-
Segundo Edgar Schein (apud ROBBINS, 2007) cultura organizacional é:
Conjunto de premissas que um grupo aprendeu aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. Essas premissas funcionam suficientemente bem para serem consideradas válidas e podem ser ensinadas a novos integrantes como a forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação a esses problemas de adaptação externa e integração interna.
Para Schein (1990), a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos:
Artefatos observáveis / Valores / Pressupostos básicos
Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.
Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá--los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.
Essas três camadas da cultura podem ser didaticamente representadas por um iceberg, conforme figura a seguir.
Gabarito D.
-
A cultura organizacional envolve artefatos (padrões de comportamento),
valores compartilhados (crenças) e pressupostos (valores, verdades).
Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos
aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre
orientados pela emoção e situações afetivas.
-
Artefatos observáveis: Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
Valores: Nem sempre é possível visualizá-lo s com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documentadas de uma cultura, etc.
Pressupostos básicos: Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais profundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.
RIBAS, 2015.
-
Artefatos - É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente é tudo o que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro deste nível temos os produtos, padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem, etc.
Valores Compartilhados - Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existe em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidas nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
Pressupostos básicos - São as verdades inquestionáveis. Valores tão arraigados que nem mais são explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidas nas histórias, lendas, na linguagem e nos símbolos.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)
-
Comentário:
Essa questão fala da classificação da cultura organizacional do “iceberg”, formulada por Schein. Nessa teoria temos que a cultura é dividida em 3 (três) níveis:
ARTEFATOS OBSERVÁVEIS = nível mais superficial, visível e facilmente modificável. Ex: símbolos, padrões de comportamento, vestimentas, etc.
VALORES COMPARTILHADOS = valores importantes para os membros da organização, determinando o por quê que as pessoas fazem o que fazem.
PRESSUPOSTOS BÁSICOS = nível mais profundo, oculto e complicado de mudar. Ex: crenças, princípios inegociáveis e verdades inquestionáveis.
Logo, o item correto é a letra d).
Gabarito: D
-
*artefatos* exemplo: símbolos, figuras da empresa, lema escrito entre outros
*valores* são as normas, ideologias, como a empresa pensa que deve ser, e como ela age em relação a isso, imaginem contratar um funcionário com bons valores, uma pessoa íntegra.
*pressupostos* mais fixado no interior do ser, crenças, costumes, etc, nessa seria possível a avaliação do funcionário para perceber se o quer na sua empresa, imagina contratar um funcionário preconceituoso?
-
GAB: D
Artefatos: É nível mais superficial. Relacionado com o que temos contato com uma organização.
Valores: Conceitos vistos como certos ou errados dentro da empresa. Está em um nível consciente e são usados para balizar o comportamento dos seus membros.
Pressupostos Básicos: Verdades inquestionáveis. Muitos são tão arraigados que não mais são discutidos. As fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.