SóProvas


ID
1348567
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                     Por que é tão difícil entender?
      A  crise  que  o  país  atravessa  desde  a  eclosão  dos  primeiros protestos  contra  o  aumento  das passagens  de  ônibus  têm  três componentes articulados: 
      1  –  A  sociedade  quer  transporte,  saúde  e  educação de qualidade, pois ela paga caro por isso, por meio de impostos, e não recebe em troca serviços públicos à altura. Simples assim. A sociedade não pediu nas ruas reforma política, nem plebiscito para eliminar suplente de senador. 
      2 – A sociedade quer o fim da impunidade,pois está cansada de ver corruptos soltos debochando de quem é honesto, mesmo depois de condenados. Acrescentar o adjetivo hediondo à corrupção de pouco adianta se deputados e ministros continuam usando aviões da FAB para passear e se criminosos estão soltos, alguns até ocupando cargos de liderança ou participando de comissões no Congresso. 
      3  –  A  sociedade  quer  estabilidade  econômica:  para a percepção do cidadão comum, os 20 centavos pesaram como mais um sinal de que a economia está saindo do controle. A percepção do aumento da inflação é crescente em todas as classes sociais; em última análise, este será o fator determinante dos rumos da crise a médio prazo, já que não há discurso ou propaganda que camufle a corrosão do poder de compra das pessoas, sobretudo daquelas recentemente incorporadas à economia formal.
      Esses  problemas  não  são  de  agora,  nem responsabilidade exclusiva dos últimos governos. Mas o que se espera de quem está no poder é que compreenda que a melhor maneira de reconquistar o apoio perdido é dar respostas concretas e rápidas às demandas feitas nas ruas ( e não às questões que ninguém fez). 
(Adaptado. Luciano Trigo, O Globo, 11-7-2013) 

Assinale a alternativa que apresenta o segmento que pode ser considerado, implicitamente, como um elogio ao governo atual.

Alternativas
Comentários
  • agora por que, eu não sei!

  • Apesar da subjetividade não haveria outra opção, mas o elogio implícito está em afirmar que "novas pessoas estão integrando o mercado formal". Gostaria de conhecer algum participante de uma dessas bancas, não dá, mesmo, pra medir conhecimento, ou esforço, ou uma boa base educacional, e, nem mesmo, alguma facilidade lógico-cognitiva com questões tão subjetivas assim, é, realmente, um esforço de adivinhação!!!!!! 

  • Tiago Carvalho, você está certíssimo. É, de fato, muito, muito subjetiva a questão. É quase um processo de adivinhação mesmo. Você conseguiu resolver a questão 8 dessa mesma prova? Onde a resposta é letra c) Restrição. Até agora estou sem entender como e porque a expressão "em última análise" é significa "restrição" (ou condição). Você saberia explicar?

  • Pelo menos fiz 100% nas questões não-sobrenaturais.

  • Tiago Carvalho pensei exatamente como você na letra E: que o governo conseguiu reduzir a informalidade na economia. Entretanto, na letra A " a sociedade quer o fim da impunidade, pois está cansada de ver corruptos soltos debochando de quem é honesto, mesmo depois de condenados" - nesse trecho em negrito pensei que poderia ser um elogio ao governo, ao dizer que os políticos SÃO CONDENADOS, algo que há décadas atrás nem isso existia.

     

    Teria possibilidade de ser letra A ? 

  • Em uma prova de português, o cara escrever "IMCORPORADOS". PQP

  • Na prova não está assim não (imcorporados). Foi erro de digitação na hora de passar pro qconcursos.

    -----
    Thiago

  • Na letra B quando ele diz “Acrescentar o adjetivo hediondo ”. à corrupção de pouco adianta , tem um elogio ao governo, colocar o crime como hediondo deixa as penas mais severas, quando ele diz que POUCO adianta, implicitamente esta dizendo que melhora um pouco mas tem mais coisas que devem ser feitas.

  • Não vi elogio, mas foi a única alternativa que não achei uma crítica EXPLICITA kkkk GAB:"E"

  • "...sobretudo daquelas (pessoas) recentemente incorporadas à economia formal". Claramente diz que as pessoas recentemente melhoraram suas condições econômicas. (Qconcursos, houve um erro na transcrição da prova. Aqui está "daqueles/incorporados" e na prova estava "daquelas/incorporadas")