SóProvas



Questões de Clima


ID
124954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos aspectos geográficos do RN, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • INTERPRETAÇÃO

  •  

    a) O cerrado domina a paisagem do interior.

    O Agreste é que domina a paisagem do interior do RN.

     

    b) Semiárido é o clima predominante no litoral.

    O clima Tropical Úmido (ou Tropical Atlêntico) é que predomina no litoral.

     

    c) Inexistem depressões no relevo do estado.

    Entre o Planalto da Borborema e o litoral encontram-se depressões.

     

    e) Florestas de araucárias situam-se ao sul do estado.

    Araucárias são coníferas típicas do clima subtropical da região sul do Brasil.

  • Letra D, o litoral apresenta areas de  mangue  , resposta correta.


ID
232120
Banca
FCC
Órgão
TCE-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre as condições climáticas de Rondônia é correto afirmar que predominam

Alternativas
Comentários
  • Para os não assinantes.Gab: B

    Massa polar atlântica leva o clima seco para o Norte e acontece o fenômeno da friagem.

     


ID
242578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos
ecossistemas brasileiros.

No domínio das pradarias, a distribuição anual da pluviometria e da temperatura do ar apresenta elevada regularidade em função da posição geográfica da área, seu relevo, e a atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares.

Alternativas
Comentários
  • A pluviometria nas pradarias,não apresenta regularidade,ao contrário,são baixas.


    "São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial. Ocorre em regiões onde a queda pluviométrica é muito baixa para suportar a forma de vida da floresta ou em regiões de floresta onde as questões edaficas favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas"
  • O clima da região é ameno devido a sua posição subtropical, e o regime de chuvas é constante e há ocorrências de geadas nos meses mais frios. O clima da região é denominado subtropical úmido.

    As pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradarias temperadas têm estações quentes e frias.

    Sua amplitude térmica alcança índices elevados, como em Uruguaiana, considera a mais alta do Brasil, com 7° a/a.

  • No domínio das pradarias, (Região Sul) a distribuição anual da pluviometria e da temperatura do ar apresenta elevada regularidade (Elevada IRREGULARIDADE/variação de chuvas e temperatura)  em função da posição geográfica da área, (subtropical) seu relevo, e a atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares. (massa de ar Polar)

  • Discordo de quem disse que a pluviometria nas pradarias é baixa ou irregular. O ERRO NÃO ESTÁ AQUI. As pradarias apresentam distribuição regular de chuvas durante o ano, porém não é tão alta (até +/- 1200mm), mas também não é tão baixa. O erro é pelo fato de afirmar que as temperaturas apresentam regularidade, sendo que é a região com maior variação/amplitude de temperatura do Brasil, podendo atingir de 0 a 35°C e, inclusive, nevar em alguns locais.


    Dica de ouro: Isso que foi dito é fato porque quanto mais distante da linha do Equador, ou seja, quanto maior a latitude do lugar, MAIOR será sua amplitude térmica (posição geográfica).


    Fontes:

    - http://portaldomeioambiente-pampasgaucho.blogspot.com.br/2010/06/o-clima.html

    - http://www.todamateria.com.br/tipos-de-clima/

    - Disciplina de agrometereologia na universidade.

  • O bioma das pradarias encontra-se espalhado por diversas partes do planeta, como as áreas centrais dos Estados Unidos, Canadá, sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Pode ser encontrado perto de desertos, em climas tropicais e climas temperados. Devido a sua posição geográfica, a distribuição anual de pluviometria e de temperatura do ar não é regular, apresentando elevada amplitude. 
    A afirmativa está incorreta.

  • Pradarias = pampas = Sul do Rio Grande do Sul = Subtropical = grande amplitude térmica e incidência da mCe no verão e mTa e mPa no inverno.

    Portanto,regularidade na temperatuda, ERRADO; regularidade na distribuição pluviométrica anual, CERTO.


  • "Típicos de regiões de clima subtropical e com chuvas regulares, é a vegetação típica do Sul do Brasil e de regiões da Argentina e Uruguai."

    http://www.infoescola.com/geografia/campos/

     

    No verão a temperatura nos pampas pode chegar a 35ºC e no inverno pode chegar abaixo de zero, em algumas regiões acontecem geadas. A precipitação anual é por volta de 1.200 mm. Para você ter uma ideia, a precipitaçãos média anual do semiárido é inferior a 800 mm.

    O erro do enunciado foi afirmar que a distribuição anual da temperatura do ar apresenta elevada regularidade.

    "Barbaridade tche!"

    Um salve para nossos amigos gaúchos

  • Os pampas (pradaria brasileira) estão no Sul do Brasil, onde o clima é o subtropical.

    Nesta região, no inverno, há a penetração de frente polar da mPa, o que dá origem a chuvas frontais, geadas e BAIXAS TEMPERATURAS, contribuindo para a grande amplitude térmica da região, que não conta com regularidade da temperatura do ar.

    As médias anuais de pluviosidade são elevadas e há boa distribuição das chuvas durante todo o ano.

    Resposta: Errado

  • QUESTÃO DE GEOGRÁFIA das brabas...

  • As pradarias (ou relvados) indicam um tipo de vegetação herbácea fechada semelhante aos estepes, ou seja, coberta de vegetação rasteira (grama, capim) em vastas planícies desprovidas de árvores e arbustos, geralmente formada próxima aos desertos. A diferença essencial entre as pradarias e os estepes é determinada pelo clima, ou seja, as pradarias ocorrem em climas mais úmidos, enquanto os estepes em climas mais secos. Devido a sua posição geográfica, a distribuição anual de pluviometria e de temperatura do ar não é regular, apresentando elevada amplitude. 

    A afirmativa está incorreta.

    fonte;https://www.todamateria.com.br/geografia


ID
242581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos
ecossistemas brasileiros.

O aspecto xeromórfico das árvores do cerrado denota a existência de escassez de água na estação seca.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca: O xeromorfismo é característica das plantas do cerrado. Por essa razão, opta-se pela alteração do gabarito de ERRADO para CERTO.

    Bons estudos!

  • A resposta dessa questão é ERRADO.

    Isso porque o aspecto xerofítico da vegetação do cerrado NÃO denota a escassez de água, mas, outrossim, trata-se de escleromorfismo oligotrófico decorrente das baixas concentrações de nutrientes e das altas taxas de alumínio no solo. (Mais detalhes em Ab'Saber - Domínios de natureza no Brasil)
  • Essa questão está ERRADA!

    O aspecto das arvores do cerrado não se dá pela falta de agua,mas sim pela falta de alguns nutrientes no solo.




    Cespe hein...
  • As raízes de árvores do cerrado são profundas, exatamente pra ter onde buscar água na estação seca. Portanto, se por um lado há pouca pluviosidade, por outro a água acumulada no subsolo provê a umidade necessária. Gabarito ERRADO.
  • As Árvores se adaptaram ao período seco criando raízes profundas (Xeromorfismo) questão CERTA. OBS: A escassez de água que a questão está se referindo é no solo devido ao longo período sem chuvas e não no subsolo onde sempre tem água até mesmo em regiões áridas.


    O xeromorfismo é o estudo das plantas xerófilas.Estas são adaptadas à sobrevivência em regiões secas e com pouca água. As plantas xerófilas possuem tecido aquífero desenvolvido, folhas transformadas em espinhos e cutícula espessa (uma película protetora das folhas que tem como objetivo evitar a desidratação). Há também a presença de raízes profundas que buscam água em lençóis freáticos.Essas plantas têm estômatos em cristas, localizados na epiderme inferior que faz diminuir a transpiração da planta. Os estômatos são adaptados para fechar durante o dia e abrir durante a noite


  • Metodo que resolvi essa questão foi de que, o cerrado se localiza na região tropical, logo seu inverno é seco sem chuvas.

  • Xeromorfismo é a aparente adaptação das plantas a condições de falta de água, mas pode também ser devida à falta de nutrientes no solo. No caso do cerrado, as árvores xeromórficas apresentam aspecto tortuoso, com troncos de cortiça espessa e folhagem coriácea (que lembra couro) e pilosa (revestida de pelos).
    A resposta está correta.

  • Boa resposta Luciano costa. Creio que por essa característica (raízes profundas) a banca alterou o gabarito.

  • O xeromorfismo é característica das plantas do cerrado
    R: CERTO

  • GAB C

     

  • Certo

     

     

     

    Xeromorfismo é a aparente adaptação das plantas às condições de falta de água, mas pode também ser devida à falta de nutrientes no solo. Assim pode-se encontrar xeromorfismo aparente na mata amazônica, na mata atlântica, e no cerrado.

  • Segundo maior bioma do Brasil (atrás apenas do amazônico), o cerrado conta com a presença de vegetação caducifólia, principalmente arbustiva, e árvores xeromórficas (adaptadas ao clima seco), de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa, a fim de dificultar a perda de água. O aspecto xeromórfico das árvores do bioma denota a existência de escassez de água na estação seca.

    Resposta: Certo


ID
242584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos
ecossistemas brasileiros.

A caatinga se desenvolve em uma área de baixa pluviosidade. As causas da pouca chuva e sua distribuição irregular estão associadas aos fortes ventos alísios, que não trazem umidade para a região.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  A causa da escassez de chuva se deve à presença de um ramo descendente da célula de Walker que impede a formação de nuvens de chuva. Por essa razão, opta-se pela alteração do gabarito de CERTO para ERRADO.

    Bons estudos!

  • ERRADA.

    Correto a justificativa abaixo. 

    Célula de Walker são movimentos atmosféricos na circulação oeste-leste (vertical zonal).  

    A Célula de Walker é formada por ventos paralelos à linha do Equador que sopram, normalmente, sobre o oceano Pacífico partindo da América do Sul em direção à Oceania. Essa corrente de ventos espalha as águas frias da corrente de Humboldt que vem da Antártica e banha a costa sulamericana. Na altura da Oceania, esses ventos sobem e retornam (em altitude) em direção à América do Sul. Na Costa Sulamericana, os ventos descem e estabelece-se uma célula convectiva de ventos (a de Walker).

    As de Haldley são sul-norte (vertical-meridional)
  • REPASSANDO:

    A célula de Walker e a seca do Nordeste
    Em anos de El Niño há uma mudança de posição do ramo ascendente da célula de Walker no Pacífico Equatorial que se desloca para o Pacífico Equatorial Leste. Formam-se então dois ramos descendentes: um na região que compreende o Nordeste Brasileiro e parte da Amazônia e outro na região da Indonésia.
    O ar que desce dos altos níveis da troposfera inibe a formação de nuvens, esta é uma das explicações para as secas que ocorrem na região da Indonésia e no norte e leste da Amazônia e norte do Nordeste em anos de El Niño. Não é somente o El Niño que pode provocar seca no norte da Região Nordeste do Brasil, o Oceano Atlântico tem papel fundamental no regime de chuvas da região. Porém, em anos de El Niño, em geral, é observada seca nesta região.
  • sempre achei que a serra na borborema era a grande causadora do clima semi arido devido ao barramento que ela faz da umidade que vem do oceano, causando até as famosas chuvas orograficas
  • Também pensava desta forma.
  • Na verdade existem um conjunto de fatores que justifica a causa do clima semi árido no Nordeste brasileiro que passa pela célula de Walker a estrutura do relevo da área e o efeito El Nino.

  • Isso nao cai pra tecnico do IBGE ne?

  • A baixa pluviosidade e a distribuição irregular da chuva no bioma Caatinga podem ser explicadas pela ação dos ventos contra-alísios, que nascem na região equatorial e são responsáveis por levar ar seco para as zonas tropicais.
    A afirmativa está incorreta. 


  • Os ventos alísios provém de regiões temperadas provocando chuvas na região equatorial.

  • Olha bismark, cai sim, no edital vem especificado como GRANDES DOMINIOS CLIMATICOS

    Os ventos alísios ocorrem no sentido dos tropicos para o equador, os ventos sopram no sentido de uma região de alta pressão para a de baixa pressão. É um assunto importante para a prova pois os ventos alisios influenciam nosso clima.  Porem eles não são responsáveis pelo clima da região semiárida (onde se encontra a caatinga). Esse tipo de clima esta ligado a massa de ar e não aos ventos alísios (Alguns autores não a consideram porem especialistas brasileiros e a NASA perceberam a influencia de uma massa de ar proveniente do deserto Kalahari na Africa (fenomeno esse conhecido como tépida Kalaariana) massa de ar quente e seca que atravessa todo o oceano e influencia o clima nordestino.
  • Não quero nem acreditar que o CESPE já tenha considerado essa questão como certa, e somente após recursos é que mudara o gabarito.

  • O certo seria: ventos contra-alísios 

    Os ventos contra-alísios fazem o sentido contrário, ou seja, sopram do Equador para os trópicos, de oeste para leste. São ventos secos que tem incidência em altitudes mais elevadas e atuam das zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão.

    fonte:

    Toda Matéria - Geografia

    https://www.todamateria.com.br/ventos-alisios/#:~:text=Os%20ventos%20contra%2Dal%C3%ADsios%20fazem,zonas%20subtropicais%20de%20alta%20press%C3%A3o.


ID
242587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item seguinte, quanto à influência do clima nos
ecossistemas brasileiros.

Em termos de pluviosidade, a Amazônia, embora considerada bastante úmida, apresenta os mais expressivos totais pluviométricos mas uma distribuição heterogênea, tanto espacial quanto temporal.

Alternativas
Comentários
  • A questão requer uma leitura um pouco mais cuidadosa. Está correta, pelo fato de estar havendo períodos de seca na Amazônia Ocidental, há vários anos.
  • A distribuição de precipitação na bacia é sensivelmente menos uniforme. O movimento meridional do Sol entre os paralelos 23o27’ cruzando a linha do Equador duas vezes por ano em intervalos de seis meses conjuntamente com a fonte de água e ar quente que é o Oceano Atlântico, são os principais fatores que determinam os padrões de clima e conseqüentemente a pluviosidade da região Amazônica. A quantidade média de vapor de água armazenado na atmosfera (água precipitável) é da ordem de 35 mm, enquanto a media mundial é de 28 mm, conferindo à região condições isotérmicas, com alta pluviosidade. A pluviosidade anual é maior na costa Norte com valores acima de 3.250 mm, sendo que esse valor decresce em direção a Amazônia Central atingindo um mínimo de 1.750 mm., a partir da Amazônia Central, a quantidade anual de precipitação começa a aumentar, desta feita em direções Nordeste e Sudeste. Na direção Nordeste, encontraram-se os maiores índices, ficando em torno de 3.500 mm e a Sudeste, esses valores são menores alcançando 2.250 a 2.500 mm. Porem, esses índices pode chegar a 5.000 mm.ano-1, na região Andina.

    QUESTÃO CORRETA.

  • Fazendo vista que a Amazônia possui clima do tipo equatorial, a amplitude favorece a formação pluviométrica por quase todo o ano.

  • Não seria HOMOGÊNEA? A chuva é bem distribuída durante o ano (temporal) no clima equatorial que é característico da Amazônia. Na questão espacial pode até ser. Essa questão me gerou grandes dúvidas.

  • Pelo fato que as arvores absorve a agua do solo e faz com que possa chegar aos mais altos galhos das arvores, fazendo com o que a produção de chuva seja bem distribuida em toda sua localização e periodp do ano.

  • Estudante concursos, também penso que deve ser Homogênea.

  • A distribuição das chuvas na Amazônia é bastante irregular, apresentando variabilidade espacial e temporal. As médias anuais de precipitações variam de mais de 6000 mm nas encostas dos Andes a aproximadamente 1600 mm na interface da Amazônia com o cerrado do Planalto Central Brasileiro sendo a média geral da ordem de 2300 mm anuais.
    A afirmativa está correta. 


  • Não entendi!! AMAZÔNIA( clima equatorial) a chuva bem distribuida ao longo do ano.

  • Galera, a distribuição pluviométrica não é homogênea, pois não ocorre o mesmo índice pluviométrico em toda a região. Questão certa!

    "Na foz do rio Amazonas, no litoral do Pará e no setor ocidental da região, o total pluviométrico anual geralmente excede os 3.000 mm. De Roraima até o leste do Pará as chuvas ocorrem com menor freqüência, ficando em torno de 1.500 a 1.700 mm anuais. O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, com exceção de Roraima e parte do Amazonas, onde as chuvas ocorrem mais no inverno."


    FONTE: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=3

  • Vale a pena conferir a matéria sobre a seca na Amazônia Ocidental: https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/seca-na-amazania-inflaciona-o-dia-a-dia.2019-03-15.5225785209

  • A floresta não possui uma grande homogeneidade, como costuma-se acreditar. A heterogeneidade é refletida inclusive no regime de chuvas.

    A diversidade da floresta amazônica já foi objeto de apontamento de Aziz Ab´Saber, como podemos notar no trecho a seguir:

    Os ecossistemas ocorrentes no domínio morfoclimático e fitogeográfico da Amazônia brasileira guardam interesses científicos e didáticos. O fato de a região ter sido apresentada sempre como o império das florestas equatoriais, de disposição zonal, acarretou distorções sérias nos estudos dos ecossistemas regionais. É certo que, em termos do espaço total amazônico, predominam esmagadoramente os ecossistemas de florestas dotadas de alta biodiversidade. Entretanto, se levarmos em conta o conceito original de ecossistema, independentemente das disparidades espaciais de sua ocorrência, chegaremos a um número bem maior de padrões ecológicos locais ou subregionais. - Ab'Sáber (2002)

    Resposta: Errado


ID
242623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No que concerne à zoogeografia e à fitogeografia, julgue o item
seguinte.

Segundo a classificação de Ab'Saber para a vegetação brasileira, os domínios morfoclimáticos apresentam uma distribuição zonal.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "C", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  A afirmação do item está correta, o que enseja a alteração de seu gabarito de ERRADO para CERTO.

    Bons estudos!

  • Conheço o termo como regional!


  • Exato. A classificação de Aziz Ab´Saber mostra que os domínios morfoclimáticos apresentam uma distribuição zonal. Ou seja, limitadas em determinadas zonas.

    Resposta: Certo


ID
355681
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As paisagens naturais de uma região resultam das interações entre os seus elementos como relevo, geologia, clima, hidrografia e vegetação. Com relação ao quadro climato-botânico brasileiro e sua área de ocorrência, identifique a única associação FALSA:

Alternativas
Comentários
  • Típico do interior do Nordeste, região conhecida como o Polígono das secas, que corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médios e inferiores do rio São Francisco.
  • INCORRETA LETRA B
    -
    Região localizada acima do Trópico de Capricórnio. Em teoria, para fins de pegadinha, poderia estar correto se fosse ao Sul do Trópico de Câncer.

  • b) Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao sul do Trópico de Capricórnio.
    Veja a questão 31 da mesma prova, ela serve de auxílio crucial para se acertar.

    O correto seria:
    Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao NORTE do Trópico de Capricórnio.
  • Localização: O Trópico de Capricórnio corta os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo a uma latitude Sul de 23°27'30".
  • Passivo de anulação. Mas dentre as alternativas essa foi a menos errada.

    O correto seria ao sul de câncer, ou, norte de capricórnio.
  • Laesse, a questão não é passiva de anulação pois o enunciado refere-se justamente á afirmativa FALSA.
  • O trópico de capricórnio localiza-se ao sul da Linha do Equador e, no Brasil, atravessa os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Já o clima semi-árido no Brasil ocorre na região Nordeste e no norte de Minas Gerais. Dessa forma, a alternativa falsa é a letra (B).
  • é a letra B ,pois a áre de ocorrencia é ao norte do trópico de capicórnio.

  • O correto não seria "ao sul do trópico de câncer" ?

  • Também poderia ser, e acho que assim ficaria mais plausível: próximo à linha do Equador.

  • ao sul do equador e ao norte do trópico de capricornio

  • O clima semi-árido está ao norte (acima) do Trópico de Capricórnio e não ao sul como se refere a alternativa b. Lembrando  que os estados brasileiros cortados por esse trópico são: SP, PR e MS.

  • O clima subtropical não abrangeria todo o RS? Na questão ele se refere apenas à região sudoeste do estado.

  • Segundo um video do professor João de geografia, os Campos localizam-se no Sul do RS. Por isso a considerei como errada. 

