SóProvas


ID
1353283
Banca
FUNCAB
Órgão
SC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As cidades e aglomerações urbanas estão constantemente em transformação através de reestruturações, segregações habitacionais, ampliação dos espaços construídos, entre outros fatores. O fenômeno da conurbação faz parte de um processo de transformação e é de importante identificação, pois cria, na maioria das vezes, a necessidade de uma atenção particularizada para possíveis consequências dele decorrentes. A conurbação é um fenômeno que pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Conurbação (do lat. urbis, cidade) é a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico[1] . Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas. Contudo, o surgimento de uma, não é necessariamente vinculado ao processo de conurbação.

  • Gab. B

    conurbação é um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano. Em suma, trata-se da junção de um município com outro, o que ocorre quando essas áreas crescem horizontalmente e expandem seus espaços de influência além dos limites municipais.

    Em razão da expansão das cidades, esses limites praticamente desaparecem, formando, em muitos casos, áreas em que é quase impossível saber onde termina uma cidade e onde começa outra, sendo bastante comum em áreas populosas, grandes capitais e também nas médias cidades interioranas que são próximas geograficamente umas das outras.

    Exemplo: A cidade de São Paulo, maior do país, conurba-se com quase todos os municípios que integram sua região metropolitana. Essa região é bem extensa, com 39 municípios divididos em cinco sub-regiões: norte, leste, sudeste, oeste e sudoeste