SóProvas


ID
1348477
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das definições para CULTURA ORGANIZACIONAL é: a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que é compartilhada por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e concordar para serem aceitos no serviço da organização.
Sendo assim, toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis. Assinale a alternativa que contempla as afirmações corretas.

Alternativas
Comentários
  •  A cultura organizacional envolve artefatos(padrões de comportamento), valores compartilhados(crenças) e pressupostos (valores, verdades). Também pode conter componentes visíveis, que são sempre orientados pelos aspectos organizacionais, ou componentes ocultos, que são sempre orientados pela emoção e situações afetivas.

  • Segundo Schein, apud CHIAVENATO (2005) existem três níveis diferentes de apresentação do Conceito de Cultura Organizacional, a saber: 

    Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que são importantes e relevantes para elas. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos 

    Valores Compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização 

    Pressuposições básicas: Constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas” adotada na organização, muitas vezes, através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas 

  • Gabarito D

    Três Níveis da Cultura Organizacional
    Pressuposições Básicas - Crenças, Percepções, Pensamentos e Sentimentos.
    Artefatos - São visíveis;
    Valores Compartilhados - Filosofia, Estratégia e Objetivos;
    (Pra gravar podemos associar os três níveis as 3 camadas do PAVê - cobertura, biscoito e recheio - deu até fome hehehe.) 


  • Cultura organizacional-> Artefatos, valores compartilhados, pressuposições básicas.

  • Muito bom o BIZÚ, Marcos Noronha.

  • QUE ESTÁ QUESTÃO VENHA NA MINHA PROVA EBSERH 2020 AMÉM?

    Deus honra quem senta e estuda :)

  • GABARITO: LETRA D

    COMPLEMENTADO:

    Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".

    De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.

    Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.

    "Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (CHIAVENATO 1999, p. 173).

    Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".

  • Schein desenvolveu uma teoria acerca da Cultura Organizacional, que a divide em três níveis, do mais profundo para o mais visível, na seguinte ordem: pressupostos básicos, valores compartilhados e artefatos. Observe o a repetição do esquema abaixo:

  • Para responder corretamente, é preciso que saibamos quais são os níveis da cultura organizacional. Aqui, deve ser marcada a alternativa que contempla os três níveis.

    A cultura organizacional pode ser definida como um sistema compartilhado de significados em uma organização. Esse sistema determina como os membros se comportarão dentro da organização. Envolve um conjunto de hábitos e crenças os indivíduos. Edgar Schein diz que a cultura passa a existir quando o pensamento racional sobre determinadas ações se torna dispensável, porque um padrão, de aspectos compartilhados, foi formado.

    A cultura pode ser evidenciada internamente quando os funcionários participam de certos rituais e cerimônias que visam reforçar os valores organizacionais. Por outro lado, pode interagir com o público externo quando uma organização constrói um símbolo material, como um prédio onde funcionarão as suas atividades.

    Schein infere que qualquer cultura tem um nível mais visível, bem como mais profundo. Ele descreve os seguintes, do mais visível ao mais profundo:

    • 1) ARTEFATOS: são os aspectos mais fáceis de identificar, representados por aquilo que se vê, ouve e sente.

    • 2) VALORES COMPARTILHADOS: são responsáveis pela definição do porquê as pessoas fazem o que fazem na organização, envolvem estratégias e objetivos.

    • 3) PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Referem-se aos pensamentos, sentimentos e crenças dos indivíduos. são elementos subjetivos (mais difíceis de identificar) que motivam sua ação. 

    Com base no que foi dito acima, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.