava compreender que Objetivos Organizacionais (Opção C: Gabarito) seriam sempre formais enquanto os valores podem ou não ser formais e, mesmo aquelas instituições que tem valores formalmente expressos, normalmente terão outros não expressos.
-
Iceberg Organizacional
-Aspectos formais e visíveis: estrutura organizacional, políticas, diretrizes, métodos, procedimentos, tecnologias, práticas.
-Aspectos informais e invisíveis: valores, expectativas, padrões de influência, afetividade, interações informais e etc.
-
A questão pediu uma questão formal da cultura, ou seja, aquilo que está acima da água no iceberg. Dentre as opções, era só ver qual é facilmente observável a "olho nu", como no caso do iceberg.
Alternativa C.