-
Trata-se de uma questão de interpretação do texto. Nietzche afirma que a filosofia grega tem início no momento em que se questionou sobre a água ser a origem e a matriz de todas as coisas. Essa proposição sobre a origem das coisas é feita de forma racional, sem imagem ou metáfora.
Diante do exposto, a resposta correta é a letra C.
-
Letra correta: C
Não entendi porque não se usa a metáfora, pois a crisálida é o terceiro ciclo de vida da borboleta.
Dicio:
crisálida
Terceiro estado do ciclo de vida da borboleta. Quando a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida. A crisálida fica pendurada numa almofada de seda, presa por uma espécie de gancho ou ainda por uma faixa de seda que envolve o seu corpo. Não possui casulo. O corpo da borboleta se desenvolve sob a casca da crisálida. Finalmente, a casca se rompe e a borboleta sai.
Fig. Coisa latente.
-
Tecnicamente os primeiros Filósofos tentavam explicar DE QUE é feito a matéria, e não a origem. Isso coube à abiogênises posteriormente. Q não é condizente à alternativa "C".
-
Ao saber do que é feito a matéria chega-se à origem. E no fim, vai se chocar com o mesmo problema da biogênese: quem ou o que foi o primeiro?
-
Essa questão faz mensão aos pré - sócraticos, mas precisamente a Talles de mileto que dizia que a causa principal da vida era a água. Tudo é um. Portanto, eles buscavam em elementos racionais para explicar a origem do mundo.
-
Uai gente, penso que são usadas metáforas sim, comparação=metáfora da explicação de como se deram as origens de acordo com a comparação com os elementos da natureza. Ex: Heráclito: fogo ( movimento/fluxo) o ser é mutável, efêmero etc
-
O surgimento da filosofia ocorreu através da tentativa de explicar a arché, elemento primeiro de todas as coisas,letra C.
-
Os primeiros filósofos buscavam explicar o mundo através da razão, e não mas através de mitos e deuses .
-
Conforme Nietzsche, o que ele fala realmente aconteceu: os pré socráticos tentaram explicar o mundo com uma ótica racional, abandonando explicações supérfluas que eram baseadas em mitologias e religiões. Dessa forma, encontraram nos elementos da Natureza o principio (Arché) da vida. Vale ressaltar que isso foi um grande passo nos estudos filosóficos.
A respeito do cometária da Estudante DF, discordo em partes: é muito necessário entender sobre os pré socráticos para responder a questão, e não somente o texto e o pensando de Nietzsche.
C
-
O Nietzsche fala do surgimento da filosofia e ruptura com o mito, ele deixa claro isso no segundo motivo. A filosofia surge assim como uma tentativa de justificar/explicar/esclarecer os fenomenos do mundo sem o uso de fabulações. em nenhum momento o texto deixa a entender que a agua é uma metafora de alguma coisa, o Tales considerava a agua como a verdadeira origem.
-
ALTERNATIVA C - A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
A Filosofia grega no início esteve preocupada com a origem das coisas, em especial da natureza. É essa uma das características que Nietzche percebe.
-
Período pré-socrático, também cosmológico, tem exatamente aquelas características que Nietzsche descreve:
1 - Querem explicar a natureza baseando-se em fenômenos naturais, encontrados na natureza, de forma concreta. Perde espaço a explicação puramente sobrenatural e divina.
2 - A maneira encontrada para fazer explicações sobre o mundo é a causalidade. Um fenômenos leva a outro por causa e efeito. Mas isso gera outro problema: de onde tudo veio? Qual a causa primeira, o primeiro princípio?
3 - Do que se sabe dos escritos de Aristóteles (ele considera Tales foi o primeiro filósofo), Tales de Mileto escolheu a água (ou úmido) como elemento primeiro de onde todo o processo se desenvolveu. Os discípulos de Tales e outros pensadores de outras escolas tomaram outros elementos: ar, fogo, átomo, junção de elementos, etc.
4 - Baseia-se na ideia de cosmos, de que existe um ordenamento racional para tudo.
O importante não é a escolha da água em si, (trata-se da physis, que é um "elemento primordial eterno" do qual tudo brota, nasce) mas a ideia de pensar numa explicação do mundo de maneira mais profunda, que levasse a uma regra geral (cosmos) e que ainda fosse um elemento encontrado na natureza. Mais importante ainda é o aspecto crítico, em que a verdade ela pode ser investigada e rebatida, é a inauguração da "ciência" e por isso a sua importância. Nietzsche considerava os pré-socráticos os verdadeiros filósofos, em parte, porque eles não se separavam do mundo natural, ao contrário do que fará depois Sócrates / Platão em que o mundo sensível perde importância para ter no lugar o mundo das ideias.
*No lugar de physis, MARCONDES, utiliza o conceito de arché (que significa "que vem antes").
Fonte:
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Ed. Zahar. 2010.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. Ed. Ática. 2000.
-
Letra C
...Em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo, porque o faz sem imagem e fabulação...
-
Letra C
NIetzshe faz referência ao surgimento da filosofia através dos Pré-Socráticos que buscavam na natureza (physis) uma justificatica racional para a origem de tudo. Inicialmente, encontravam um elemento essencial (arkhé) como solução primordial.
-
aaaaaa ja errei essa questao duas vezes
-
Alguém me explica porque a B está errada?
-
Júlia, a alternativa B está errada por ter a palavra "metáfora". Os pré-socráticos buscavam o conhecimento de maneira racional.
-
Galera, Talles de Mileto realmente acreditava que a água era origem de todas as coisas, indo além de uma "metáfora". Acredito que, por isso, a B está incorreta