-
desde de que previamente pactuado? e se o camarada está morrendo e o município não tem o serviço necessário para ajudá-lo, o deixará morrer, pois não foi pactuado previamente com município distinto?! Meio arriscado não?
-
é gata, bem vindo ao SUS
-
BO@ T@RDE, COLEGUINH@S!
O sistema público de saúde funciona de forma referenciada. Isso ocorre quando o gestor local do SUS, não dispondo do serviço de que o usuário necessita, encaminha-o para outra localidade que oferece o serviço. Esse encaminhamento e a referência de atenção à saúde são pactuados entre os municípios.
É isso mesmo meninas, eu, antes de conhecer essa cartilha sobre “Entendimento do SUS”, tinha uma esperança quanto aos direitos assegurados aos cidadãos brasileiros. Mas são essas determinações que" faz do Brasil, brasil"... nas palavras de Roberto Damatta.
-
A alternativa "A" me pegou. A porta de entrada do Sistema de Saúde deve ser a atenção básica (postos de saúde, centros de saúde, unidade de saúde à família etc).
-
Na verdade acredito que esse "pactuado" que se refere ao gabarito da letra B, remete a questão da região de saúde, aonde é considerada região de saúde os municípios que possuem características semelhantes, culturais e entre outras peculiaridades, ademais destaco que para ser considerada região de saúde deve-se ter a baixa, média e alta complexidade. Ou seja, um município que componha uma região de saúde e não possua o serviço de alta complexidade, deve encaminhar o usuário para outro município daquela região de saúde que possua tal serviço, entende-se, assim, que o "pactuando" faz referência a essa situação.
-
O sistema público de saúde funciona de forma referenciada. Isso ocorre quando o gestor local do SUS, não dispondo do serviço de que o usuário necessita, encaminha-o para outra localidade que oferece o serviço, desde que previamente pactuado.