SóProvas


ID
1354060
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

eu acho um fato interessante... né... foi como meu pai e minha mãe vieram se conhecer... né... que... minha mãe morava no Piauí com toda família... né... meu... meu avô... materno no caso... era maquinista... ele sofreu um acidente... infelizmente morreu... minha mãe tinha cinco anos... né... e o irmão mais velho dela... meu padrinho... tinha dezessete e ele foi obrigado a trabalhar... foi trabalhar no banco... e... ele foi... o banco... no caso... estava... com um número de funcionários cheio e ele teve que ir para outro local e pediu transferência prum local mais perto de Parnaíba que era a cidade onde eles moravam e por engano o... o... escrivão entendeu Paraíba... né... e meu... e minha família veio parar em Mossoró que era exatamente o local mais perto onde tinha vaga pra funcionário do Banco do Brasil e:: ela foi parar na rua do meu pai... né... e começaram a se conhecer... namoraram onze anos... né... pararam algum tempo... brigaram... é lógico... porque todo relacionamento tem uma briga... né... e eu achei esse fato muito interessante porque foi uma coincidência incrível... né... como vieram a se conhecer... namoraram e hoje... e até hoje estão juntos... dezessete anos de casados...

CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade do Natal. Natal: EdUFRN, 1998.

Na transcrição de fala, há um breve relato de experiência pessoal, no qual se observa a frequente repetição de “né”. Essa repetição é um(a)

Alternativas
Comentários
  • Competência e habilidade: Competência de área 6 – Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

    H19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

    Comentário:O  candidato deve  ler  atentamente o enunciado da  questão e  observar que  a  banca  já avisou  sobre o fato de  que o texto apresentado é  uma  “transcrição de  fala”;  portanto, contém características próprias da linguagem oral, como as  pausas  recorrentes – representadas  na escrita pelas  reticências –  e  recursos linguísticos  utilizados  para  manutenção da  conversa, como o “né”, repetido em  todo o texto.  A função de  linguagem predominante  no  texto  é a fática.

    http://conversadeportugues.com.br/2014/11/enem-2014-questoes-comentadas/

  • Letra B. E nem precisava ler o texto, neh !



  • Exame nacional de bosta. 

  •  é usado sempre no final da frase, e tem sentido equivalente ao não é?. Ocorre em dois tipos de frases:

    Interrogativas (mais comum). Sempre é uma pergunta:

     Você acha que ele é feio, né? 

    Afirmativas (caindo em desuso, serve para reafirmar a afirmação que acabou de ser afirmada):

     Aí, depois do vírus invadir a bactéria, ele injeta seu DNA, né. 

    As frases afirmativas, ao ganharem o , perdem o sentido de afirmação, parecendo uma pergunta ou intimidação. Seu sentido está relacionado à ironia, ou ao desconhecimento de como construir frases corretamente

  • “Né” é uma palavra cujo emprego volta-se inteiramente para “a manutenção da interação oral”, ou seja, para “testar” ou “alimentar” a relação do falante com seu interlocutor. Trata-se do emprego da função fática da linguagem.

     

    Fonte: vestibular.uol

  • A professora que explica usa muito o "Né". hahaha engraçado ela falando disso e usando "sem querer".

  • Achei essa questão bem esquisita, principalmente a resposta. Porque eu quando falo, não coloco "né" em todo final de frase, e não conheço muita gente que faz isso. 

  • Mano, uma galera fala "né", questão foi feita pra ajudar.