SóProvas


ID
1350193
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Aponte a questão alinhada as reflexões que permeiam e legitimam a prática investigativa do serviço social.

I. O assistente social deixou de ser consumidor do saber produzido por outras áreas de conhecimento das ciências sociais e humanas e passou a ser seu próprio protagonista neste processo.

II. Os objetos de atenção investigativa são as reconstruções teóricas que na atualidade precisam ser urgentemente, aprofundadas e aumentadas para consolidar as contribuições do serviço social as políticas publicas.

III. O campo empírico das inquietações profissionais e estimuladorda atitude investigativa é a prática profissional.

IV. A própria pratica do serviço social é fonte de questionamentos,buscando alternativas de repensá-la e redefini-la, conforme as exigências contemporâneas para o seu exercício.

Estão corretos os itens.

Alternativas
Comentários
  • As reflexões que permeiam e legitimam a prática investigativa do serviço social, são:

     

    – O conhecimento, resultado do processo de investigação permanente da realidade, deve ter como referência os seus frutos, materializados na prática social humana e em alterações que geram nas condições de vida dos seres humanos, nos seus comportamentos, nas suas atitudes e relações que estabelecem entre si e com a natureza e nas determinações sociais que impedem processos de rompimento com as condições de subalternidade em que se encontram. 


    – Os objetos de atenção de profissionais/pesquisadores são reconstruções teóricas que se processam vinculados aos objetivos do profissional, à sua experiência pessoal e social, e retratam o nível de engajamento ao seu tempo histórico e ao acúmulo de conhecimentos produzidos socialmente.


    O campo empírico das inquietações profissionais e estimulador da atitude investigativa é a prática profissional.

    A prática profissional, problematizada, constitui-se em fonte de reflexão e construção de conhecimentos sobre seu objeto de intervenção e suas expressões particulares no contexto socioocupacional, onde o profissional está inserido. Também, é fonte de questionamento da própria prática buscando alternativas de repensá-la e redefini-la, conforme as exigências contemporâneas para o seu exercício. 


    – As articulações entre o conhecimento produzido pelo conjunto da categoria e as demandas profissionais são feitas através de mediações. A intervenção, através de suas intenções, seus projetos e ações cotidianas, estabelece as mediações entre os conhecimentos e as demandas sociais. Desta forma, estas mediações são apreendidas no real e reconstruídas teoricamente, na medida em que o profissional passa da intenção à intervenção, apoiando-se em pesquisa sistemática e crítica dos fenômenos sociais que define estratégias, meios e recursos necessários para o alcance de seus fins. 


    – A relevância social de uma pesquisa está na sua capacidade de apreender a realidade e de servir de referência para os profissionais da categoria e de outras áreas de conhecimento, sendo assim alimentadora de práticas profissionais.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802007000300005