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Questões de Mito e Filosofia


ID
758368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

       A dúvida pode significar o fim de uma fé, ou pode significar o começo de outra. Em dose moderada, estimula o pensamento. Em excesso, paralisa-o. A dúvida, como exercício intelectual, proporciona um dos poucos prazeres puros, mas, como experiência moral, ela é uma tortura. Aliada à curiosidade, é o berço da pesquisa e assim de todo conhecimento sistemático. Em estado destilado, mata toda curiosidade e é o fim de todo conhecimento.
       O ponto de partida da dúvida é sempre uma fé, uma certeza.A fé é, pois, o estado primordial do espírito. O espírito “ingênuo” e “inocente” crê. Essa ingenuidade e inocência se dissolvem no ácido corrosivo da dúvida, e o clima de autenticidade se perde irrevogavelmente. As tentativas dos espíritos corroídos pela dúvida de reconquistar a autenticidade, a fé original, não passam de nostalgias frustradas em busca da reconquista do paraíso perdido. As certezas originais postas em dúvida nunca mais serão certezas autênticas. Tal dúvida, metodicamente aplicada, produzirá novas certezas, mais refinadas e sofisticadas, mas essas certezas novas não serão autênticas. Conservarão sempre a marca da dúvida que lhes serviu de parteira.
       A dúvida, portanto, é absurda, pois substitui a certeza autêntica pela certeza inautêntica. Surge, portanto, a pergunta: “por que duvido?” Essa pergunta é mais fundamental do que a outra: “de que duvido?” Trata-se, portanto, do último passo do método cartesiano: duvidar da dúvida — duvidar da autenticidade da dúvida. A pergunta “por que duvido?” engendra outra: “duvido mesmo?”
       Descartes, e com ele todo o pensamento moderno, parece não dar esse último passo. Aceita a dúvida como indubitável
Vilém Flusser. A dúvida. São Paulo: Editora Annablume, 2011, p. 21-2 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 110 a 118, assinale a opção correta no item 119, que é do tipo C, e faça o que se pede no item 120, que é do tipo D.

A mitologia grega é composta de histórias de deuses que se assemelham aos seres humanos, tanto em aparência física quanto em sentimentos. Entre outras funções, tais histórias, transmitidas oralmente, de geração em geração, buscavam explicar a origem do universo, a fundação de uma polis ou um acontecimento extraordinário.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. ... Pode-se dizer que na Grécia Antiga a religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) a respeito da Mitologia Grega.

     


ID
1192636
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A filosofia surge na Grécia no final do século VII e no início do século VI a.C. Dentre as condições históricas para o seu surgimento, destacam-se as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • Os fatos históricos que fortaleceram o avanço da filosofia foram:

    * Viagens marítimas 

    * Invenção do calendário 

    * Invenção da moeda 

    * Surgimento da vida urbana

    * Invenção da política


ID
1353775
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.

VERNANT, J . P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado)


Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Vernant (2002, p. 65), “Apesar de tudo o que os opõe no concreto da vida social, os cidadãos se concebem, no plano político, como unidades permutáveis no interior de um sistema cuja lei é o equilíbrio, cuja norma é a igualdade”. Diferente do que era antes, as leis escritas viabilizaram um equilíbrio na sociedade. Dessa forma, a igualdade ficou mais evidente.

    Assim, se faz necessário observar que o surgimento das leis escritas na Grécia proporcionou a participação popular, a democratização e condições para o pensamento filosófico. Segundo Vernant (2002, p. 57-58), “[…] sua ambição não será fazer conhecer a outros uma descoberta ou uma opinião pessoais; o que vão querer, depositando sua mensagem é fazer o bem comum da cidade, uma norma suscetível, como a lei, de impor-se a todos”.


  • Todos estão, de maneira isonômica ou igual, debaixo da lei.

  •  " As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira. "


     

  • Letra A

    ...As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.

    A isonomia defende que: todos os cidadãos sao iguais, nao devendo haver nenhuma distinção entre eles dentro da sociedade.

  • Gabarito A

    "As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira." = Princípio da Isonomia.

  • Letra A

    O conceito de isonomia surgiu na Grécia antiga, e defende a máxima: todos os cidadãos são iguais, não devendo haver nenhuma distinção entre eles dentro de uma sociedade. A isonomia é o pilar básico de uma democracia. A única questão que o aluno não pode se confundir quando analisar a isonomia grega, é o conceito de cidadania. Todos tinham o tratamento igual, porém nem todos eram cidadãos gregos: escravos, mulheres e menores de 20 anos não eram considerados cidadãos na Grécia antiga.


ID
1623667
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Tendo em vista as características do mito e da filosofia na Grécia Antiga, relacione as colunas.


I. Mito.

II. Filosofia.


( ) Pergunta e narra sobre o que era antes que tudo existisse.

( ) Opera, discursivamente, por meio de analogias, metáforas e parábolas.

( ) Exige investigação para responder aos problemas postos pela natureza.

( ) Pergunta e explica como as coisas existem e são agora.

( ) Não se preocupa com as contradições e irracionalidades de seu discurso.

( ) Explica os fenômenos da natureza a partir de causas puramente naturais.


A sequência correta de cima para baixo encontra-se na alternativa:  

Alternativas
Comentários
  • A mitologia retrata questoes existenciais historicas, nao seguindo uma estrutura logica e racional,retratando possiveis ocorrencias historicas,existe portanto, uma determinada oposiçao, entre os aspectos racionais, da mitologia e a filosofia, a filosofia, porem ja retrata aspectos racionais, buscando evidenciar cientificamente os acontecimentos e os fenomenos naturais.

  • Res´posta A


ID
1715791
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

   A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.

NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?