  • Fernanda Araújo, a vegetação predominante de Campos é encontrada no Domínio das Pradarias (Pampas) situado na Região Sul e Sudoeste do Rio Grande do Sul. A questão trata nada a mais e nada a menos do que Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil.

    Bons estudos.

  • Que venha o IBGE

    Questão tranquilíssima! 

  • Adaptando a questão para se tornar correta: Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: centro da região nordeste do país.

  • Resposta : Clima: semi-árido => vegetação: caatinga => área de ocorrência: ao sul do Trópico de Capricórnio.

  • Ao sul da linha do Equador.


ID
359956
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia e complete o texto abaixo:

O Estado de Santa Catarina, inteiramente localizado ao sul do Trópico de ____________, na zona ________________ meridional do planeta, possui clima subtropical. Estas condições variam de acordo com diversos fatores, como por exemplo, o relevo regional.

Assinale a alternativa que preenche correta e sequencialmente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Justificativa da banca:  As alternativas “A” e “C” são corretas.

    Bons estudos!
  • Ué, mais a única certa é a Letra A, não tem como a C está correta, pois o Trópico de Câncer nem corta o Brasil
  • "Inteiramente ao sul do trópico de Capricórnio, localizado na zona temperada meridional do planeta, o estado possui clima subtropical." (Climas do Brasil (em português). Sua pesquisa.com (2011). Página visitada em 23 de agosto de 2011.) - Wikipedia.


  • Como o Qconcursos já nos avisou, a justificativa da banca foi que as alternativas “A” e “C” são corretas.

    É claro: Santa Catarina se encontra totalmente ao Sul dos dois trópicos. No entanto, não devemos contar sempre com anulação de questões, pois é claro que o examinador quis perguntar o trópico mais próximo de SC mas que ainda assim não corta o estado e passa "por cima" dele: o trópico de Capricórnio. Se estamos inteiramente ao Sul do trópico de capricórnio, claro que estamos inteiramente ao sul do Trópico de Câncer, por uma questão lógica: meus livros estão acima da mesa e, por sua vez, acima do chão hehehe 

    Bons estudos. 


ID
477304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos
naturais, assim como a sua interferência na elaboração do
revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens
de 96 a 100.

As regiões do Brasil pouco favorecidas pela precipitação pluvial anual são aquelas que apresentam arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E
    Errei a questão. Alguém poderia comentar o gabarito? Se o fizer, por favor me avise. Obrigado. 
  • o nordeste é que não chove , e não o cerrado
  • É isso aí.... A definição da questão refere-se ao cerrado o qual tem como característica marcante
    o verão chuvoso e inverno seco...
  • questão mal elaborada, pois no nordeste ocorre essa caracteristica!!
  •  

    As regiões do Brasil pouco favorecidas pela precipitação pluvial anual são aquelas que apresentam arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas.

     

    Em negrito -> semiário - caatinga

    Sublinhado -> características do cerrado

     

    Cerrado -> "A formação da vegetação de cerrado deve-se à
    alternância de períodos chuvosos e secos, respectivamente no verão e no
    inverno."

     

  • O domínio a qual o texto relaciona é o domínio de pradarias ou camos, neste caso os Pampas....

  • Questão mal elaborada, pois o Cerrado incluí-se nas regiões do Brasil pouco favorecida pela precipitação. Este fato é constatado na característica fitofisionomica da sua vegeteção como bem expõe a questão. Regiões favorecidas pela precipitação possui vegetação densa, heterogêne, latifoliada e arbórea. 

    O Cerrado e a Caatinga estão localizados nas áras menos privilegiadas pela precipitação. 

  • Errado !

    Está se referindo à vegetação do serrado.

    Menores Índices pluviométricos ocorrem na caatinga, vegetabilidade ligada ao meio semiárido.


  • Pelo que sei, o cerrado prevalece em áreas de pouca precipitação anual, parece que quem elaborou essa prova nunca colocou os pés p fora de uma cidade. Teoricão, bitola.

  • As características citadas referem-se ao cerrado: arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas.

    Influenciada pelo clima semiárido, é na caatinga, porém, que estão as regiões menos favorecidas pela precipitação pluvial anual.

    Resposta: Errado

  • Fonte: estratégia concursos

    Tanto no cerrado, como na caatinga, a vegetação apresenta arbustos e pequenas árvores, com copas distanciadas entre si, galhos tortuosos e cascas grossas. O cerrado não é pouco favorecido pela precipitação fluvial. Não é uma quantidade anual de chuvas abundantes. Mas pouco favorecido não é. Tanto que nele é praticada a cultura de grãos em grande escala, no que atualmente denomina-se o “celeiro do Brasil”. A questão se refere a “regiões do Brasil”. A única região pouco favorecida pelas chuvas é o Nordeste, em grande parte, mas não na sua totalidade. O litoral nordestino, a porção maranhense da Amazônia e porções do cerrado nordestino recebem, no mínimo, uma quantidade razoável de chuvas por ano. Os menores índices pluviométricos ocorrem na caatinga, vegetação associada ao clima semiárido, e não ao Nordeste ou outra região brasileira, eis mais um erro da questão. 


ID
477313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos
naturais, assim como a sua interferência na elaboração do
revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens
de 96 a 100.

Entre os domínios morfoclimáticos existentes no Brasil, o dos mares de morros são aqueles que recebem a menor quantidade de chuvas, conseqüentemente, são aqueles onde podem ser encontradas as plantas que desenvolvem mecanismos de adaptação à falta de chuvas.

Alternativas
Comentários
  • Entre os seis domínios morfoclimáticos de Aziz Ab'Sáber (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mares de Morros, Araucárias e Pradarias), a caatinga é a que recebe menor quantidade de chuvas, consequentemente, é aquela onde podem ser encontradas as plantas que desenvolvem mecanismos de adaptação à falta de chuvas.
  • Dentre os seis domínios morfoclimáticos classificados pelo geógrafo Aziz Ab'Sáber (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mares de Morros, Araucárias e Pradarias), a caatinga é a que recebe menor quantidade de chuvas, consequentemente, é o bioma onde podem ser encontradas as plantas que desenvolvem mecanismos de adaptação à falta de chuvas.

    Resposta: Errado

  • Gabarito: Errado, A Caatinga é que recebe menor quantidade de chuvas.

ID
477316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Inúmeras são as relações dos elementos do clima nos processos
naturais, assim como a sua interferência na elaboração do
revestimento vegetal. A respeito dessa relação, julgue os itens
de 96 a 100.

O cerrado, em função do clima alternadamente úmido e seco, sustenta uma vegetação adaptada à essas condições, como raízes profundas que conseguem retirar água das reservas subterrâneas.

Alternativas
Comentários
  • Índice Pluviométrico (chuvas) e umidade
    A média de chuvas anual fica em torno de 1.300 a 1.700 mm. Grande parte da chuva concentra-se nos meses de outubro a março (nas estações da primavera e verão). Entre maio e setembro ocorre a estação seca, período em que as chuvas são raras, podendo ocorrer estiagem. Entre os meses de julho a agosto a umidade do ar cai muito (tempo seco), podendo ficar entre 15% e 30%. Este clima seco é um problema para a vegetação do cerrado, pois favorece o surgimento de incêndios.

    discordo um pouco da alternativa por falar que é altamente  úmida. me ajudem a esclarecer essa questão.

  • Veja que a questão luis cesar diz que "O cerrado, em função do clima alternadamente úmido e seco" (e não altamente úmido). Essa alternância climática é devido à mEc que se expande no verão e leva a sua umidade originada da Amazônia para o centro-oeste, porém, no inverno, a mEc retrocede e a continentalidade marcada pelo clima seco do centro-oeste fará com que prevaleça a estiagem por vários meses na região.

  • Segundo maior bioma do Brasil (atrás apenas do amazônico), o cerrado conta com a presença de vegetação caducifólia, principalmente arbustiva, e árvores xeromórficas (adaptadas ao clima seco), de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa, a fim de dificultar a perda de água. O aspecto xeromórfico das árvores do bioma denota a existência de escassez de água na estação seca.

    Boa parte do cerrado é influenciado diretamente pelo Clima Tropical Quente e Úmido (Tropical Típico), apresentando verão chuvoso e inverno seco.

    Resposta: Certo


ID
499288
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Paisagem, o que é isto? É tudo aquilo que a vista alcança.” - Milton Santos.

O território brasileiro devido à sua grande extensão norte-sul e leste-oeste, apresenta uma diversidade de paisagens naturais.
Sobre as paisagens naturais do Brasil e suas principais características, assinale as afirmativas corretas.

I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida.

II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas.

III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí.

IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    ERRADA I
    . Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida. 
    Como exemplo de estação seca no brasil, podemos citar o subtropical. Uma característica típica do clima subtropical é a presença de quatro estações bem definidas.

    CERTA II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas. 
    Pela proximidade com o oceano, o clima é diretamente afetado.
    Chuvas orográficas ou chuvas de relevo, acontecem quando uma massa de ar carregada se encontra com uma elevação do relevo, ocorrendo uma precipitação.


    ERRADA III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí. 
    Não é um rio temporário, pelo contrário, ele é navegável e tem um importante papel socio-econômico, Isto se verifica, principalmente, pela potencialidade de seus recursos naturais.


  • só acrescentando

    o erro do intem IV é dizer que o perfil topográfico tem reduzidos desgastes erosivos quando na verdade a paisagem geomorfólogica por ser bastante antiga no brasil possui um grande desgate erosivo!
  • A afirmativa I está corretíssima! Só o clima semi árido no Brasil possui estação seca definida. O clima subtropical NÃO apresenta estação seca; possui chuva bem distribuída durante o ano inteiro. Basta pegar a Normal 61-90 de Porto Alegre (clima subtropical) no site do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e verificar que chove praticamente igualmente a mesma coisa em todos os meses do ano. Quem formulou esta questão não possui conhecimento meteorológico.
  • A região centro-oeste do Brasil apresenta o clima tropical semi úmido. Apesar de apresentar um nível considerável de chuvas, o inverno é caracterizado pela presença de seca. A chuva ocorre principalmente no verão. Portanto, o opção I está incorreta.
  • Dentre as quatro assertivas apresentadas no enunciado, somente a de número II está correta. Na assertiva I, o clima brasileiro que possui duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa, no verão, e outra seca, durante o inverno, é o tropical. Ele ocorre no Brasil central e em partes do Nordeste e de Minas Gerais. No verão, a expansão da massa equatorial continental, da Amazônia, é a responsável por levar umidade para as regiões onde predomina o clima tropical. Na assertiva III, não é só a bacia do Nordeste que possui rios intermitentes. A bacia do rio São Francisco, por exemplo, possui vários rios intermitentes (temporários). Na assertiva IV, os terrenos terciários representam somente cerca de 15% do território brasileiro. Além disso, os desgastes erosivos são presentes em muitas partes do território nacional. Em termos de geologia, cerca de 35% do território são formações de escudo cristalino; aproximadamente 60% são bacias sedimentares; e aproximadamente 8% são de terrenos vulcânicos.


    A alternativa correta é a letra (B). 
  • I. Dentre as características climáticas do Brasil destaca-se que nenhum clima brasileiro, com exceção do semi-árido do sertão nordestino, possui uma estação seca bem definida. ERRADO: O clima tropical localizado no centro-oeste brasileiro é úmido no verão e seco no inverno.

    II. A Floresta Latifoliada Úmida de Encosta, também denominada Mata Atlântica, está diretamente relacionada à ocorrência de um clima mais úmido, sob influência marítima e condicionada pela presença das serras litorâneas do Brasil, onde ocorre elevada nebulosidade e chuvas orográficas. CORRETO

    III. Dentre as bacias hidrográficas brasileiras, a do Nordeste é a única que possui rios temporários ou intermitentes. Como exemplo de rio temporário destaca-se o rio Parnaíba, na divisa do Maranhão e Piauí. ERRADO: O rio Parnaíba não é intermitente. 

    IV. A paisagem geomorfológica brasileira é formada, predominantemente, por terrenos Cenozóicos Terciários, possuindo um perfil topográfico com reduzidos desgastes erosivos. ERRADO: A maior parte do relevo brasileiro é de Planaltos, e os planaltos do Brasil são muito mais antigos que o período cenozoico, datam do período mesozoico e pré-cambriano.

  • questão mal elaborada,apenas sabendo apenas o item 1 ja eliminaria todo resto.

  • Povo reclamando da questão ser fácil kkkkk "Óh, deuses do intelecto, tenham compaixão por nós meros mortais!"


ID
516046
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o clima que ocorre em latitudes de 45° a 55°, aproximadamente, e que se caracteriza por apresentar elevadas amplitudes térmicas anuais, invernos rigorosos e precipitações anuais que variam de 500 a 1.200 milímetros.

Alternativas
Comentários
  • Latitude de 45°-55°- Ou seja, bem distante da linha do Equador e "próximo" ao polo, logo, pode-se excluir a opção C (já que fica próximo ao trópico)

    Invernos rigorosos- Elimina a opção E

    Não existe TEMPERADO MEDITERRÂNEO, opção D

    Precipitação de 500 a 1200 mm- Não chove tanto, logo, exclui-se a opção B (próximo ao mar chove bastante)

    LETRA A

  • Clima Temperado Continental: é encontrado no interior dos continentes, com chuvas mais escassas e amplitude térmica alta, tendo um inverno rigoroso e um verão quente. Este tipo de clima ocorre nas regiões da Europa, América do Norte e Ásia.

  •  Sempre abrir.

    clima temperado pode ser encontrado nas regiões entre os trópicos e os polos. São regiões com temperaturas que podem variar de -3ºC a 18ºC, tendo  bem definidas. Sua precipitação é mais igualmente distribuída durante o ano, exceto no interior dos continentes. O clima e o tempo são dominados por sistemas de pressão que controlam a variabilidade diária e sazonal, mas algumas variações no clima ocorrem devido à posição geográfica e a  ou grau de influência das correntes oceânicas. Pode ser encontrado nas  e , quase todo o , Austrália e Ásia.

    Contudo o clima temperado pode ser diferenciado em algumas áreas como Temperado Oceânico e Temperado Continental.

    Sua vegetação são as , sendo plantas caducifólias, ou seja, que perdem as folhas no  e . Esta vegetação já sofreu forte desmatamento, sendo encontrada em áreas menores e muito protegidas, como parques e reservas.

  • Cabe acrescentar aos colegas o que poderia diferenciar um clima temperado marítimo de um continental. A proximidade com o oceano gera um efeito chamado maritimidade, pois a água, de alto calor específico (física), precisa ceder/receber muita energia para variar de temperatura, ou seja, isso acontece lentamente. Assim, ela influencia no clima regional na medida em que mantém as temperaturas mais constantes e as pluviosidade mais alta. O temperado continental é justamente o contrário, pois a distância dos corpos d'água agrava a continentalidade, tornando um clima mais seco e mais sucetível a variações térmicas.

    Particularmente, essa foi a chave para diferenciar a frase "apresentar elevadas amplitudes térmicas anuais, invernos rigorosos e precipitações anuais que variam de 500 a 1.200 milímetros".

    Força, guerreiros! Brasil!

  • Se levarmos em conta que a Latitude está longe da Linha do Equador e que em regiões maritimas, por conta da Maritimidade, as amplitudes térmicas são irrisórias, veremos que só pode ser um clima continental, pois o fator da continentalidade faz com que se tenha grandes amplitudes térmicas

    LETRA A

    APMBB

  • Cai na pegadinha !


ID
516058
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na configuração do deserto do Atacama, na costa do Chile e do Peru, é crucial a ação do seguinte fator climático:

Alternativas
Comentários
  • A) Certa .  A falta de chuva nessa região é devida às correntes marinhas do Pacífico. A corrente marinha de Humboldt, deixa o ar muito frio, que ao se chocar com as correntes quentes do Pacífico geram condensação e consequentemente chuva. Porém, até chegar no deserto, as nuvens se descarregam chegando lá já vazias, fazendo com que não chova lá. Já foi registrado como o menor índice pluviométrico do planeta.

    B) errada. Tem elevada temperatura pelo dia. porém baixa temperatura a noite.

    C) errada. Amplitude = variação de temperatura. Possui clima quente durante o dia e frio à noite, mas ao longo do ano é seco, apresentando variações de temperatura que vão de 0 °C a 40 °C.

    D)errada. Climas continentais são caracterizados pelas grandes variações de temperatura. E quanto mais perto você está do centro do continente menos maritimidade ira ocorrer.  Atacama fica no litoral, portanto não sofrerá efeito da continentalidade.

    E)errada.  Baixa latitude estão próximas ao Equador.





  • Corrente Fria de Humboldt

  • Deserto do Atacama é seco por conta das correntes marítimas que fazem precipitar no litoral e , ao chegar no deserto, as massas de ar estão secas, sem contar que a cordilheira dos andes impede a passagem do ar úmido que vêm da amazônia

    LETRA A

    APMBB


ID
516067
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As consequências do fenômeno El Niño ocorrem de forma diferenciada sobre o espaço brasileiro. Em algumas áreas, ocorrem chuvas acima da média histórica, enquanto em outras a quantidade de chuvas diminui. Há outras áreas, entretanto, que não sofrem os efeitos desse fenômeno, mantendo as mesmas médias históricas.

Sobre os efeitos do El Niño nas chuvas sobre o território brasileiro, podemos afirmar que esse fenômeno

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

    No Brasil a variação no volume de chuvas depende de cada região e da intensidade do fenômeno. A temperatura aumenta na maioria das regiões.

    · Região Norte e Nordeste: Diminuição de chuvas causando secas, se agrava a situação no Sertão nordestino e aumentam as chances de incêndios florestais na Amazônia;

    ·  Região Sudeste: Aumento da temperatura média.

    · Região Sul: Aumento da temperatura média e da precipitação, principalmente na primavera e no período entre Maio e Julho.

ID
516550
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um grande empresário chinês do ramo de produtos de “1,99”, chamado Xhuv- I- Iang, decidiu exportar guarda-chuvas para o Brasil alguns anos atrás. Recentemente, esse empresário pediu um relatório sobre suas vendas em nosso País e, após uma breve leitura do documento, observou que poderia aumentar suas vendas em algumas cidades durante o inverno brasileiro.
Considerando exclusivamente o regime de chuvas típico de cada cidade apresentada abaixo, é correto afirmar que a cidade brasileira mais promissora para o empresário investir durante o inverno é:

Alternativas
Comentários
  • C está correta

    a)juazeiro do norte fica dentro do clima semiarrido,ou seja,poucas chuvas.

    b)goiânia está dentro do clima tropical,durante o inverno chove pouco sendo durante o verão a maioria das chuvas.

    c) a bahia faz parte do clima tropical umido,apresenta altas precipitações de chuva entre 1500mm e 2000mm,no inverno ocorre também a influência da massa polar atlatica,fria e umida,orinda do sul do continente,esta se choca com o a massa tropical atlântica gerando as chamas chuvas frontais,por isso chove muito no inverno

    d)cuiaba fica no clima tropical

    e)bagé esta dentro do clima subtropical que possui uma média de chuva em torno de 500 a 1000mm de chuva.

  • Goiana anula cuiabá pois tropical central - moderado e seco; Juazeiro semiárido não chove quase nunca, só com padrinho cícero, Bagé subtropical: frio e seco; Salvador tropical - moderado úmido.

  • Durante o inverno, a mPa (Massa polar atlântica) é responsável pelo aumento da pluviosidade na região nordeste.

    A mPa, ao se encontrar com a mTa (Massa Tropical Atlântica), provoca as chuvas frontais nessa região.

  • No Litoral do Nordeste, no inverno as chuvas são mais intensas, devido o encontro da mTa com a mPa, massa quente + massa fria = chuvas frontais.

  • Para quem não morava no nordeste como EU a questão era para torar meu irmão, pois esse fator de ter mais chuvas no inverno é do Nordeste, porém isso se restringe ao litoral.

    A Juazeiro do Norte (CE). Nordeste, porém é no interior no litoral é Fortaleza.

    C Salvador (BA),porém é no Litoral. GABARITO

    Esse fenômeno de chuvas no inverno acontece devido o encontro da MPA(FRIA) e da MTA (QUENTE) provocando as formosas chuvas frontais.

