SóProvas


ID
1347718
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O artigo 3° do Código Tributário Nacional (CTN) define o conceito de tributo. Assinale a alternativa que não corresponde a uma das características fundamentais de tributo.

Alternativas
Comentários
  • ALT. C


    Art. 3º CTN. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

    Art. 5º Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria.


    BONS ESTUDOS

    A LUTA CONTINUA

  • Gaba: C

    O erro da C é que diz "cobrada mediante atividade executiva vinculada", quando na verdade, segundo dispõe o Art.3º do CTN, é, entre outros requisitos, "cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada".

  • Acredito que a questão está mal formulada pois o enunciado pede as características fundamentais dos tributos e ainda cita o art. 3º e a relação dos tributos é difinida no art. 5º do Código Tributário Nacional.

  • Pessoal, a questão não pede a relação de tributos, apenas a definição do conceito de Tributo. 

    a) instituída por lei (Lembrando ainda que, em regra, será instituída por LEI ORDINÁRIA. Pode ser por medidas provisórias também, e as que forem instituídas por LEI COMPLEMENTAR já tem previsão na CF/88.)

    b) prestação pecuniária  compulsória- correto

    c) A letra C está errada, pois o correto é: "mediante a atividade ADMINISTRATIVA plenamente vinculada. Ou seja, prevista em lei.


    d) não constitui sanção por ato ilícito ( sanção por ato ilícito é por meio de multa e não de tributo)

    e) São impostos, taxas e contribuições de melhoria. (correto)

    Essa questão é letra de lei. Só decorar o art. 3º do CTN.


    Bons estudos!

  • Mediante atividade ADMINISTRATIVA vincu

  • Nível médio, COBRA TECNOLOGIA S-A... não esperem coisas muito elaboradas. 

  • Acho que poderia ser melhor elaborada. 

  • Tributo: é uma obrigação ex lege em moeda, que não se constitui sanção por ato ilícito e tem como sujeito ativo, normalmente uma pessoa política e, por sujeito passivo, qualquer pessoa apontada na lei da entidade tributante.


    "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1
  • Desde quando imposto e taxa é característica de tributo ? Questão passível de ser anulada. 

  • Definir algo, conceituar algo é uma coisa (art. 3º CTN), já exemplificar é ação totalmente diferente (Art. 145, I, II, III, CF/88). Atividade administrativa é ação relacionada ao poder executivo, além disso. Questão mal elaborada, má vontade de quem elabora.

  • Que questão bosta... Desde quando tipos de tributos são características??? Pelamorde...!

  • no meu entender a questão só pediu as características para formação do  do conceito de tributo, apenas isso! A correta é a "C" pois é cobrado mediante atividade administrativa vinculada e NÃO executiva como diz o item.

  • executivo=admnistrativo, questão bosta2

  • A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 145, e o Código Tributário Nacional em seu artigo 5º, dispõem que cabe aos entes federativos (União, Estados, Municípios e Distrito Federal) instituir: impostos, taxas e contribuições de melhoria.

    Ocorre que a doutrina e a jurisprudência assumem a Teoria Pentapartida (também conhecida como quinquepartite, quinquepartida ou pentapartite) que incluem ao rol, elencado pelos artigos supracitados, o empréstimo compulsório e as contribuições especiais, respectivamente citadas nos artigos 148 e 149 e 149-A da Carta Magna.

    Portanto, a teoria quintepartite adota como tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimo compulsório e as contribuições especiais.


    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2238104/o-que-se-entende-por-teoria-quinquipartite-ou-pentapartida-wellington-catta-preta-costa

  • Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.