-
Por que a alternativa d tb não esta correta? Isto tb é uma função alocativa do Estado. Não se enquadra na falha de mercado Mercado incompleto?
-
Também gostaria de saber o erro da letra D.
-
"D": A atividade do Estado na alocação de recursos justifica-se naquelas situações em que são utilizadas as receitas orçamentárias para provisão de bens que tenham as características de bens privados, mas que momentaneamente não estão sendo produzidos pelo mercado. ERRADA
________________
Embora eu tenha marcado a letra A, eu fiquei na dúvida entre a "A" e a "D". Eu também vejo as duas alternativas como corretas. Talvez ninguem tenha feito recurso ou não foi aceito.
Vejam esta passagem do livro do Sergio Jund:
A política de alocação tem por função assegurar o ajustamento necessário na apropriação de recursos na economia, visando à correção das imperfeições inerentes à própria lógica do mercado. O que se pretende é oferecer determinados bens e serviços necessários e almejados pela sociedade, e que não são providos pela iniciativa privada. [...] O governo atuará, ainda, na correção dos efeitos provocados pelos mercados imperfeitos, no que diz respeito à oferta de bens privados que venham a prejudicar a população, como ocorre nos casos de formação de monopólios e oligopólios, dentre outras imperfeições inerentes ao sistema capitalista.
FONTE: Administração, Orçamento e Contabilidade Pública — Sergio Jund (2006 p.24)
_____________________
Mercados imperfeitos: ocorrem quando um bem ou serviço não é ofertado em determinado mercado, mesmo que seu custo de produção seja menor que o preço ofertado pelos consumidores desejosos desse bem/serviço esse mercado é dito incompleto.
-
Não sei se tem a ver com o porquê de a D está errada mas o texto fala da distribuição de renda e o direcionamento da questão pediu para ter como referência o texto e o assunto do texto é abordado na letra A. Acho que é isso.
As funções do governo expandiram-se de forma considerável nos últimos anos, refletindo a necessidade de intervenção governamental no sistema econômico, assim como as modificações nas preferências da coletividade quanto à intervenção do governo em atividades relacionadas à distribuição de renda.
Fernando Rezende. Finanças públicas. 2.ª ed. SP: Atlas, 2001, p. 17 (com adaptações).
Tendo como referência o texto acima e considerando o estudo das finanças públicas sobre as funções do Estado, assinale a opção correta.
-
Para os que estão em dúvida entre a "D" e a "A":
- A "D" me parece a função Alocativa, já a "A" a função Estabilizadora, o enunciado da questão pede: "Tendo como referência o texto acima"; e o texto tem características da função ESTABILIZADORA ao invés da Alocativa, bom foi essa lógica que usei !!!
Espero ter Ajudado !!!
-
Gabarito letra A
Esclarecimento quanto a letra D
A atividade do Estado na alocação de recursos justifica-se naquelas situações em que são utilizadas as receitas orçamentárias para provisão de bens que tenham as características de bens privados, mas que momentaneamente não estão sendo produzidos pelo mercado.
o erro está em dizer: mas que momentaneamente não estão sendo produzidos pelo mercado.
o correto seria: mas possuem caráter excludente.
palavra chave da função alocativa: excludente.
espero ter ajudado.
-
LETRA A
Mapas mentais de Orçamento Público:
http://gestyy.com/e0OcHE
http://gestyy.com/e0OcLd
-
A letra D está errada pois a FUNÇÃO ALOCATIVA tem por característica a promoção de BENS PÚBLICOS e SEMI-PÚBLICOS