  • mPa + mTa = CHUVAS FRONTAIS


ID
517504
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relacione as diferentes massas de ar com as suas respectivas características e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

MASSAS DE AR

1 Tropical Continental .

2 Equatorial Continental .

3 Equatorial Atlântica .

4 Tropical Atlântica .

5 Polar Atlântica


CARACTERÍSTICAS 

( ) É quente e úmida e vem do Atlântico Norte. Forma os ventos alíseos de nordeste. Sua principal atuação é no litoral das Regiões Norte e Nordeste.

( ) É fria, úmida e originária do Atlântico Sul. Durante o inverno encontra-se bastante fortalecida.

( ) É quente e úmida e vem do Atlântico Sul. Forma os ventos alíseos de sudeste. Atua principalmente na faixa atlântica leste do Brasil.

( ) É quente e seca, surge na Depressão do Chaco. Sua área de influência é parte da Região Sul e Sudeste, e a Região Centro-Oeste. 

Alternativas
Comentários
  • B

  • Questão linda para se revisar.

    Outra muito boa pra quem estuda pra ESA, CN e PREP é a Q1697054 mas essa é pra história.

    GAB B

    Massas de AR

     

    MEA = Massa Equatorial Atlântica = Quente e úmida, Massa de ar quente e úmido. Origina- se próximo do arquipélago português dos Açores, na África. Formadora dos ventos alísios de nordeste, atua, principalmente, durante a primavera e o verão no litoral das regiões Norte e Nordeste. Causas chuvas significativas na porção norte do litoral nordestino.

    MTA = Massa Tropical Atlântica = Quente e úmida, que possui seu centro de formação próximo ao Trópico de Capricórnio, além de atuar em extensas faixas do litoral brasileiro, na Região Sudeste contribui para a formação de chuvas orográficas durante o verão,  essa massa atua na faixa litorânea e se estende do Nordeste ao Sul do país. = Forma os ventos alíseos de sudeste. Atua principalmente na faixa atlântica leste do Brasil.

     

    MTC = Massa Tropical Continental = Quente e seca, Por ter origem na depressão do Chaco (Paraguai), isto é, em uma zona de altas temperaturas e pouca umidade, é uma massa de ar quente e seco.

    MEC = Massa Equatorial Continental = Quente e úmida, Originária da Amazônia ocidental - área de baixa latitude e muitos rios. É uma massa de ar quente, úmido e instável. É a que exerce maior influência no Brasil: atinge praticamente todas as regiões durante o verão no hemisfério sul, provocando chuvas.

     

    MPA = Massa Polar Atlântica = Fria e úmida, Contribui com a CHUVA FRONTAL, Friagem , Por se originar no oceano Atlântico, ao sul da Argentina, em uma zona de média latitude (de 30º a 60º), a mPa tem ar frio e úmido. Atua principalmente no inverno. No nordeste oriental (litoral) ocorre o encontro da mPa (ar frio e úmido) com a mTa (ar quente e úmido) provocando as chuvas frontais durante o inverno.


ID
650623
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocor rer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.

O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como,

Alternativas

ID
650635
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os aspectos físicos como clima e relevo, podem apresentar -se associados às atividades econômicas, potencializando o seu desenvolvimento.

No Rio Grande do Norte, um exemplo dessa correlação pode ser observado na Mesorr egião Leste, através

Alternativas

ID
655072
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O clima é influenciado pelo movimento das massas de ar que atuam sobre as diferentes áreas do planeta.

A respeito das massas de ar, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários

  • CORRETA LETRA A


    Justificativa de erro na alternativa C:
    As correntes marítimas frias ,em latitudes quentes,faz com que as massas de ar precipitem sobre o oceano,então essas chegarão secas no continente,formando assim um deserto.
    Justificativa de erro na alternativa D:
    Foi invertido as afirmações. Em altas latitudes são frias e baixas latitudes (+ próximas do equador) são quentes.
  • É só pensar da seguinte maneira: o ar não gosta de ficar preso!

    Simples, a área de baixa pressão são áreas quentes, a área de alta pressão são áreas frias.
    A área fria dispersa o ar, e área quente é receptora do ar.
    SEMPRE o ar vai se deslocar do frio para o quente, então o ar vai se deslocar da zona de alta pressão (
    área fria) para a zona de baixa pressão (área quente).

    Alternativa A
  • a) correto
    b) errado, pois "No deslocamento das massas de ar alteram sua formação, muitas vezes dissipando-se ao entrar em contato com outras ou absorvendo massas menores"
    c) errado, pois "As correntes marítimas frias ,em latitudes quentes,faz com que as massas de ar precipitem sobre o oceano,então essas chegarão secas no continente,formando assim um deserto" / "São as corrente quente que tendem a elevar a pluviosidade e a temperatura"   
    d) errado, é alcontrario: "ao se formarem próximo às altas latitudes são frias, e em áreas de baixas latitudes são quentes" 

ID
655096
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O clima do Brasil é influenciado pela atuação de diferentes massas de ar. A respeito das massas de ar que interferem nas condições climáticas do país pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
    • CORRETA LETRA B
      Passagens em vermelho estão incorretas.

    •  a) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino e a Amazônia Ocidental.

    •  c) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e sua influência no Brasil abrange o sul das regiões Norte e Nordeste.   
      Sua abrangência é muito limitada, fica restrita em parte (ou extremo) do Sul,Sudeste Centro Oeste). Além disso é seca.

    •  d) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Amazônia e sua influência no Brasil restringe-se as regiões Norte e Centro-Oeste.

  • a) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino e a Amazônia Ocidental.
    Errado. A questão está correta ao afirmar que a mPa “é fria e úmida”; e peca quando afirma que “forma-se no Atlântico Norte e no inverno sua atuação limita-se ao litoral nordestino”. O correto é: formam-se no Atlântico Sul (atua essencialmente no inverno); na região sul provoca geada e até neve; no sudeste provoca a diminuição de temperaturas e chuvas e até atinge a Amazônia, mas em partes, gerando o fenômeno da friagem.
    b) A massa polar atlântica (mPa) é fria e úmida, forma-se no Atlântico Sul e no inverno atua sobre o litoral nordestino, a Amazônia Ocidental e as regiões Sul e Sudeste.
    Correto.
    c) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Depressão do Chaco e sua influência no Brasil abrange o sul das regiões Norte e Nordeste.
    Errado. As massas tropicais são massas muito quentes. A mTc se diferencia da mTa, porque ela é formada em uma zona de altas temperaturas e pouca umidade, e a mTa é formada no Atlântico Sul, uma massa de ar quente e úmida, e a mTc é uma massa de ar quente e seca. A questão está correta quanto a origem, é uma massa de ar que tem sua origem na depressão de Chaco (Paraguai).
    d) A massa tropical continental (mTc) é quente e úmida, origina-se na Amazônia e sua influência no Brasil restringe-se as regiões Norte e Centro-Oeste.
    Errado. Origina-se na depressão de Chaco. Atua no sul do país e no pantanal mato-grossense. 
  • Logo de cara, podemos eliminar as alternativas C e D por tratarem a mTc como quente e úmida, quando na verdade é uma massa seca. Restando A e B, matamos a questão quando a letra A diz que a mPa forma-se no atlântico norte. 

  • lembre-se a mTc é a única massa de ar seca.

    já elimina a C e a D das questões.


ID
655234
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Durante o inverno, pode ocorrer a chamada friagem, por meio da ação da

Alternativas
Comentários
  •  A "friagem" consiste na queda brusca da temperatura, na região amazônica. O relevo baixo, de planície, facilita a incursão de massas de ar frio que atingem a Amazônia.A friagem ocorre no inverno.
  • Fenômeno comum no INVERNO, a Massa de Ar Polar Atlântico ( MPA) avança sobre a Massa de Ar Tropical Continental, ocorrendo uma queda da temperatura.

    LETRA E

    APMBB


ID
667033
Banca
UFAC
Órgão
UFAC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ele já foi um dos países mais prósperos da região, possui solos férteis, clima favorável e excelente posição geográfica para o comércio mundial. O Líbano é um pequeno país, em geral montanhoso, com 10.452 km² e de aproximadamente 4 milhões de habitantes. Em relação ao Líbano, não podemos afirmar:

Alternativas

ID
674674
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A relação entre a massa de ar atuante no Brasil e suas características está CORRETA na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A) mTa é úmida.

    Alternativa B) correta.

    Alternativa C) mTc é seca.

    Alternativa D) mEa é úmida.


ID
679021
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando-se a tropicalidade dos climas – e suas conseqüentes repercussões na vida humana – em vastas extensões do território brasileiro, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A incidência de verão chuvoso e inverno seco se verifica em grande parte do Brasil, com destaque para partes do Sudeste, e, sobretudo, Centro-Oeste. Essas regiões são grandes produtoras agrícolas, de modo que o regime de chuvas é levado em conta pelos agricultores, mesmo que alguns utilizem a técnica da irrigação artificial. A alternativa (A) está correta. 

    Em um país majoritariamente tropical, como o Brasil, a variação da duração do dia é muito pequena de uma estação para outra e o sol é sempre uma alternativa energética viável. A alternativa (B) está incorreta. 

    A cidade de Brasília, que tem problemas de umidade do ar todo inverno, que é o período de seca. Nessa época, quando a umidade do ar fica muito baixa, a população tende a ter mais problemas respiratórios. Quando a situação fica crítica, determinadas atividades, como o funcionamento de escolas, são suspensas para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar. A alternativa (C) está correta. 

    Quanto maior a latitude (o ponto de referência é a linha do Equador, que tem latitude 0), menor tende a ser a temperatura do local e, obviamente, isso influencia a agricultura. No Brasil, como nenhuma parte do território se encontra em latitude extrema, a agricultura é possível em todos os estados do país durante o ano inteiro. A alternativa (D) está correta.

ID
682837
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, anomalias climáticas, como o aumento exagerado da incidência pluviométrica combinado à ausência de precipitação nos meses de setembro e outubro, ocorrem, respectivamente, nas regiões

Alternativas
Comentários

ID
686269
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

El Niño é um fenômeno oceânico caracterizado pelo aquecimento incomum das águas superficiais nas porções central e leste do oceano pacífico, nas proximidades da América do Sul, mais particularmente na costa do Peru. A corrente de águas quentes que ali circula, em geral, na direção sul no início do verão, somente recebe o nome de El Niño quando a anomalia térmica atinge proporções elevadas (1ºC) ou muito elevadas (de 4 a 6ºC) acima da média térmica, que é de 23ºC. Este fenômeno se faz notar com maior evidência nas costas peruanas, pois as águas provenientes do fundo oceânico (fenômeno conhecido como ressurgência) e da corrente marinha de Humboldt são interceptadas por águas quentes oriundas do norte e oeste. Essa alteração regional assume dimensões continentais e planetárias à medida que provoca desarranjos de toda a ordem em vários climas da Terra. (Mendonça e Danni-Oliveira, 2007)

Ainda sobre a influência do fenômeno El Niño na dinâmica climática mundial pode-se afirmar que:

I. Afetando a dinâmica climática em escala global, a ocorrência do fenômeno gera bruscas alterações climáticas no mundo.

II. Influenciando a dinâmica climática em escala global, o fenômeno gera impactos generalizados sobre as atividades humanas causados por inúmeras catástrofes ligadas a severas secas, inundações e ciclones.

III. Mesmo com maior influência nas costas peruanas, o fenômeno não interfere na dinâmica climática local e regional.

IV. Além de atuar na costa pacífica da América do Sul, o El Niño provoca graves perturbações climáticas (secas anormais ou, ao contrário, ciclones e chuvas com totais pluviométricos extremamente elevados em relação às normais locais e regionais) em regiões isentas de tais eventos.

V. Apesar de atuar na costa pacífica da América do Sul este fenômeno não traz mudanças climáticas significativas para a região.

Com base no texto, as assertativas verdadeiras são:

Alternativas

ID
687850
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A desertificação é um processo que vem ocorrendo há algum tempo em áreas vizinhas aos desertos e em áreas semi-áridas do nordeste brasileiro. Logo:

I - a desertificação é resultante do crescente ressecamento nessas áreas, tendo em vista a água perdida por evaporação ou por escoamento.

II - a desertificação é provocada pela ação humana, que utiliza as queimadas, que destrói a vegetação original, introduzindo plantas rasteiras que não protegem o solo da ação erosiva.

III - a África é a região do globo em que a desertificação vem avançando consideravelmente, em virtude da pecuária extensiva. O superpastoreio, a devastação da vegetação, somados ao rápido crescimento da população ocasiona erosão do solo e sua capacidade de reter água.

IV - a desertificação que avança no espaço da Etiópia não contribui para perda dos solos agriculturáveis e a degradação do meio ambiente.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
687907
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Nordeste brasileiro existem algumas áreas de exceções climáticas, localizadas nas encostas a barlavento das chapadas e serras que se diferenciam do entorno e são denominadas de BREJO. Regionalmente o termo é utilizado para designar

Alternativas
Comentários
  • Classificação: geografia física Brejo é como se denominam algumas áreas do interior do Nordeste. Como se sabe, o clima semiárido é predominante no interior dessa região, mas, nas áreas de brejo, observa-se a incidência do clima tropical úmido. Isso ocorre nas áreas de altitude mais elevada (chapadas e planaltos), que, em decorrência da umidade advinda das chuvas orográficas, permite a existência de fauna e flora semelhantes a de uma floresta tropical, o que contrasta com o bioma que existe no entorno das regiões de brejo. A umidade existente na região beneficia, também, a agricultura. A alternativa (A) está correta. 

    O brejo não se relaciona a áreas pantanosas, que não são comuns na região Nordeste, onde se encontram áreas de brejo. A alternativa (B) está incorreta. 

    Várzea remete a regiões de planícies, enquanto o brejo remete a regiões de altitude, como foi explicado na alternativa (A). A alternativa (C) está incorreta. 

    Uma vez que o brejo se refere a regiões com certa altitude, não há interferência das marés nas áreas de brejo. A alternativa (D) está incorreta. 

    As áreas de brejo, por serem úmidas, não são empecilhos para a utilização para a agricultura. Pelo contrário, são áreas propícias para o cultivo agrícola. A alternativa (E) está incorreta.
  • Brejo: Área úmida ilhada no semiárido.

  • O brejo é  uma encosta de terra lamacenta que comporta pequenas quantidades de água. Ele também é conhecido por ser um terreno sem irregularidades, ou seja, plano; embora alagado e formado pelo acúmulo de terra amolecida. E estão situadas no perímetro das secas, no interior da Região Nordeste do Brasil.

    ALTERNATIVA (A).

    "Se não fosse difícil, qualquer um faria. A dificuldade é o que torna tudo tão incrível".

    (TOM HANKS) 

     

    É PROIBIDO DESISTIR! 


ID
688552
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os raios solares atingem a superfície terrestre na região entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, perpendicularmente. Nas demais regiões do globo, devido à curvatura da superfície terrestre, a incidência dos raios solares é tangencial, ampliando-se na direção dos polos. Tal fato é o responsável pela criação das diferentes zonas e tipos climáticos existentes. Sobre os tipos climáticos predominantes na superfície terrestre, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Qual é a alternativa correta?


ID
689524
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Escreva V(Verdadeira) ou F(Falsa) para as proposições que tratam dos Grandes Domínios Morfoclimáticos brasileiros..

( ) Domínio da Mata Atlântica, condicionado ao relevo serrano e à umidade oceânica, é o que se encontra mais degradado em decorrência da exploração econômica em todo o processo de ocupação do território brasileiro.

( ) O domínio do Cerrado, onde se localiza o planalto Meridional, está submetido ao clima subtropical, com o predomínio de uma cobertura arbórea xerófila.

( ) O domínio da Floresta Amazônica é caracterizado pelo clima equatorial, com temperaturas médias elevadas, precipitações abundantes e bem distribuídas. A rica diversificação em sua flora e fauna vem despertando interesses econômicos em função da sua biodiversidade.

( ) O domínio da Caatinga é uma área ecologicamente vulnerável, em virtude da irregularidade das precipitações, da natureza dos solos e da cobertura vegetal, onde predomina uma vegetação resistente à seca. Grande área desse domínio é susceptível ao processo de desertificação.

A alternativa que apresenta a seqüência correta é:

Alternativas

ID
691696
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As habitações humanas também se relacionam com o clima em diversas partes do mundo. Por meio do estilo de construção das moradias é possível observar paisagens culturais sob a influência do clima.

Em relação a isso, analise as proposições abaixo.

I. Em regiões de grande precipitação pluviométrica, o telhado das moradias é relativamente inclinado para que a água possa escorrer facilmente.

II. Nas regiões onde as chuvas são muito escassas ou ausentes, a cobertura das casas pode ser mais plana, pois sua principal função é proteger da insolação o interior das moradias.

III. Nas regiões onde ocorrem nevascas, os telhados normalmente são lisos e bastante inclinados para que a neve não se acumule e possa provocar desabamento.

IV. Nas áreas de climas quentes e úmidos, de relevo plano e drenados por rios caudalosos, é comum encontrar habitações de populações ribeirinhas, construídas sobre estacas ou palafitas, para se protegerem dos transbordamentos dos rios.

V. O estilo enxaimel das habitações de origem portuguesa se relaciona aos ventos alísios, que batem na porção oriental de Portugal nos períodos de inverno.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
714523
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Trata-se de um domínio natural com características tropicais úmidas, com processos de intemperismo químico em rochas cristalinas, com relevos fortemente dissecados em morros, colinas e cristas, e com a ocorrência de processos erosivos acelerados motivados por desmatamentos desordenados.

A área com tais características corresponde ao domínio de

Alternativas
Comentários
  • áreas mamelonares tropicais-atlânticas florestadas. (Alternativa B)

  • As áreas mamelares, que caracterizam-se por serem arredondadas, de clima tropical com presença de Mata Atlântica florestada consistem em um domínio natural que possui áreas tropicais úmidas.

    Nessas regiões ocorrem processos de intemperismo químico nas rochas cristalinas, além de apresentarem relevos bastante dissecados com presença de colinas, morros e cristas. Podem acontecer alguns processos erosivos podem acelerar o desmatamento descontrolado.

    Fonte: Brainly


ID
714538
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A distribuição dos biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal - tem uma configuração semelhante ou muito próxima às áreas correspondentes a

Alternativas

ID
714772
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os enclaves úmidos do Nordeste constituem exceções no contexto fisiográfico e ecológico do domínio morfoclimático semiárido da caatinga. A ocorrência desses enclaves depende

Alternativas

ID
716509
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na estrutura organizacional dos sistemas ambientais ou dos geossistemas o clima, o relevo e os recursos hídricos são considerados como fatores do(a)

Alternativas
Comentários
  • Fatores abióticos: litosfera, atmosfera e hidrosfera ... letra C


ID
716515
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Tratando-se de estudos pertinentes à geografia física, assinale a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Pedologia é ciência que estuda e classifica os solos, caracterizando-os de acordo com sua estrutura morfológica como cor, estrutura, materiais componentes, consistência, etc. Quanto ao estudo dos materiais rochosos, a ciência responsável é a Geologia.

ID
719077
Banca
UFSCAR
Órgão
UFSCAR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

El niño e la niña são dois fenômenos ligados ao aquecimento e resfriamento das águas do oceano Pacífico na sua parte tropical. A respeito deles, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
722827
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Curvas de nível e isoietas são linhas que unem pontos que têm, respectivamente, iguais

Alternativas

ID
736969
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação as massas de ar no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Massa Tropical Atlântica (mTa) -  De ar quente e úmido, a mTa origina-se no Atlântico sul. Formadora dos ventos alísios de sudeste, essa massa atua na faixa litorânea e se estende do Nordeste ao Sul do país.

     

    GABARITO: LETRA E

    FONTE: LIVRO GEOGRAFIA VOAZ

  • MEA = Massa Equatorial Atlântica = Quente e úmida, Massa de ar quente e úmido. Origina- se próximo do arquipélago português dos Açores, na África. Formadora dos ventos alísios de nordeste, atua, principalmente, durante a primavera e o verão no litoral das regiões Norte e Nordeste. Causas chuvas significativas na porção norte do litoral nordestino. = Forma os ventos alíseos de nordeste. Sua principal atuação é no litoral das Regiões Norte e Nordeste.

