SóProvas


ID
1348024
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.892/2008, sobre as finalidades, as características e os objetivos dos Institutos Federais, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão é um dos objetivos dos Institutos Federais.

(   ) Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional é uma das finalidades dos Institutos Federais.

(   ) Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional compreende uma das finalidades e características dos Institutos Federais.

Alternativas
Comentários
  • (    ) Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão é UMA DAS FINALIDADES dos Institutos Federais. 

    (    ) Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional é UM DOS OBJETIVOS dos Institutos Federais. 

    ________________________________________________

    Qual a diferença entre Finalidades e Objetivos neste caso?

    ________________________________________________

  • Diferença está na lei.

  • DICA:

    Finalidades e características art. 6 Lei nº 11.892/2008: As finalidades começam com os verbos ofertar, promover, desenvolver*, construir. Ou seja não são verbos de ação e dão ideia de futuro.

    Objetivos art.7 : Começam com verbos ministrar, realizar, estimular e desenvolver*. Ou seja verbos de ação e dão ideia de presente.

    * O verbo desenvolver entra nas duas, duas finalidades e um  objetivo, pra tirar a dúvida quando é objetivo a frase é bem longa, e fala sobre extensão seguindo as princípios e finalidades da edu. profissional (...) mundo do trabalho (...).

    OBJETIVO "desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos;"

  • Resposta: B

    Art. 6 = Finalidades e características

    Art. 7 = Objetivos

    Art. 6, III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

    Art. 7, V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional;

    Art. 6, I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

  • Savio, então os outros itens também deveriam estar corretos

  • Gabarito B


    Finalidades E Características: Ofertar / Orientar / Constituir / Qualificar / Promover

    - Realizar E estimular a pesquisa aplicada

    - Desenvolver programas de extensão


    Objetivos: Ministrar 

    - Realizar pesquisas aplicadas

    - Desenvolver atividades de extensão 

    - Estimular e apoiar processos educativos

  • Falar é fácil quero ver gravar isso

  • DISCORDO DA ALTERNATIVA B

    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

    II - desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais;

    III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura  física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;

    IV - orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, identificados com base no mapeamento das potencialidades de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do Instituto Federal;

    V - constituir-se em centro de excelência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando o desenvolvimento de espírito crítico, voltado à investigação empírica (Empírico se refere a tudo aquilo que está baseado em atividades práticas, em experiências e observações.)

    VI - qualificar-se como centro de referência no apoio à oferta do ensino de ciências nas instituições públicas de ensino, oferecendo capacitação técnica e atualização pedagógica aos docentes das redes públicas de ensino;

    VII - desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;

    VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico;

    IX - promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

    portanto o primeiro questionamento seria verdadeiro e não falso. 

  • Boa noite! 

    Realmente a alternativa B está incorreta pois e um objetivo.
  • Reposta (b) está corretíssima, legitima pegadinha sacana!


    Visto que a questão trata das Finalidades, as Características e os Objetivos dos Institutos Federais:

    (  F ) Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão é um dos OBJETIVOS(O correto é finalidade) dos Institutos Federais.

    (  F ) Estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional é uma das FINALIDADES(O correto é objetivo) dos Institutos Federais. 

    ( V ) Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional compreende uma das finalidades e características dos Institutos Federais.


    A pegadinha está na troca das palavras, isso falsificou as alternativas!

                                                                                        

                                                                                    Seção II

                                               Das Finalidades e Características dos Institutos Federais


    Art. 6o  Os Institutos Federais têm por finalidades e características:


    I - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional;

    III - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão;


                                                                                          Seção III

                                                               Dos Objetivos dos Institutos Federais


    Art. 7o  Observadas as finalidades e características definidas no art. 6o desta Lei, são objetivos dos Institutos Federais:


    V - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional;


  • Adendo:

     

     

    Escopo / Pretensão: A finalidade, dos Institutos Federais, é formar e qualificar profissionais no âmbito da educação profissional e tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional, oferecendo mecanismos para a educação continuada.

     

     

    Ação / Práticas / Exercício: São objetivos dessas instituições articular, incentivar e ofertar vagas de educação profissional para jovens e adultos com qualidade, para elevação da escolaridade e para realizar processos de reconhecimento de saberes com certificação profissional, bem como oportunidade para todos os trabalhadores.

  • Uso o seguinte esquema para não errar esse tipo de questão:

    Palavras-chave para se lembrar dos OBJETIVOS:

    -Ministrar;

    -Benefícios à comunidade;

    -Desenvolver ATIVIDADES de extensão (quando for "PROGRAMAS de extensão", trata-se de FINALIDADES);

    -Emancipação do cidadão/Geração de trabalho.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Quando não houver essas palavras, provavelmente tratar-se-á de FINALIDADES. 

  • a - promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão (Portanto, é finalidade (art 6º), e não objetivo (art. 7º);

    b - estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda e à emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional é um dos objetivos (Portanto, é finalidade (art 6º), e não objetivo (art. 7º);

    c - ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional, é uma finalidade (Correto - Finalidade Art. 6º)

  • Em outra questão, alguém deu a dica de se usar a sigla MERDA para decorar os objetivos, pois começam com Ministrar...Estimular...Realizar...Desenvolver...Apoiar...

    Parece que os objetivos são mais específicos...

     

  • Falou em Ofertar / Promover / Orientar / Constituir / Qualificar é Finalidade.
    Falou em Ministrar / Estimular e apoiar é Objetivo.
    Realizar e estimular Pesquisa é Finalidade.
    Realizar Pesquisa é Objetivo.
    Desenvolver Programa de extensão é Finalidade.
    Desenvolver Atividade de extensão é Objetivo.
     

  • Sempre bom ler toda a hipotese pra concluir a análise, o inicio pode ser correto, mas o final errado.

  • Gabarito B.

     

    Falou em Ofertar / Promover / Orientar / Constituir / Qualificar é Finalidade.

    Falou em Ministrar / Estimular e apoiar é Objetivo.

     

    Realizar e estimular Pesquisa é Finalidade.

    Realizar Pesquisa é Objetivo.

     

    Desenvolver Programa de extensão é Finalidade.

    Desenvolver Atividade de extensão é Objetivo.

  • Fiz da seguinte forma: como há menos objetivos do que finalidades, decorei que "Ministrar / Realizar / Desenvolver ATIVIDADES / Estimular" são objetivos. O que for diferente disso será finalidade.

  • Objetivos = M.E.R.D.A

    Ministrar

    Estimular

    Realizar pesquisas

    Desenvolver atividade de extensão

    Apoiar

     

    O resto é finalidade

  • Se observarmos bem, os objetivos dos institutos são focados no ensino, ou seja, nos cursos e nos alunos (público interno), enquanto que as finalidades voltam-se para a sociedade (público externo), como forma de promoção dos institutos.