SóProvas


ID
1348411
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As alianças estratégicas são parcerias em que duas ou mais empresas realizam um projeto específico ou cooperam em determinada área de negócio. Com relação às vantagens e às desvantagens das alianças, analise as afirmativas a seguir.

I. Em virtude de a empresa permanecer separada e independente, há um elevado custo burocrático e de coordenação.

II. A empresa pode se beneficiar com a aliança estratégica,
porque não precisa arcar sozinha com todos os custos e riscos dos novos negócios.

III. Um parceiro pode receber mais do que oferece, ou seja, pode usar a tecnologia, recentemente adquirida, para competir com o parceiro mais avançado.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Alianças estratégicas - Associação entre várias empresas que juntam recursos, competência e meios para desenvolver uma atividade específica. 
    Para conquistar um novo mercado (geográfico ou setorial), adquirir novas competências ou ganhar dimensão crítica, as empresas têm, em regra, três opções: a fusão ou a aquisição; a internacionalização; e a celebração de alianças estratégicas com um ou vários parceiros. As alianças tanto podem efetuar-se entre empresas que atuam em ramos de atividade diferentes como entre concorrentes. Distinguem-se das joint-ventures, em que os parceiros partilham a propriedade de uma nova empresa.

     

    I.  Em  virtude  de  a  empresa  permanecer  separada  e  independente,  há  um  elevado  custo  burocrático  e  de  coordenação. ERRADO. Não há custo elevado pelas empresas serem separadas.

    II.  A  empresa  pode  se  beneficiar  com  a  aliança  estratégica, porque não precisa arcar sozinha com todos os custos e riscos  dos novos negócios.  CORRETO

    III.  Um parceiro pode receber mais do que oferece, ou seja, pode  usar  a  tecnologia,  recentemente  adquirida,  para  competir  com o parceiro mais avançado. CORRETO. 

  • Há um grande número de alianças estratégicas em que os parceiros não permanecem separados, e há custo operacional: as chamadas joint-ventures.