-
Segundo ROBBINS (2004) —
Vamos ver a seguir os principais elementos do processo de comunicação:6
Ø A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.
Ø O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.
Ø O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.
Ø O receptor – é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.
Ø O destino – é a pessoa que deve receber a mensagem.
Ø O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.
Ø A retroação – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.
-
Gabarito correto: C, por eliminação é possível resolver...
-
Fonte não é o mesmo que transmissor?
-
Olá, Tâmara. A fonte se confunde com o transmissor somente quando a linguagem é verbal e transmitida diretamente, de pessoa a pessoa, cara a cara. Em uma mensagem transmitida por telefone, por exemplo, a fonte é a pessoa que está emitindo a mensagem e o transmissor é o telefone.
Espero ter ajudado!
-
Só acho errado dizer que ruído é um elemento fundamental da comunicação. É verdade que o ruído está sempre presente na comunicação, mas busca-se eliminá-lo ou diminui-lo ao máximo, por isso é estranho chamar de elemento fundamental algo que se busca eliminar.
Entretanto, entre as opções existentes, todas tinham elementos para dificultar a comunicação (ruído ou barreiras), então ficava claro que a alternativa C era a correta.
-
Rodrigo Collet, errei por conta disso, preferi considerar uma das que trazia barreira (Filtragem, emoções, linguagem, percepção seletiva...)
-
O ruído nem sabe fará parte do processo, mas sempre será um elemento.
Fonte: notas de aula do Prof. Heron Lemos.
-
Elementos da comunicação:
Fonte/remetente: elemento que dá início ao processo de comunicação. Trata-se da pessoa, grupo ou organização que deseja tornar comum alguma ideia, dado ou informação por meio de uma mensagem.
Codificação/Transmissor: consiste no meio, no processo ou equipamento que codifica e transporta a mensagem do emissor para o canal. Para entender melhor, pense que estamos, nesse momento, nos comunicando através de um código que é a língua portuguesa.
Canal: meio escolhido pelo qual a mensagem flui entre a fonte e o destino. É o local, ambiente ou espaço no qual os elementos envolvidos no processo de comunicação entram em contato.
Decodificação/Receptor: processo ou equipamento que recebe a mensagem do canal, decodificando-a para colocar à disposição do destino. Trata-se de uma tradução feita pelo receptor acerca do conteúdo da mensagem encaminhada pelo remetente.
Destinatário: é a pessoa, grupo ou organização a quem se destina a mensagem.
Além desses elementos, temos dois conceitos importantes relacionados ao processo de comunicação: o feedback (retroalimentação) e o ruído, vejamos:
Feedback: Para confirmar a comunicação, o destino deve proporcionar retroação ou retroinformação. A retroação é a confirmação de que a mensagem foi compreendida ou não.
Ruído: são as interferências que afetam a percepção sobre o conteúdo da mensagem. Ocorre, em muitos casos, em virtude das barreiras à comunicação.
Agora ficou fácil responder à questão. Gabarito letra C.
GABARITO: C