Alternativas
Comentários
  •   Trata-se de uma questão de interpretação do texto. Nietzche afirma que a filosofia grega tem início no momento em que se questionou sobre a água ser a origem e a matriz de todas as coisas. Essa proposição sobre a origem das coisas é feita de forma racional, sem imagem ou metáfora.

       Diante do exposto, a resposta correta é a letra C.

  • Letra correta: C

    Não entendi porque não se usa  a metáfora, pois a crisálida é o terceiro ciclo de vida da borboleta.

    Dicio: 

    crisálida

     Terceiro estado do ciclo de vida da borboleta. Quando a lagarta atinge o seu desenvolvimento completo, solta a pele e produz a dura casca protetora da crisálida. A crisálida fica pendurada numa almofada de seda, presa por uma espécie de gancho ou ainda por uma faixa de seda que envolve o seu corpo. Não possui casulo. O corpo da borboleta se desenvolve sob a casca da crisálida. Finalmente, a casca se rompe e a borboleta sai.

    Fig. Coisa latente.

  • Tecnicamente os primeiros Filósofos tentavam explicar DE QUE é feito a matéria, e não a origem. Isso coube à abiogênises posteriormente. Q não é condizente à alternativa "C".

  • Ao saber do que é feito a matéria chega-se à origem. E no fim, vai se chocar com o mesmo problema da biogênese: quem ou o que foi o primeiro?
  • Essa questão faz mensão aos pré - sócraticos, mas precisamente a Talles de mileto que dizia que a causa principal da vida era a água. Tudo é um. Portanto, eles buscavam em elementos racionais para explicar a origem do mundo.

  • Uai gente, penso que são usadas metáforas sim, comparação=metáfora da explicação de como se deram as origens de acordo com a comparação com os elementos da natureza. Ex: Heráclito: fogo ( movimento/fluxo) o ser é mutável, efêmero etc

  • O surgimento da filosofia ocorreu através da tentativa de explicar a arché, elemento primeiro de todas as coisas,letra C.

  • Os primeiros filósofos buscavam explicar o mundo através da razão, e não mas através de mitos e deuses .

  • Conforme Nietzsche, o que ele fala realmente aconteceu: os pré socráticos tentaram explicar o mundo com uma ótica racional, abandonando explicações supérfluas que eram baseadas em mitologias e religiões. Dessa forma, encontraram nos elementos da Natureza o principio (Arché) da vida. Vale ressaltar que isso foi um grande passo nos estudos filosóficos.

    A respeito do cometária da Estudante DF, discordo em partes: é muito necessário entender sobre os pré socráticos para responder a questão, e não somente o texto e o pensando de Nietzsche.

    C

  • O Nietzsche fala do surgimento da filosofia e ruptura com o mito, ele deixa claro isso no segundo motivo. A filosofia surge assim como uma tentativa de justificar/explicar/esclarecer os fenomenos do mundo sem o uso de fabulações. em nenhum momento o texto deixa a entender que a agua é uma metafora de alguma coisa, o Tales considerava a agua como a verdadeira origem.

  • ALTERNATIVA C - A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.

    A Filosofia grega no início esteve preocupada com a origem das coisas, em especial da natureza. É essa uma das características que Nietzche percebe.

  • Período pré-socrático, também cosmológico, tem exatamente aquelas características que Nietzsche descreve:

    1 - Querem explicar a natureza baseando-se em fenômenos naturais, encontrados na natureza, de forma concreta. Perde espaço a explicação puramente sobrenatural e divina.

    2 - A maneira encontrada para fazer explicações sobre o mundo é a causalidade. Um fenômenos leva a outro por causa e efeito. Mas isso gera outro problema: de onde tudo veio? Qual a causa primeira, o primeiro princípio?

    3 - Do que se sabe dos escritos de Aristóteles (ele considera Tales foi o primeiro filósofo), Tales de Mileto escolheu a água (ou úmido) como elemento primeiro de onde todo o processo se desenvolveu. Os discípulos de Tales e outros pensadores de outras escolas tomaram outros elementos: ar, fogo, átomo, junção de elementos, etc.

    4 - Baseia-se na ideia de cosmos, de que existe um ordenamento racional para tudo.

    O importante não é a escolha da água em si, (trata-se da physis, que é um "elemento primordial eterno" do qual tudo brota, nasce) mas a ideia de pensar numa explicação do mundo de maneira mais profunda, que levasse a uma regra geral (cosmos) e que ainda fosse um elemento encontrado na natureza. Mais importante ainda é o aspecto crítico, em que a verdade ela pode ser investigada e rebatida, é a inauguração da "ciência" e por isso a sua importância. Nietzsche considerava os pré-socráticos os verdadeiros filósofos, em parte, porque eles não se separavam do mundo natural, ao contrário do que fará depois Sócrates / Platão em que o mundo sensível perde importância para ter no lugar o mundo das ideias.

    *No lugar de physis, MARCONDES, utiliza o conceito de arché (que significa "que vem antes").

    Fonte:

    MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Dos pré-socráticos a Wittgenstein. Ed. Zahar. 2010.

    CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. Ed. Ática. 2000.

  • Letra C

    ...Em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo, porque o faz sem imagem e fabulação...

  • Letra C

    NIetzshe faz referência ao surgimento da filosofia através dos Pré-Socráticos que buscavam na natureza (physis) uma justificatica racional para a origem de tudo. Inicialmente, encontravam um elemento essencial (arkhé) como solução primordial.

  • aaaaaa ja errei essa questao duas vezes

  • Alguém me explica porque a B está errada?

  • Júlia, a alternativa B está errada por ter a palavra "metáfora". Os pré-socráticos buscavam o conhecimento de maneira racional.