     

    MTA = Massa Tropical Atlântica = Quente e úmida, que possui seu centro de formação próximo ao Trópico de Capricórnio, além de atuar em extensas faixas do litoral brasileiro, na Região Sudeste contribui para a formação de chuvas orográficas durante o verão,  essa massa atua na faixa litorânea e se estende do Nordeste ao Sul do país. = Forma os ventos alíseos de sudeste. Atua principalmente na faixa atlântica leste do Brasil.

     

    MTC = Massa Tropical Continental = Quente e seca, Por ter origem na depressão do Chaco (Paraguai), isto é, em uma zona de altas temperaturas e pouca umidade, é uma massa de ar quente e seco. = É quente e seca, surge na Depressão do Chaco. Sua área de influência é parte da Região Sul e Sudeste, e a Região Centro-Oeste.

     

    MEC = Massa Equatorial Continental = Quente e úmida, Originária da Amazônia ocidental - área de baixa latitude e muitos rios. É uma massa de ar quente, úmido e instável. É a que exerce maior influência no Brasil: atinge praticamente todas as regiões durante o verão no hemisfério sul, provocando chuvas.

     

    MPA = Massa Polar Atlântica = Fria e úmida, Contribui com a CHUVA FRONTAL, Friagem , Por se originar no oceano Atlântico, ao sul da Argentina, em uma zona de média latitude (de 30º a 60º), a mPa tem ar frio e úmido. Atua principalmente no inverno. No nordeste oriental (litoral) ocorre o encontro da mPa (ar frio e úmido) com a mTa (ar quente e úmido) provocando as chuvas frontais durante o inverno.


ID
739141
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As isotermas são linhas que unem pontoi de igual temperatura média. Com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As isotermas apresentam um comportamento variável em função das diferentes épocas do ano.

( ) As isolinhas de temperatura são iguais em mesma latitude nos diferentes hemisférios.

( ) A variação longitudinal das isotermas depende de fatores como a continentalidade e maritimidade.

( ) A linha do equador geográfico constitui um divisor, onde as isotermas dos diferentes hemisférios não cruzam.

( ) O hemisfério ocidental apresenta isotermas mais elevadas que o hemisfério oriental.

Alternativas
Comentários
  • ISOTERMAS: São linhas que, num mapa, unem pontos ou lugares da Terra que possuem a mesma temperatura média, podendo ser mensal ou anual.

  •  

    ( V ) As isotermas apresentam um comportamento variável em função das diferentes épocas do ano. 

    ( F ) As isolinhas de temperatura são iguais em mesma latitude nos diferentes hemisférios. 

     

    Isolinhas são linhas desenhadas para ligar lugares diferentes que partilham um valor comum. O prefixo ISO é uma palavra grega que significa igual, portanto, uma isolinha deve ser uma linha que une pontos iguais.

     

    Por exemplo, uma linha traçada no mapa para se juntar todos os lugares que estão à mesma altura acima do nível do mar (altitude) é chamado de curva de nível. Linhas de curva de nível são isolinhas juntando lugares que têm o mesmo valor de altura.


    ( V ) A variação longitudinal das isotermas depende de fatores como a continentalidade e maritimidade. 

    ( F ) A linha do equador geográfico constitui um divisor, onde as isotermas dos diferentes hemisférios não cruzam. 

     

    O estabelecimento da linha do Equador proporcionou a divisão da Terra em: Hemisfério Sul, também conhecido como meridional ou austral e Hemisfério Norte, também denominado setentrional ou boreal. Essa divisão é importante para os estudos geográficos, além de proporcionar uma referência para a localização de um determinado local, através da latitude (tendo como referência a linha do Equador) e a longitude (obtida através do meridiano de Greenwich).

    ( F ) O hemisfério ocidental apresenta isotermas mais elevadas que o hemisfério oriental.

     

    hemisfério ocidental ou hemisfério oeste engloba todas as regiões situadas a oeste da longitude 0°, ou meridiano de Greenwich.

     

    O termo hemisfério ocidental é uma analogia à divisão geográfica do globo terrestre em hemisfério sul e hemisfério norte. Parte da Europa, da África e da Antártida se localizam no hemisfério ocidental, mas a América é o único continente a situar-se com seu território totalmente dentro desse hemisfério, portanto, é por vezes referido como o hemisfério americano.

     

    GAB: LETRA E

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hemisf%C3%A9rio_ocidental

     


ID
739165
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As diferentes temperaturas que ocorrem sobre a superfície terrestre decorrem de variados fatores e processos. Com relação as variações espaciais de temperatura da Terra é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Factores intervenientes à escala global

     

    Latitude

     

    Nas médias e altas latitudes, onde a temperatura média anual pouco representa (sobretudo no hemisfério norte), o dispositivo zonal é ainda mais perturbado pelos contrastes estacionais entre oceanos e continentes. Só há regularidade no traçado das isotérmicas no hemisfério sul além do 45º paralelo, em razão da posição da Antártida centrada no pólo. Aí se observam as temperaturas mais baixas do globo: inferiores a -50ºC na Antártida oriental. Os mínimos absolutos são inferiores a -90ºC. No entanto este frio rigoroso não tem a haver só com a latitude, mas também com a presença dum vasto continente de altitude elevada.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: http://br.monografias.com/trabalhos2/variacao-temperatura/variacao-temperatura.shtml


ID
776848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Várias foram as propostas de alteração no quadro territorial das unidades
da Federação desde o período colonial. A mais conhecida é a da mudança
da capital nacional para o interior, efetivada em 1960 com a inauguração
de Brasília e a instauração do novo Distrito Federal. Considerando esse
assunto e aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir, acerca do
território brasileiro e sua atual estrutura político-administrativa.

Considerados os objetivos das políticas públicas e as análises das condições de vida da população, o Brasil está dividido em cinco regiões oficiais: Cerrado, Pampa, Caatinga, Amazônia e Mata Atlântica.

Alternativas
Comentários
  • Se fosse pro um viés ambiental e/ou ecológico estaria certa,porém ele fala de políticas públicas voltadas à população,neste caso temos as 5 regiões: Norte,Nordeste,Centro-oeste,sul e sudeste!
  • Facil, as regiões oficiais do brasil são: Região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Região Sul.

    Gabarito da Questão: ERRADO
  • essa questão é de geografia.

  • As 5 regiões oficias do Brasil são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e sul.

    Já Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Caatinga e a Amazônia são biomas, sendo que ainda falta o Bioma Pantanal.
  • Eu nem me liguei na questão de bioma e região, eu só senti a falta do pantanal, por isso acertei.


ID
776851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito dos aspectos físicos do território brasileiro, julgue os itens
seguintes.

Climas distintos predominam nas regiões brasileiras: na região Sul, o clima é subtropical; na região Nordeste, é tropical.

Alternativas
Comentários
  • Correto,não tem nem o que se discutir.
  • Pelo contrário, o Nordeste tem como clima predominante o Tropical, mas tb tem outros, como o semi-árido, tropical úmido no litoral, etc. Talvez, por isso, a questão tenha sido anulada.
  • Realmente, a questão leva a dúvidas: Na região Sul, o cilma é predominantemente subtropical, e na região Nordeste, o clima é predominantemente Semi -árido, pois o sertão ocupa a maior parte do territorio nordestino. Mas existem outros, como por exemplo o cilma equatorial, na zona da mata, e o tropical, no agreste.
  • Pela avaliação quanto a macroescala, na região Nordeste, de fato, PREDOMINA o clima tropical. 
  • A questão foi anulada porque afirma que no Nordeste o clima é tropical e ponto final... o que não é verdade.
  • No nordeste Não existe o que Higor escreveu: clima equatorial (zona da mata) e tropical (agreste). E, sim: Litorâneo Úmido (zona da mata); Litorâneo e Úmido (em parte do agreste) e o Semi-Árido (no restante do agreste).

  • De acordo com a justificativa da Banca: "A afirmação feita no item não foi suficientemente clara para seu julgamento. Dessa forma, opta-se pela sua anulação". Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/PMCE2011/arquivos/PM_CE_JUSTITICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • a questão poderia está certo ou errada dependendo do ponto de vista do leitor ,pois o clima é tropical no nordeste porque esta na zona intertropical ,mas também pode ser topical semi-árido,ou seja a questão não especificou .


ID
776869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos geográficos do estado do
Ceará.

No Ceará, estado de clima tropical, predominam os tipos quente semiárido, quente semiárido brando, quente úmido e quente subúmido.

Alternativas
Comentários
  • correto:
    O clima é predominantemente semi-árido.

    Clima semi-árido brando tem mais pluviosidade.

    Nas áreas serranas- clima tropical semi-úmido

    altitudes mais elevadas - úmido

    litoral - clima tropical subúmido
  • Importante ressaltar que o "clima semi-árido" é um tipo de clima tropical. O nome completo é "clima tropical semi-árido".
    No caso do estado do Ceará, há uma variação climática entre o litoral e o interior quanto à umidade. Mais úmido ao norte, próximo às áreas litorâneas (tipos quente subúmido e quente úmido), menos úmido na porção meridional ( tipos quente semi-árido e quente semi-árido brando).
     

  • Prof. Alexandre Borges, isso que me confundiu!!! :(
  • O clima quente semiárido predomina na região do sertão do Ceará. Já o clima semiárido brando predomina nas regiões de serra e em algumas partes do litoral do estado. O clima quente úmido é predominante nas áreas de planalto e, por fim, o clima quente subúmido está presente predominantemente na região litorânea e em algumas áreas de planalto do Ceará.  


    A questão está certa.


  • CLIMA: Calor, "Quentura" e "mormaço"


ID
796027
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conforme proposta do geógrafo Aziz Ab’Saber, existem, no Brasil, seis domínios morfoclimáticos.


Assinale a alternativa correta sobre o Domínio Morfoclimático do Cerrado.

Alternativas
Comentários
  • Possui como principais características geoecológicas a presença de extensas "chapadas e chapadões", modelados em rochas sedimentares; clima tropical típico ou semi­ úmido; solos em geral pobres e ácidos, revestidos por uma vegetação semelhante às savanas, de porte variável, de campo a floresta arbórea.

    GAB= C


ID
796810
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em função de fatores variados, dentre eles a significativa extensão territorial, o relevo, a dinâmica de massas de ar e do predomínio de clima úmido, o Brasil é composto por uma ampla e densa rede hidrográfica. Regra geral os rios apresentam 4 tipos fundamentais de canais fluviais, a saber: retilíneo, meandrante, anastomosado e entrelaçado. Tomando o enunciado como referência é CORRETO afirmar que a drenagem anostomosada é aquela que

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Padrão de  em que o rio corre por vários canais que se abrem em dois ou mais e confluem mais adiante com os mesmos ou com outros canais em complexo e variável sistema fluvial com várias ilhas, comum nas zonas deltaicas e em leques aluviais, onde a quebra de relêvo propicia maior deposição do que erosão.


ID
799669
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A geada é um fenômeno meteorológico temido pelos agricultores, por sua ação letal nos tecidos dos vegetais por ela atingidos.

Sobre geada, é correto afirmar que ela

Alternativas
Comentários
  • A geada  é um fenômeno que ocorre quando a temperatura está muito baixa (abaixo de 0ºC). O vapor de água presente no ar sublima (passa do estado gasoso direto para o estado sólido, sem passar pelo líquido) devido ao frio intenso, formando cristais de gelo sobre qualquer superfície.
     
    A principal causa da geada é um fenômeno chamado de “advecção de massa de ar polar”: “advecção de massas de ar” é quando uma massa de ar se desloca horizontalmente através das isotermas de uma região para outra substituindo outra massa de ar com diferentes características de temperatura, podendo causar uma queda ou aumento brusco de temperatura. (Isotermas= linhas traçadas sobre um mapa e que ligam dois pontos com mesma temperatura do ar).
     
    Existem dois tipos de geadas com relação a agricultura: a geada negra, que costuma congelar a parte interna das culturas; e a geada branca, que é a geada comum que congela a parte externa das culturas formando uma camada de gelo branca.
     
    Para que ocorra a geada é necessário que o céu esteja limpo, sem a presença de neblina. Não pode haver vento (o que favorece a formação de geada branca) e a temperatura de relva (medida a mais ou menos 1,5 metro do chão) não pode ser maior que 4ºC.
     
     
    Algumas características do relevo também influenciam na formação ou não de geada. Por exemplo, em depressões ou vales, costumam se formar acúmulos de ar frio que desce das montanhas propiciando o acúmulo de gelo. Regiões montanhosas ou muito altas, também costumam ter geada regularmente.
     
    Outro fator que influencia as geadas é limpidez do ar. Em regiões muito poluídas, o fenômeno não é tão comum, pois a presença de partículas suspensas (material particulado) dificultam a formação de cristais de gelo.
  • A alternativa (A) é a resposta


ID
799672
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As alterações climáticas e as ações antrópicas têm contribuído para a expansão do processo de desertificação.

Entre as características desse processo, encontra-se a

Alternativas
Comentários
  • A desertificação é definida como um processo de destruição do potencial produtivo da terra por meio da pressão exercida pelas atividades humanas sobre ecossistemas frágeis, cuja capacidade de regeneração é baixa.
    envolvimento dos governos, oferecendo auxílio técnico para o manejo dessas áreas
    A ONU classifica de desertificação apenas os danos nas áreas de ocorrência localizadas nas regiões de clima semiárido, árido e subúmido seco. Esse processo provoca três tipos de impactos: ambientais, sociais e econômicos.
    Causas da desertificação
    De maneira geral, como causas da desertificação podem ser apontadas:
    Sobreuso ou uso inapropriado da terra (monoculturas comerciais como a cana-de-açúcar, soja, trigo, no Brasil);
     Desmatamento;
     Utilização de técnicas agropecuárias impróprias;
     Exploração descontrolada de ecossistemas frágeis;
     Queimadas;
     Mineração;
     Uso excessivo de agrotóxicos;
     Poluição;
     Secas;
    Além dos fatores citados, causados pelo homem, há o fenômeno climático chamado de El Niño, que colabora para o agravamento do processo de desertificação. Sobrecarrega áreas semiáridas com longas secas e posteriormente causa inundações com chuvas intensas. Esse fator, porém, é controverso, pois muitos cientistas acreditam que a desertificação acaba por interferir nas mudanças climáticas, como o regime de chuvas.
    Atualmente vários países apresentam sinais de desertificação em seus territórios como o EUA, o sul do continente africano, Austrália e Brasil, por exemplo.
    Consequências da desertificação
    Redução das áreas cultivadas;
    Diminuição da produtividade agropecuária das áreas afetadas;
    Redução dos recursos hídricos;
    Aumento da poluição hídrica;
    Aumento das cheias;
    Aumento de areia nas áreas afetadas;
    Destruição da fauna e da flora;
    Essas situações relacionam-se à questão ambiental, contudo devemos lembrar que existem também os impactos de ordem social e econômica das áreas afetadas, como:
    Migração descontrolada para as áreas urbanas;
    Desagregação familiar devido ao êxodo;
    Crescimento da pobreza;
    Aumento das doenças devido à falta de água potável e subnutrição;
    Perda do potencial agrícola;
    Perdas de receita econômica.
    Contudo, é preciso ressaltar que o processo de desertificação pode ser controlado, evitado, e até mesmo revertido, desde que haja o e incentivando a preservação ambiental, de maneira que não ocorra uma sobrecarga de problemas nas áreas de risco. Nos locais onde o processo de desertificação já se instalou são necessários investimentos para sua contenção; porém, o custo é da ordem de bilhões de dólares.

ID
803962
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro sofre a influência de cinco massas de ar, as quais contribuem decisivamente para que o país possua uma oscilação térmica e pluviométrica muito singular durante o ano. Sobre as referidas massas de ar que atuam no Brasil, é correto afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • c) a mTa (massa Tropical atlântica) , quente e úmida, que possui seu centro de formação próximo ao Trópico de Capricórnio, além de atuar em extensas faixas do litoral brasileiro, na Região Sudeste contribui para a formação de chuvas orográficas durante o verão.



    Correção: 

    º mEc (massa Equatorial continental): Originária da Amazônia ocidental - área de baixa latitude e muitos rios. É uma massa de ar quente, úmido e instável. É a que exerce maior influência no Brasil: atinge praticamente todas as regiões durante o verão no hemisfério sul, provocando chuvas.


    º mPa  (massa Polar atlântica): Por se originar no oceano Atlântico, ao sul da Argentina, em uma zona de média latitude (de 30º a 60º), a mPa tem ar frio e úmido. Atua principalmente no inverno. No nordeste oriental (litoral) ocorre o encontro da mPa (ar frio e úmido) com a mTa (ar quente e úmido)  provocando as chuvas frontais durante o inverno.


    º mEa (massa Equatorial atlântica): Massa de ar quente e úmido. Origina- se próximo do arquipélago português dos Açores, na África. Formadora dos ventos alísios de nordeste, atua, principalmente, durante a primavera e o verão no litoral das regiões Norte e Nordeste. Causas chuvas significativas na porção norte do litoral nordestino.


    º mTc (massa Tropical continental): Por ter origem na depressão do Chaco (Paraguai), isto é, em uma zona de altas temperaturas e pouca umidade, é uma massa de ar quente e seco.


    Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. O espaço natural brasileiro: clima (Geografia Geral e do Brasil). São Paulo: Ática, 2004. (Volume único).

  • A prof Ana Catia não deu uma aula, ela deu um show.


ID
803965
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O geógrafo brasileiro Aziz Ab'Saber utilizou o conceito de domínio morfoclimático para identificar os domínios paisagísticos I brasileiros. Domínio morfoclimático refere-se a um conjunto espacial de grandes dimensões caracterizado por uma interação coerente entre as feições do relevo, os tipos de solo, as condições de clima e hidrologia e as formas de vegetação. Em função da sua extensão territorial e de suas características físicas, o Brasil possui vários domínios morfoclimáticos. Nesse sentido, destacando-se alguns, é correto afirmar que o domínio

Alternativas
Comentários
  • c) da mata dos Cocais, que separa o domínio amazônico do domínio da caatinga, possui nas palmeiras como a carnaúba e o babaçu seus grandes representantes.


    Correção:


    a) Osolos da Mata Atlântica, principalmente nas encostas das áreas serranas não são profundos  e seus domínios não sofrem fortes oscilações térmicas diurnas. 


    b) No extremo sul do Brasil, mais precisamente no sul do Rio Grande do Sul, na campanha gaúcha, temos formações rasteiras ou herbáceas constituídas por gramíneas. O domínio morfoclimático dessa região é o campos ou prados e não a Mata de Araucárias.


    d) O Pantanal Mato-grossense é drenado  pelo rio Paraguai não pelo Paraná. 


    e) Os mangues apresentam grande variedade de espécies e suas águas ricas em nutrientes da decomposição orgânica são importantes para a vida marinha como ecossistema marinho e costeiro. 


    Fonte: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2004. (Volume único).

  • Essa questão é suspeita já que MATA DOS COCAIS é zona de transição.

  • Questão mal elaborada, mata dos cocas não é um domínio morfoclimático!!!!


ID
835210
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão 16, considere as informações a seguir.


A poluição do ar atmosférico, um grave impacto ambiental das áreas urbanas, causa problemas de saúde a milhões de pessoas no mundo inteiro. Entre os responsáveis pela emissão de gases poluentes nas cidades estão os veículos e as indústrias. Agravando ainda mais a situação, algumas condições naturais concentram os poluentes na atmosfera, difcultando a sua dispersão.


Como exemplos dessas condições naturais, citam-se:


I. a compartimentação do relevo em relação ao sítio urbano.


II. a direção e a velocidade dos ventos predominantes em determinada área.


III. a impermeabilidade dos solos urbanos.


IV. o nível de precipitação e umidade que ocorre na cidade.


Com relação à Região Nordeste brasileira, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Também creio que  o gabarito correto seja a letra e).
    O meio norte, faz parte da transição da caatinga com a floresta amazônica. E não mata atlântica, que está situada no litoral nordestino.

    Até porque a questão 
    79 • Q278403    Imprimir
     
    Prova: PUC - RS - 2012 - PUC - RS - Vestibular - Prova 2
    Disciplina: Geografia

    D
    á o gabarito correto como sendo a letra e). E é a mesma questão.
  • Letra  E a resposta pois mais em baixo tem na prova 2 a mesma questão e a resposta certa foi a mesma da letra E.


ID
835219
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

INSTRUÇÃO: Responda à questão 18 com base nas afrmativas sobre o Pantanal.


