Alternativas
Cada operação relacional resulta em uma nova relação que deve receber um nome específico, independentemente do contexto em que a operação foi utilizada e independentemente do sistema de banco de dados.
O operador de seleção permite obter um subconjunto de uma relação em que os atributos da nova relação formam um subconjunto da relação original.
A operação de projeção exige a presença de vários atributos nas relações sobre os mesmos domínios. A relação resultante contém elementos formados pela concatenação de elementos das duas relações que coincidem atributos.
A junção assimétrica produz um subconjunto de uma relação a partir de um predicado lógico e, assim, consiste em selecionar os elementos que satisfaçam a determinada condição. A junção assimétrica gera uma nova relação por meio da seleção de atributos de uma relação. A relação resultante pode gerar a duplicação das duplas.
O produto cartesiano estendido de duas relações é a operação que consiste na criação de uma nova relação cujos elementos são obtidos concatenando-se todos os elementos das duas relações.