  • Galera, Talles de Mileto realmente acreditava que a água era origem de todas as coisas, indo além de uma "metáfora". Acredito que, por isso, a B está incorreta


ID
2411869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

 A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
O dogmatismo, como perspectiva filosófica, esteve ausente do pensamento dos filósofos das antigas poleis gregas.

Alternativas
Comentários
  • Ao longo da história o desenvolvimento de dogmas e doutrinas tem afetado as tradições, instituições e práticas religiosas. Na antiguidade, o termo dogma de origem grega significava aparência e expressava uma opinião, crença ou algo que parecia ser, mas, já existiam filósofos dogmáticos como Parmênides, Platão e Aristóteles que se recusam a crer nas verdades estabelecidas. 

    http://m.brasilescola.uol.com.br/filosofia/dogmatismo.htm


ID
2411878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    Na Grécia antiga, em meio à intensa vida cultural, política e comercial das poleis, nasce a filosofia, uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional. Uma vez que a religião, o mito e o senso comum não mais forneciam respostas satisfatórias, os primeiros filósofos buscaram uma explicação, pautada em critérios claros, demonstrativos e não dogmáticos, para as curiosidades cosmológicas, físicas e antropológicas do seu tempo. A relação da filosofia com outros saberes é um dos traços mais fortes de sua história. Na Idade Média, por exemplo, Agostinho e Tomás de Aquino aproximaram a teologia cristã da filosofia; na modernidade, Galileu, Bacon e Newton investigaram na filosofia, na física e na ciência nascente o método perfeito. As artes também constituem outro ponto de convergência para os interesses filosóficos. Com os pensadores da teoria crítica, como Benjamin e Adorno, vê-se como a produção e a fruição da arte, sob o ponto de vista filosófico e histórico, foram modificadas pelo desenvolvimento de meios técnicos e tecnológicos em um contexto capitalista, a que se denomina indústria cultural.

Silvio Galo. Filosofia: experiência de pensamento.

São Paulo: Scipione, 2013, p. 9 (com adaptações).

A partir da leitura do texto precedente, julgue o item a seguir.
A insuficiência dos mitos como elemento de explicação da realidade fez que os pensadores da Grécia Antiga adotassem a racionalidade como caminho explicativo, abandonando-os por completo. Desse processo surgiu a filosofia.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que o abandono foi por completo.

  • Apesar de ter errado a questão, acho que o erro está em afirmar a insuficiência de mitos, pois na época tudo era explicado por mitos. Tanto é que é famosa a mitologia grega.

  • Isso aí, não houve o abandono por completo da mitologia grega, os mitos não foram suficientes para explicar as várias questões da realidade, era necessário surgir algo robusto com fundamentação racional. Surge a filosofia para questionar os mitos e, depois a ciência para responder os questionamentos. bem simples essa minha explicação, espero que os professores de filosofia não reclamem. rs.

  • O ABANDONO NÃO FOI POR COMPLETO

  • Não há o ambandono completo dos mitos


ID
2747962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      O que intriga os primeiros filósofos é principalmente o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo, podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”, “qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam: o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja, procuram um princípio original e racional (em grego arkhé). O termo princípio pode ser entendido como “origem”, mas também como “fundamento”.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.


O surgimento da pólis facilitou a emergência da filosofia grega.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

  • A organização das pólis foi importante para a filosofia, pois ocasionou uma certa diminuição no número de conflitos, por isso, as condições tornaram-se favoráveis para que os gregos pudessem ocupar seu tempo pensando racionalmente e desenvolvendo as mais diversas teorias que fossem capazes de explicar o surgimento do mundo e os fenômenos naturais e sociais. questão Certa Att. @profjohn.mcz
  • vamoo

    cfo 2021

  •  Filosofia, como conhecemos hoje, ou seja, no sentido de um conhecimento racional e sistemático, foi uma atividade que, segundo se defende na história da filosofia, iniciou na Grécia Antiga formada por um conjunto de cidades-Estado (pólis) independentes. 


ID
2747965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

      O que intriga os primeiros filósofos é principalmente o movimento, conceito que em grego tem um sentido bem amplo, podendo significar “mudança de lugar”, “aumento e diminuição”, “qualquer alteração ou um movimento substancial”, quando alguma coisa é gerada ou se deteriora. Diante disso, eles se perguntam: o que faz com que, apesar de toda a mudança, haja algo na realidade que sempre permanece o mesmo? Assim, sob a multiplicidade das coisas, eles buscam a identidade. Ou seja, procuram um princípio original e racional (em grego arkhé). O termo princípio pode ser entendido como “origem”, mas também como “fundamento”.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofar com textos: temas e história da filosofia. São Paulo: Moderna, 2012. p. 285.

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.


Denomina-se filosofia grega antiga o longo período que se iniciou na era mítica, por volta do final do século VII a.C., e se estendeu até o século III d.C., período conhecido como clássico.

Alternativas
Comentários
  • A filosofia antiga é o período que corresponde ao seu surgimento, no século VI A.C. e à queda do Império Romano. 

    FONTE;https://www.resumoescolar.com.br/filosofia/resumo-da-filosofia-antiga/

  • Não confundir Filosofia GREGA Antiga e Filosofia Antiga. A Filosofia Grega Antiga termina quando começa a Filosofia Helenística.

  • Início da filosofia grega VI a.C, período clássico séc. V a.C

  • O termo Filosofia Grega é utilizado para designar o período que se estende desde o nascimento da filosofia na Grécia Antiga, no final do século VII a.C. ao fim do período helenístico e a consolidação do período medieval da filosofia, no século VI d.C..


ID
2773339
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Nietzsche escreveu:

E vede! Apolo não podia viver sem Dionísio! O “titânico” e o “bárbaro” eram no fim de contas, precisamente uma necessidade tal como o apolíneo!

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 38.

Assinale a alternativa que descreve corretamente o dionisíaco e o apolíneo.

