SóProvas


ID
1350160
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Existem duas leituras possíveis dos acontecimentos ou dois modos de ler a conjuntura (Souza, 2009):

Alternativas
Comentários
  • Existem duas leituras possíveis dos acontecimentos ou dos modos de ler a conjuntura.
    1 – A partir da situação ou do ponto de vista do poder dominante (lógica do poder)
    2 – A partir da situação ou do ponto de vista dos movimentos populares, das classes dominadas , da oposição ao poder dominante.

    Disponível em: http://heldermolina.blogspot.com.br/2008/12/como-se-faz-anlise-de-conjuntura.html

  • Bo@ T@rde!

     

    Segundo Betinho, há duas leituras possíveis dos acontecimentos ou dois modos de ler a conjuntura, que podem ser:  do ponto de vista do poder dominante ou do ponto de vista da oposição ao poder dominante. Em outras palavras, essa análise que fora proposta pelo autor, nada mais é que a própria relação entre as classes antagônicas, ou a disputa pelo poder num dado momento sociohistórico político e determinado sistema econômico.

    Referenciamo-nos em Chauí que explica um pouco sobre esta ideia: “a ideologia resulta da prática social, nasce da atividade social dos homens no momento em que estes representam para si mesmos essa atividade, e vimos que essa representação é sempre necessariamente invertida. O que ocorre, porém, é o seguinte processo: as diferentes classes sociais representam para si mesmas o seu modo de existência tal como é vivido diretamente por elas, de sorte que as representações ou ideias (todas elas invertidas) diferem segundo as classes e segundo as experiências que cada uma delas tem de sua existência nas relações de produção. No entanto, as ideias dominantes em uma sociedade numa época determinada não são todas as ideias existentes nessa sociedade, mas serão apenas as ideias da classe dominante dessa sociedade nessa época. Ou seja, a maneira pela qual a classe dominante representa a si mesma (sua ideia a respeito de si mesma), representa sua relação com a Natureza, com os demais homens, com a sobre natureza (deuses), com o Estado, etc., tornar-se-á a maneira pela qual todos os membros dessa sociedade irão pensar”.

     

    https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:RnNl78Uu3CEJ:https://www.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/LuisPaulino/Tema_1_Aula_1_A_C.ppt+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

    http://orientacaomarxista.blogspot.com.br/2008/06/ideologia-marilena-chau.html