I. Na época das secas, como resultado da fertilização das terras pela camada de húmus depositada no período da subida das águas, surge um conjunto de plantas herbáceas que servem de alimento ao gado.


II. A pequena velocidade no escoamento das águas do Rio Paraná não consegue eliminar completamente os sedimentos, formando um ambiente alagado, salobro e pobre em nutrientes.


III. A combinação da topografa com o ciclo das águas cria uma diversidade de ambientes que possibilita a existência de diferentes espécies vegetais, criando um mosaico de formas, volumes e cores.


IV. Uma das maiores ameaças ao ecossistema se origina fora do Pantanal, nas suas bordas, onde ocorre o desmatamento das margens dos rios que o atravessam.


Estão corretas apenas as afrmativas

Alternativas

ID
848437
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação à fruticultura na região do Vale do São Francisco no Nordeste brasileiro, é correto afirmar que

Alternativas

ID
905359
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Saber, existem no Brasil seis grandes áreas que se caracterizam pelo predomínio de uma paisagem natural, são os Domínios Naturais ou Morfoclimáticos. Sobre eles e suas principais características, assinale as proposições corretas:

I O Domínio das Pradarias, localiza-seem uma área de planície inundável, solos férteis e coberto por uma vegetação de gramíneas. Por estar distante dos grandes centros industriais do país, apresenta uma menor interferência pelas atividades humanas.

II O Domínio da Caatinga, corresponde ao Sertão Nordestino e é constituído por formações xerófitas e arbustos espinhentos e caducifólios.

III As condições de aridez e a pequena diversidade biológica do Domínio da Caatinga explicam porque este domínio apresenta menores índices de degradação ambiental.

IV O Domínio de “Mares de Morros” recebe esta denominação em virtude da sua forma de relevo que se caracteriza por apresentar morros arredondados, intensamente desgastados pela erosão, correspondendo aos planaltos e serras do Sudeste que já estiveram recobertos por uma floresta tropical úmida, a Mata Atlântica, hoje quase totalmente devastada.

Estão corretas as proposições:

Alternativas
Comentários
  • As assertivas II e IV estão corretas e as afirmativas I e III estão incorretas. Na assertiva I, há vários erros. Primeiramente, a pradaria brasileira, também conhecida por pampas, localizada no sul do país, é uma planície, mas não é inundável. A região está, de fato, distante dos grandes centros industriais do país, mas isso não significa que há menor interferência humana. A interferência humana na região é bastante significativa, com a prática de agropecuária, plantação de monoculturas e queimadas propositais, que geram impactos ambientais graves, como a arenização. Já a assertiva III está incorreta por afirmar que a caatinga apresenta pouca diversidade biológica e menores impactos ambientais. A caatinga tem biodiversidade ambiental considerável, embora a vegetação seja semelhante visualmente, o que dá a impressão de que se está diante de baixa diversidade. Vale lembrar que a caatinga é considerada o único bioma exclusivamente brasileiro, pois grande parte de seu patrimônio biológico só é encontrado lá. Quanto aos impactos ambientais, a caatinga tem sofrido bastante com a ação antrópica. Aproximadamente 50% do bioma já foi desmatado e uma das principais causas disso é a utilização da madeira para a produção de carvão vegetal. A título de explicação, na assertiva II, xerófita significa flora adaptada à escassez de água, e caducifólia é uma característica de determinadas plantas que significa a perda de folhas em determinada época do ano. 


    A alternativa correta é a letra (E).


  • A assertiva 3 não confere devido a região da caatinga ser muito propensa a degradação ambiental.

  • ...e quanto ao item I, está incorreto quando afirma que os solos das pradarias são férteis. Solos férteis naturalmente no Brasil historicamente, é a terra-roxa (utilizada na época para cultivo do café), no sul-sudeste do país, massapê (cana de açúcar no nordeste) e hoje em dia, as terras do centro-oeste, dos Cerrados, que não são férteis naturalmente, mas através do processo de "calagem" se tornou uma potência mundial agrícola, com o cultivo de soja.

  • O erro que vi implícito no item I, foi que o Domínio das pradarias não possuem planícies inundáveis, mas sim o domínio do pantanal.E no III, existe grande índice de degradação ambiental.

  • Discordo do César Filho

    O solos da pradaria são férteis e estáveis, o que é ótimo para agricultura e pecuária extensiva, que acaba gerando danos e degradações nesse domínio. Outro erro da assertiva é dizer que se encontra em planície inundável, classificação inerente ao pantanal, apesar do retromencionado bioma ter várias planícies, porém não inundáveis..

  • GABARITO E


    I - As pradarias ou campos não se encontram numa área de planície inundável. Tal característica diz respeito à formação complexa do PANTANAL, o qual está sob influência do rio Paraguai e em suas cheias inunda as áreas adjacentes.O pantanal também possui muitas formações lacustres e é considerado um domínio de transição, uma vez que está entre a Amazônia e o cerrado, possuindo em muitas áreas características esses domínios.


    II - CORRETA


    III - Ao contrário do que se pensava antigamente, o domínio da caatinga possui grande diversidade biológica. Tal pensamento errôneo contribuiu para a sua degradação. Devemos citar, em especial, a pecuária extensiva nesse domínio, assim como na maior parte do país, o que ocasiona grandes prejuízos ao meio ambiente.

    IV - CORRETA

  • Um exemplo de terra vegetação inundável é a hiléia.  Dêem uma olhada nas fotos no google...

  • Gabarito: E

     

    - A afirmativa I está errada. O domínio das pradarias corresponde ao tipo de vegetação de campos, conhecida como pampas no sul do Brasil. Em sua maior parte, destaca-se o relevo de planícies, constituído de grandes áreas de pastagens que se desenvolvem grandes rebanhos, além da produção agrícola. As atividades econômicas desenvolvidas na região do Pampa são os principais responsáveis pelo desmatamento e degradação. Portanto, não se trata de áreas inundáveis e muito menos de áreas sem interferência humana.

     

    - A afirmativa II está correta. A Caatinga é a vegetação presente no nordeste brasileiro em áreas de clima semiárido. Esse nome faz referência a cor predominante da vegetação durante a estação de seca, onde quase todas as plantas perdem as folhas (caducifólios ) para diminuir a transpiração e evitar a perda de água armazenada. No inverno, devido a ocorrência de chuva, as folhas verdes e as flores voltam a brotar. Outra característica comum é a presença de plantas xerófitas (como os cactos, adaptados ao clima seco com capacidade para armazenar água nos períodos de estiagem) e com espinhos, o que leva o vaqueiro da região usar roupa de couro, para sua proteção.

     

    - A afirmativa III está errada já que a degradação é grande na caatinga. Calculase que 40 mil km2 da Caatinga já foram transformados em quase deserto, o que é explicado pelo corte da vegetação para servir como lenha e pelo manejo inadequado do solo.

     

    - A afirmativa IV está correta, o domínio ‘Mares de Morros’ equivale a área de ocorrência da Mata Atlântica original.

     

    Portanto, a resposta correta é a letra E, II e IV estão corretas.

    Prof. Giovanni Mannarino
     


ID
951160
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No território brasileiro, o clima subtropical é predominante na região

Alternativas
Comentários
  • e) Sul, além do extremo sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. 



    O clima Subtropical domina toda a Região Sul, além do extremo sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Distingue- se dos demais climas, brasileiros pelos padrões da circulação atmosférica.  A mEc exerce influência restrita, de tal forma que no verão atinge apenas a latitude do norte do Paraná. Por outro lado, a mPa exerce influência ampla, que é dominante durante o inverno.



    Fonte: MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo; Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005.  Página 105.

  • letra E, memorize o mapa e já mata a questão

  • times espcex in geo was more easy

  • SOBRE ALTERNATIVA D

    Não poderia ser pois o Planalto Meridional ou chamado de Planalto das Araucárias recobre a maior parte do território da Região Sul do Brasil, logo a expressão "excluindo-se" invalida a alternativa.

  • ● Clima Subtropical:

    -Clima das latitudes abaixo do trópico de Capricórnio: SP, PR, SC, RS e o MS

    -Ocorrência de geadas eventuais, nevasca

    -Estações do ano bem demarcadas: verão quente e inverno frio

    -Chuvas bem distribuídas, temperaturas brandas, inferiores a 18º

    -Influência da massa polar antártica.

  • O Trópico de Capricórnio passa pelo Sul do estado de São Paulo e pelo Sul do estado de Mato Grosso do Sul. Portanto, ao Sul desses estados, o clima é subtropical.


ID
973516
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O rico patrimônio histórico-arquitetônico da cidade de São Luiz do Paraitinga, parcialmente destruído pelas chuvas no início de 2010, associa-se a um fausto vivido pelo Vale do Paraíba, no passado, entre final do século XIX e início do século XX, proporcionado pela cultura do café.

Considere as seguintes afirmações sobre o Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.

I. A pecuária leiteira, que se desenvolveu no Vale, a partir da crise do café, é, ainda hoje, uma atividade econômica praticada na região.

II. Essa região abriga as maiores hidrelétricas do Estado, responsáveis pelo fornecimento de energia para a Região Metropolitana de São Paulo.

III. O relevo de Mares de Morros marca a paisagem dessa região, estendendo-se, também, para outros estados brasileiros.

IV. A industrialização dessa região foi favorecida por sua localização, entre as duas maiores cidades brasileiras, bem como por sua acessibilidade rodoviária.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
976486
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O clima que abrange as terras altas do sudeste, caracterizado por invernos mais rigorosos sob influência da massa de ar Polar Atlântica, trata-se do clima:

Alternativas
Comentários
  • Em serras e planaltos do Sudeste, observa-se um clima em que os invernos são mais frios do que em outros locais da mesma região. Trata-se de clima tropical porque, em termos de latitude, a região encontra-se entre os trópicos. Entretanto, em razão da altitude elevada de determinados lugares, a temperatura média é mais fria do que a de regiões que tem a mesma latitude, mas têm altitude mais baixa. Exemplos de cidades que têm o clima tropical de altitude são Campos do Jordão, Itatiaia, Poços de Caldas, dentre outras.   


    A alternativa correta é letra (E). 


  • resposta E; Tropical de altitude

  • subtropical úmido: abrange os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (áreas abaixo do trópico de capricórnio).

    tropical semiárido: predomina no sertão do nordeste. (meu sertão).

    litorâneo úmido: o nome fala por si só, se estende pelo litoral brasileiro.

    equatorial úmido: ocorre na região norte (bioma amazônico).

    Resposta correta: assertiva (e), tropical de altitude que abrange as terras altas do sudeste.



  • e) tropical de altitude.



    Apresenta regime de chuvas concentradas no verão. Seu traço distintivo não se encontra nas precipitações, mas nas temperaturas. Nos planaltos e serras da metade leste de São Paulo, do sul de Minas Gerais e de uma estreita faixa ocidental do Rio de Janeiro as médias anuais ficam entre 18ºC e 21ºC e as médias de julho, abaixo de 18ºC. Na Serra da Mantiqueira, há uma mancha com médias de julho entre 12ºC e 15ºC. Nessa mancha estão as cidades turísticas de Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG), à altitude de 1.600 metros, que apresentam temperaturas ainda menores. A média anual de Campos do Jordão não chega a 14ºC.



    Fonte: MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia: a construção do mundo; Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005.  Página 104.

  • subtropical úmido: abrange os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul (áreas abaixo do trópico de capricórnio).

    tropical semiárido: predomina no sertão do nordeste. (meu sertão).

    litorâneo úmido: o nome fala por si só, se estende pelo litoral brasileiro.

    equatorial úmido: ocorre na região norte (bioma amazônico).

    Resposta correta: assertiva (e), tropical de altitude que abrange as terras altas do sudeste.

    #FocoNaMissão

  • Na troposfera, quanto mais elevada for a altitude, menor será a temperatura. Portanto, um clima tropical de altitude possui temperatura mais amena comparado ao tropical.

  • Próprio comando da questão fornece a resposta.


ID
988246
Banca
NUCEPE
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas áreas costeiras,a direção dos ventos muda, em geral, radicalmente no decorrer do dia. Esse fenômeno é explicado por dois fatores, a saber:

Alternativas

ID
1004959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das características físicas da região Centro-Oeste do Brasil, julgue os itens subsequentes.

O Pantanal é um bom exemplo de domínio morfoclimático ameaçado pela expansão da moderna agricultura de soja e cana-de-açúcar, que nele encontra solos férteis, abundância de água e baixo custo da terra.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO!

    O erro da questão está em dizer "ameaçado pela expansão da moderna agricultura de soja e cana-de-açúcar", pois a agropecuária, as rodovias e os garimpos é que são responsáveis pelos principais impactos ambientais e pela destruição do ecossistema pantaneiro.
  • Outra afirmação que pode estar errada nessa assertiva é o termo "baixo custo da terra"... as terras são caras!

    Corrijam-me se estiver enganado...
  • O principal erro da questão esta na afirmativa de que o pantanal e um domínio morfoclimático, pois não e , e uma área de trasicao

    Entre o dominio do cerrado e o domínio amazonico
  • A ameaça ao Pantanal não vem somente da expansão da agricultura e a cana-de-açúcar não está entre as culturas principais da região pantaneira. Os principais estados produtores de cana são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, que respondem por aproximadamente 80% de toda a produção do Brasil. As plantações de soja são, de fato, uma ameaça ao Pantanal, mas outros fatores, como as plantações de milho e arroz, o desmatamento para a pecuária extensiva, a construção de hidrelétricas, a utilização de agrotóxicos e a exploração de ouro e diamante, com a utilização de mercúrio, têm gerado muitos impactos ambientais. Ressalta-se que muitos dos impactos ocorrem na área de planalto, o que gera consequências negativas na planície pantaneira. As hidrelétricas afetam a principal bacia hidrográfica da região (Rio Cuiabá), com redução no nível de água, reduzindo, consequentemente, a área inundada do Pantanal, o que causa perdas enormes em termos de fauna e flora do local. Já os agrotóxicos e o mercúrio contaminam os rios e os animais que lá vivem.


    A questão está errada.


  • No Brasil, os solos férteis são Massapê (origem do solo com calcário) para cana de açúcar, terra-roxa (origem basáltica) para o café, porém no centro-oeste o solo não é fértil mais a topografia é plana favorecendo a mecanização. 

  • as questoes erradad do cespe parecem bingo, tdo mundo chutando oq acha q é kkk


ID
1004965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A respeito das características físicas da região Centro-Oeste do Brasil, julgue os itens subsequentes.

No território sul-mato-grossense, há três importantes biomas: Pantanal, Cerrado e bolsões da Floresta Tropical.

Alternativas

ID
1023763
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Quanto aos deslocamentos das massas de ar, é correto afirmar que

Alternativas

ID
1023772
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Especialistas observam que, nas últimas décadas, obras de arte expostas em praças públicas na Itália estão sofrendo um acentuado desgaste. É mais provável que esta situação esteja relacionada

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    A chuva ácida nada mais é que a emissão de gases poluentes, como o ácido sulfúrico e ácido nítrico, que se associam a chuva e diminuem o pH. E tem como uma das consequências o desgaste de monumentos.

  • É verdade, não sei porque tem um povo que reclama de comentários repetidos, basta simplesmente não ler!.


ID
1072414
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As fortes chuvas na região litorânea do Nordeste causam problemas a moradores de pelo menos quatro capitais. Maceió, Recife e João Pessoa sofrem com transtornos e ruas alagadas nesta quarta-feira [03.07.2013]. Natal ainda se recupera da maior chuva do ano, registrada nessa terça-feira.

As fortes chuvas que atingem Salvador desde a madrugada provocaram alagamentos em diversas ruas da capital baiana nesta quarta-feira [03.07.2013]. Segundo a Defesa Civil do município, da meia-noite até o meio-dia foram registradas 31 solicitações de emergência, incluindo 14 deslizamentos de terra. [...] De acordo com a Climatempo, entre 1h e 8h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou quase 37 milímetros de chuva acumulados em Salvador, com rajadas de vento atingindo 40 km/h.


A maior incidência de chuvas entre os meses de maio e julho no Nordeste brasileiro pode ser explicada pela ocorrência de alguns fenômenos atmosféricos, como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B
    "Os motivos que explicam as fontes chuvas da região litorânea nordestina, nos meses de maio e julho, estão associados aos ventos alísios e a ação das frentes frias favorecidas pelo deslocamento da zona de convergência intertropical para norte". (Oficina do Estudante)

  • Ventos alísios originam-se do deslocamento de massas frias de ar que vêm dos trópicos, que são zonas de alta pressão, para o Equador – zona de baixa pressão. Esses ventos transportam umidade das zonas tropicais para a região equatorial, provocando chuva. Além disso, no inverno do hemisfério sul, há influência da massa polar atlântica no litoral, que gera queda de temperatura – frente fria – além de chuvas frontais na zona da mata (litoral) nordestina. Portanto, a letra (B), que prevê os ventos alísios e as frentes frias como causas das chuvas no inverno nordestino, está correta.   


    A alternativa correta é a letra (B). 



ID
1077580
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados [...].

A vegetação e o tipo de clima predominante na região brasileira descrita no texto são;

Alternativas
Comentários
  • O trecho menciona uma passagem de Vidas Secas de Graciniano Ramos onde Fabiano e sua família fogem da seca e da estiagem.  

    O clima semi-árido, presente nas regiões Nordeste e Sudeste, apresenta longos períodos secos e chuvas ocasionais concentradas em poucos meses do ano. As temperaturas são altas o ano todo, ficando em torno de 26 ºC. A vegetação típica desse tipo de clima é a caatinga. (http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=2)
    Letra A


  • A alternativa correta é a letra (A), pois o texto do enunciado descreve um ambiente árido, com vegetação escassa e pouco robusta, o que caracteriza a caatinga. Esse é um bioma exclusivamente brasileiro, presente no Nordeste brasileiro e no norte de Minas Gerais. As duras condições de vida nas regiões onde predomina a caatinga levam à migração da população local, que vai em busca de melhores condições de vida em locais menos inóspitos. Ainda assim, segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 27 milhões de pessoas vivem em regiões de caatinga.


ID
1081018
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A região do médio Vale do São Francisco, nos estados da Bahia e Pernambuco, tem sido, desde a década de 1980, uma das mais importantes zonas agrícolas fruticultoras, no País. Por exemplo, o total da produção dos municípios de Juazeiro, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Curaçá ultrapassa 550.000 toneladas anuais, sendo que destas, as produções de uva e manga são as principais.

Com base nas informações do texto e em seus conhecimentos, identifique a predominância das características do clima, do solo e do manejo agrícola responsáveis pela excelente produtividade da região nele mencionada.

Alternativas

ID
1096423
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UNCISAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Iniciada oficialmente em 1º de abril de 2013, a safra 2013/2014 compreende o período de moagem de cana e, consequentemente, de produção de açúcar e etanol que vai até o final de março de 2014. Para a região centro-sul, a colheita e moagem acontecem entre abril e novembro; já para o [...] nordeste, elas acontecem entre novembro e abril. Os períodos em que não há colheita e moagem em cada uma das regiões são denominados "entressafra" e é neles em que há o plantio e a reforma dos canaviais.

Os períodos distintos de safra entre as regiões estão relacionados.

Alternativas

ID
1104046
Banca
UNEMAT
Órgão
PM-MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Este fenômeno climático atinge todo o sul, sudeste e leste da Ásia, entre o sul da Índia e o sul do Japão. Caracteriza-se por, no verão, os ventos soprarem no sentido do Índico para a Ásia e, no inverno, soprarem da Ásia para o Índico. É responsável pelo regime geral de chuvas daquela porção do planeta e influencia fortemente as práticas agrícolas dos países em que ocorre.

O fenômeno climático acima descrito denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • As monções  são um fenômeno típico da região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora da costa para o continente, monção marítima.

    Devido às diferenças de temperatura e pressão das massas de ar sobre o continente e o mar o clima de países como a Índia e o Paquistão é inteiramente afetado pelo regime das monções.

  • Este clima regional peculiar é o de monções, desenvolvido apenas na região do Leste e Sudeste da Ásia, em especial na região do subcontinente índico.

    No verão da Ásia, cria-se uma zona de alta pressão no oceano indico e baixa pressão na Ásia , ( ÍNDICO-ÁSIA) ocorrendo um clima muito úmido , ótimo para a Rizicultura.