Alternativas
Comentários
  • São deuses opostos.

    O dionisíaco é o instinto, a embriaguez e a força vital; o apolíneo é a racionalidade, o equilíbrio, a força figurativa.

    Apolo é sinônimo de beleza e comedimento, Dionísio é representante do disforme, do anômalo, da descomunal força da natureza.

    https://razaoinadequada.com/2017/08/23/nietzsche-e-dionisio/


ID
2829400
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A utilização de sentimentos humanos para a compreensão dos fenômenos da natureza é própria do conhecimento

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternartiva D

    O homem à partir da narrativa mítica utilizava de sentimentos para explicar e compreender os fenômenos da Natureza.

  • Letra D)

    Por Exemplo: Zeus (mitologia grega) está bravo (sentimento humano), por isso jogou um raio do céu (fenômeno da natureza)


ID
2834215
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.

(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)


O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:

Alternativas

ID
2848075
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor.
(PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. II. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.)

O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada:

Alternativas
Comentários
  • A evolução da filosofia grega se dá a partir do questionamento dos fenômenos observados. Grosseiramente, a "primeria geração" é conhecida como pré-Socrática ou físicos, pois buscavam compreender os fenômenos naturais, da physis. Sócrates inaugura um outro nível de indagação ao aplicar um método investigativo que o conduza na busca pela verdade dos sentidos e signifcados. Assim, a partir de Sócrates, questões como justiça, beleza, ética, política, ocuparão as preocupações filosóficas. Platão, discípulo de Sócrates, transmitiu os ensinamentos de seu mestre fundando a Academia, escola de pensamento, e escrevendo diálogos nos quais seu mestre conduz debates sobre diversos temas. Aristóteles, discípulo de Platão na Academia, leva adiante o método socrático expandindo-o e aprofundando-o. Também funda uma escola de pensamento chamada Liceu. Estes três são considerados por muitos os grandes filósofos fundadores do método investigativo ocidental, que baseia-se na razão como forma de resolver os problemas do mundo. Mas não eram ateístas radicais, antes, acreditavam que as alegorias dos deuses possuíam suas verdades, porém poderiam ser captadas e compreendidas de maneira crítica e racional, como fica claro nas palavras de Sócrates que, embora apontado pelo oráculo de Delfos como o homem mais sábio do mundo, reluta, porém aceita a verdade dos deuses, pois considera impossível que mintam. Logo, a afirmativa E está errada. A letra A está errada, pois anuncia o movimento contrário do pensamento filosófico; as respostas C e D estão erradas, pois também afirmam o contrário da atitude dos filósofos para com a religião e às divindades.
    A resposta correta, portanto, é a letra B.
  • A utilização do Logos( RAZÃO) para desmitificar o mundo, vale ressaltar que um grande expoente dessa desmitificação foi o Xenófanes, que satirizou os gregos e seu politeísmo ( culto aos deuses gregos) que na verdade, eram apenas a projeção dos gregos com seus costumes e não deuses, segundo ele.

    LETRA B

    APMBB


ID
2912131
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginação pelo saber. [..] O mito converte-se em esclarecimento, e a natureza em mera objetividade. O preço que os homens pagam pelo aumento de poder é a alienação daquilo sobre o que exercem o poder. [...] Quanto mais a maquinaria do pensamento subjuga o que existe, tanto mais cegamente ela se contenta com essa reprodução. Desse modo, o esclarecimento regride à mitologia da qual jamais soube escapar.

ADORNO & HORKHEIMER. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.17; 21; 34.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre a crítica à racionalidade instrumental e a relação entre mito e esclarecimento em Adorno e Horkheimer, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO DE ACORDO COM O SITE INDAGAÇÃO

    a) Incorreta. O mito não é caracterizado pela irracionalidade, e sim por um regime explicativo e constitutivo do sentido dependente da imaginação e do símbolo, da alegoria e da metáfora. A atribuição de irracionalidade ao mito resulta de uma compreensão restritiva e objetivista do conhecimento e da linguagem.

    b) Incorreta. A regressão do esclarecimento à mitologia mostra uma limitação interna da razão, uma contradição entre o pressuposto de esclarecer e a promessa de emancipar. Regredir à mitologia significa reconhecer que a promessa de superação da submissão à natureza não pode ser cumprida, jamais o será, pois a dimensão calculadora da razão não apenas não suspende a submissão à natureza, mas a intensifica.

    c) Incorreta. Uma das características distintivas da explicação da natureza pautada na racionalidade instrumental é justamente a recusa de uma explicação holística, em que as partes são incorporadas, na sua especificidade, ao todo. Um dos seus procedimentos fundamentais consiste no desmembramento e na separação, tal qual pode ser visto na famosa passagem do Discurso do Método, de Descartes. Desmembrar e dividir, tanto quanto possível, para posteriormente voltar a reunir. Contudo, mesmo quando ocorre a reunião dos membros metodicamente separados, tal procedimento não supõe uma compreensão holística, pois o pensamento não se junta à matéria, por ser de natureza distinta. Portanto, não há integração da parte ao todo.

    d) Incorreta. Embora esta seja a promessa do esclarecimento, o uso da razão, compreendida enquanto cálculo e instrumento, implica alienação humana, logo não livra o humano da sua submissão à natureza. Ao aliená-lo, desvincula-o daquilo que ele produz, na exata medida em que concebe o próprio mundo, e o humano aí incluído, enquanto objeto. Além disso, no início do texto, Adorno e Horkheimer afirmam: “Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal” (p. 17).

    e) Correta. A racionalidade instrumental, característica do esclarecimento, consiste em compreender a natureza como objeto, passível de um conhecimento objetivo, e justamente por esse motivo, passível também de domínio. A alienação humana, o incremento de poder, a mútua afecção entre mito e esclarecimento em que um se converte no outro, são expressões de uma compreensão em que razão consiste em cálculo e domínio.

