SóProvas


ID
1351186
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No tocante aos serviços de assistência à saúde, fornecidos pelos municípios, objetivando humanizar o tratamento dos transtornos mentais, os chamados CAPS I são equipamentos responsáveis pelo atendimento de

Alternativas
Comentários
  • correta letra (E)

    Fontes:
    Portaria do Ministério da Saúde nº 336/2002.
    Portaria do Ministério da Saúde nº 130/2012.

    CAPS I – Destinado a um território com população entre 20 000 e 70 000 habitantes (critério para implantação) e é referência para um território com população de até 50 000 habitantes. Não há limite de idade para a utilização. O atendimento ao paciente inclui, além de medicamentoso e de psicoterapia, visita domiciliar e atendimento à família. CAPS II - Destinado a um território com população entre 70 000 e 200 000 habitantes (critério para implantação) e é referência para um território com população de até 100 000 habitantes. Não há limite de idade para a utilização. O atendimento ao paciente inclui, além de medicamentoso e de psicoterapia, visita domiciliar e atendimento à família.

    O CAPS III desempenhar o papel de principal regulador da porta de entrada da rede assistencial em saúde no âmbito do seu território e/ou do módulo assistencial. E é também o principal dispositivo substitutivo da internação em hospital psiquiátrico. É a mais complexa modalidade de CAPS para a prestação do atendimento em transtorno mental.

    CAPSi – Elaborado para focar crianças e adolescentes. Preferencialmente concebido para atender portadores de transtornos mentais graves, também pode atender eventualmente usuários de álcool e outras drogas. Destinado a um território com população acima de 200.000 (duzentos mil) habitantes. É referência para um território com população de até 100.000 (cem mil) habitantes.

    CAPS AD – atende usuários de álcool e outras drogas cujo uso é secundário ao transtorno mental clínico. Presta atendimento a pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas. Recebe esses usuários para tratamento e recuperação com ênfase na redução de danos, com o estímulo a novos hábitos, visando à diminuição de internações hospitalares para desintoxicação e outros tratamentos.

    Existem outros dois tipos:

  • Bom di@,coleguinh@s!

     

    a) CAPS - usuários com transtornos mentais no domicílio, objetivando a reintegração social e a reabilitação psicossocial.

     b) CPASi - crianças e adolescentes com transtornos mentais e de desenvolvimento psicomotor.

     c) CAPS AD - usuários adultos que fazem uso prejudicial do álcool e drogas em regime ambulatorial

     d) CAPS III - usuários adultos com transtornos mentais severos e persistentes, cobrindo situações de grande complexidade, a exemplo da internação.

     e) CAPS AD I - usuários adultos com transtornos mentais severos e persistentes e transtornos leves decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

  • CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.

    CAPS II: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

    CAPS i: Atendimento a crianças e adolescentes, para transtornos mentais graves e   persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

    CAPS ad Álcool e Drogas: Atendimento a todas faixas etárias, especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 70 mil habitantes.

    CAPS III: Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

    CAPS ad III Álcool e Drogas: Atendimento e 8 a 12 vagas de acolhimento noturno e observação; funcionamento 24h; todas faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.

  • CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

    Dúvida: Por que o gabarito é E , sendo que o enunciado fala de "usuários adultos"?