SóProvas


ID
1354048
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Era um dos meus primeiros dias na sala de música. Afim de descobrirmos o que deveríamos estar fazendo ali, propus à classe um problema. Inocentemente perguntei: — O que é música?
Passamos dois dias inteiros tateando em busca de uma definição. Descobrimos que tínhamos de rejeitar todas as definições costumeiras porque elas não eram suficientemente abrangentes.
O simples fato é que, à medida que a crescente margem a que chamamos de vanguarda continua suas explorações pelas fronteiras do som, qualquer definição se torna difícil. Quando John Cage abre a porta da sala de concerto e encoraja os ruídos da rua a atravessar suas composições, ele ventila a arte da música com conceitos novos e aparentemente sem forma.

SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991 (adaptado).

A frase “Quando John Cage abre a porta da sala de concerto e encoraja os ruídos da rua a atravessar suas composições”, na proposta de Schafer de formular uma nova conceituação de música, representa a

Alternativas
Comentários
  • d) intenção do compositor de que os sons extramusicais sejam parte integrante da música.

  • "...e encoraja os ruídos da rua a atravessar suas composições, ele ventila a arte da música com conceitos novos e aparentemente sem forma." Questão D

  • É correta a alternativa D.

    A ideia de Schafer era a de expandir aquilo que era tradicionalmente concebido como música, de modo a usar como base para a música não só os instrumentos clássicos e os modelos tonais e de organização de notas que já estavam estabelecidos, mas também incluir manifestações "orgânicas" como parte do fazer musical.

    Expandiu, assim, a compreensão de música na Contemporaneidade, contribuindo para uma mudança nos próprios paradigmas dos músicos e por uma tentativa de popularizar a música erudita.

    Créditos a Eduardo Lopes