    GABARITO:

    e) O esclarecimento se caracteriza por uma explicação baseada no cálculo, do que resulta uma compreensão da natureza como algo a ser conhecido e dominado.

  • Adorno e Horkheimer destacam o fracasso do esclarecimento, através da análise da sociedade tecnológica, assim o projeto Iluminista que buscou um estado de emancipação, autonomia, resultou no contrário uma posicão de heteronomia, isto é, dominação.O esclarecimento, caracterizado pelo racionalismo instrumental, tem como finalidade a eficácia dos meios, a instrumentalização do mundo e do próprio homem, este é dissolvido e reduzido a um número, não determina os fins, resultando na crise da razão, perdendo assim sua individualidade.


ID
3288268
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.

Sabendo‐se que, para Aristóteles, o tempo é a medida do movimento segundo o antes e o depois, infere‐se que este filósofo ainda adotava estruturas caras à descrição mítica do mundo.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Aristóteles discordava de quase todas as ideias de seu mestre, Platão. Aristóteles acreditava que a nossa experiência é o que nos leva a conhecer e a entender o mundo. Ele acreditava que todos os seres são fruto da junção da essência e da matéria. Ele não acreditava num “mundo das ideias” que existia além da realidade.


ID
3288274
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    O homem toma conhecimento do sagrado porque este se manifesta, se mostra, como algo absolutamente diferente do profano. O homem ocidental moderno experimenta certo mal‐estar diante de inúmeras formas de manifestações do sagrado: é difícil para ele aceitar que, para certos seres humanos, o sagrado possa manifestar‐se em pedras ou árvores, por exemplo. Mas não se trata de uma veneração da pedra como pedra, de um culto da árvore como árvore.

Mircea Eliade. O Sagrado e o Profano. Martins Fontes:
1992, p. 13 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue o item a seguir.

O pensamento filosófico se diferencia do pensamento mítico por ter como fundamento a racionalidade humana.

Alternativas
Comentários
  • Por que o pensamento filosófico não tem como fundamento a racionalidade humana?

  • Gabarito: Errado

  • Também não entendi essa!

  • Roleta russa.

  • Por que esta errada?

  • Questão mal feita, se queria salientar que a racionalidade humana está ligada ao mito deveria colocar outro termos...

  • O mito também tem de algum modo uma racionalidade, um logos mítico. Por isso ele faz sentido e define as trocas culturais através de suas histórias contadas de modo oral. Gabarito ERRADO, pois a contraposição da razão ao mito é um reducionismo. Mesmo filósofos do periodo clássico, como Platão, utilizavam mitos como modo de ilustrar suas idéias. Conferir mito da caverna e do anel de giges.


ID
3307552
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:


( ) A função primordial do mito era responder a questões fundamentais como: qual a origem de todas as coisas?

( ) O que significa o homem e qual a sua relação com o mundo natural e com o mundo humano?

( ) A narrativa explicava e significava a realidade, o modo de vida, a organização social, a conduta dos homens, os valores e normas, de modo que “os comportamentos e as atitudes que a sociedade quer preservar são condensados em paradigmas”

( ) Dito de outro modo, os valores que a sociedade elegeu como os melhores a serem observados e vivenciados por todos os membros da sociedade estão expressos nos deuses, semideuses e heróis contados pelos poetas: “o ideal heróico”.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • primeira acertiva: O mito era uma forma de explicar tudo e todas as coisas que até então não tinham explicação.

    Quarta acertiva: Eles davam sentimentos, valores, vontades humanas para seres heróicos e divinos, expressando o que viam de melhor para alcançarem e viverem dessa forma.

    Sendo a primeira verdadeira e a última também, a alternativa certa só pode ser a C


ID
3331897
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Antes da invenção do logos e do saber filosófico havia outro saber, um modo de pensar que dava conta dos problemas concretos do cotidiano da vida do homem grego: o mito.
II. Afinal, porém, o que é o mito? Como é e para que serve? A primeira questão nos remete a uma definição. Para tanto é importante destacarmos a etimologia da palavra. Em grego, mito significa uma “fala que narra” a origem dos fenômenos, tanto naturais quanto humanos.
III. Diferentemente do que se pensa, o mito é uma lenda ou uma fantasia, ele surge como fruto do processo de compreensão da realidade, por isso podemos dizer que ele é verdadeiro. E se é uma fala, uma narrativa, quem é que o faz? É o poeta.
IV. Havia, basicamente, dois tipos de poetas: o aedo (um criador de poemas que também recitava de memória, recriava e transformava o verso ancestral) e o rapsodo (simples repetidor, declamador, de uma versão já fixada).
V. Vale lembrar que quando o poeta recitava o poema, apresentava-o cantando, com acompanhamento de música e dança. Eram estratégias utilizadas para uma melhor e mais rápida apropriação dos mitos e de toda a tradição, que por muito tempo foi conservada e propagada oralmente.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • "III. Diferentemente do que se pensa, o mito é uma lenda ou uma fantasia, ele surge como fruto do processo de compreensão da realidade, por isso podemos dizer que ele é verdadeiro." Falso. Mitos não são verdadeiros.

  • Gabarito: D

  • Gabarito: D


ID
3331903
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3408802
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Grécia Antiga, “o mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.)” (CHAUÍ, 2009, p. 34).

A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre a mitologia grega, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. ... Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.

    https://www.significados.com.br › m...


