SóProvas


ID
1348483
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

ROI – Retorno sobre investimento – é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento. Existem três formulações de taxa de retorno.

I. O retorno efetivo, que serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento.

II. O retorno previsto, que serve como medida ante o desempenho de um investimento.

III. O retorno exigido é o que permite determinar o valor de um investimento.

Das afirmações acima:

Alternativas
Comentários
  • O retorno efetivo: serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento, aferido a posteriori.

    O retorno previsto: serve como medida ex ante do desempenho de um investimento; é a sua taxa implícita ou interna de retorno, aquela que iguala o valor do investimento do seu preço ou custo.

    retorno exigido: é o que permite determinar o valor de um investimento.

     

    O montante de dinheiro ganho ou perdido pode ser referido como juros, lucros ou prejuízos, ganhos ou perdas ou ainda rendimento líquido ou perdas líquidas. O dinheiro investido pode ser referido como ativo, capital, principal ou custo básico do investimento. O ROI é geralmente expresso como percentagem

    A concretização das estratégias organizacionais de uma empresa está dependente da gestão adequada de projectos, programas e portfólios. Nesse sentido, a responsabilidade financeira aumenta permanentemente e a sua mensuração é obrigatória. Embora hoje, o uso desta ferramenta de análise seja generalizado a todo o tipo de investimentos, o cálculo do ROI não é contudo uma “moda” recente. Já em 1920 a Harvard Business Review referia o ROI como a medida de análise essencial para conhecer o valor do resultado de investimento de capital.

    O seu conhecimento antecipado tem um impacto importante não só no seio da organização que gere o processo de investimento, como também junto de potenciais investidores. Para além da “venda” interna e externa do projecto, é fundamental para o seu acompanhamento dando de uma forma clara o impacto no negócio face às metas pré-definidas.

     

    ASSAF Neto, Alexandre - Finanças corporativas e valor: 5 ed. - São Paulo: Atlas, 2010. p.133-137.