-
Segundo Vernant (2002, p. 65), “Apesar de tudo o que os opõe no concreto da vida social, os cidadãos se concebem, no plano político, como unidades permutáveis no interior de um sistema cuja lei é o equilíbrio, cuja norma é a igualdade”. Diferente do que era antes, as leis escritas viabilizaram um equilíbrio na sociedade. Dessa forma, a igualdade ficou mais evidente.
Assim, se faz necessário observar que o surgimento das leis escritas na Grécia proporcionou a participação popular, a democratização e condições para o pensamento filosófico. Segundo Vernant (2002, p. 57-58), “[…] sua ambição não será fazer conhecer a outros uma descoberta ou uma opinião pessoais; o que vão querer, depositando sua mensagem é fazer o bem comum da cidade, uma norma suscetível, como a lei, de impor-se a todos”.
-
-
Todos estão, de maneira isonômica ou igual, debaixo da lei.
-
" As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira. "
-
Letra A
...As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.
A isonomia defende que: todos os cidadãos sao iguais, nao devendo haver nenhuma distinção entre eles dentro da sociedade.
-
Gabarito A
"As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira." = Princípio da Isonomia.
-
Letra A
O conceito de isonomia surgiu na Grécia antiga, e defende a máxima: todos os cidadãos são iguais, não devendo haver nenhuma distinção entre eles dentro de uma sociedade. A isonomia é o pilar básico de uma democracia. A única questão que o aluno não pode se confundir quando analisar a isonomia grega, é o conceito de cidadania. Todos tinham o tratamento igual, porém nem todos eram cidadãos gregos: escravos, mulheres e menores de 20 anos não eram considerados cidadãos na Grécia antiga.