ID
3408805
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEE -PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito da relação entre mito e filosofia, encontramos basicamente duas visões opostas: uma que afirma a descontinuidade entre mito e filosofia e outra que defende a continuidade entre mito e filosofia. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

Alternativas
Comentários
  •  John Burnet, por exemplo, defendeu a tese de que somente com uma ruptura imediata entre o pensamento mítico e o racional é que a filosofia poderia ser criada.

    https://umesbocofilosofico.blogspot.com/2010/11/o-nascimento-da-filosofia.html?m=1


ID
3639730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O primeiro conhecimento é o mito. Primeiro na origem e na fundamentação de todo outro conhecimento. Mito é comunicação imediata com todos os seres; uma comunicação dionisíaca; uma comunicação entusiástica. Do mito se diferencia o conhecimento da ciência. No início, a ciência começou como filosofia. Os títulos acadêmicos de doutoramento Ph.D. das universidades anglo-saxônicas ainda lembram a identidade primitiva de filosofia e ciência. Hoje estão separadas. E administram conhecimentos diferentes. Conhecimentos importantes, porque todas as valorações da vida passam hoje, necessariamente, pelo crivo da filosofia e da ciência. Do mito, da filosofia e da ciência diferencia-se o bom senso, que é o conhecimento de uso certo e comedido de toda experiência.


Julgue o item subseqüente, com relação às idéias do texto acima e ao assunto nele abordado.

Na tentativa de se dar uma explicação racional para a origem das coisas, sem com isto se fazer uma regressão causal ao infinito, na antiga Grécia procurou-se um elemento primordial que fosse um explicador universal. Anaxímenes entende ser este elemento primordial a água, e Tales de Mileto, o ar.

Alternativas
Comentários
  • Houve a inversão das arkés, Tales (água) Anaximenes (AR)

  • Anaxímenes entende ser este elemento primordial o ar, e Tales de Mileto, a água.


ID
3640081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O primeiro conhecimento é o mito. Primeiro na origem e na fundamentação de todo outro conhecimento. Mito é comunicação imediata com todos os seres; uma comunicação dionisíaca; uma comunicação entusiástica. Do mito se diferencia o conhecimento da ciência. No início, a ciência começou como filosofia. Os títulos acadêmicos de doutoramento Ph.D. das universidades anglo-saxônicas ainda lembram a identidade primitiva de filosofia e ciência. Hoje estão separadas. E administram conhecimentos diferentes. Conhecimentos importantes, porque todas as valorações da vida passam hoje, necessariamente, pelo crivo da filosofia e da ciência. Do mito, da filosofia e da ciência diferencia-se o bom senso, que é o conhecimento de uso certo e comedido de toda experiência.


Julgue o item subseqüente, com relação às idéias do texto acima e ao assunto nele abordado.

O logos difere do mito, pois o primeiro, como discurso racional, apresenta explicações em que razões são dadas, enquanto o mito, como narrativa de caráter poético, freqüentemente recorre aos deuses, ao tempo em que revela os profundos anseios humanos.

Alternativas
Comentários
  • Logos  é um termo na filosofia ocidental, retórica, e religião derivada de uma palavra grega que significa, "fundamento", "pleito", "opinião", "expectativa", "pensamento", "palavra", "fala", "conta", "razão", "proporçao" e "discurso", mas se tornou um termo técnico na filosofia ocidental, começando com  Heráclito (535 a.C. - 475 a.C.), que usou o termo para um princípio de  ordem e conhecimento. Logos é a lógica por trás de um argumento. Logos é persuadir uma audiência usando argumentos lógicos e evidências de apoio. Logos é uma técnica persuasiva usada frequentemente na escrita e retórica.

    Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e dos seres humanos. ... Mito nem sempre é utilizado no se sentido original, também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico.


ID
3640330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O primeiro conhecimento é o mito. Primeiro na origem e na fundamentação de todo outro conhecimento. Mito é comunicação imediata com todos os seres; uma comunicação dionisíaca; uma comunicação entusiástica. Do mito se diferencia o conhecimento da ciência. No início, a ciência começou como filosofia. Os títulos acadêmicos de doutoramento Ph.D. das universidades anglo-saxônicas ainda lembram a identidade primitiva de filosofia e ciência. Hoje estão separadas. E administram conhecimentos diferentes. Conhecimentos importantes, porque todas as valorações da vida passam hoje, necessariamente, pelo crivo da filosofia e da ciência. Do mito, da filosofia e da ciência diferencia-se o bom senso, que é o conhecimento de uso certo e comedido de toda experiência.


Julgue o item subseqüente, com relação às idéias do texto acima e ao assunto nele abordado.

Ao se vivenciar os mitos, sai-se do tempo profano, cronológico, ingressando-se em um tempo qualitativamente diferente, um tempo “sagrado”, um tempo sem tempo, primordial e indefinidamente recuperável.

Alternativas
Comentários
  • Na maioria dos casos, não basta conhecerem o mito da origem, é preciso recitá-lo; em certo sentido, é uma proclamação e uma demonstração do próprio conhecimento. E não é só: recitando ou celebrando o mito da origem, o indivíduo deixa-se impregnar pela atmosfera sagrada na qual se desenrolaram esses eventos miraculosos. O tempo mítico das origens é um tempo "forte", porque foi transfigurado pela presença ativa e criadora dos Entes Sobrenaturais. Ao recitar os mitos, reintegra-se àquele tempo fabuloso e a pessoa torna-se, consequentemente, "contemporânea'', de certo modo, dos eventos evocados, compartilha da presença dos Deuses ou dos Heróis. Numa fórmula sumária, poderíamos dizer que, ao "viver" os mitos, sai-se do tempo profano, cronológico, ingressando num tempo qualitativamente diferente, um tempo "sagrado", ao mesmo tempo primordial e indefinidamente recuperável.


