SóProvas


ID
1351201
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo, que abordam o Direito à Convivência Familiar e Comunitária no que concerne às crianças e aos adolescentes, preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente.

I. Os filhos havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

II. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.

III. O poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Art. 41. A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais. 

    A alternativa I - estaria errada por falar em discriminátorias e não em impedimentos legais? Compreendi que seriam os impedimentos legais de dar-se em casamento tornaria a alternativa incorreta. 
  • Essa questão está desatualizada!

     

  • De acordo com a lei 8069 de 13 de julho de 1990:

     

    I-Art. 20. Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.

     

     

    II-Art. 19.  É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016).

     

    Essa questão é de 2014. Por isso é necessário ficar atento às redações no que concerne a algumas modificações, como a que ocorreu em 2016. 

     

     

    III-Art. 21. O  poder poder familiar será exercido, em igualdade de condições, pelo pai e pela mãe, na forma do que dispuser a legislação civil, assegurado a qualquer deles o direito de, em caso de discordância, recorrer à autoridade judiciária competente para a solução da divergência.      

     

     

     

    Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

  • Suzana, eu entendo que a alternativa I está correta, condizente com o art. 20, cap. III - Do Direito à convivência Familiar e Comunitária, tópico exigido do ECA na referida questão. A observação cabível é em relação a alteração do art. 19.