SóProvas


ID
1351699
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“É o instrumento que define o ciclo de vida do documento, visando reduzir a interferência da subjetividade humana no processo de decisão de retenção ou eliminação. Esse instrumento define prazos e condições de guarda, preocupando-se em determinar os períodos de transferência, recolhimento e eliminação. Elaborado a partir da análise de documentos existentes na instituição e de sua utilização”.

Assinale a alternativa que apresenta o instrumento a que a descrição acima se refere.

Alternativas
Comentários
  • Tabela de temporalidade é o instrumento/meio com o qual se determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo, pois existem documentos que devem ser guardados por mais tempo como os relacionados às áreas contábil, fiscal, financeira e pessoal. Ela é muito utilizada pelos órgãos públicos, é importante frisar que a eliminação de documentos de arquivos, devem obedecer às normas do CONARQ, em destaque os documentos produzidos por todos os órgãos integrantes do poder público.

    Segundo Wadson Faria (2006, p. 35), a tabela de temporalidade documental (TTD) é o instrumento de gestão arquivística que determina:

    1. os prazos em que os documentos devem ser mantidos no arquivo corrente (operacional);
    2. quando devem ser transferidos ao arquivo intermediário (setorial);
    3. e por quanto tempo devem ali permanecer.

    Além disso, a TTD estabelece critérios para a migração de suporte (microforma, digitalização etc.) e para a eliminação ou recolhimentodos documentos ao arquivo permanente.

    É necessário que cada organização faça a constituição legal de sua Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Dependendo do porte da mesma, poderá haver mais de uma Comissão.

    A comissão permanente de avaliação de documentos tem por finalidade assessorar à Divisão de Arquivo Geral nas ações e procedimentos referentes a avaliação documental, também orientar e realizar a análise, avaliação e seleção da produção documental produzida e acumulada, deve ser formada por representantes dos mais importantes setores da instituição.São inúmeras as vantagens da aplicação de uma TTD, como por exemplo, diminuição da ocupação do espaço físico, agilidade na recuperação da informação, definições de responsabilidade para com a gestão dos processos de arquivamento, diminuição com custos operacionais, controle geral da massa documental, eficácia sobre a gestão documental