    No inverno da Ásia, cria-se uma zona de alta pressão no continente e baixa pressão no oceano Índico,(ÁSIA->ÍNDICO) ocorrendo um clima seco.

    LETRA A

    APMBB


ID
1110715
Banca
FUMARC
Órgão
CBM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O início de ano no Brasil é caracterizado pelo verão, sendo que, junto com ele, temos as chuvas torrenciais, que se destacam no Sudeste do país. As precipitações torrenciais ou convectivas acabam proporcionando inúmeras tragédias nos espaços urbanos da região, como deslizamentos e enchentes.

Todos os fatores a seguir contribuem para as tragédias nas cidades atingidas pelas chuvas convectivas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • c) Construção de taludes nas encostas e manutenção da área verde nas margens de drenagem.


    As chuvas Convectivas: ocorrem devido a ascensão vertical do ar mais quente e úmido que ao atingir elevadas altitudes sofre condensação e precipitação. Apesar de serem eventos comuns e frequentes, com a chegada do verão, os altos índices de chuva registrados podem provocar complicações de ordem ambiental e social. É o caso das enchentes, assoreamentos e deslizamentos de encostas. Além da ação das chuvas, estes desastres também são influenciados pela ocupação indevida dos morros. A retirada de cobertura vegetal para dar espaço às habitações. Impermeabilização do solo urbano conduzindo para uma menor infiltração. Deposição de resíduos urbanos nos cursos fluviais como também redução das áreas de drenagem. Tudo isso contribui para a instabilidade das áreas de relevo.


    Fonte:  http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/chuva-de-conveccao-e-os-perigos-que-ela-apresenta/

  •   As chuvas convectivas , também conhecidas como chuvas de verão, são causadas pela intensa evapotranspiração das superfícies úmidas e aquecidas. Essas chuvas costumam ter curta duração e alta intensidade, ocorrendo normalmente à tarde, quando o aquecimento do ar é maior. 

      Apesar de serem eventos comuns e frequentes, com a chegada do verão, os altos índices de chuva registrados podem provocar complicações de ordem ambiental e social. É o caso das enchentes, assoreamentos e deslizamentos de encostas, problemas que têm se intensificado cada vez mais no Brasil.

       Entre os fatores que contribuem para esses problemas ambientais estão: a retirada da cobertura vegetal para dar espaço às habitações, gerando instabilidade para as áreas de relevo; impermeabilização do solo; descarte irregular do lixo, etc.

       Diante do exposto, a alternativa incorreta é a letra C.


ID
1146598
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a previsão de tempo dada por uma rádio local.

O dia hoje em São Paulo foi de temperaturas elevadas e com baixa umidade do ar na cidade, mas a previsão é de que, amanhã, o tempo mude, podendo a temperatura despencar e ocorrerem chuvas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, a frase a seguir. A queda da temperatura será ocasionada pela chegada de _____________________, e a chuva prevista para ocorrer é denominada _____________________.

Alternativas

ID
1170673
Banca
FAFIPA
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os episódios de quedas de barreiras, nas estradas da Serra do Mar, no Paraná, estão associados aos momentos de maior pluviosidade, que afetam a estabilidade das vertentes. Assinale a alternativa correta sobre as condições do clima e do solo e relevo que favorecem os movimentos de massa.

Alternativas
Comentários
  • A associação entre as precipitações intensas, o lixiviamento ou escoamento superficial da água (também bastante intenso, tendo em vista o relevo em questão), a variação de temperatura (chuvas X estação do momento: verão) e, principalmente, as particularidades do relevo visualizado desencadeiam todo esse processo de movimento de massas (quedas de barreiras).

  • o clima da regiao centro oeste do Brasil é tropical continental,a caracteristica mais marcante deste clima quente é a presença de um verão chuvoso,entre os meses de outubro a março,e um inverno seco,entre os meses de abril a setembro.

  • E- Episódios pluviais intensos associados à estação quente, entre os meses de janeiro e março, provocandoo encharcamento e a mobilização das formações superfciais nas encostas de declividade média ou alta, na Serra do Mar.

  • Apenas um estudante do ENEM.

    Erosão = Intemperismo Físico = Chuva, Vento, Água ou Gelo.


ID
1170676
Banca
FAFIPA
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os climas e/ou a vegetação da Terra, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) México Clima: tropical (maior parte), árido tropical (Norte), de montanhas (centro).

      Canadá Clima: temperado continental (maior parte), subpolar (Norte), de montanha (região das Montanhas Rochosas, Oeste).

    B) Bioma Tundra estabelece-se em zonas de temperaturas muito baixas, as mais frias onde ainda existe a possibilidade de haver qualquer tipo de vegetação. O clima da Tundra, portanto, é o polar, muito frio e seco, com poucas precipitações. Em razão dessas condições climáticas severas, das baixas profundidades do solo e da ausência de claridade, não existe nenhum tipo de floresta densa com árvores altas nessas áreas.

    Por conseguinte, a vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos. Essas espécies, no entanto, só se desenvolvem durante os meses de verão, quando as temperaturas são menos frias, chegando a máximas de 10ºC. Não obstante, durante o restante do ano, os solos e os vegetais permanecem congelados sob temperaturas que chegam aos -20ºC.

    C) A taiga, também conhecida como floresta boreal ou floresta de coníferas, é o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve. Esse bioma, localizado entre as florestas tropicais (ao sul) e a tundra (ao norte), pode ser encontrado nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.

    As Savanas são vegetações típicas de locais com estação seca bastante longa, queimadas  constantes, e em regiões de clima tropical como transição para outros tipos de biomas

    D) Inverteu

    E) As monções  são um fenômeno típico da região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora da costa para o continente, monção marítima.

    Devido às diferenças de temperatura e pressão das massas de ar sobre o continente e o mar o clima de países como a Índia e o Paquistão é inteiramente afetado pelo regime das monções.

  • GAB: C

    As taigas e as savanas podem ser encontradas, respectivamente, nas zonas de clima frio e nas zonas de clima tropical semiúmido, predominando as taigas no hemisfério Norte e as savanas no hemisfério Sul, em diferentes continentes.

    Tundra: Vegetação baixa no clima muito frio e seco.

    Taigas: Florestas alta com clima frio e polar ao sul das tundras.


ID
1173418
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O clima urbano decorre do contraste entre o espaço urbano e o campo circundante, evidenciando o caráter fundamental da cidade como espaço localizado de contínua, cumulativa e acentuada derivação antrópica do ambiente.

(Adaptado de Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, “Por um suporte teórico e prático para estimular estudos geográficos do clima urbano no Brasil”. Geosul, Florianópolis, ano V, n. 9, 1º sem, 1990.)

Sobre o clima urbano é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1190722
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A posição geográfica do Brasil influencia na definição de suas características climáticas.

Sobre o exposto é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão há duas alternativas incorretas, pois a alternativa (c) afirma que com exceção da região sul, os climas quentes e úmidos são predominantes em "todo o país". O clima Semiárido é o clima das zona mais secas do interior do Nordeste. Caracteriza-se pela baixa umidade e temperaturas elevadas. 

    De acordo com o emprego do artigo "o" com a palavra "todo" (todo o país), o significado morfológico dessa expressão significa = o país em sua totalidade. Isso significa que em "todo o país" há mais de uma região que não possui características de climas quente e (úmido).

  • Também notei a mesmissima coisa Nayane, que duas alternativas estavam incorretas 

  • Também fiquei em dúvida ente  B e C, mas optei pela B porque na C entendi que com exceção da região sul, o clima é predominantemente quente e úmido no país.

  • a)     De fato, o clima do Brasil é o resultado da latitude em que se encontra essa região, abaixo do Trópico de Capricórnio, bem como da Massa Polar Atlântica, que é originária da Antártica. Item correto.

    b)     O Sul do Brasil é uma região subtropical, então é claro que nesta parte do Brasil vai ocorrer climas subtropicais. Item incorreto, gabarito da questão.

    c)      Exceto o Sul do Brasil, que está numa zona subtropical, o resto do país está na zona intertropical, que se caracteriza por climas quentes e úmidos e chuvas bem distribuídas durante todo o ano. Item correto.

    d)     Sim. Os tipos climáticos são influenciados principalmente por conta da circulação das massas de ar que atuam no país.

     

     

    Resposta: B


ID
1303936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com a popularização dos meios de comunicação e o barateamento dos instrumentos musicais, não é de espantar que o rock tenha chegado ao interior de Sergipe. É possível encontrar bandas de todo estilo de rock e metal no agreste sergipano, de blues a death metal. Todavia há predominância de bandas que tentam mesclar sonoridades e influências locais (tais como padrões rítmicos, formas de cantar, como uma embolada, instrumentos típicos, como o berimbau e o pandeiro) com riffs de guitarras distorcidas típicos do metal.

Hugo Leonardo Ribeiro.Da fúria à melancolia: a dinâmica das identidades na cena rock underground de Aracaju. São Cristóvão: Ed. UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010, p. 90 (com adaptações). 

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

O domínio morfoclimático predominante em Sergipe caracteriza-se pela presença de árvores de grande porte, muito utilizadas na fabricação de móveis e na construção civil.

Alternativas
Comentários
  • O domínio morfoclimático presente em Sergipe é em sua maior parte constituída pela vegetação do Agreste e a Caatiga, ambas não possuem árvores de grande porte.

ID
1304386
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o efeito de continentalidade é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • b) A superfície perde mais rapidamente o calor recebido através da insolação. Nessas áreas, a amplitude térmica diária tende a ser maior.


    º Maritimidade: Nas áreas litorâneas, o calor lentamente liberado pelos oceanos e mares a ajuda a manter temperaturas mais elevadas durante a noite e ao longo do inverno.


    º Continentalidade: Nas áreas afastadas do mar a superfície perde mais rapidamente o calor recebido através da insolação. Portanto a amplitude térmica diária tende a ser maior.


    º Insolação desigual:  É o principal responsável pelas diferenças térmicas na terra, que, porém, estão associadas às diferenças na pressão atmosférica. Sendo o ar quente é mais leve que o ar frio, as massas de ar aquecidas tendem a ascender, enquanto as massas mais frias deslocam-se e ocupam seu lugar. Esse mecanismo conhecido que comanda os ventos e, em escala planetária, a circulação geral da atmosfera.


    º Fenômeno El Niño: "Costuma ser definido como uma anomalia climática, mas muitos pesquisadores preferem interpretá-lo como mecanismo normal de regulação climática."(Demétrio Magnoli; Regina Araújo.Geografia: a construção do mundo. Geografia Geral e do Brasil). 

  • O fenômeno da continentalidade refere-se às modificações da temperatura atmosférica em regiões distantes de oceanos e mares. Nessas áreas, verifica-se que a superfície terrestre se aquece rapidamente, mas também perde calor de forma rápida. Isso gera uma grande diferença de temperatura durante o dia (amplitude térmica). 

      Diante do exposto,a resposta correta é a letra B.


  • Continentalidade

     

    Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: https://www.suapesquisa.com/clima/continentalidade_maritimidade.htm

  • O fenômeno da continentalidade refere-se às modificações da temperatura atmosférica em regiões distantes de oceanos e mares. Nessas áreas, verifica-se que a superfície terrestre se aquece rapidamente, mas também perde calor de forma rápida. Isso gera uma grande diferença de temperatura durante o dia (amplitude térmica). 

    Diante do exposto, a resposta correta é a letra B.

     

    Fonte: Comentário do professor aqui no QC.

  • A superfície terrestre afastada do mar não consegue conservar a energia recebida da radiação solar, então ela esquenta rapidamente ( Aumento de temperatura) , mas dissipa o calor rapidamente também, causando; assim, uma grande variação térmica ( amplitude térmica )

    LETRA B

    APMBB


ID
1304392
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As nuvens originam-se de pequenas gotas de água ou gelo que flutuam em suspensão nas camadas mais elevadas da troposfera. Formam-se pela condensação do vapor. Sobre os tipos básicos de nuvens é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os cúmulos não possuem forma de camadas horizontais. Por serem nuvens de desenvolvimento vertical, são nuvens densas, com contornos salientes, ondulados e bases frequentemente planas, com extensão vertical pequena ou moderada.

    A resposta incorreta é a letra B.
  • Nuvens Baixas

    Cumulus: as nuvens do tipo Cumulus apresentam desenvolvimento vertical, com a altura de suas bases oscilando entre 0 km e 3 km. São nuvens frequentemente isoladas com base horizontal e topo geralmente não muito elevado e um pouco arredondado.

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/nuvens.htm


ID
1304404
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os padrões climáticos da superfície terrestre é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O clima polar possui temperatura médias mensais bastante baixas. Há pouca precipitação. Entre o inverno e o verão, verifica-se uma amplitude térmica anual muito elevada, pois os valores podem ir de -50ºC a 10º C.
    A resposta incorreta é a letra B.  

  • Regiões de Clima Polar 

     

    O Clima Polar é aquele que ocorre nas seguintes regiões do planeta: Norte da Europa, extremo norte do Canadá, norte do Alasca, Sibéria, Antártida, Groelândia e norte da Península da Escandinávia.

     

    O Clima Polar possui as seguintes características:

     

    - Praticamente não chove nas regiões de clima polar. O que ocorre é a queda de neve, numa quantidade média anual de 150 milímetros.

    - A umidade relativa do ar fica em torno de 70% no inverno e 80% no verão.

    - No inverno, a temperatura média anual fica em torno de - 30 C (pode atingir até -60°C). No verão, a temperatura fica por volta de 4°C.

    - Os ventos são intensos, cobrindo as regiões de neve.

    - Com o fenômeno do aquecimento global, o clima nestas áreas tem sido afetado. Placas de gelo tem se desprendido e observa-se uma pequena elevação da temperatura.

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: https://www.suapesquisa.com/geografia_do_brasil/clima_semiarido.htm


ID
1311205
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No Brasil, ocorre um tipo climático com aspectos bem definidos: médias elevadas de temperatura de 25 a 28 o C e pequena amplitude térmica anual, em torno de 3 o C. Nesse tipo de clima, as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, favorecidas diretamente pela convergência dos ventos alísios e pela dinâmica de uma massa de ar continental.

Os aspectos acima mencionados caracterizam o tipo climático

Alternativas
Comentários
  • Quando se fala em chuvas abundantes lembre se logo da floresta amazônica pois todo dia chove lá e um exemplo de clima equatorial

  • Massa Equatorial Continental

    Características: quente e úmida

    Origem: Amazônia, região central do estado do Amazonas.

    Onde atua: no inverno atua, principalmente, nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. Já no verão, atua numa área maior, atingindo também os estados da região centro-oeste do Brasil, podendo atingir também as áreas oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

  • De fácil dedução, pois quando o texto fala nos ventos Alísios,sabemos logo que se trata da ZCIT, e essa zona (bem no equador) denota uma situação Equatorial.

  • http://escolakids.uol.com.br/tipos-de-clima-no-brasil.htm


  • Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C, com chuvas durante todo o ano e alta umidade do ar.

  • A

    Pequena amplitude térmica, temperaturas e precipitações altas o ano todo. É influenciado pelas massas de ar equatorial continental (quente e úmida) e equatorial atlântica (quente e úmida).

     São características do clima Equatorial.

  • QUE VENHA O IBGE!

    Os ventos alísios são aqueles que estão carregados de umidade e que convergem sobre a linha equatorial.

  • O que distingue o clima equatorial é o volume das precipitações. Sob a atividade permanente da mEc (massa equatorial continental), os totais de chuvas variam entre um mínimo de l .800mm e máximos que se aproximam de 3.500mm, perto da fronteira com a Colômbia. Não há uma estação seca configurada: em todo o domínio, praticamente não se registram meses com precipitações inferiores a 60mm.

    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/tipos-climaticos-brasileiros/os-tipos-climaticos-brasileiro.html#ixzz4FLAVEH58

  • Letra A,  altas temperaturas  , agora  não sabia  que  nese tipo de  clima  a chuvas são bem distribuídas.

  • No Brasil, ocorre um tipo climático com aspectos bem definidos: médias elevadas de temperatura de 25 a 28 o C e pequena amplitude térmica anual, em torno de 3 o C. Nesse tipo de clima, as chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo do ano, favorecidas diretamente pela convergência dos ventos alísios e pela dinâmica de uma massa de ar continental. - EQUATORIAL

  • O que distingue o clima equatorial é caracterizado por sua pequena amplitude térmica e por seu alto volume das precipitações. Não há nele uma estação que seja tipicamente configurada como seca. 

     

    Resposta: A

  • Gabarito A

    O clima Equatorial ou Equatorial Úmido abrange a maior parte da Amazônia. É caracterizado por altas temperaturas e chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano todo. As chuvas convectivas – ocasionadas pelo encontro dos alísios do norte e do sul e por ascensão e resfriamento do ar úmido – são comuns na região.

    A principal massa de ar que atua na região é a equatorial continental, mas em regiões litorâneas tem-se a presença da equatorial atlântica. São duas massas de ar úmidas.


ID
1353847
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.

FISCH, G . ; MARENGO, J. A. ; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).

O mecanismo climático regional descrito está associado à característica do espaço físico de

Alternativas
Comentários
  • Há predomínio de temperaturas médias anuais entre 22 e 28ºC. Há uniformidade térmica e, normalmente, não se percebe a presença de variações estacionais no decorrer do ano. O total de chuvas varia de 1.400 a 3.500 mm por ano. O clima é distribuído de maneira a caracterizar duas épocas distintas: a seca e a chuvosa.

    O clima é equatorial úmido e sub-úmido, controlado pela ação dos alísios e baixas pressões equatoriais (doldrums) e pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical. Na Amazônia Ocidental, o clima sofre a interferência da massa equatorial continental (mEc); na Amazônia Oriental, região do médio e baixo Amazonas e litoral, o clima sofre interferência da massa equatorial marítima (mEm) e da ZCIT. A massa polar atlântica (mPa) atua no interior da Amazônia, percorrendo o território nacional no sentido S - NW através da depressão do Paraguai, canalizando o ar frio e provocando queda da temperatura. O fenômeno é conhecido como "friagem". Predomina o clima equatorial, com pluviosidade média anual de 2.500 mm e temperatura média anual de 24 ºC.


  • fiquei na dúvida porque não poderia ser a letra c?

  • Juliana, ñ pd ser a letra (C) pq a Amazõnia É CRIADORA DOS VENTOS CONTRA-ALÍSIOS E A QUESTÃO DIZ QUE A MESMA DISPERSA OS VENTOS CONTRA-ALÍSIOS.

  • A Amazônia, região de vegetação densa, por localizar-se próxima à Linha do Equador recebe com intensidade os raios solares, o que faz com que a taxa de evapotranspiração seja elevada. Além disso, a Amazônia encontra-se na Zona de Convergência Intertropical (ZCI) onde há a convergência dos fluxos de ar que permite uma nebulosidade e chuvas.

  • convecção:

    FÍSICA

    transferência de calor através de um fluido que ocorre devido ao movimento do próprio fluido.

    METEOROLOGIA

    corrente atmosférica predominante vertical que tem origem no movimento do ar pelo aquecimento do solo, decorrente do calor solar.

  • A região equatorial receba muita luz solar durante o ano todo, independentemente que seja inverno ou verão. Para este caso, entenda luz solar como sendo calor. O calor aquece a terra com muito mais facilidade do que aquece o ar. Isto faz com que o ar mais próximo da superfície do continente fique mais quente do que o ar que está em maior altitude. O que acontece com o ar quente? Ele sobe! Quando o ar quente sobe, algo tem que ocupar o seu lugar, neste caso, é o ar frio, que desce. Este ciclo de subida e decida do ar é chamado de convecção. Se a região equatorial é quente, de onde vem o ar frio? Vem das regiões não equatoriais, ou seja, das regiões um pouco mais distantes da linha do equador! A massa de ar frio dessas regiões se dirigem a linha do equador para ocupar o lugar desse ar quente que "subiu". Por isso, a região equatorial, onde está localizada a Amazônia, pode ser chamada de zona de convergência de fluxos de ar.

  • Letra E

    A Amazônia, região de vegetação densa, por localizar-se próxima à linha do Equador recebe com intensidade os raios solares, o que faz com que a taxa de evapotranspiração seja elevada. Além disso, a Amazônia encontra-se na Zona de Convergência intertropical (ZCI) onde há a convergência dos fluxos de ar que permite uma nebulosidade e chuvas.