ID
3640405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O primeiro conhecimento é o mito. Primeiro na origem e na fundamentação de todo outro conhecimento. Mito é comunicação imediata com todos os seres; uma comunicação dionisíaca; uma comunicação entusiástica. Do mito se diferencia o conhecimento da ciência. No início, a ciência começou como filosofia. Os títulos acadêmicos de doutoramento Ph.D. das universidades anglo-saxônicas ainda lembram a identidade primitiva de filosofia e ciência. Hoje estão separadas. E administram conhecimentos diferentes. Conhecimentos importantes, porque todas as valorações da vida passam hoje, necessariamente, pelo crivo da filosofia e da ciência. Do mito, da filosofia e da ciência diferencia-se o bom senso, que é o conhecimento de uso certo e comedido de toda experiência.


Julgue o item subseqüente, com relação às idéias do texto acima e ao assunto nele abordado.

Protágoras de Abdera (490-421 a.C.) afirmava que o homem é a medida de todas as coisas, das que são como são e das que não são como não são. Nesse sentido, ele teve uma interpretação objetiva da realidade, defendendo o iluminismo e atacando os sofistas.

Alternativas
Comentários
  • defedendo o iluminismo caracteriza esta questão como errada. bastar lembrar que a o século das luzes - época do desenvolvimento do iluminismo - é o período da idade moderna, durante o século 16. Períodos filosóficos antes de Cristo tratam-se da filosofia clássica.

  • Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII.

  • O movimento sofista foi considerado um "iluminismo" da Grécia Antiga, embora os sofistas sejam vistos de maneira negativa, Giovanni Reale demonstra como eles foram importantes para a contestação do status quo, da aristocracia e a sua areté, da religião tradicional, das crenças comuns dos homens da época e inclusive para apontar as fraquezas da filosofia até então (filosofia da Physis) para instaurar um novo tipo de filosofia calcada na "descoberta do homem". O iluminismo é um movimento dos sofistas, movimento em que Protágoras de Abdera foi um dos protagonistas. Embora pudesse discordar dos demais sofistas, não poderia discordar de suas próprias ideias.

ID
3690154
Banca
AOCP
Órgão
SEAD-PB
Ano
2019
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito da relação entre mito e filosofia, encontramos basicamente duas visões opostas: uma que afirma a descontinuidade entre mito e filosofia e outra que defende a continuidade entre mito e filosofia. Assinale a alternativa correta sobre o tema. 

Alternativas
Comentários
  • Geberalizou demais! Que ninguém dava crédito? como assim?


ID
3765307
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Na Grécia Antiga, “o mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (origem dos astros, da Terra, dos homens, das plantas, dos animais, do fogo, da água, dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.)” (CHAUÍ, 2009, p. 34). A partir do trecho citado e de seus conhecimentos sobre a mitologia grega, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Antes da invenção do logos e do saber filosófico havia outro saber, um modo de pensar que dava conta dos problemas concretos do cotidianos da vida do homem grego: o mito.

    O mito surge como fruto do processo de compreensão da realidade, por isso podemos dizer que ele é verdadeiro. E se é uma fala, uma narrativa, quem é o que o faz? É o poeta. As poesias de Homero e de Hesíodo, tendia a explicar a origem dos deuses (teogonias) e do universo (cosmogonia).


ID
3765310
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SEECT-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito da relação entre mito e filosofia, encontramos basicamente duas visões opostas: uma que afirma a descontinuidade entre mito e filosofia e outra que defende a continuidade entre mito e filosofia. Assinale a alternativa correta sobre o tema.

Alternativas
Comentários
  • Ninguem dava credito?

  • Esse "ninguém dava crédito" aos mitos é complicado... mas se for uma afirmação do autor citado... o que se pode fazer né?!

  • “ninguem dava crédito”

    generalizou


ID
3782302
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A relação entre mito e filosofia é objeto de polêmica entre muitos estudiosos ainda hoje. Para alguns, a filosofia nasceu da ruptura com o pensamento mítico (teoria do “milagre grego”); para outros, houve uma continuidade entre mito e filosofia, ou seja, de alguma forma os mitos continuaram presentes – seja como forma, seja como conteúdo – no pensamento filosófico.
A partir destas informações, assinale a alternativa que NÃO contenha um exemplo de pensamento mítico no pensamento filosófico.

Alternativas

ID
3787102
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Leia o texto e as assertivas abaixo a respeito das relações entre o nascimento da filosofia e a mitologia.

O nascimento da filosofia na Grécia é marcado pela passagem da cosmogonia para a cosmologia. A cosmogonia, típica do pensamento mítico, é descritiva e explica como do caos surge o cosmos, a partir da geração dos deuses, identificados às forças da natureza. Na cosmologia, as explicações rompem com a religiosidade: a arché (princípio) não se encontra mais na ordem do tempo mítico, mas significa princípio teórico, enquanto fundamento de todas as coisas. Daí a diversidade de escolas filosóficas, dando origem a fundamentações conceituais (e portanto abstratas) muito diferentes entre si.
ARANHA, M. L. A; MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 1993, p. 93.


I - Uma corrente de pensamento afirma que houve ruptura completa entre mito e filosofia, tal corrente é a que defende a tese do milagre grego.
II - Outra corrente de pensamento afirma que não houve ruptura completa entre mito e filosofia, mas certa continuidade, é a que defende a tese do mito noético.


Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra C

  • Para os não assinantes, a certa é a letra A


ID
3846904
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Antes do surgimento do pensar raciona-lfilosófico, os povos antigos possuíam outra forma de explicação do mundo: o pensamento mítico.
Considerando as características do conhecimento mítico, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A mitologia foi a segunda forma de explicação sobre o mundo, sucedendo as explicações fornecidas pelas ciências dos antigos povos, como a agrimensura e a astrologia.
( ) Os mitos eram transmitidos por gerações, principalmente através da forma narrativa e faziam parte da tradição cultural de um povo, não sendo originários da criação por parte de um indivíduo específico.
( ) A mitologia explicava a origem do mundo e dependia da adesão, pelas pessoas, de um conjunto de verdades tidas como inquestionáveis e imunes à crítica.
( ) Baseado, principalmente, nas forças da natureza – physis –, as mitologias antigas, ao contrário das religiões que as sucederam, evitavam o recurso às forças sobrenaturais como fonte de explicação da existência.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
4050310
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Aquilo que se estuda hoje como filosofia nas escolas nasceu na Grécia antiga (aproximadamente no séc. VII a.C.), em um contexto cultural de predomínio do pensamento mítico e da religião politeísta grega. Refletindo sobre a ciência, questiona Chauí: “a Filosofia nasceu realizando uma transformação gradual nos mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos?” (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, p. 34). A respeito do surgimento da filosofia e suas relações com o discurso mítico neste contexto grego, é correto afirmar que

o discurso filosófico jamais se opôs ao discurso mítico, pois os filósofos eram sábios e sacerdotes; logo, defensores das explicações míticas.

Alternativas

ID
4050313
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Aquilo que se estuda hoje como filosofia nas escolas nasceu na Grécia antiga (aproximadamente no séc. VII a.C.), em um contexto cultural de predomínio do pensamento mítico e da religião politeísta grega. Refletindo sobre a ciência, questiona Chauí: “a Filosofia nasceu realizando uma transformação gradual nos mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos?” (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, p. 34). A respeito do surgimento da filosofia e suas relações com o discurso mítico neste contexto grego, é correto afirmar que

os primeiros filósofos gregos buscaram construir uma explicação racional para eventos que eram explicados de forma mítica, enfatizando, nesta reflexão, a origem natural das coisas.

Alternativas

ID
4050316
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Aquilo que se estuda hoje como filosofia nas escolas nasceu na Grécia antiga (aproximadamente no séc. VII a.C.), em um contexto cultural de predomínio do pensamento mítico e da religião politeísta grega. Refletindo sobre a ciência, questiona Chauí: “a Filosofia nasceu realizando uma transformação gradual nos mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos?” (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, p. 34). A respeito do surgimento da filosofia e suas relações com o discurso mítico neste contexto grego, é correto afirmar que

não se pode afirmar que houve uma ruptura radical entre a mitologia e a filosofia, pois a filosofia dedica-se aos mesmos problemas da mitologia, porém com argumentos diferentes; nesse aspecto, há uma continuidade temática entre elas.

Alternativas
Comentários
  • A filosofia utiliza as indagações respondidas pelo mito, porém responde com fundamentos racionais.


ID
4050319
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Aquilo que se estuda hoje como filosofia nas escolas nasceu na Grécia antiga (aproximadamente no séc. VII a.C.), em um contexto cultural de predomínio do pensamento mítico e da religião politeísta grega. Refletindo sobre a ciência, questiona Chauí: “a Filosofia nasceu realizando uma transformação gradual nos mitos gregos ou nasceu por uma ruptura radical com os mitos?” (CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, p. 34). A respeito do surgimento da filosofia e suas relações com o discurso mítico neste contexto grego, é correto afirmar que

filosofia e mitologia são discursos contrários, pois a filosofia nega o sobrenatural e busca sempre combater qualquer tipo de divindade.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa esta errada

  • A filosofia não combate o mito, pois começa a questionar tais verdades expostas na narrativa, buscando assim uma razão logica para o fato narrado. Podemos, então utilizar como exemplo a origem do mundo, com os constantes questionamentos, e a dificuldade da mitologia para responder as inúmeras questões fizeram com que haja o surgimento da filosofia, que em primeira estância busca um dos quatro elementos naturais para justificar a origem do mundo.

    Por isso a alternativa é errada.


ID
4129444
Banca
UNIVIÇOSA
Órgão
UNIVIÇOSA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A mitologia grega , base da religião dos gregos antigos, não tinha um livro sagrado como a Bíblia; sua origem era explicada através de dois livros Teogonia,de Hesíodo, e Ilíada e Odisséia, de Homero, sendo que o primeiro explicava a origem dos deuses e, o segundo, aventuras com heróis e deuses gregos. Era uma religião politeísta.

Marque a sequência que traz apenas nomes de deuses da mitologia grega.

Alternativas

ID
4198951
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Como se sabe, a palavra mythos raramente foi empregada por Heródoto (apenas duas vezes). Caracterizar um logos(narrativa) como mythos era para ele um meio claro de rejeitá-lo como duvidoso e inconvincente. [...] Situado em algum lugar além do que é visível, um mythos não pode ser provado.”



HARTOG, F. Os antigos, o passado e o presente. Brasília, Editora da UnB, 2003, p. 37.


Sobre a diferença entre mythos e logos acima sugerida, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sendo um mito, ele era pensado, ou seja, foi a primeira forma que a humanidade encontrou de entender e explicar o mundo em que se encontrava.


ID
4200397
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Podemos caracterizar a mitologia como resultante dos primeiros esforços do ser humano no Ocidente para dar explicações para as coisas e atribuir sentido à realidade. Com base nesta compreensão, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • alternativa correta letra C

  • não me diga

    SERIO????


ID
4200400
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Sobre as principais características dos relatos mitológicos, é INcorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • correta é letra A


ID
4204153
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A concepção mitológica compreende um conjunto de histórias/ narrativas que envolve elementos sobrenaturais, transmitidos por uma tradição oral cuja finalidade era promover, na Pólis, uma sensação de tranquilidade e justificativa em relação aos fenômenos sociais e naturais.
Acerca desse conceito, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A, pois o Mito teve como principal objetivo as explicações por meios sobrenaturais (Deuses) dando carater simbólico á Origem do mundo.