SóProvas


ID
1351612
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione os diagnósticos de enfermagem com suas respectivas características definidoras.

1. Perfusão tissular periférica ineficaz
2. Disreflexia autonômica

( ) Diaforese
( ) Sopro femoral
( ) Claudicação
( ) Reflexo pilomotor

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Diaforese é a transpiração excessiva, devida a uma hiperatividade do sistema nervoso simpático. Pode existir sem causa aparente mas pode ser secundária a inúmeras situações fisiológicas, como durante o esforço físico ou a menopausa ou patológicas como a hiperidrose ou a bem conhecida diaforese noturna da tuberculose pulmonar. Pode ser o primeiro sinal de alarme de um estado de choque (estado de hipotensão grave) quando se acompanha de vasoconstrção (pele fria e pálida). O contrário de diaforese é anidrose.

    claudicação intermitente

    Quando se exercitam, os músculos consomem mais oxigênio que quando em repouso e por isso, se houver alguma deficiência da irrigação vascular por uma obstrução arterial, por exemplo, o indivíduo sentirá dor ao caminhar, que o obrigará a parar. A claudicação intermitente corresponde, pois, a uma sensação dolorosa em uma ou em ambas as pernas, que ocorre durante exercícios ou caminhada, como resultado de um déficit de suprimento muscular de oxigênio.

    As artérias que conduzem o sangue têm seu interior liso e desobstruído mas, com o envelhecimento, podem apresentar estreitamentos e obstruções devidos à arteriosclerose. A causa mais importante de claudicação intermitente é a insuficiência circulatória causada pelo estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores por placas de gordura ou ateromas (doença arterial obstrutiva periférica), em geral devido à arteriosclerose. Ela pode também ser indicatória de arteriosclerose em outras partes do corpo, como o coração e o sistema nervoso central, por exemplo.

    Os principais fatores de risco para a aterosclerose são: hereditariedade, sedentarismo, estresse, diabetes,dislipidemias, tabagismo, colesterol alto, pressão alta e obesidade.

    Fontes: 

    http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/353394/claudicacao+intermitente+o+que+e+quais+sao+as+causas+e+os+sintomas+como+diagnosticar+e+tratar.htm

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Diaforese



  • Disreflexia autonômica ou Hiperreflexia autônoma medular(CID-10 G90.4) é uma síndrome associada a lesão medular caracterizada por uma resposta excessiva dosistema simpático pela ausência do controle do sistema parassimpático.

    Diaforese é transpiração excessiva, devida a uma hiperactividade do sistema nervoso simpático.
    - A claudicação intermitente é um sintoma característico da insuficiência de circulação arterial nos membros inferiores. A claudicação intermitente é uma sensação dolorosa nas pernas que se torna presente durante os exercícios ou caminhar e ocorre como um resultado do déficit de suprimento do oxigênio;
    - Reflexo pilomotor = arrepio.
  • ( 2  ) Diaforese  

    ( 1  ) Sopro femoral  

    ( 1  ) Claudicação 

    ( 2  ) Reflexo pilomotor