  • Gabarito E, apenas complementando:

    → Característica do Bioma Floresta Amazônica:

    • Tropical fechada, densa e latifoliadas (folhas grandes com intensa transpiração, largas, abertas e em áreas úmidas);

    • Solo pobre com fina camada de nutrientes;

    • Em Clima Equatorial (altas temperaturas, baixa amplitude térmica e umidade o ano todo através da evaporação);

    • Convergência de fluxos de ar que ocasionam a nebulosidade e chuvas (Zona de Convergência Intertropical).

  • "A convecção na Região Amazônica". Maior pressão para menor pressão. Convergência na Amazônia.

  • Acho que não é algo que tem que ir decorado para responder, só sabendo que os ventos alísio convergem no equador da pra acertar a questão, eu pensei o seguinte, se os ventos alísio convergem na floresta, ela deve levar massas de ar também de diferentes pressões causando a convecção, que na física você aprende que é o fluxo de fluído onde uma parte sobe e outra desce causado pela diferença de pressão.

    A prova é muito interpretativa, tenho respondido muitas questão que a chave não tá em saber especificidades, mas conseguir "sacar" algo com base nas informações dadas, chegar a uma conclusão lógica com a base teórica

  • A Amazônia tem baixa latitude, logo, é próxima ao Equador, onde os ventos alísios dos trópicos de Câncer (Norte) e e Capricórnio (Sul) convergem, pois quando maior a latitude, menor a pressão atmosférica. O Equador tem latitude 0, logo, a pressão dos dois trópicos vão convergir nele, e o mesmo vale pra Amazônia, próxima ao Equador.


ID
1368592
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As rochas ígneas ácidas são bastante comuns na crosta continental e, quando intemperizadas sob clima tropical úmido, dão origem a mantos saprolíticos espessos e ricos em argila e areia, frequentemente associados com latossolos. A classificação desse tipo de rocha é determinada:

Alternativas
Comentários
  • As rochas ígneas são conhecidas também como rochas magmáticas

    SiO2 = sílica

    São consideradas rochas ácidas as com mais de 65% de sílica; rochas neutras ou “intermédias as com 65 a 52% de sílica; e rochas básicas as com 52 a 49%. 

    Bons estudos!



  •  “rochas ácidas” com mais de 65% de sílica;

    rochas neutras” ou “intermédias”, com 65 a 52% de sílica; e

    rochas básicas”, com 52 a 49% de sílica.

    A qualificação de uma rocha como ácida resultou de convicção, ao tempo, de que a sílica (SiO2) era um “óxido acídico”, à semelhança do dióxido de carbono (CO2) que, juntamente com a água, formaria uma série de ácidos e em que os silicatos (feldspatos, anfíbolas, piroxenas, olivinas, entre outros) eram aceites como os sais.


ID
1368634
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil apresenta uma considerável tipologia climática que é decorrente de sua extensão geográfica e da conjugação entre os elementos e sistemas atmosféricos e os fatores geográficos particulares da América do Sul e do país. Com relação à região Sul do Brasil, constata-se que os climas:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito detalhista, como a FGV não tem grande histórico com geografia creio que vão investir nesse detalhismo para compensar.

  • O IBGE, com certeza, terá estes tipos de questões muito detalhistas de Geografia.

    Nessa, já dá para tirar de cara as alternativas A, D e E, já que a região Sul não é influenciada pela massa Equatorial e tem estação seca.

    Eu ficaria em dúvida entre a B e a C, e com certeza ia errar na hora. Não entendi o erro da letra C.

  • O erro da letra C deve-se "regularidade térmica anual espacial". A região Sul apresenta verões quentes e invernos que podem chegar a 0°, Curitiba e a Serra Geral podem apresentar verões mais amenos, porém no norte do Paraná pode apresentar verões quentes.  

  • Também achei a questão detalhista, mas acredito que seja por causa do cargo de Geógrafo...

    Talvez p/ um cargo de técnico do IBGE, por exemplo, não usem questões tão detalhistas...

  • Gabarito letra B.

    A:  Há alguns erros, mas o mais relevante é sobre a mEc. Ela, no inverno, se restringe na região norte. No verão sim ela se espelha chegando ao sudeste.
    C: Não apresenta regularidade términca anual. Posui a maior amplitude térmica dentre todas.
    D: O erro da D é dizer que é mais frita por causa da influênca da mPa. Já que ela se apresenta muito próxima ao trópico de capricórnio, o sol apresenta radiação perpendicular no soltício de verão. O inverno mais rigoroso lá se deve a altitude da capital e não pela mPa.
    E: A maior responsável pela chuvas de verão é a mTa.

  • Pessoal a questão é muito detalhista pq esse concurso foi para geógráfo aí o profissional tem que saber mesmo...pela lógica acredito que não vão cobrar dessa forma para nós leigos.

  • O inverno subtropical é seco?

  • Letra B, acertei por dedução, mas  a questão  realmente  requer muita atenção.

  • a) No inverno, a mEc fica restrita à Região Norte. Durante o verão, chega ao máximo até a Região Sudeste. Item incorreto.

    b) Item correto.

    c) Não há a regularidade térmica apontada, já que é a região com a maior amplitude térmica do país. Item incorreto.

    d) Da região Sul, Curitiba é a capital que fica mais ao norte. Então a sua temperatura, nos termos apresentados, se deve mais em relação à altitude da cidade que da interferência da mPa. Item incorreto.

    e) A maior responsável pelas chuvas de verão é a mTa – que não é nem equatorial nem continental. Item incorreto. 

    Fonte:Direção Concursos

  • a)     No inverno, a mEc fica restrita à Região Norte. Durante o verão, chega ao máximo até a Região Sudeste. Item incorreto.

    b)     Item correto.

    c)      Não há a regularidade térmica apontada, já que é a região com a maior amplitude térmica do país. Item incorreto.

    d)     Da região Sul, Curitiba é a capital que fica mais ao norte. Então a sua temperatura, nos termos apresentados, se deve mais em relação à altitude da cidade que da interferência da mPa. Item incorreto.

    e)     A maior responsável pelas chuvas de verão é a mTa – que não é nem equatorial nem continental. Item incorreto.

     

    Resposta: B

  • Marquei C, considerando equivocado o termo "intertropical" na letra B.


ID
1368643
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A climatologia regional se baseia na descrição dos climas, apoiada nas variações sazonais dos elementos climáticos, usualmente a temperatura e a precipitação. Os climas temperados e tropicais apresentam características bem distintas. Sobre os climas temperados ou tropicais, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: d

  • A) Errada, não tem muita variação de temperatura.

    B) Errada, esse é o clima equatorial.

    C) Errada, tem massas de ar contrastantes, uma quente e outra fria. Realmente as chuvas são ciclonais, ou frontais.

    D) Certa.

    E) Errada, em um pequeno detalhe: como as chuvas são frontais, o sistema é ciclonal, não anticiclonal.

    Pergunta bastante difícil e detalhista, vamos IBGE!

  • Pelo que conhecemos da FGV, podemos esperar pelo menos três questões nesse estilo de cobrança detalhista.

  • nos climas tropicais há maior variação diurna da temperatura do que variações sazonais, a precipitação é do tipo convectiva e mais localizada com ocorrência de muitas tempestades. Os climas são baseados no volume e na distribuição da precipitação. As massas de ar são em menor número e similares, sobretudo às propriedades térmicas;


ID
1396324
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo o Atlas Geográfico Escolar do IBGE, o Estado do Acre possui, em grande parte do seu território, o clima equatorial úmido. O fator climático fundamental para a formação do referido clima no Acre é:

Alternativas
Comentários
  • A) Fatores climáticos: latitude, longitude, brisa marítima.


    Elementos climáticos: temperatura, umidade, pressão atmosférica, chuvas.

  • O único fator climático dentre as alternativas é a Latitude.

    Portanto, Letra A) Latitude.

    São fatores Climáticos: Altitude, Latitude, Continentalidade, Maritimidade, Relevo, Vegetação, Urbanização e Massas de Ar

  • Ramon, longitude não é fator climática. Tem que ter certeza do que escreve para não ensinar as pessoas errado.

  • Para esclarecer: 

    Os fatores climáticos são as condições que determinam ou interferem nos elementos climáticos e os climas deles resultantes. São eles que ajudam a explicar o porquê de uma região ser quente e úmida e outra ser fria e seca, por exemplo. Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

    Os elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que podem ser medidas ou instantaneamente mensuradas. São os elementos atmosféricos que variam no tempo e no espaço e que se configuram como o atributo básico para se definir o clima da região. Os principais elementos climáticos são: radiação, temperatura, pressão e umidade.

  • ELEMENTOS: UMIDADE, TEMPERATURA, RADIAÇÃO E PRESSÃO ATMOSFÉRICA

    FATORES: LATITUDE, MASSAS DE AR, ALTITUDE, CONTINENTALIDADE E MARETMIDADE, CORRENTES MARÍTIMAS, VEGETAÇÃO E RELEVO

  • Latitude.


ID
1400779
Banca
INSPER
Órgão
INSPER
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Por que sentimos frio no inverno?

(...) Quando pressionadas por uma resposta para
"Por que sentimos frio no inverno," muitas vezes as
pessoas respondem que é pelo fato de a Terra estar mais
distante do Sol no "inverno", recebendo assim menos luz e
tornando-se mais fria. Isso está errado. (...) Se
considerarmos que a variação da distância orbital entre a
Terra e o Sol, durante o ano, é de cerca de 5.000.000
quilômetros, o que é cerca de 800 vezes maior que o raio
da Terra, podemos ver que todas as regiões da Terra são
afetadas praticamente da mesma forma por esta
variação. Portanto, não é a causa de mudanças sazonais.
No entanto, o fato de as estações serem diferentes
entre os hemisférios sul e norte sugere que a inclinação do
eixo de rotação Terra é a razão para as estações do ano. E
isso é verdade. Uma vez que a inclinação da Terra
permanece constante, durante o inverno do hemisfério
norte, o hemisfério norte aponta para longe do Sol. Este
ângulo faz com que o Sol seja mais baixo no céu, aqueça o
solo de forma menos eficiente e reduza os dias, causando
o frio. Mas a resposta "inclinação da Terra" sempre me
pareceu um pouco superficial, já que ela não responde à
pergunta mais interessante: por que sentimos frio?
A resposta mais direta é que nós não sentimos o
frio. De fato, os seres humanos e outros animais não
sentem a temperatura das coisas. O que nós realmente
sentimos é o fluxo de calor causada por diferenças de
temperatura. Sentimos "a transferência de calor." Isso
não é uma distinção trivial. Tudo num forno aquecido está
à mesma temperatura, mas tocar uma forma de bolo
metálica causará mais dor que tocar o ar circundante,
porque a transferência de calor a partir da forma é rápida
e intensa, enquanto que a troca de calor com o ar é lenta
e pouco intensa. (...)

Traduzido de: http://www.michigandaily.com/opinion/11barry-
belmont-being-cold14 . Acesso em 25.07.14.

Durante o inverno, o Sol fica mais baixo no céu. Ao meio dia de um dia ensolarado de inverno, a sombra de uma pessoa

Alternativas
Comentários
  • Mas se em ambos os hemisférios as duas pessoas se encontram ao meio dia de um inverno, então ambas estão em epocas diferentes, pois a hora não é homogênea nos dois lados do hemisfério... isso não faz sentido... deveria ser a "E", não entendi.


ID
1407061
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

CONTI E FURLAN (2003), em sua obra [Geoecologia: O clima, os solos e a biota In: ROSS, J. L. S. (org.). Geografia do Brasil. 4a Edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003] dizem sobre o solo: “O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantém com os seres vivos, o solo é onde estes estão ancorados e o elo de transferência do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia. Os solos se desenvolvem a partir de uma matriz rochas a que, por ação do clima, dos seres vivos e da força da gravidade, se diversifica em múltiplos tipos. Estes se foram em processos lentos e são agrupados pelos especialistas conforme uma série de atributos genéticos". De acordo com a teorização desses autores, indique a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A vegetação mediterrânea  está presente em áreas do planeta que apresentam verões secos e quentes e invernos úmidos (chuvosos) e de temperaturas amenas. Vegetação esparsa, ou seja, com árvores distantes umas das outras. Os troncos são largos e com poucas folhas para uma melhor adaptação à condição um tanto quanto árida.

  • GAB 

    b)

    A vegetação mediterrânea ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de invemo podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores em geral possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos.

  • Alternativa: B

    Floresta temperada ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores em geral possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos.

  • clima tropical semiárido é predominante na porção central do Nordeste brasileiro. Encontrado em parte do Estado do Piauí, no Meio Norte e em parte da Zona do Sertão, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.                             www.todamateria.com.br/clima-da-regiao-nordeste/

    A alternativa C apresenta um erro, ou apresenta texto dubio, ao afirmar que grande parte do Nordeste possui clima tropical úmido, sendo que a maior área corresponde ao sertão, onde temos clima semi-árido.

     

     

     

     

     

     

  • Concordo contigo Nara. Não sei de IBFC que colocou gabarito errado ou QC.A INCORRETA é a C. Copiar a questão e colocar aqui no comentário ajuda em nada!


ID
1407079
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) são alarmantes e traçam um cenário para os próximos 100 anos repleto de dificuldades relacionadas às mudanças climáticas, causadas pelo efeito estufa e pelo aquecimento global. Com relação às questões e alterações climáticas, julgue os itens a seguir:

I. De acordo com Barros de Oliveira (2008), [ em sua publicação, OLIVEIRA, B. Base científica para compreensão do aquecimento global. In.VEIGA, J. E. (org.) Aquecimento global: frias contendas científicas. São Paulo, SENAC, 2008] cabe observar que o fenômeno designado pelos termos “mudança climática" ou “aquecimento global" se refere, especificamente, a uma elevação anômala da temperatura média da superfície terrestre, muito recente na história do planeta, cujas causas teriam origem antropogênica, podendo ser explicadas por variações geodinâmicas naturais. Trata-se do crescimento exponencial da emissão de gases de efeito estufa (GEE) de longa vida - principalmente gás carbônico (C02), metano (CH4) e óxido nitroso (N20) - que decorre da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás) e de mudanças no uso do solo (urbanização, desmatamento e atividades agropecuárias) desencadeadas historicamente pela revolução industrial. Retendo radiação infravermelha e calor, o acúmulo destes gases na atmosfera teria sido responsável por um aumento de quase 1 grau Celsius na temperatura média da superfície terrestre ao longo do século XX.

II. Para a maior parte dos climatologistas, dentro os quais se destacam Svendsen & Kunkel, 2006 [em Water and Adaptation to Climate Change: consequences for developing countries. Eschborn, 2008], o aquecimento global deve provocar intensificação e aceleração no ciclo hidrológico, de que já se acumulam evidências empíricas. O nível médio de precipitações tende a aumentar globalmente, em decorrência de taxas mais elevadas de evaporação e da maior capacidade de retenção de vapor d'água na atmosfera aquecida. Porém, tais tendências se manifestam de modo regionalmente diferenciado. Em linhas gerais, os modelos do IPCC indicam tendências de aumento anual das precipitações nas altas latitudes e nas áreas tropicais úmidas, ao lado da diminuição de chuvas nas áreas tropicais áridas e subtropicais. Também indicam aumento de áreas assoladas por secas e estiagens prolongadas, bem como ampliação da variabilidade sazonal e interanual das chuvas em todas as regiões.

III. Além das mudanças nos padrões de precipitação, o aquecimento global deve impactar fortemente o regime hidrológico, as vazões médias e a descarga anual dos rios, sobretudo os que são alimentados pelo degelo sazonal de geleiras e neves estocadas no topo das montanhas de altitude mais elevada. Tal fenômeno deve atingir as bacias hidrográficas de alguns dos mais importantes rios asiáticos, onde vive aproximadamente 1/6 da população mundial, além de rios europeus importantes, cujas vazões médias devem inicialmente aumentar, com o maior derretimento das neves e geleiras, declinando posteriormente na medida em que diminuem os estoques de água congelada [VIVEKANANDAN & NAIR. Climate Change and Water: Examining the Interlinkages. In: MICHEL; PANDYA, A. (eds.) Troubled Waters: Climate Change, Hydropolitics and Transboundary Resources. Washington, Stimson Center, 2009, 378 p.]. Este fenômeno deve se agravar nas regiões tropicais de grande altitude, havendo evidências de que um dramático derretimento de geleiras já vem ocorrendo nos Andes e no Monte Kilimanjaro (Tanzânia) nas últimas décadas.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão está torta. Primeiro porque não estou vendo qualquer alternativa IV. Segundo porque a questão II não tem erro. Esse trecho nada mais é que um CTRL C + CTRL V do texto de Svendsen & Kunkel. Não entendi por que a II está errada. 

  • QUE PROVA LOUCA É ESSA.  NUNCA VI NADA PARECIDO NA MINHA VIDA, DURANTE ANOS COMO PROFESSOR.  PARECE ATÉ PROVA DE DOUTORADO.  DEVERIA SER MAIS OBJETIVA, VOLTADA PARA A REALIDADE DA SALA DE AULA.

  • Totalmente bizarra essa questão, o item I é um CTRL C + CTRL V de um texto intitulado: "Mudança climática e recursos hídricos: problemas de adaptação na escala metropolitana. O caso da região da Baixada Santista, Brasil", de um autor de nome Marcelo Coutinho Vargas.

    E o pior é que foi um CTRL C + CTRL V mal feito ainda, pois o item I fala: "cujas causas teriam origem antropogênica, podendo ser explicadas por variações geodinâmicas naturais" e o texto do autor acima citado é claro: "cujas causas teriam origem antropogênica, não podendo ser explicadas por variações geodinâmicas naturais" (disponível em: http://fich.unl.edu.ar/CISDAV/upload/Ponencias_y_Posters/Eje09/Marcelo_Coutinho_Vargas/Vargas_V%20CISDA_Sta_F%C3%A9.pdf, acesso em 28/12/2016, p.2).

    Esta questão merecia ser anulada.

  • Guilherme está cobero de razão, principalmente quando expõe a seguinte citação: "cujas causas teriam origem antropogênica, não podendo ser explicadas por variações geodinâmicas"

    O aumento da temperatura média do planeta, na atualidade, é algo pontual e segundo o IPCC está ligado à fatores antropogênicos com 95% de chance de tal evidencia, de acordo com estudos científicos. Variações geodinâmicas esclarecem outra versão do aquecimento global, àquela ligada aos períodos glaciarios e interglaciarios. 

  • Realmente o gabarito aqui não correspode com a bibliografia e site pesquisados. Alguém sae dizer se aquestão foi cancelada??

  • Esse tipo de questão geralmente aparece em concursos públicos de professores universitários com nível de mestrado ou doutorado.


ID
1407103
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O período compreendido entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970 marca uma ruptura no pensamento geográfico, momento de efervescência teórico-metodológica, seguindo à elaboração de um sistema de idéias que se posicionasse para além da velha descrição da geografia regional e da matematização da “New Geography", e fosse capaz de explicar e de refletir sobre a realidade do espaço geográfico, cada vez mais complexo e fluido. É em meio a essa realidade que Milton Santos escreveu “Le Métier Du Géographe", obra publicada originalmente na França, em 1971, e traduzida para o português em 1978, sob o título “O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo". De acordo com a teorização de Milton Santos, julgue os itens a seguir:

I. As formulações contidas no Trabalho do Geógrafo consistem em um grande esforço intelectual de elaborar categorias e conceitos que possibilitem a construção de uma teoria geográfica capaz de dar conta do espaço geográfico capturando assim as especificidades das dinâmicas dos lugares e, com isso, permitindo uma melhor compreensão do “terceiro mundo" ou “mundo subdesenvolvido", no sentido de renovar a teoria da Geografia a partir de uma compreensão singular do terceiro mundo. Assim, ao mesmo tempo em que o autor propõe a formulação de um edifício teórico novo para a Geografia, aponta para o fato de que os estudos urbanos e regionais realizados nos países subdesenvolvidos trilham por caminhos equivocados.

