SóProvas


ID
1351639
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Relacione os métodos dialíticos contínuos e intermitentes com seus respectivos exemplos.

1. Método Contínuo
2. Método Intermitente

( ) Hemofiltração de Fluxo Lento
( ) Ultrafiltração
( ) Hemofiltração de Alto Volume
( ) Hemodiálise

Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Na hemofiltração não se usa a solução de diálise, ocorrendo somente a ultra filtração e convecção. Nesse caso, é utilizado dialisador de alto fluxo, ou seja, bastante permeável à água. Sendo assim, o volume de líquido retirado do paciente é de 30 a 50 litros por dia. Por esse motivo é infundida uma solução de reposição a fim de compensar essa enorme perda de volume.  A hemofiltração é um processo contínuo e pode ser divido em fluxo lento e de alto volume.

    A ultrafiltração (UF) é um processo intermitente que consiste na remoção de fluidos é feita por meio da aplicação de um gradiente de pressão hidrostática ou osmótica através da membrana; dessa forma, o fluido atravessa a membrana do local de maior pressão para o de menor.

    A hemodiálise é um tratamento que substitui a função renal através da passagem de sangue por um filtro (dialisador capilar), impulsionado por uma máquina. A hemodiálise é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração de aproximadamente 3 a  4 horas, ou seja, é um processo intermitente.

    Resposta A

    Bibliografia

    Swearingen PL, Keen JH. Manual de Enfermagem no Cuidado Crítico: Intervenções de Enfermagem e Problemas Colaborativos. 4º edição, ed. Artmed, Porto Alegre, 2007.


  • Gabarito: Letra A ( 1 – 2 – 1 – 2 ).

     

     

    1.  Método Contínuo 
    Hemofiltração de Fluxo Lento 


    2.  Método Intermitente 
    Ultrafiltração 


    1.  Método Contínuo 
    Hemofiltração de Alto Volume 


    2.  Método Intermitente 
    Hemodiálise