SóProvas


ID
1350274
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Joana e Tales são pais de Carlos, de seis anos de idade. Procuraram ajuda psiquiátrica e psicológica devido aos vários hábitos e tiques apresentados pela criança. Desde os cinco anos de idade, Carlos vinha apresentando dificuldades em respeitar regras e limites. Além disso, lambia a palma das mãos, pigarreava e cuspia com frequência. No início, pais e professores acreditavam que os tiques e a desobediência eram característicos da personalidade de Carlos, não interferindo de maneira significativa no desenvolvimento das atividades nem na relação com os colegas. Com o passar do tempo, Carlos parecia ignorar o espaço pessoal das outras crianças, mostrando-se mais explosivo e excessivamente ativo. Apresentava, ainda, dificuldades na coordenação motora fina e no controle dos impulsos, o que passou a interferir em seu campo social e afetivo.

A respeito da conduta médica e dos registros feitos pelo psicólogo no caso clínico relatado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Acho que esses são os erros:

    a) ERRADA. o psicodiagnóstico não DEVE conter uma bateria de testes específicas, mas podem ser selecionados testes e técnicas que se adequem ao caso.

    b) Errada. a questão trata do laudo e não do parecer. O parecer é uma resposta a uma pergunta do campo da psicologia. "O Parecer é uma manifestação técnica fundamentada e resumida sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo." ( resolução 017/2012 - CFP) 

    c) Errada. pode haver nessas etapas iniciais momentos apenas com os pais, isso depende da avaliação clínica.

    d) Correta.

    e) Errada. Vedada exatamente por quê? Então não poderia um pedagogo ou um médico, por exemplo, atuar junto com o psi nesse caso?