SóProvas


ID
1354138
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

Ditado popular é uma frase sentenciosa, concisa, de verdade comprovada, baseada na secular experiência do povo, exposta de forma poética, contendo uma norma de conduta ou qualquer outro ensinamento.

WEITZEL, A. H. Folclore literário e lingüístico. Juiz de Fora: Esdeva, 1984 (fragmento).

TEXTO II

Rindo brincalhona, dando-lhe tapinhas nas costas, prima Constança disse isto, dorme no assunto, ouça o travesseiro, não tem melhor conselheiro.
Enquanto prima Biela dormia no assunto, toda a casa se alvoroçava.
[Prima Constança] ia rezar, pedir a Deus para iluminar prima Biela. Mas ia também tomar suas providências. Casamento e mortalha, no céu se talha. Deus escreve direito por linhas tortas. O que for soará. Dizia os ditados todos, procurando interpretar os desígnios de Deus, transformar os seus desejos nos desígnios de Deus. Se achava um instrumento de Deus.

DOURADO, A. Uma vida em segredo. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990 (fragmento).

O uso que prima Constança faz dos ditados populares, no Texto II, constitui uma maneira de utilizar o tipo de saber definido no Texto I, porque

Alternativas
Comentários
  • O uso que prima Constança faz dos ditados populares, no texto II, serve para justificar suas ações. Eles contêm uma norma de conduta ou qualquer ensinamento, como o conselho “dorme no assunto, ouça o travesseiro, não tem melhor conselheiro

  • ". Dizia os ditados todos, procurando interpretar os desígnios de Deus, transformar os seus desejos nos desígnios de Deus." letra c

  • Transformar os seus desejos nos desígnios de Deus. Ou seja, ela faz uso dos ditos populares para justificar suas ações. Letra C)

  • Hmm... questão cheia de distrações para te desvirtuar da Santidade de resolver a prova.. Malícia do começo ao fim !

    A cita-os pela força do hábito.

    Há sim um exercício de consciência ao citá-los, não é hábito, não é automático: "Dizia os ditados todos procurando interpretar os desígnios de Deus" (procurar é intencional e consciente). "Se achava um instrumento de Deus" (percepção de si mesma, intencional e consciente). "Transformar os seus desejos nos desígnios de Deus" etc. etc.

    B aceita-os como verdade absoluta.

    O comando pede a utilização de acordo com a definição do texto I. A definição diz: Verdade Comprovada; Já a opção B diz Verdade Absoluta. Não cabe aqui a explicação dos conceitos, basta saber que Verdade Comprovada difere de Verdade Absoluta

    C-GABARITO

    D- toma-os para solucionar um problema

    Solucionar: É difícil porque está implícito, mas se ler com calma veremos que ela quer muito mais contornar o problema ao invés de solucioná-lo . "O que for soará" (utiliza o ditado para justificar a inércia). "Casamento... no céu se talha" (é no céu, não aqui, busque a Deus)

    E- Considera-os como uma orientação divina.

    O próprio texto fala que ela queria "transformar os seus desejos nos desígnio de Deus". Não considera uma orientação.

    FÉ EM DEUS QUE NO FINAL DÁ CERTO!

    LIGA NÃO, ENEM PEGA PESADO NA INTERPRETAÇÃO MESMO !