SóProvas


ID
1353847
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.

FISCH, G . ; MARENGO, J. A. ; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de

Alternativas
Comentários
  • Há predomínio de temperaturas médias anuais entre 22 e 28ºC. Há uniformidade térmica e, normalmente, não se percebe a presença de variações estacionais no decorrer do ano. O total de chuvas varia de 1.400 a 3.500 mm por ano. O clima é distribuído de maneira a caracterizar duas épocas distintas: a seca e a chuvosa.

    O clima é equatorial úmido e sub-úmido, controlado pela ação dos alísios e baixas pressões equatoriais (doldrums) e pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical. Na Amazônia Ocidental, o clima sofre a interferência da massa equatorial continental (mEc); na Amazônia Oriental, região do médio e baixo Amazonas e litoral, o clima sofre interferência da massa equatorial marítima (mEm) e da ZCIT. A massa polar atlântica (mPa) atua no interior da Amazônia, percorrendo o território nacional no sentido S - NW através da depressão do Paraguai, canalizando o ar frio e provocando queda da temperatura. O fenômeno é conhecido como "friagem". Predomina o clima equatorial, com pluviosidade média anual de 2.500 mm e temperatura média anual de 24 ºC.


  • fiquei na dúvida porque não poderia ser a letra c?

  • Juliana, ñ pd ser a letra (C) pq a Amazõnia É CRIADORA DOS VENTOS CONTRA-ALÍSIOS E A QUESTÃO DIZ QUE A MESMA DISPERSA OS VENTOS CONTRA-ALÍSIOS.

  • A Amazônia, região de vegetação densa, por localizar-se próxima à Linha do Equador recebe com intensidade os raios solares, o que faz com que a taxa de evapotranspiração seja elevada. Além disso, a Amazônia encontra-se na Zona de Convergência Intertropical (ZCI) onde há a convergência dos fluxos de ar que permite uma nebulosidade e chuvas.

  • convecção:

    FÍSICA

    transferência de calor através de um fluido que ocorre devido ao movimento do próprio fluido.

    METEOROLOGIA

    corrente atmosférica predominante vertical que tem origem no movimento do ar pelo aquecimento do solo, decorrente do calor solar.

  • A região equatorial receba muita luz solar durante o ano todo, independentemente que seja inverno ou verão. Para este caso, entenda luz solar como sendo calor. O calor aquece a terra com muito mais facilidade do que aquece o ar. Isto faz com que o ar mais próximo da superfície do continente fique mais quente do que o ar que está em maior altitude. O que acontece com o ar quente? Ele sobe! Quando o ar quente sobe, algo tem que ocupar o seu lugar, neste caso, é o ar frio, que desce. Este ciclo de subida e decida do ar é chamado de convecção. Se a região equatorial é quente, de onde vem o ar frio? Vem das regiões não equatoriais, ou seja, das regiões um pouco mais distantes da linha do equador! A massa de ar frio dessas regiões se dirigem a linha do equador para ocupar o lugar desse ar quente que "subiu". Por isso, a região equatorial, onde está localizada a Amazônia, pode ser chamada de zona de convergência de fluxos de ar.

  • Letra E

    A Amazônia, região de vegetação densa, por localizar-se próxima à linha do Equador recebe com intensidade os raios solares, o que faz com que a taxa de evapotranspiração seja elevada. Além disso, a Amazônia encontra-se na Zona de Convergência intertropical (ZCI) onde há a convergência dos fluxos de ar que permite uma nebulosidade e chuvas.

  • Gabarito E, apenas complementando:

    → Característica do Bioma Floresta Amazônica:

    • Tropical fechada, densa e latifoliadas (folhas grandes com intensa transpiração, largas, abertas e em áreas úmidas);

    • Solo pobre com fina camada de nutrientes;

    • Em Clima Equatorial (altas temperaturas, baixa amplitude térmica e umidade o ano todo através da evaporação);

    • Convergência de fluxos de ar que ocasionam a nebulosidade e chuvas (Zona de Convergência Intertropical).

  • "A convecção na Região Amazônica". Maior pressão para menor pressão. Convergência na Amazônia.

  • Acho que não é algo que tem que ir decorado para responder, só sabendo que os ventos alísio convergem no equador da pra acertar a questão, eu pensei o seguinte, se os ventos alísio convergem na floresta, ela deve levar massas de ar também de diferentes pressões causando a convecção, que na física você aprende que é o fluxo de fluído onde uma parte sobe e outra desce causado pela diferença de pressão.

    A prova é muito interpretativa, tenho respondido muitas questão que a chave não tá em saber especificidades, mas conseguir "sacar" algo com base nas informações dadas, chegar a uma conclusão lógica com a base teórica

  • A Amazônia tem baixa latitude, logo, é próxima ao Equador, onde os ventos alísios dos trópicos de Câncer (Norte) e e Capricórnio (Sul) convergem, pois quando maior a latitude, menor a pressão atmosférica. O Equador tem latitude 0, logo, a pressão dos dois trópicos vão convergir nele, e o mesmo vale pra Amazônia, próxima ao Equador.