II. Segundo o autor, os estudos urbanos dos países subdesenvolvidos, sejam eles realizados por geógrafos ou não, eram orientados a partir de conceitos produzidos para compreensão do “mundo desenvolvido", os quais, por meio de estudos comparativos, eram em muitos casos, aplicados na íntegra e sem nenhuma ressalva à realidade terceiro mundista. Para Santos, a utilização desse recurso incidia no erro de compreender que o processo de urbanização do terceiro mundo ocorria de maneira idêntica aos países do dito mundo desenvolvido e que, portanto, o que se presenciava nesses países era, na realidade, uma etapa pela qual os países desenvolvidos já haviam passado.

III. As ideias expostas no Trabalho do Geógrafo vão de encontro ao pensamento centrado na dinâmica dos países europeus. Propõem que os países subdesenvolvidos possuem suas especificidades e que estas não vêm à tona quando se realiza estudos comparativos, ou quando se tenta transpor conceitos para compreender sua realidade, de modo que se produz apenas uma distorção dos fatos, o que na ótica de Santos precisava ser rejeitado de maneira veemente.

IV. A crítica aos postulados geográficos elaborada por Milton Santos o coloca em perfeita harmonia com os preceitos estabelecidos por Horkheimer (1980), quando este argumenta que a validade de uma teoria reside na consonância das proposições com os fatos ocorridos, de modo que se surgem contradições entre a realidade e a teoria é preciso que uma ou outra sejam revistas (HORKHEIMER, 1980). No caso da Geografia, o problema estava justamente em suas formulações teóricas, que segundo Santos (1978) já não davam mais conta de compreendera realidade, que se mostrava cada vez mais fugaz, sendo preciso uma reelaboração completa das teorias dessa ciência.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    I. As formulações contidas no Trabalho do Geógrafo consistem em um grande esforço intelectual de elaborar categorias e conceitos que possibilitem a construção de uma teoria geográfica capaz de dar conta do espaço geográfico capturando assim as especificidades das dinâmicas dos lugares e, com isso, permitindo uma melhor compreensão do “terceiro mundo" ou “mundo subdesenvolvido", no sentido de renovar a teoria da Geografia a partir de uma compreensão singular do terceiro mundo. Assim, ao mesmo tempo em que o autor propõe a formulação de um edifício teórico novo para a Geografia, aponta para o fato de que os estudos urbanos e regionais realizados nos países subdesenvolvidos trilham por caminhos equivocados.CORRETO

    II. Segundo o autor, os estudos urbanos dos países subdesenvolvidos, sejam eles realizados por geógrafos ou não, eram orientados a partir de conceitos produzidos para compreensão do “mundo desenvolvido", os quais, por meio de estudos comparativos, eram em muitos casos, aplicados na íntegra e sem nenhuma ressalva à realidade terceiro mundista. Para Santos, a utilização desse recurso incidia no erro de compreender que o processo de urbanização do terceiro mundo ocorria de maneira idêntica aos países do dito mundo desenvolvido e que, portanto, o que se presenciava nesses países era, na realidade, uma etapa pela qual os países desenvolvidos já haviam passado.CORRETO

    III. As ideias expostas no Trabalho do Geógrafo vão de encontro ao pensamento centrado na dinâmica dos países europeus. Propõem que os países subdesenvolvidos possuem suas especificidades e que estas não vêm à tona quando se realiza estudos comparativos, ou quando se tenta transpor conceitos para compreender sua realidade, de modo que se produz apenas uma distorção dos fatos, o que na ótica de Santos precisava ser rejeitado de maneira veemente.CORRETO

    IV. A crítica aos postulados geográficos elaborada por Milton Santos o coloca em perfeita harmonia com os preceitos estabelecidos por Horkheimer (1980), quando este argumenta que a validade de uma teoria reside na consonância das proposições com os fatos ocorridos, de modo que se surgem contradições entre a realidade e a teoria é preciso que uma ou outra sejam revistas (HORKHEIMER, 1980). No caso da Geografia, o problema estava justamente em suas formulações teóricas, que segundo Santos (1978) já não davam mais conta de compreendera realidade, que se mostrava cada vez mais fugaz, sendo preciso uma reelaboração completa das teorias dessa ciência.CORRETO


ID
1424893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   A Climatologia Geográfica preocupa-se com a elaboração das paisagens e do mosaico espacial. Concentra suas atenções na superfície do planeta, onde se dá a conexão dos processos atmosféricos, geomorfológicos, hidrológicos, biológicos etc. e onde o homem, vivendo em sociedade, produz e organiza o espaço. Dependendo da temática adotada, dos objetivos e da escala de análise, a climatologia geográfica pode trabalhar com diversas metodologias.

Conti, J. B. Geografia e Climatologia. GEOUSP. São Paulo, n. o 9, p. 91-95, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.

O método sintético está diretamente ligado à meteorologia tradicional, e o elemento básico de análise é a massa de ar atuante.

Alternativas
Comentários
  • O método sintético é baseado na análise da massa de ar atuante mas é ligado à meteorologia dinâmica.


ID
1424896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   A Climatologia Geográfica preocupa-se com a elaboração das paisagens e do mosaico espacial. Concentra suas atenções na superfície do planeta, onde se dá a conexão dos processos atmosféricos, geomorfológicos, hidrológicos, biológicos etc. e onde o homem, vivendo em sociedade, produz e organiza o espaço. Dependendo da temática adotada, dos objetivos e da escala de análise, a climatologia geográfica pode trabalhar com diversas metodologias.

Conti, J. B. Geografia e Climatologia. GEOUSP. São Paulo, n. o 9, p. 91-95, 2001 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir.

Na metodologia analítico-separatista, os valores extremos dos parâmetros climatológicos e os valores dos parâmetros menos ocasionais são mascarados pelo uso das médias aritméticas.

Alternativas

ID
1424899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Com o enfraquecimento do sistema de alta pressão, a umidade do ar aumenta no centro-oeste do Brasil e desde o fim da semana passada temos aos poucos a volta das chuvas à região. Na tarde deste sábado, o forte aquecimento, juntamente com a maior umidade do ar, favoreceu a organização de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuva no sudoeste do estado de Goiás. Em Mineiros e em Rio Verde as pancadas de chuva foram rápidas e acumularam entre 5 e 10 mm. Há 86 dias não havia registro de chuva moderada nessas regiões. Foram observadas ainda pancadas de chuva no centro-sul de Mato Grosso, com 39 mm acumulados em Campo Verde, 18 mm em Guiratinga e 8 mm em Alto Araguaia, e no centro norte de Mato Grosso do Sul, com 14 mm acumulado em Campo Grande. As pancadas de chuva ainda acontecem em pontos isolados, mas já indicam o fim da estação seca no Centro-Oeste do Brasil.

Internet: < www.beta.site.climatempo.com.br > 16/9/2012 (com adaptações).

A respeito da dinâmica dos sistemas atmosféricos no Brasil, e tendo o texto acima como referência, julgue o item, que se segue.

Com o fim da estação seca no centro-oeste do Brasil, passa a predominar a massa equatorial continental, produzindo as ondas de calor de noroeste no centro-sul do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    https://www.google.com.br/search?q=massas+de+ar+que+atuam+no+brasil&espv=2&biw=1242&bih=585&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjQ_fic46zMAhVLl5AKHZYxDiAQ_AUIBigB#tbm=isch&q=climas+que+atuam+no+brasil&imgrc=k1gZTxx7u6osxM%3A

  • A massa equatorial continental tem origem na Amazônia e possui características quente e úmida. Ela é a única massa de ar úmida de origem continental que atua no Brasil.


ID
1424902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Com o enfraquecimento do sistema de alta pressão, a umidade do ar aumenta no centro-oeste do Brasil e desde o fim da semana passada temos aos poucos a volta das chuvas à região. Na tarde deste sábado, o forte aquecimento, juntamente com a maior umidade do ar, favoreceu a organização de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuva no sudoeste do estado de Goiás. Em Mineiros e em Rio Verde as pancadas de chuva foram rápidas e acumularam entre 5 e 10 mm. Há 86 dias não havia registro de chuva moderada nessas regiões. Foram observadas ainda pancadas de chuva no centro-sul de Mato Grosso, com 39 mm acumulados em Campo Verde, 18 mm em Guiratinga e 8 mm em Alto Araguaia, e no centro norte de Mato Grosso do Sul, com 14 mm acumulado em Campo Grande. As pancadas de chuva ainda acontecem em pontos isolados, mas já indicam o fim da estação seca no Centro-Oeste do Brasil.

Internet: < www.beta.site.climatempo.com.br > 16/9/2012 (com adaptações).

A respeito da dinâmica dos sistemas atmosféricos no Brasil, e tendo o texto acima como referência, julgue o item, que se segue.


O sistema de alta pressão citado no texto é o anticiclone migratório polar.

Alternativas
Comentários
  • GABA: E

    Um anticiclone (ou centro de altas pressões) é uma região em que o ar se afunda vindo de cima (e aquece e fica muito estável) e suprime os movimentos ascendentes necessários à formação de nuvens e precipitação. Por isso: bom tempo (seco e sem nuvens) está normalmente associado aos anticiclones: quente e seco no verão e frio com céu limpo no inverno.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Anticiclone

  • O sistema de alta pressão citado é uma referência à massa de ar Tropical Continental, que se forma no centro da América do Sul (baixa do Chaco) no fim do inverno e tem características quente e seca.


ID
1424905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   Com o enfraquecimento do sistema de alta pressão, a umidade do ar aumenta no centro-oeste do Brasil e desde o fim da semana passada temos aos poucos a volta das chuvas à região. Na tarde deste sábado, o forte aquecimento, juntamente com a maior umidade do ar, favoreceu a organização de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuva no sudoeste do estado de Goiás. Em Mineiros e em Rio Verde as pancadas de chuva foram rápidas e acumularam entre 5 e 10 mm. Há 86 dias não havia registro de chuva moderada nessas regiões. Foram observadas ainda pancadas de chuva no centro-sul de Mato Grosso, com 39 mm acumulados em Campo Verde, 18 mm em Guiratinga e 8 mm em Alto Araguaia, e no centro norte de Mato Grosso do Sul, com 14 mm acumulado em Campo Grande. As pancadas de chuva ainda acontecem em pontos isolados, mas já indicam o fim da estação seca no Centro-Oeste do Brasil.

Internet: < www.beta.site.climatempo.com.br > 16/9/2012 (com adaptações).

A respeito da dinâmica dos sistemas atmosféricos no Brasil, e tendo o texto acima como referência, julgue o item, que se segue.

As chuvas a que o texto faz referência são do tipo ciclônicas.

Alternativas
Comentários
  • Chuvas orográficas: É originada quando uma massa de ar  úmido que se desloca, encontra uma barreira topográfica (serra, montanha, etc), e é forçada a elevar-se, ocorrendo queda de temperaturas seguida da condensação do vapor d’água e formação de nuvens. Chuvas orográficas apresentam pequena intensidade e longa duração.

    Chuvas ciclônicas ou Frontais: Ocorrem no encontro de massas de ar de características distintas (ar quente + ar frio). São caracterizadas por serem contínuas, apresentarem intensidade baixa a moderada e abrangem grande área.

    Chuvas convectivas: São chuvas causadas pelo movimento de massas de ar mais quentes que sobem e condensam. As chuvas convectivas ocorrem principalmente devido à diferença de temperatura nas camadas próximas da atmosfera terrestre. São caracterizadas por serem de curta duração porém de alta intensidade e abrangem pequenas áreas.

  • Errado. O texto se refere a chuvas convectivas.


ID
1424914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Com relação aos biomas terrestres e à fragmentação de ecossistemas, julgue o item a seguir.

A zona intertropical, apesar de se distinguir internamente pela distribuição de chuva, apresenta elevadas médias térmicas anuais.

Alternativas
Comentários
  • A zona intertropical situa-se entre os trópicos de Câncer, no hemisfério norte, e de Capricórnio, no hemisfério Sul, é cortada ao meio pela linha do equador. É também a zona mais quente do planeta.

  • 1 - A zona intertropical: Região entre trópicos de Câncer e de Capricórnio,  cortada ao meio pela linha do equador.
    2 - Se distingue internamente pela distribuição de chuva - Noroeste com  muita chuva e Umidade e nordeste muita seca.
    3 -  Entre os trópicos supracitados temos a faixa  mais quente do planeta. 

  • GABARITO: CERTO

    INTERTROPICAL= está entre os trópicos de câncer(norte) e de capricórnio(sul)

    EXTRATROPICAL = está fora dos trópicos e mais próximo aos polos.


ID
1431619
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O território brasileiro situa-se em sua quase totalidade nos segmentos das baixas latitudes. É atravessado pela linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, indicando que as marcas da tropicalidade se manifestam em quase todo o espaço nacional.
Sobre as características do ambiente tropical e seu papel no espaço geográfico brasileiro, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais próximo da linha do equador, menor latitude, menor amplitude térmica e maior  temperatura.

  • D, por eliminação.

    A) Errada, uma grande porção do território brasileiro tem sazonalidade de chuvas.

    B) Errada, floresta equatorial tem árvores e a amplitude térmica é baixa.

    C) Errada, afeta o Norte, o Nordeste e o Sudeste.

    E) Errada, produz alto índice pluviométrico.

  • A: vide Gabriel Caroccia

    termos que eliminam a B e a C: só e apenas.

    A E não está certa porque onde predomina o Clima Tropical não existe "fraca intensidade da radiação solar "

    o que torna a D correta é o fato de " até, aproximadamente, 20º de latitude sul." ainda ser muito próximo à Linha do Equador, por tanto, Clima Equatorial.

     

  • Questão passível de anulação. Nas latitudes próxima a região do sudeste (próximo a latitude 20º S) é encontrado áreas dos domínios de mares e morros com clima tropical de altitude, com verão quente e úmido e inverno frio e seco, gerando assim uma amplitude térmica consideravelmente alta.


ID
1431628
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As isotermas, linhas de igual valor de temperatura, foram utilizadas por Alexander von Humboldt, no século XIX, para representar, cartograficamente, elementos climáticos. Trata-se de uma das utilizações pioneiras do método isarítmico de representação cartográfica. Sobre o método isarítmico de representação cartográfica e sua utilização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É ideal para representações de fenômenos contínuos, como a temperatura, a pressão, o relevo, a partir de medidas obtidas em descontinuidade

  • Esse método de representação é bom para determinar fenômenos contínuos, a partir de medidas descontínuas (temperatura, relevo, pressão...)

    E
  • Método Isarítmico: considera o traçado das linhas de igual valor (as isolinhas) unindo pontos de igual valor da intensidade do fenômeno. Este método convém para a representação de fenômenos com continuidade espacial, como o caso das chuvas, das temperaturas e das altitudes do relevo


ID
1461868
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A climatologia possui excepcional importância para o estudo ambiental, pois a dinâmica climática é responsável pela intensidade assumida pelos processos geomorfológicos, formação dos solos e crescimento e desenvolvimento das plantas. Todo o sistema do meio ambiente físico funciona em termos de calor e umidade. As próprias atividades humanas apresentam características relacionadas com os eventos climáticos. A zona tropical caracteriza-se pela grande quantidade de energia solar, apresentando uma dinâmica atmosférica específica.

AYOADE, J.O. Introdução à Climatologia para os Trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

Com base nos conhecimentos geográficos sobre a dinâmica climática tropical, analise as alternativas abaixo, colocando V ou F conforme sejam Verdadeiras ou Falsas.

( ) A climatologia estuda os padrões de comportamento da temperatura, umidade e pressão definidas a partir de processos atuantes na atmosfera durante o período aproximado de 30 a 35 anos.

( ) A geometria orbital da Terra no sistema solar interfere diretamente na definição das zonas climáticas polar, temperada e tropical, tendo a variação longitudinal como o principal fator de diferenciação térmica.

( ) A geometria orbital da Terra no sistema solar interfere diretamente na definição das zonas climáticas polar, temperada e tropical, tendo a variação longitudinal como o principal fator de diferenciação térmica.

( ) No clima tropical, as médias térmicas anuais são elevadas e as estações definidas fundamentalmente com base na ocorrência de precipitação e na umidade relativa do ar.

( ) O padrão climático tropical é predominante no Brasil, o que justifica a ausência de estação fria e amplitude térmica diária elevada, ao longo do ano, no território nacional.

( ) Os fenômenos climáticos do El Niño e La Niña ocasionam anomalias nas temperaturas superficiais do Oceano Atlântico que intensificam a média térmica anual da zona tropical.

A sequência correta obtida, de cima para baixo, é

Alternativas

ID
1471738
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A importância de se estudar a atmosfera é muito grande, pelos efeitos que ela causa em nossas vidas, sejam efeitos naturais ou causados pela atividade humana. Essas mudanças no clima do Planeta e os transtornos, principalmente da temperatura, promovem transformações no padrão do tempo. Com base na importância de estudar a atmosfera e as mudanças no clima, pode-se afirmar que essas transformações afetam:

I. O suprimento de alimentos.
II. O regime de precipitações.
III. O recebimento de radiação solar.
IV. O aumento dos recursos naturais vitais.

Estão corretas as alternativas

Alternativas
Comentários
  • Afeta, no tocante ao recebimento de radiação solar(III), ele é afetado por conta da questão dos gazes de efeito estufa que diminuem a camada de ozônio, retirando assim a capacidade de filtro de radiação solar, chegando mais efetivamente a radiação a atmosfera habitável do planeta, gerando mais calor.

    já no tocante ao item IV, o aumento dos recursos naturais vitais, não dizem respeito a questão, já que a mesma fala em clima e as consequências (negativas implicitamente) das mudanças climáticas, e o item IV, não é uma consequência negativa.


    letra:D

  • -> a afirmativa I está correta. A agricultura não convive bem com fenômenos climáticos intensos. Secas e chuvas torrenciais são capazes de destruir a safra de uma cultura. Por exemplo, pesquisas científicas demonstraram que as mudanças climáticas já estão afetando negativamente as produções de milho e trigo em diversas regiões do planeta.

    -> as afirmativas II e III estão corretas. A poluição atmosférica e as mudanças no clima causam efeitos no tempo atmosférico, como a redução da visibilidade, a descoloração da atmosfera, a dispersão da luz solar quando há grande quantidade de partículas no ar, e o aumento da formação de neblina e precipitação.

    -> a afirmativa IV está incorreta. Ao contrário, a poluição atmosférica e as mudanças climáticas podem afetar negativamente os recursos naturais vitais, reduzindo-os.

      Diante do exposto,  a resposta correta é a letra D.


ID
1471741
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Várias características do ambiente em que se processa o intemperismo influem diretamente nas reações de alteração, no que diz respeito à sua natureza, velocidade e intensidade. São os chamados fatores de controle do intemperismo, basicamente representados pelo material parental, clima, topografia, biosfera e tempo.”

                  (Teixeira, W & Toledo, M.C.M de & Fairchild, T. R e Taioli, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003 p. 150.)

Dos fatores mencionados anteriormente, assinale o que, isoladamente, mais influencia no intemperismo.

Alternativas
Comentários
  • a) Clima. 


    O clima é o fator que, isoladamente, mais influencia no intemperismo. Mais do que qualquer outro fator, determinada o tipo e a velocidade do intemperismo numa dada região. Os dois importantes parâmetros climáticos, precipitação e temperatura, regulam a natureza e a velocidade das reações químicas.


    Precipitação e temperatura; combinação dos dois fatores:



    - A intensidade do intemperismo aumenta com a pluviosidade.



    - Áreas de baixa temperatura e baixa pluviosidade tendem a ser mais afetadas por intemperismo físico.



    -A temperatura tem papel duplo: ao mesmo tempo que aumenta a velocidade de reação, diminui a quantidade de água disponível.




    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAuxEAF/intemperismo


  • O tipo e intensidade do intemperismo irá depender fortemente de fatores relacionados ao clima, como a temperatura e a pluviosidade da região. O intemperismo físico predomina nas regiões de temperatura e pluviosidade baixas. Já nos trópicos, onde as temperaturas são mais elevadas e a ação da chuva e a biológica são mais intensas, o intemperismo químico é mais pronunciado.

    A resposta correta é a letra A. 

  • “Várias características do ambiente em que se processa o intemperismo influem diretamente nas reações de alteração,  no que diz  respeito à sua natureza, velocidade e  intensidade. São os chamados  fatores de controle do  intemperismo,  basicamente representados pelo material parental, clima, topografia, biosfera e tempo.”  

     

     

    É o Clima.